Ghelthon Publicado 8 Junho 2022 Citação de Lifehouse, há 1 hora: Eu estou a caminho dos 32 e para mim é assunto fechado. Mas, como disseram, a questão do tradicionalismo é tramada. Parece, e há na verdade, uma ordem na vida que te obriga a ter filhos. A pressão para as mulheres, então, é demoníaca. E explicar aos pais que não se quer ser pai... é tramado. Também tens de entender o lado deles. Mas a decisão final é obviamente tua, e mal ou bem eles terão de se habituar a isso. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 8 Junho 2022 Citação de trz, há 2 horas: Tenho 32, quero ser Pai, mas também não me sinto preparado (alguma vez sentirei? Dúvido). Além disso, não é de todo prioridade neste momento porque estou focado em progredir profissionalmente. Apesar de que olhando para a minha idade, já me causa um certo desconforto. Se casarem, vão sentir essa pressão para ser Pais a dobrar ou triplicar. A maioria das pessoas pensam que quando te casas é porque vais logo ter filhos a curto prazo. Se calhar, dizes isso porque ainda não foste "estimulado" ao que um Pai exige. No momento que fores, talvez estejas - muito - mais preparado daquilo que tu próprio pensas. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 8 Junho 2022 (editado) Citação de Hammerfall, há 3 horas: Podem-me explicar isso? É verídico? Ou mito urbano? ? Tou quase nos 30 ? Saiu mesmo uma lei que até ao primeiro ano não pagas creche. Acho que estão a pensar em fazer até ao segundo ano de idade. Citação de Eden Hazard, há 1 hora: Se calhar, dizes isso porque ainda não foste "estimulado" ao que um Pai exige. No momento que fores, talvez estejas - muito - mais preparado daquilo que tu próprio pensas. Eu também não queria ser pai e já tenho quase 40. O meu círculo de amigos têm todos filhos. Eu era o tio ? gostava de tomar conta delas porque não eram minhas e sempre disse que não queria. Entretanto conheci alguém e passado três anos o puto nasceu ❤️ Acho que passado três meses, ainda não estou preparado para ser pai pois todos os dias é uma aventura nova mas que estou a adorar lá isso estou ?✌️ Editado 8 Junho 2022 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 8 Junho 2022 Desde que conheço a minha mulher que ela não quer ter filhos (para aí desde os 12 anos). Quando no juntámos foi das primeiras coisas que me disse. Eu sempre quis, mas tendo em conta tudo o que se passava na altura nem era algo que me fizesse diferença, nem que queria que mudasse nela. A verdade é que acabou por mudar de opinião,e já vamos em 3 em 7 anos. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Junho 2022 Citação de smashing_pumpkin , há 5 horas: O pior é quando fazem essa pergunta a casais, sem fazerem a mínima ideia do porquê de não terem filhos. O que não falta é gente que quer imenso tê-los mas que infelizmente não conseguem. E aí, estarem sempre a perguntar, é muito complicado de lidar. Isso é tão verdade, acho uma pergunta tão invasiva. É algo que nunca fiz nem nunca farei a ninguém. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 8 Junho 2022 perdoem-me então a intromissão, mas se se sentirem à vontade para isso e sem contar com eventuais questões fisiológicas que possam influenciar, é um tema muito interessante - o que vos faz terem segurança nessa afirmação? vejo sempre como um nunca digas nunca. eu não tenho, não me vejo a ter entretanto e se pensar nisso diria que não me sentiria preparado mas partilho da opinião que geralmente só tendo é que se sabe. dentro deste tema, a questão da adoção se me perguntarem é uma questão que ainda não procurei responder dentro de mim. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 8 Junho 2022 Essa do egoísmo é dos comentários mais bimbos que há sobre este tema. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Junho 2022 Sem julgamentos, é uma opção pessoal e respondem se quiserem obviamente, mas quais as razões para não quererem ter filhos? Curiosidade apenas. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 8 Junho 2022 https://www.tiktok.com/@yuniquethoughts/video/7106748029629353262?_t=8T0DIYyEAqr&_r=1 Mas resumidamente, não sei lidar com crianças, não tenho paciência para estar a entreter uma criança mais que 15min e tenho 3 sobrinhos, depois de um dia de trabalho já sinto que tenho pouco tempo para fazer as minhas coisas, perdia quase toda a liberdade que tenho, iria gastar demasiado dinheiro que não me permitia fazer o que realmente gosto, nem tenho estabilidade psicológica para lidar com todas as preocupações que uma criança me iria dar. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 9 Junho 2022 Para os que não querem ter filhos e estão sempre a levar com essa pergunta, não se preocupem que caso venham a ter um filho a pergunta só muda para "Então e o segundo? Está na altura..." ? Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 9 Junho 2022 Citação de smashing_pumpkin , há 10 horas: Diz que não podes ter. E assim já não é apenas chato para ti. ? Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 9 Junho 2022 (editado) Citação de bug, há 7 horas: Sem julgamentos, é uma opção pessoal e respondem se quiserem obviamente, mas quais as razões para não quererem ter filhos? Curiosidade apenas. Gostava de ter uma resposta complexa, cheia de exemplos, mas não tenho. Simplesmente não quero, não sinto qualquer vontade em ter, é algo que não se "explica". Neste momento estou solteiro e caso tenha uma futura relação vou ser muito honesto com a pessoa antes de se dar qualquer passo em frente. Se a pessoa quiser ter filhos e constituir família não vou aqui andar a enganar essa pessoa. EDIT - Li agora o que xicantonio escreveu. Subscrevo a parte psicológica. Não tenho estrutura mental para ter alguém a meu cargo. O bom que é estar com uma criança cinco minutos ou uma tarde em convivio com os pais e amigos e depois saber que vai para casa dela com os pais e eu vou sozinho e descansado para a minha. Editado 9 Junho 2022 por Lifehouse Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 9 Junho 2022 Citação de trz, há 15 horas: Tenho 32, quero ser Pai, mas também não me sinto preparado (alguma vez sentirei? Dúvido). Além disso, não é de todo prioridade neste momento porque estou focado em progredir profissionalmente. Apesar de que olhando para a minha idade, já me causa um certo desconforto. Se casarem, vão sentir essa pressão para ser Pais a dobrar ou triplicar. A maioria das pessoas pensam que quando te casas é porque vais logo ter filhos a curto prazo. Entendo a cena profissional mas pensa que também será menos um ano com o teu filho. Sem duvida, quando estás com uma pessoa que não vês há muito é a primeira pergunta. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 9 Junho 2022 (editado) Citação de Mafia_SCP, há 6 horas: Para os que não querem ter filhos e estão sempre a levar com essa pergunta, não se preocupem que caso venham a ter um filho a pergunta só muda para "Então e o segundo? Está na altura..." ? No meu caso é ao contrário. Como aos 30 estava com duas com diferença de 18 meses dizem “pronto já ficou arrumado” e eu respondo “não, ainda quero ir ao terceiro” ? Editado 9 Junho 2022 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 9 Junho 2022 Citação de Ego Sum, Agora: No meu caso é ao contrário. Como as duas fazem diferença de 18 meses dizem “pronto já ficou arrumado” e eu respondo “não, ainda quero ir ao terceiro” ? correu assim tão bem? não tenho saudades de 300/350 dias só com 10/15 noites com 7h (ou +) de sono.? Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 9 Junho 2022 (editado) Citação de Lifehouse, há 16 horas: Eu estou a caminho dos 32 e para mim é assunto fechado. Mas, como disseram, a questão do tradicionalismo é tramada. Parece, e há na verdade, uma ordem na vida que te obriga a ter filhos. A pressão para as mulheres, então, é demoníaca. E explicar aos pais que não se quer ser pai... é tramado. Como já disseram por aí, ainda pior que essa situação (que é só chata no sentido de se tornar aborrecida) são as constantes perguntas de quando vais ter filhos a alguém que, por exemplo, possa estar a tentar e não conseguir. As pessoas podem até não ter - não terão na maior parte dos casos - má intenção, mas deviam ter um pouco de noção que podem estar a tocar num tema sensível e problemático para a pessoa em questão... Citação de trz, há 16 horas: não me sinto preparado (alguma vez sentirei? Dúvido) Respondendo à pergunta: não. Acho que uma das maiores crises de pânico que tive na vida foi no dia em que viemos para casa da maternidade. Habituado a ter ajuda à distância do carregar num botão e passar a pensar que a partir daquele momento estávamos por nossa conta... não é fácil. Mas passa ? Citação de Adriano17, há 25 minutos: não tenho saudades de 300/350 dias só com 10/15 noites com 7h (ou +) de sono.? De facto o meu filho deve ser abençoado... Já vai a caminho dos 7 meses e dorme facilmente das 21h às 7h da manhã. Ainda hoje tive que ser eu a acordá-lo para o despachar, ir deixá-lo à avó e vir trabalhar ? EDIT: já sei que por norma é uma estratégia deles, esses seres sádicos, para nos enganarem a ir ao segundo, que por norma sai completamente ao contrário do primeiro. Editado 9 Junho 2022 por verY Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 9 Junho 2022 Citação de verY, há 14 minutos: (...) De facto o meu filho deve ser abençoado... Já vai a caminho dos 7 meses e dorme facilmente das 21h às 7h da manhã. Ainda hoje tive que ser eu a acordá-lo para o despachar, ir deixá-lo à avó e vir trabalhar ? EDIT: já sei que por norma é uma estratégia deles, esses seres sádicos, para nos enganarem a ir ao segundo, que por norma sai completamente ao contrário do primeiro. Quem me dera, os primeiros 2/3 meses em 12horas (21 às 7 +-) conseguia dormir 4/5horas separadas, claro? (não esquecer que são duas) Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 9 Junho 2022 (editado) Citação de bug, há 10 horas: Sem julgamentos, é uma opção pessoal e respondem se quiserem obviamente, mas quais as razões para não quererem ter filhos? Curiosidade apenas. Como o Life disse, também não sinto nem nunca senti qualquer vontade, chamamento, ou seja o que for em relação a ter filhos. Aliás, nem me consigo colocar no lugar de alguém que quer criar um ser vivo a partir 'do nada' e trazê-lo ao mundo, é um sentimento que não tenho e não consigo compreender. Acredito que faça parte da natureza humana, mas eu acho que vim sem essa parte. Para além disso também existe uma série de razões ligadas à sobrepopulação e ao contributo ecológico que é trazer mais seres humanos para o planeta, mas acho que este tópico não é de todo o local mais indicado para ter esta conversa. E depois há toda uma série de opções pessoais, tenho uma vida óptima feita à minha medida que obviamente nunca conseguiria ter com um filho a meu cargo, as coisas que mais valorizo são a independência e a ausência do género de responsabilidades que naturalmente a educação de um filho acarreta. As 'vantagens' que normalmente apontam em relação a ter um filho, como o sorriso deles, vê-los crescer, ter uma companhia, formar uma família, conseguir pôr muitas coisas em perspectiva e afins são tudo aspectos que muito sinceramente não me dizem nada. E depois existe o contraponto da perda de qualidade de vida, as noites mal dormidas, as preocupações mais ou menos constantes, o esforço financeiro que é necessário e saber que as coisas nunca vão poder voltar a ser como antes. Sempre soube que não queria ser pai e cada ano que passa não só não quero ser pai como activamente quero não ser pai, acho que é motivo mais do que suficiente para ter consciência que logo à partida é um caminho que não é o meu. Editado 9 Junho 2022 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Junho 2022 A malta que não quer ter filhos, especialmente o @whatever, ponderou mais essa decisão do que a esmagadora maioria das pessoas que escolheu ter filhos, portanto não há de facto nada a apontar. É uma decisão absolutamente válida e bem fundamentada. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 9 Junho 2022 Citação de Ghelthon, Agora: A malta que não quer ter filhos, especialmente o @whatever, ponderou mais essa decisão do que a esmagadora maioria das pessoas que escolheu ter filhos, portanto não há de facto nada a apontar. É uma decisão absolutamente válida e bem fundamentada. Ponderou mais porque... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Junho 2022 Eu não consigo compreender o porquê de não se aceitar que alguém não queira ter filhos. E eu sou pai. Citação de Lifehouse, há 19 horas: Pegando no que o xincatonio disse, mas com outro ângulo: não quero ser pai e essa certeza tenho desde os meus 20. Passaram alguns anos e continuo a ouvir: "ainda mudas de ideias" e a crítica "estás a ser egoísta". Eu encolho os ombros, dou um sorriso amarelo e pronto. Mas estou a ficar cansado. Como é que se responde a isto sem parecer mal educado? Dizes que és gay. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 9 Junho 2022 Penso que ninguém fez isso aqui no tópico. Se estiveres a falar lá de fora, tem a ver com questões tradicionais/culturais, diria. Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 9 Junho 2022 Citação de Tio Hans, há 29 minutos: Eu não consigo compreender o porquê de não se aceitar que alguém não queira ter filhos. E eu sou pai. Dizes que és gay. O meu pai nem tanto, creio, mas a minha mãe ainda tem a ideia que vai ser avó, é mais nesse sentido que lhe causa pena. Na minha família, a nossa geração (30/40) não quer ter filhos e na verdade não tem, acho que nascemos já com essa ideia. Desde muito novo que me lembro de não querer e de ano para ano crescia a vontade em não ter. Agora sim é uma decisão fechada. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 9 Junho 2022 Citação de Adriano17, há 2 horas: correu assim tão bem? não tenho saudades de 300/350 dias só com 10/15 noites com 7h (ou +) de sono.? Têm sido as duas super tranquilas, sempre dormi a noite toda. Por curiosidade fui agora ver à Fitbit a média de horas dormidas durante o primeiro mês de vida da mais nova, foram 7h30. Não foram mais pq o despertador tocava às 8:20 para ir acordar a mais velha para ir à escola. Se a 2ª tivesse sido o demónio talvez repenssassemos o 3º, mas pelo menos por enquanto continuamos com o plano de ir ao 3º. Btw não temos qualquer rede de apoio familiar, a família mais próxima está a mais de 60km. Não deixámos de fazer o que gostamos, mas tivemos de adaptar. Por exemplo há 2 semanas fomos a uma roda de samba, fomos embora às 20h30 não tendo ficado até ao fim. Esta semana vamos ao Primavera Sound, um de nós terá de ir embora às 20h para as crianças irem dormir, mas eventualmente o outro pode ficar (hoje devo ficar para Tame Impala às 0:45). Obviamente que não é igual a não ter filhos, é preciso adaptar. Mas pessoalmente não há nada que me encha mais o coração do que chegar a casa do trabalho e ter a miúda a gritar "papáaaa" e a vir-se abraçar a mim ? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Junho 2022 Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora: Ponderou mais porque... Porque muita gente (eu incluído, quando os tiver) não tem bem noção do que está a fazer. Não é só uma questão de ter condições financeiras, é ter a plena noção que a tua vida vai mudar e de facto nunca mais voltará ao que era. E muita gente não a tem, acho eu. Compartilhar este post Link para o post