Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Citação de xicantonio, há 46 minutos:

Não tenho nem quero ter mas querem que vos ajude a ter? Está bem. 

É literalmente assim. Da mesma forma que as pessoas saudáveis pagam as baixas e os cuidados de saúde dos doentes, por exemplo.

Citação de xicantonio, há 9 minutos:

Pensava que era o meu trabalho. Sendo assim acho que me despeço já.

Pensavas mal. O teu trabalho paga reformas dos reformados de hoje em dia. Quando te reformares, se ainda houver Segurança Social, o teu trabalho apenas define a quantia a receber, mas a fonte é o trabalho de quem trabalha na actualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 28 minutos:

Pensava que era o meu trabalho. Sendo assim acho que me despeço já.

É demasiado cedo. O meu filho ainda só tem 6 meses, ainda não desconta para te pagar já a reforma ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 4 minutos:

É demasiado cedo. O meu filho ainda só tem 6 meses, ainda não desconta para te pagar já a reforma ?

59a9bc3eee68cbcc8dc49746dfb28d2d.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na madeira é relativamente simples arranjar lugar numa creche e o 3º escalão de abono paga à volta de 57euros. Diga-se que é fácil de arranjar porque a madeira está mesmo muito mal em termos de natalidade.

Em termos de apoios, e digo isto apenas com base na experiência de ter 3 filhos, ajudava imenso se o estado ajudasse mais em termos logísticos, que se já são um problema numa terra pequena nem quero imaginar num grande centro urbano. Basta pensar que na primária as escolas fecham 3 meses e que os ATL não ocupam um dia de trabalho. Ou que a creche tendencialmente fecha sempre mais do que os 22 dias de férias, o que gera problemas para deixar as crianças. Ainda se vive no século passado neste aspecto e a nível de quem trabalha as coisas já não são como no século passado. A maioria dos avós já trabalha e quando eles são pequenos é pouco provável já estarem reformados. A minha filha no infantário tem 1 semana no Natal, 1 na páscoa, 3 dias no carnaval e ainda agosto inteiro. É tudo muito giro mas para quem não tem facilidades, é um problema e as férias tornam-se apenas num exercício de garantir que há alguém que fique com o filho em vez de ser um momento familiar. 

Em termos financeiros era reverem o absurdo que são os escalões de abono, uma família que receba 1300 brutos e tenha 1 filho já vai logo para o 3º escalão, como se receber 2 ordenandos mínimos fosse coisa de burguês.

De resto, o maior incentivo era proporcionar às pessoas maior segurança laboral, financeira e mais qualidade de vida. De certeza que isso motiva mais a ter filhos do que apoios (que podem ou não manter-se) após o nascimento.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando no que o xincatonio disse, mas com outro ângulo: não quero ser pai e essa certeza tenho desde os meus 20. Passaram alguns anos e continuo a ouvir: "ainda mudas de ideias" e a crítica "estás a ser egoísta". Eu encolho os ombros, dou um sorriso amarelo e pronto. Mas estou a ficar cansado. Como é que se responde a isto sem parecer mal educado? 

Compartilhar este post

Link para o post

Não respondes. Mudares de ideias podes sempre mudar, mas a verdade é que só tu e mais uma eventual pessoa têm algo que ver com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 5 minutos:

Pegando no que o xincatonio disse, mas com outro ângulo: não quero ser pai e essa certeza tenho desde os meus 20. Passaram alguns anos e continuo a ouvir: "ainda mudas de ideias" e a crítica "estás a ser egoísta". Eu encolho os ombros, dou um sorriso amarelo e pronto. Mas estou a ficar cansado. Como é que se responde a isto sem parecer mal educado? 

Não respondes. Ou então explicas calmamente que não ter filhos é uma opção tão válida quanto tê-los.

Mas assumo que deva ser chato, mais ainda para as mulheres. A sociedade ainda é demasiado formatada para tradicionalismos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 10 minutos:

"Para sofrer já basta o Benfica"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 14 minutos:

Diz que não podes ter. E assim já não é apenas chato para ti.

Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Não respondes. Ou então explicas calmamente que não ter filhos é uma opção tão válida quanto tê-los.

Mas assumo que deva ser chato, mais ainda para as mulheres. A sociedade ainda é demasiado formatada para tradicionalismos.

O pior é quando fazem essa pergunta a casais, sem fazerem a mínima ideia do porquê de não terem filhos. O que não falta é gente que quer imenso tê-los mas que infelizmente não conseguem. E aí, estarem sempre a perguntar, é muito complicado de lidar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 25 minutos:

O pior é quando fazem essa pergunta a casais, sem fazerem a mínima ideia do porquê de não terem filhos. O que não falta é gente que quer imenso tê-los mas que infelizmente não conseguem. E aí, estarem sempre a perguntar, é muito complicado de lidar.

Sim, também. Mas isso é geral, há certas perguntas/comentários que nunca se fazem a pessoas com quem não se tem confiança. Isso dos filhos, estar gordo/magro, por aí. Nunca se sabe o que se passa com a(s) pessoa(s).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 45 minutos:

Tou como tu, mas já começo a mudar de ideias.

Mas ainda não me sinto preparado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Tou como tu, mas já começo a mudar de ideias.

Mas ainda não me sinto preparado.

No início dos 20 também pensava assim, mas entretanto mudei de ideias. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 18 horas:

Eu vou pagar quase 300€ quando ele fizer um ano por causa do ordenado numa IPSS. Cá fizeram uma lei nova que no primeiro ano não se paga creche.

Citação de Adriano17, há 7 horas:

Para quem nascer agora já vão ter creche grátis. Boa medida! (Pena não ser abrangido!?)

Podem-me explicar isso? É verídico? Ou mito urbano? ?

Citação de Eden Hazard, há 1 minuto:

Tou quase nos 30 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 32, quero ser Pai, mas também não me sinto preparado (alguma vez sentirei? Dúvido). Além disso, não é de todo prioridade neste momento porque estou focado em progredir profissionalmente. Apesar de que olhando para a minha idade, já me causa um certo desconforto.

Se casarem, vão sentir essa pressão para ser Pais a dobrar ou triplicar. A maioria das pessoas pensam que quando te casas é porque vais logo ter filhos a curto prazo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 3 horas:

Eu antigamente encolhia os ombros também, mas actualmente opto por um discurso violentamente anti-natalista, é bastante eficaz. A minha ex-mulher chegou a dizer que tinha uma doença do foro oncológico e não podia engravidar, é um bocado mais extremista, mas também bastante eficaz à sua maneira.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a caminho dos 32 e para mim é assunto fechado. Mas, como disseram, a questão do tradicionalismo é tramada. Parece, e há na verdade, uma ordem na vida que te obriga a ter filhos. A pressão para as mulheres, então, é demoníaca. E explicar aos pais que não se quer ser pai... é tramado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 1 hora:

"não quero que o meu filho tenha de lutar pela sobrevivência nas terríveis guerras da fome em 2043"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 31 minutos:

No início dos 20 pensava assim, no início dos 30 agravou ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 11 minutos:

Eu estou a caminho dos 32 e para mim é assunto fechado. Mas, como disseram, a questão do tradicionalismo é tramada. Parece, e há na verdade, uma ordem na vida que te obriga a ter filhos. A pressão para as mulheres, então, é demoníaca. E explicar aos pais que não se quer ser pai... é tramado. 

Sei o que isso é e no meu caso dizer que depois de 30 anos da mesma conversa já era literalmente perseguição ajudou. A fase do sorrir e encolher os ombros já passou e a de ter de estar a entreter argumentos como "e depois quem é que vai cuidar de ti?" e "já viste que vais acabar sozinho" também.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei o que é pior, aqueles que gostam de perguntar aos outros quando vão ter filhos ou aqueles que gostam de dizer ao mundo que nunca vão ter filhos 

tipo 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 minutos:

Sei o que isso é e no meu caso dizer que depois de 30 anos da mesma conversa já era literalmente perseguição ajudou. A fase do sorrir e encolher os ombros já passou e a de ter de estar a entreter argumentos como "e depois quem é que vai cuidar de ti?" e "já viste que vais acabar sozinho" também.

E nem me lembrei dessa de "quando se for velho quem vai cuidar de ti".

Cada realidade tem a sua dimensão e a verdade é que quem assume que não quer ter vai ser sempre confrontado com este tipo de questões. É normal, é da sociedade em que estamos inseridos, o que não quero é ser mal educado para ninguém.

Editado por Lifehouse

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 24 minutos:

Eu foi um bocado ao contrário de ti. Também vou fazer 32 e gostava bastante de ser pai, no entanto e apesar de saber que se vivem tempos modernos, para ser pai teria que ser uma consequência de constituir família, mas a verdade é que desde que a minha ultima relação terminou já há quase 3 anos que não tenho vontade nenhuma de passar pelo processo de namoro, pelo que consequentemente sei que dificilmente isso vai acontecer na minha vida.

Quem está a minha volta já se apercebeu um bocado disso e a pergunta invariavelmente até é se agora vou ser solteiro para sempre e por norma tenho a tendência também para encolher os ombros e não dizer nada, mas também começa a perder eficácia...

Citação de whatever, há 10 minutos:

Nem tinha visto este post, mas enquadra se na questão da solteirice, são as mesmas perguntas que me fazem ?

Editado por FabioK

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 2 horas:

eu culpo sempre o capitalismo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...