Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Martini Branco

[FM2013] Treinar equipas pequenas (Lower League Management)

Publicações recomendadas

BTW Herlein, parece-me familiar :p

Ele é uma máquina jazus :prayer: Veio logo nos meus primeiros relatórios que o olheiro dá no inicio, nunca mais olhei para trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de demasiado tempo de fora, vou voltar a jogar FM. Para não variar, LLM puro e duro!

Estou tentado a ir fazendo o pentágono, mas acho que desta feita não vou começar no continente asiático ou nas equipas da BSN. Acho que vou começar nos nórdicos. Ainda assim e, tendo em conta que se tratará de LLM e um save a longo prazo, o que recomendam que carregue para a base de dados grande?

O meu pc só aguenta 100.000 jogadores. É o máximo dos máximos.

Tás de volta Wo :prayer:

Sim, basta veres aí acima. :p

Entrei agora na época de "estreia" pelo Inter. Sim "estreia", visto que entrei no Inter no final de época.

Bem o Inter aí está completamente nas lonas :estrelas:

Mas vai ser um óptimo desafio. Quero ver as novas estrelas que vais comprar para a tua equipa ;)

Arranca a minha nova vida no LLM. Desta feita optei por ir para os nórdicos, onde uma vez fiz um save muito interessante no Honka.

Comecei desempregado e com o estatuto de amador. Recebi umas 10 propostas de diversos clubes noruegueses e optei pelo Ostsiden IL (clube que joga na 2ª Div Norueguesa Grupo 4 - equivalente ao 3º escalão) visto que me dava uma boa margem para salários, tem um plantel muito pequeno e staff inexistente (só 2 preparadores físicos).

Desta forma vou tentar, através dos meios clássicos de contratação em LLM, montar uma equipa e um staff à minha medida. Os anúncios para staff já estão colocados e a prioridade é arranjar um treinador adjunto, observador chefe e eventualmente um DDesportivo.

Confesso que vai ser estranho não te ver a treinar nas conferencias inglesas. De qualquer forma, é uma lufada de ar fresco e pareces motivado a fazer uma grande aventura.

Cá estarei para acompanhar :)

Compartilhar este post

Link para o post

2ª época - 2ª divisão distrital - 2ª promoção

Parabéns por mais uma promoção :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O arranque tem sido bastante promissor. Depois de alguma luta com anúncios para olheiros e adjuntos lá apareceu o adjunto e o olheiro. Fiquei agradavelmente para o adjunto que respondeu ao anúncio. A este nível é sempre complicado encontrar alguém com as características certas. Nesta fase costumo dar prioridade à Determinação, Motivação e Disciplina. Quero o meu adjunto para me substituir nas conferências de imprensa e, ocasionalmente, no team talk.

O meu staff resume-se a: treinador adjunto, 2 preparadores (um já estava no clube a ganhar 1.400€ e custa 10m€ para despedir..), um Director do Futebol Jovem, um Fisio Chefe, um Observador Chefe e um Observador.

O plantel era curto e quando cheguei tinha cerca de 20m€ livres para salários. Aproveitei para ir buscar 12 jogadores, tendo gasto 8m€. Caminho inverso fizeram 4 jogadores. Outros 3 estão colocados na segunda equipa. De todos os jogadores destaco o americanoque possuí ainda passaporte Norueguês e Israelita. Jogava na Noruega e apareceu apenas no ultimo relatório, a 1 dia de fechar o mercado.

As finanças estão em queda, mas isso já se sabia. Apesar de estar a gastar menos 4m€ do orçamento para salários, as receitas são escassas e as despesas acumulam. É esperar para ver o que se vai passar no final da época.

jogos.jpg

Desportivamente o arranque foi perfeito. Fiz 4 jogos de pré-época, sendo 3 deles fora. O objectivo era ganhar algum dinheiro com essas deslocações. Cada uma rendeu 3.5m€. No "jogo de apresentação" quis ver como me dava frente a uma equipa da minha divisão, equipa que tem como objectivo a subida. Depois de estar a ganhar 2-0, deixei-me empatar. Percebi que estando a ganhar ao Frigg era necessário defender e passar a contra-atacar. A lição seria aplicada mais tarde.

Para o campeonato o registo segue imaculado. Derrotei o Frigg fora, que seguia em primeiro com os mesmos pontos que eu fruto de uma campanha imaculada. Na Taça somos os azarados. Nas duas eliminatórias jogadas apanhámos uma equipa da Primeira Liga (Haugesund) e outra da Primeira Divisão (Sarpsborg), quando ainda há equipas amadoras em prova. Como se já não bastasse, na Terceira Eliminatória, vamos amanhar outra equipa da Primeira Liga..

Overall, tenho gostado da experiência. Optei pelo futebol espectáculo, posse de bola e golos. Jogo em 4-4-2 e levo 18 GM e 4 GS em 7 jogos.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Desejo-te boa sorte e esse americano acho um jogador banal. Apesar de não saber qual a qualidade da segunda liga norueguesa....

cadeirada.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Tás de volta Wo :prayer:

Bem o Inter aí está completamente nas lonas :estrelas:

Mas vai ser um óptimo desafio. Quero ver as novas estrelas que vais comprar para a tua equipa ;)

B

Confesso que vai ser estranho não te ver a treinar nas conferencias inglesas. De qualquer forma, é uma lufada de ar fresco e pareces motivado a fazer uma grande aventura.

Cá estarei para acompanhar :)

Parecem um Beira-Mar...

Estrelas? Só daqui a uns 3anos, que os craques não têm interesse. Por acaso consegui foi contratar 2/3 jogadores que já passaram por mim no Chelmsford e/ou Benfica. :mrgreen:

Ah e Real Madrid ficou sem mister no ínicio/final de época, retirou-se, senti-me tentado mas só depois de cumprir objectivos com Inter é que partirei rumo a um novo desafio.

Compartilhar este post

Link para o post

Só cá vinha postar o meu percurso daqui a uns jogos, mas tenho que postar este devido a uma história caricata por trás do jogo.

2rypkli.jpg

Sofremos os primeiros golos da liga, um em lance corrido como sei que vamos sofrer, porque a jogar com 3 centrais, há-de haver um jogador que vai ficar livre na linha e cruza ao segundo poste. Tenho de ver como parar isso. O outro foi de canto mas fomos a ganhar 3-2 ao intervalo. Calmamente disse aos jogadores para não adormecerem e o Herlein ficou descontente :lol: pois claro, já tinha 9 de classificação e 3 golos. Disse que tinha confiança nele mas não resultou. Senti mesmo que ele ao marcar o 4º golo, que foi um bujardão dentro da área, estava a mandar uma mensagem para mim do tipo "mas quem é que está a dormir aqui!?" :mrgreen:

Acho que nunca delirei tanto num jogo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Desejo-te boa sorte e esse americano acho um jogador banal. Apesar de não saber qual a qualidade da segunda liga norueguesa....

cadeirada.gif

Há jogadores interessantes nas equipas que lutam pela subida. O meu objectivo era evitar a despromoção. É um clube com reputação baixa, com um treinador sem reputação, logo atrair outro tipo de jogadores é complicado. Nestas divisões procuro perfis equilibrados. Prefiro um gajo que tenha 11 nos atributos chave para aquela posição do que outro que tenha 2 bons atributos e o resto lixo. Tirando os Avançados (onde procuro finalização e velocidade, pelo menos funcionei assim nas conferências inglesas ao longo de muitos FMs), o resto tem de ter atributos similares para o que julgo necessário.

Quanto ao nível, é complicado dizer, mas encontra-se bem mais fraca do que uma II Divisão ou uma League 2. Talvez ao nível da BSP. Mas recomendo, é bastante interessante. Quero ver se em 3 anos começo a conseguir jogar com 2 ou 3 jogadores vindos da formação.

Compartilhar este post

Link para o post

Transferencias e plantel, Inter 2027/28:

I8F33tO.jpg

W6kRHtx.jpg

Procurei aumentar as opções e qualidade do plantel, e com os meios que dispunha acredito que consegui. Pelo menos o leque de opções é bem mais vasto, a qualidade bem abaixo do pretendido. Se pudesse tinha uma equipa completa nova.

Basicamente contratei jogadores para todas as posições, excepto Gr. Falhei algumas contratações, é pena, pois algumas delas tinham bastante qualidade.

Os jogadores com «- são jogadores que já os treinei em clubes anteriores.

1TKCtD1.jpg

mH6tiQQ.jpg

Estes são os meus 2 melhores jogadores, pelo menos em atributos. A ver se o traduzem a nível exibicional.

O Rondelli é conhecido meu, quer do Chelmsford quer da selecção de Itália, que orientei há coisa de 4/5 anos. O outro encontrei por acaso, actuava na Serie B. :o

Editado por WormboY

Compartilhar este post

Link para o post

lol.jpg

O TOMBA GIGANTES!

Esta estreia está a ser muito boa. No campeonato continuamos bastante bem, mas acabei de eliminar o poderoso Rosenborg que segue em 1º na Primeira Liga. O feito torna proporções ainda maiores quando se tem em conta que joguei fora. Pelo meio, o Rosenborg reclama um penalty não assinalado. O que interessa é que vou jogar a Meia-Final da Taça da Noruega na época de estreia.

Relembro o percurso na Taça:

Haugesund © - Tippeligaen

Sarpsborg © - Adeccoligaen

Aalesund © - Tippeligaen

Hodd (F) - Adeccoligaen

Rosenborg (F) - Tippeligaen

Valerenga (F) - Tippeligaen

O sonho continua vivo..

Compartilhar este post

Link para o post

Eishhh LOOOOOOOOOOOL que melão dos gajos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns por mais uma promoção :compinchas:

Obrigado Lou, até agora tem sido fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora pois bem, apenas 1 jogador contratado e ficamos sem dinheiro para mais salários, ou seja o plantel final ficou assim...

Plantel

174035c0ddb8922ac9f8783ca32e3f94.png

Mercado

fd2e1d319730f6c0527e3ce84f6d143a.png

Não há jogadores nos juniores e nas reservas só dois jogadores... enfim.. assim vai ser difícil...

Finanças

d02e80b1e5fc3dbd68eadcec6824fe87.png

Reunião

98d07e9636fe236d4482513f830ba81f.png

Really...REALLY?!?!?!

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Vais atacar a época com 15 jogadores? VALENTE! O mínimo que já fiz, se bem me lembro, foram 18 e passei mal :mrgreen:

Essa da compensa financeira que compense os custos é o pão nosso de cada dia :mrgreen:

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Lou, até agora tem sido fácil.

A próxima época vai ser mais um passeio.

Compartilhar este post

Link para o post

A próxima época vai ser mais um passeio.

Também acho que sim, só a partir da 3ª/2ª é que vai complicar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que sim, só a partir da 3ª/2ª é que vai complicar.

Na 2ªB sobe um pouco a dificuldade, mas na Orangina é que já começa a doer.

Editado por Lourenço

Compartilhar este post

Link para o post

Vais atacar a época com 15 jogadores? VALENTE! O mínimo que já fiz, se bem me lembro, foram 18 e passei mal :mrgreen:

Essa da compensa financeira que compense os custos é o pão nosso de cada dia :mrgreen:

Não tenho outra escolha. Só consigo oferecer 300 e tal por mês e os olheiros só encontram gajos que exigem mais de 1000 mês, n é fácil. O clube não quer clube-mãe...

Vou meter o olheiro a procurar gajos para virem por empréstimo, só resta essa alternativa.

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho outra escolha. Só consigo oferecer 300 e tal por mês e os olheiros só encontram gajos que exigem mais de 1000 mês, n é fácil. O clube não quer clube-mãe...

Vou meter o olheiro a procurar gajos para virem por empréstimo, só resta essa alternativa.

Pede 1 dia de captações, pode ser que dê para alguma coisa. Ou pergunta aos teus jogadores quem é que eles recomendam

Compartilhar este post

Link para o post

Neste FM ainda não experimentei porque só tenho contratos amadores, mas nos relatórios não consegues filtrar jogadores que queiram menos de 300€ por mês? Tenho ideia que conseguia fazer isso no FM12 quando estive no Japão. Só se estou a sonhar :mrgreen:

Editado por DaHunter

Compartilhar este post

Link para o post

O TOMBA GIGANTES!

Esta estreia está a ser muito boa. No campeonato continuamos bastante bem, mas acabei de eliminar o poderoso Rosenborg que segue em 1º na Primeira Liga. O feito torna p

O sonho continua vivo..

OMG que resultado fabuloso :prayer: Deve ter sido cá um massacre o jogo inteiro heeheh.

Uma coisa é certa, parece-me que no final da época já vais ter propostas de clubes de dimensão superior.

Continuas fiel ao 4-4-2?

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol+Clube+S.+Rom%C3%A3o.jpg

Futebol Clube São Romão, é a equipa onde joguei nesta última época e é onde vou partir nesta aventura de LLM, não estou muito habituado a estas andanças mas vou tentar tudo o que conseguir para levar este humilde clube à ribalta, para já o objetivo é subir como é óbvio. Quando a época terminar posto tudo malta :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Fds... cheguei pela primeira vez à LE com o Feirense e calhou-me o PSV no playoff. Perdi 4-2 na primeira mão, fora. O árbitro assinalou 3 penaltys contra mim nesse jogo! O meu GR defendeu 2, ainda assim... Que jogo de nervos!

Compartilhar este post

Link para o post

Caros,

Estou neste momento a treinar o Fabril.

Tenho uma pergunta. Da última vez que tentei algo semelhante foi há uns anos atrás na II B no Atlético e no Mafra. Lembro-me nessa altura que as finanças dos clubes vão-se afundando pois não há receitas nenhumas nestas divisões mais abaixo. Lembro-me do absurdo de no Mafra, e estando eu na II Liga, nem jogadores das distritais queriam vir para mim. E tranferências a dinheiro tanto a dar como a receber lol

Portanto o que eu pergunto é: é possível fazer um jogo calmamente nas divisões secundárias e ir crescendo ao longo dos anos, melhorando as condições financeiras e assim, ou é absolutamente necessário estar na I ou II Liga para ir fazendo este "trabalho de fundo"?

Eu gostava de ir com calma, ir subindo devagar, mas temo que a espiral negativa das finanças me impeçam de melhorar as condições do clube (treino, academia) e depois também a massa salarial. Isto ainda se mantém certo?

Que conselhos dão?

BTW Herlein, parece-me familiar :p

No EMEM tenho um save com eles tenta tirar ideias de lá

Compartilhar este post

Link para o post

FC-S.-Romao.png

Apresentação:

adidassrc.pngsromaoaway.png

Equipamentos feitos por mim :mrgreen: e agora começa o campeonato, temos tudo para fazer uma boa época e confirma-se isso com o potêncial que mostramos na pré-época, vencendo todos os jogos de equipas de divisões acima da nossa :carinhoso:

Mais logo dou notícias da época pessoal :compinchas:

Editado por Andrezinhu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...