manelm Publicado 20 Maio 2013 Abri este tópico porque acho que grande parte das pessoas que acaba a licenciatura não sabe bem o que ainda quer fazer da vida. Uns vão trabalhar porque tem de ser, outros por opção própria. Ainda há outros que vão para mestrado. Queria saber a vossa opinião. Se acham que quando se acaba a licenciatura se deve ir logo para mestrado (caso haja condições), se acham que se deve ganhar experiência profissional antes de se ir tirar um mestrado. E porquê. Basicamente, gostava de saber o que vão/planeiam fazer. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 20 Maio 2013 tens de bater punho e vender pipocas na rua para ter 100€/mês, a partir de agora. Tens de ir bater a todas as portas em Portugal. Só não arranjas emprego se não quiseres. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Maio 2013 Abri este tópico porque acho que grande parte das pessoas que acaba a licenciatura não sabe bem o que ainda quer fazer da vida. Uns vão trabalhar porque tem de ser, outros por opção própria. Ainda há outros que vão para mestrado. Queria saber a vossa opinião. Se acham que quando se acaba a licenciatura se deve ir logo para mestrado (caso haja condições), se acham que se deve ganhar experiência profissional antes de se ir tirar um mestrado. E porquê. Basicamente, gostava de saber o que vão/planeiam fazer. Na tua área, que é semelhante à minha e da maneira como andam as coisas, tens 3 hipóteses: - acabas o curso e vais para uma consultora; - acabas o curso, fazes um mestrado normal e vais para uma consultora; - acabas o curso e consegues entrar num dos mestrados xpto da Nova e tens a vida feita. Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 20 Maio 2013 Era ser rico e fazer um gap-year a trabalhar, ganhar experiencia e/ou voluntariado! Adorava. Isto tambem porque tou a tirar Biologia (parte animal e macroscópica da çena) e nada melhor que ganhar experiência lá fora. Compartilhar este post Link para o post
manelm Publicado 20 Maio 2013 tens de bater punho e vender pipocas na rua para ter 100€/mês, a partir de agora. Tens de ir bater a todas as portas em Portugal. Só não arranjas emprego se não quiseres. .... Na tua área, que é semelhante à minha e da maneira como andam as coisas, tens 3 hipóteses: - acabas o curso e vais para uma consultora; - acabas o curso, fazes um mestrado normal e vais para uma consultora; - acabas o curso e consegues entrar num dos mestrados xpto da Nova e tens a vida feita. Eu já pus todas as hipóteses. Mas nem sei se vou seguir Gestão. Não gostei tanto do curso como esperava. Candidatei-me a dois mestrados, um de Gestão (na esperança de ser mais prático) e outro de Marketing. Mas mesmo que entre, ainda não é certo que me inscreva. Estou a pôr a hipótese de ficar um ano a estagiar num departamento de Marketing, kind of trainee, e ver o que é que gosto mesmo de fazer. Mas abri o tópico para ver a opinião do resto do pessoal. O que vão fazer, se ficam em PT etc etc Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 20 Maio 2013 Btw, ja com topico dos Mestrados, Empregos, Dinheiro etc.. Ja nao sei qual é o melhor, mas aproveito para deixar aqui: Ja alguem pediu ou sabe como funciona aqueles empréstimos dos bancos para Mestrados (ou outros estudos, julgo) em que apenas começamos a pagar de volta uns quantos meses depois de conseguirmos emprego? A minha mãe falou-me disso, mas gostava de saber mais. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 20 Maio 2013 Eu ainda estou indeciso. Gostava de tirar um mestrado lá fora, principalmente na área de Direito Internacional ou Direito da UE. Abria-me umas quantas portas logo por toda a Europa. Mas se ficar por cá, era tentar arranjar um emprego na área e tentar tirar um mestrado ao mesmo tempo. @Domi conheço quem tenha esse empréstimo. Era da CGD e tinha prestações baixas. Não me lembro de quanto era. Mas se quiseres posso perguntar como foi e depois digo-te. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 20 Maio 2013 O meu curso é de Mestrado Integrado, por isso não sei se poderei deixar aqui a minha achega. Penso em sair do país, sim. De momento há 3 países que me despertam interesse pela maneira em como os profissionais veterinários são tratados - Holanda, Bélgica e Inglaterra. Dou prioridade a esta última por causa da língua, mas também vai depender um pouco do estágio que arranjar pós-curso, etc. Se por acaso optar por ficar, aí preferia seguir o ramo de laboratório e investigação científica, mas, como disse, vai depender de muita coisa. Compartilhar este post Link para o post
6nario Publicado 20 Maio 2013 Ainda me falta tempo, mas tenho pensado nisso. Gostaria de fazer um ou dois anos a trabalhar talvez no estrangeiro, ganhar experiência, curriculo, alguns trocos e depois procurar opções interessantes de formação tipo mestrado. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Maio 2013 Mestrado para mim é uma opção remota. Neste momento estou a pensar fazer 1 ano de voluntariado/trabalho fora do país. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Maio 2013 Trabalhar, trabalhar, trabalhar. Por melhor que seja o mestrado, em qualquer altura o podem tirar, já com a experiência profissional não é bem assim. Se conseguirem ir para fora melhor ainda. Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 20 Maio 2013 (editado) Era ser rico e fazer um gap-year a trabalhar, ganhar experiencia e/ou voluntariado! Adorava. Isto tambem porque tou a tirar Biologia (parte animal e macroscópica da çena) e nada melhor que ganhar experiência lá fora. eu sou tão rico que agora vou agora fazer um voluntariado no estrangeiro e só pago 10% da viagem, eles pagam tudo e ainda recebes dinheiro para tudo ;) andas mal informado Editado 20 Maio 2013 por Matias Fernandez Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 20 Maio 2013 eu sou tão rico que agora vou agora fazer um voluntariado no estrangeiro e só pago 10% da viagem, eles pagam tudo e ainda recebes dinheiro para tudo ;) andas mal informado informa-nos então! :D ainda me falta um ano para acabar o curso, mas é algo que ando a pensar fazer Compartilhar este post Link para o post
miluvite Publicado 20 Maio 2013 Vou contar o que se passou comigo: Em Junho de 2011 acabei a minha licenciatura (5 anos) que no final acabou como 3+2 (Licenciatura e Mestrado) em Educação Física e Desporto. Durante o curso já estava a trabalhar tanto em ginásio como a dar aulas de natação e hidroginástica. Em Abril de 2011 a minha namorada (enfermeira) veio trabalhar para o Reino Unido. Em Outubro de 2011 juntei-me a ela cá no Reino Unido, com a minha licenciatura, mas foi-me complicado arranjar emprego cá com a minha licenciatura, não pela falta de oportunidades, mas porque o meu nível de Inglês não era o ideal para o meu tipo de trabalho. Após quase dois anos de vida cá, comecei há duas semanas atrás a fazer substituições de professores de EF cá em Inglaterra. Continuo com o meu trabalho no momento (Cleaning Manager) mas, em principio, deixarei este emprego no próximo mês de Setembro, de modo a estar totalmente disponivel para a empresa de trabalho temporário caso eles necessitem de mim. Neste momento não penso em regressar à escola para tirar Doutoramento, mas sim espero voltar à escola para começar a leccionar :biggrin: Fazer voluntariado é uma boa opção, que pode abrir novas portas (muitos professores que vêm para cá optam por fazer voluntariado de forma a ganhar experiência), mas também temos de pensar em outro tipo de trabalho que nos dê algum dinheiro para pagar as contas. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 20 Maio 2013 (editado) Termino a minha licenciatura daqui a 10 dias e para já não tenho urgência em prosseguir a minha vida académica. Pessoalmente, não recomendo um mestrado a quem não tenha condições já que implica um investimento considerável e também, para quem tiver urgência, um atraso de 2 anos (ou mais) para "assentar" ou "começar a vida". Na minha área também não faz muita diferença se temos ou não um mestrado, tenho condições financeiras mas prefiro não as usar num mestrado, e tenho pressa em "começar a vida", arranjar uma casinha e isso tudo. Para já, o meu plano a curto-prazo é fazer mais ou menos um gap-year, vou passar 12 meses a continuar o meu trabalho como freelancer, ir para um ginásio, fazer formações e sentir-me relativamente "livre" (possivelmente pela última vez desta forma na minha vida). Depois, no verão de 2014, vou fazer por sair de casa e ir para ainda não sei onde (provavelmente Londres), vou ficar de olho em oportunidades grandes a nível internacional, se não as conseguir nem conseguir chegar aos 1200€ mensais agora com o meu trabalho atual, vou experimentar mudar de estratégia, baixar um bocado os padrões e talvez trabalhar numa empresa que goste (quanto a estagiar, recuso-me, sobretudo em Portugal, não só pelos anos de experiência que tenho, como pelo completo desrespeito que existe por parte dos empregadores nacionais). EDIT: Em termos de estágios tenho estado bastante atento a entidades que "tratam dignamente" a minha profissão e ainda pagam acima dos 1100€ mensais, além de serem experiências e referências gigantes, como a União Europeia, o Banco Central Europeu e a ONU - espero que continuem com os seus programas por mais uns anos. Mas por agora, parece assustador mentalmente saber que é a última vez que tenho "colegas de escola", e tudo o que está relacionado com estudar e ir (ou não) a aulas. Editado 20 Maio 2013 por Ricardo Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 20 Maio 2013 Fiquei na empresa onde estagiei porque me convidaram a ficar, depois a empresa foi à falência e fiquei desempregado. Encontrei trabalho numa área completamente diferente e não muito aliciante (pelo menos o tipo de trabalho que faço agora), mas que me dá ou pode vir a dar várias coisas: 1) dinheiro para gastar em coisas que nunca tive oportunidade para tal 2) dinheiro para o mestrado na área que quero 3) contactos com malta que tem € Estou feliz. Em Setembro começo um mestrado e depois o resto logo se vê. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 20 Maio 2013 Eu já defini mentalmente o objectivo, mal acabar a licenciatura vou trabalhar. Ver se arranjo uma oportunidade decente, para ganhar uns trocos e, se possível, pagar o meu próprio mestrado mais tarde. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 20 Maio 2013 Trabalhar o suficiente para sustentar os meus vícios até a morte me chamar. Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 20 Maio 2013 Ainda sou bastante novo, tendo por volta de 5 anos até terminar a licenciatura. Porém, já tenho planeado fazer um mestrado em Economia ou Gestão. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 20 Maio 2013 Mal acabe, ir trabalhar. Não faz sentido de outra forma, é isso ou ficar a coçá-los. Prosseguir a vida académica só se num mestrado de gestão ou coisa que o valha para complementar a formação em engenharia mas não o pretendo fazer, pelo menos por enquanto. Muito provavelmente fora do país. Meio por obrigação, porque sei como isto está para arranjar emprego, meio por vontade própria. Europa ou Brasil. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 20 Maio 2013 Quando terminei o curso não tive grandes alternativas (financeiras) que não começar a trabalhar. Encarei o mercado de trabalho acabadinho de fazer 21 anos e agora aos 24 congratulo-me com essa opção porque permitiu-me crescer imenso profissional e financeiramente. Já tenho um pé de meia engraçado graças à opção que tomei. Contudo não encaro a opção mestrado como negativa, muito longe disso. Se o puderem fazer, que o façam. Eu já estava muito cansado do meio académico e mesmo que tivesse tido a opção de fazer mestrado, se calhar tinha optado por não fazer, mas quem puder, estiver no espírito e quiser continuar a valorizar-se, é uma boa aposta. Sobretudo se for numa boa faculdade. Tirar um ano para fazer voluntariado / estágios e valorizarem-se pessoalmente, sobretudo num país anglo-saxónico também é extremamente recomendável. Vai dar-vos um grande arcaboiço a nível do inglês e os empregadores olham com bons olhos esse tipo de experiências no estrangeiro. Se conseguirem que seja na vossa área então é ouro sobre azul. Para a malta da área de gestão / economia / finanças entrar numa consultora tem os seus aspectos negativos e positivos, acho que numa experiência a 2/3/4 anos vale a pena, mais uma vez se estiverem no espírito de sacrifício pessoal que é exigido. Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 20 Maio 2013 (editado) tens de bater punho e vender pipocas na rua para ter 100€/mês, a partir de agora. Tens de ir bater a todas as portas em Portugal. Só não arranjas emprego se não quiseres. Editado 20 Maio 2013 por HelderSantos Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 20 Maio 2013 Trabalhar o suficiente para sustentar os meus vícios até a morte me chamar. É esse o teu objectivo de vida? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Maio 2013 Bastante mais realista do que a maior parte dos que tenho ouvido ao longo dos anos. O pessoal quer ganhar isto e aquilo, quer ir para ali e para acolá e a grande maioria acaba fechado num escritório a ganhar para a renda da casa. Compartilhar este post Link para o post