Sandes. Publicado 15 Março 2018 Alguém daqui já concorreu às fellowships da Marie Curie-Stoklasa? Se sim, sabem quanto tempo demoram a sair os resultados? Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado 27 Março 2018 Alguém daqui é licenciado em Gestão na FEP? Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 27 Março 2018 há por aqui algum expert em testes estatísticos e/ou SPSS? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 27 Março 2018 sei o básico das ANOVAS se isso ajudar :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 27 Março 2018 sei o básico das ANOVAS se isso ajudar :mrgreen: já me safei entretanto. obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 31 Março 2018 Alguém daqui é licenciado em Gestão na FEP? Eu. Se precisares de alguma coisa chuta. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 13 Abril 2018 alguém aqui percebe de algoritmos genéticos para optimização? Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 13 Abril 2018 Cursos profissionais não têm direito a viagem de finalistas? Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 13 Abril 2018 Organiza e vais. Não é um direito. Compartilhar este post Link para o post
James Darmody Publicado 14 Abril 2018 Cursos profissionais não têm direito a viagem de finalistas? Claro que têm. Artigo nº 13 da Constituição. Vai à secretaria reclamar mano Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 14 Abril 2018 alguém aqui percebe de algoritmos genéticos para optimização? Chuta Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 14 Abril 2018 alguém aqui percebe de algoritmos genéticos para optimização? Eu Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Abril 2018 (editado) Chuta Eu amo-vos tenho um projecto em que o prof me obriga a minimizar esta função michalewicz com algoritmo genético e com particle sworm optimization ainda não comecei o algoritmo genético na verdade, implementei o particle sworm. a implementação que fiz está boa e funciona com outros problemas mais simples, mas aqui fica sempre presa num local optima, talvez por ser uma função super estranha imagem com a dimensão da função a 5, a fitness devia ser aproximadamente -4,68 para ser correto a implementação é uma "standard", vá, com base nos apontamentos das aulas, mas precisava de melhorar isto. uma das soluções que eu pensei era o controlo da diversidade. ou seja, estou a supor que os elementos da população (neste caso os Xi da função de michalewicz) fiquem muito parecidos uns aos outros e não evoluam por isso. o problema é que não sei fazer uma estatística da diversidade. o stor fez um desenho no quadro de um gráfico com a diversidade a diminuir ao longo das gerações e disse para termos cuidado, com umas soluções para isso, assim q a população fica pouco diversa (estou a pensar em fitness sharing). pronto, a pergunta no fundo é a seguinte: como é que calculo a diversidade a cada nova geração? se esta não for uma boa solução, que me recomendas fazer para melhorar o algoritmo? peço desculpa se não me expliquei bem Editado 14 Abril 2018 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 15 Abril 2018 amo-vos tenho um projecto em que o prof me obriga a minimizar esta função michalewicz com algoritmo genético e com particle sworm optimization ainda não comecei o algoritmo genético na verdade, implementei o particle sworm. a implementação que fiz está boa e funciona com outros problemas mais simples, mas aqui fica sempre presa num local optima, talvez por ser uma função super estranha imagem com a dimensão da função a 5, a fitness devia ser aproximadamente -4,68 para ser correto a implementação é uma "standard", vá, com base nos apontamentos das aulas, mas precisava de melhorar isto. uma das soluções que eu pensei era o controlo da diversidade. ou seja, estou a supor que os elementos da população (neste caso os Xi da função de michalewicz) fiquem muito parecidos uns aos outros e não evoluam por isso. o problema é que não sei fazer uma estatística da diversidade. o stor fez um desenho no quadro de um gráfico com a diversidade a diminuir ao longo das gerações e disse para termos cuidado, com umas soluções para isso, assim q a população fica pouco diversa (estou a pensar em fitness sharing). pronto, a pergunta no fundo é a seguinte: como é que calculo a diversidade a cada nova geração? se esta não for uma boa solução, que me recomendas fazer para melhorar o algoritmo? peço desculpa se não me expliquei bem Ok vamos lá ver... 70% das coisas que falaste não percebi, e trabalhei com algoritmos genéticos e particle swarm durante 7 anos :lol: A primeira dúvida é saber se estás a falar de GA ou PSO ? No caso do GA, preciso de saber: - Como estás a codificar os indíviduos? - Qual o mecanismo de selecção de individuos numa nova geração? - Qual o mecanismo de cruzamento? - Qual o mecanismo de mutação? - Quais os parametros que estás a usar e respetivos valores? No caso do PSO, preciso de saber: - Como estás a codificar as partículas? - Qual a fórmula de atualização de posição? - Qual a fórmula de atualização da velocidade? - Quais os parametros que estás a usar e respetivos valores? Poderás não ter necessariamente de alterara a implementação mas antes fazer uma afinação de parâmetros. O teu professor disse para a diversidade diminuir ao longo da evolução? Algo similar ao Simulated Annealing? Se ajudar, explica com um exemplo pequeno. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Abril 2018 (editado) mano tava a brincar < / 3 Ok vamos lá ver... 70% das coisas que falaste não percebi, e trabalhei com algoritmos genéticos e particle swarm durante 7 anos :lol: A primeira dúvida é saber se estás a falar de GA ou PSO ? No caso do GA, preciso de saber: - Como estás a codificar os indíviduos? - Qual o mecanismo de selecção de individuos numa nova geração? - Qual o mecanismo de cruzamento? - Qual o mecanismo de mutação? - Quais os parametros que estás a usar e respetivos valores? No caso do PSO, preciso de saber: - Como estás a codificar as partículas? - Qual a fórmula de atualização de posição? - Qual a fórmula de atualização da velocidade? - Quais os parametros que estás a usar e respetivos valores? Poderás não ter necessariamente de alterara a implementação mas antes fazer uma afinação de parâmetros. O teu professor disse para a diversidade diminuir ao longo da evolução? Algo similar ao Simulated Annealing? Se ajudar, explica com um exemplo pequeno. RIP, tentei :lol: Estive a falar de PSO. O GA tenho de fazer ainda. Ok, inicialmente as particulas são geradas aleatoriamente structure = Math.random() * (Math.abs(Parameters.MAX) + Math.abs(Parameters.MIN)) - Math.abs(Parameters.MIN);velocity = 0.0; Depois, na atualização da posição, somo a posição à velocidade, ou seja population.citizens[particle].structure[coordenate] += population.citizens[particle].velocity[coordenate]; Structure é a posição Atualizo a velocidade com aquela fórmula super simples e intuitiva: population.citizens[particle].velocity[coordenate] = population.citizens[particle].velocity[coordenate] * Parameters.inertia + Parameters.cognitive * Math.random() * (population.citizens[particle].structure[coordenate] - local_best.citizens[particle].structure[coordenate]) + Parameters.social * Math.random() * (global_best.structure[coordenate] - population.citizens[particle].structure[coordenate]); Sendo que o local_best é a melhor posição que esta particula já teve E a global_best a melhor posição que toda a população já teve Estes ultimos dois são atualizados sempre no se houver um melhor que o outro E os parametros: public class Parameters { static int structure_length = 5; Dimensão da função ^ static double MIN = 0.0; static double MAX = Math.PI; Valores minimos e máximos q os valores podem assumir ^ static boolean maximization = false; static int population_size = 1000; static int max_number_of_generations = 100000; static double inertia = 0.5; static double cognitive = 3.14; static double social = 1.5; ^cenas da formula static double m = 10; ^ o m da função michalezics static double diversity_threshold = 0.05; ^coisa q tentei implementar e não consegui, ignora este } talvez seja dos parametros sim, não experimentei alterar muito pelo que percebi ele disse para evitar que a diversidade da população diminuisse :lol: Simulated annealing acho q só demos para o hill climbing o desenho q o prof fez no quadro e disse que se a diversidade for controlada poderá melhorar o algoritmo: Editado 15 Abril 2018 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 16 Abril 2018 (editado) Muito bem, assim já dá para ver o que estás a fazer :) As fórmulas parecem-me bem, com excepção deste pedaço: (population.citizens[particle].structure[coordenate] - local_best.citizens[particle].structure[coordenate]) Isto costuma ser ao contrário, similar ao g_best, ou seja: (local_best.citizens[particle].structure[coordenate] - population.citizens[particle].structure[coordenate]) como podes ver aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Particle_swarm_optimization Não te esqueças de atualizar a velocidade antes de atualizar a posição. Eu percebi logo o que querias dizer com diversidade, de facto o Simulated Annealing é um algoritmo que faz isso, vai aceitando cada vez menos diversidade à medida que aumenta o número de iterações. Na minha opinião, podes trabalhar um pouco com os parâmetros. Podes fazer um estudo antes de executar o algoritmo, principalmente com os parametros de inercia, factor cognitivo e factor social. A inércia influencia a capacidade de "manter" a velocidade, se for superior a 1, vai estar a "acelerar", se for menor que 1 vai estar a "travar". O fator cognitivo vai influenciar a capacidade de explorar a vizinhança da melhor posição encontrada até ao momento pela partícula (basicamente fazer um hill climbing) O fator social vai influenciar a capacidade de explorar a vizinhança da melhor posição encontrada por todas as partículas (aqui afeta a convergência das partículas) Outra coisa que pode ser muito interessante fazeres é alterar o valor desses 3 parâmetros ao longo da execução do algoritmo. Podes começar, p.e., com diminuir a inércia ao longo do tempo. O fator social afeta a convergência do algoritmo, pelo que terás de validar se tens um valor correto para isto. Quando eu trabalhava com estas coisas, o fator social e cognitivo era igual, mas depende do problema também. Um teste que podes fazer para verificar se o algoritmo está a convergir muito rapidamente é fazer um gráfico que mostre a melhor solução encontrada ao longo das gerações. Como tens 100000 gerações, se o algoritmo convergir rapidamente, vais ter muitas gerações sem melhorar nada, o algoritmo vai estagnar. Resumindo, faz um estudo dos parâmetros e a sua influência uns nos outros para perceberes o que tens de fazer :) P.S: cuidado também com os boundaries do algoritmo Editado 16 Abril 2018 por ZeroZeroPeras Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Abril 2018 Estou sem reps basicamente só tinha de mexer nos parametros mesmo, ao invés de tar a fazer coisas estranhas. e atualizava a velocidade depois das coordenadas também, e também tinhas razão da cena da fórmula, tinha trocado a ordem. Agora já me dá resultados bastante aceitáveis muito obrigado! Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 16 Abril 2018 Estou sem reps basicamente só tinha de mexer nos parametros mesmo, ao invés de tar a fazer coisas estranhas. e atualizava a velocidade depois das coordenadas também, e também tinhas razão da cena da fórmula, tinha trocado a ordem. Agora já me dá resultados bastante aceitáveis muito obrigado! De nada, ainda bem que consegui ajudar :) Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 16 Abril 2018 Obrigado a todos pela ajuda. Desculpem só ter respondido agora. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 17 Abril 2018 Rapaziada da gestão, o que têm a dizer sobre Scorecard de Capital Humano? Já estudaram sobre o tema e/ou trabalhos sobre isso? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 26 Abril 2018 Boas malta! Alguém do Norte sabe onde imprimir livros (encadernados) a baixos preços? O que vou imprimir é legal, não se preocupem :mrgreen: Lembro-me de há tempos ter visto um serviço online que parecia ter bons preços e me levava o livro a casa, mas já não me lembro qual é. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 26 Abril 2018 Boas malta! Alguém do Norte sabe onde imprimir livros (encadernados) a baixos preços? O que vou imprimir é legal, não se preocupem Lembro-me de há tempos ter visto um serviço online que parecia ter bons preços e me levava o livro a casa, mas já não me lembro qual é. Tens uma ali atrás da FEUP, acho que é barata. Chama-se PrintMe. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 26 Abril 2018 Boas malta! Alguém do Norte sabe onde imprimir livros (encadernados) a baixos preços? O que vou imprimir é legal, não se preocupem :mrgreen: Lembro-me de há tempos ter visto um serviço online que parecia ter bons preços e me levava o livro a casa, mas já não me lembro qual é. Muito bem, e queres imprimir onde, em Bragança, Chaves, Vila Real, Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Porto? :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 27 Abril 2018 Tens toda a razão Ricardo, devia ter dito zona do Porto! E obrigado Henry, vou ver isso! Compartilhar este post Link para o post