lucho^ Publicado 20 Novembro 2017 Exame de acesso à especialidade feito, férias até janeiro 8) Compartilhar este post Link para o post
sd_campeao Publicado 20 Novembro 2017 Exame de acesso à especialidade feito, férias até janeiro 8) Aproveita em grande! Ainda tens um dos melhores anos da tua vida para o próximo! Infelizmente o meu está a acabar Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 21 Novembro 2017 A partir de janeiro já me podem chatear em Santa Maria/Pulido Valente, que hei-de ficar por lá :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Dezembro 2017 Fiz a minha primeira publicação o mês passado e recebi ontem um e-mail que me confirmou que foi aceite outro artigo noutro lado. Ambos em nome próprio. Espero que seja um bom augúrio para um eventual doutoramento, embora ainda não tenha percebido bem como funciona o esquema das bolsas da FCT. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Dezembro 2017 Boa Alex! Excelente :) Quais são as tuas dúvidas relativamente à FCT? Fui bolseiro de doutoramento e, portanto, conheço mais ou menos as coisas. No que eu puder ajudar, é só dizeres. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 4 Dezembro 2017 :heart: 1) Como é o procedimento? Tens de entregar um projecto, certo? Algum professor te ajudou? 2) Quais são os critérios de seleccção? Publicações, média final... pertinência do tema? 3) Presumo que a entrega da candidatura tenha de ser feita dentro de meses, eu só vou ser mestre, presumivelmente, em Maio. Não vai ser um problema? 4) Dão mais bolsas a determinadas áreas do que a outras? Se sim, porquê? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Dezembro 2017 1) Como é o procedimento? Tens de entregar um projecto, certo? Algum professor te ajudou? 2) Quais são os critérios de seleccção? Publicações, média final... pertinência do tema? 3) Presumo que a entrega da candidatura tenha de ser feita dentro de meses, eu só vou ser mestre, presumivelmente, em Maio. Não vai ser um problema? 4) Dão mais bolsas a determinadas áreas do que a outras? Se sim, porquê? 1) Primeiro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) deverá abrir um concurso para bolsas de doutoramento individuais. Logo, tens que andar em cima da publicação de editais no website da FCT a dar conta da abertura de concursos. Segundo, deves elaborar um projeto, que será submetido através de uma plataforma online, de acordo com os campos definidos pela FCT. Terceiro, sim tive, uma vez que já sabia quem queria que orientasse o meu trabalho. Assim, antes de abrir o concurso e de elaborar o projeto, falei com o docente em causa para saber se ele estava disposto a orientar-me. 2) Existem dois critérios de seleção, mérito do candidato (40%) e mérito e exequibilidade do programa de trabalhos (60%). Ao nível do mérito do candidato deve ser levada em conta a média obtida (licenciatura, mestrado), havendo diferenciações entre cursos pré e pós-Bolonha. Além disso, tens uma bonificação adicional (até 3 valores) com base no teu CV (publicações, apresentações em conferências, apresentações em congressos, livros, capítulos de livros, etc.). No que diz respeito ao mérito do projeto e exequibilidade do plano de trabalhos, este campo depende inteiramente da avaliação qualitativa que o painel fará do teu projeto. 3) Acho que, não tenho a certeza, podes colocar uma adenda no teu projeto dizendo que ainda não és mestre, mas que o serás num prazo de X tempo. Depois, quando tiveres o certificado, deves ter que o juntar ao teu processo da FCT. Sugiro que contactes os serviços deles para esclarecer essa situação. Esta é uma dúvida muito pertinente e importante. 4) Já ouvi dizer que atribuem e já ouvi dizer que não atribuem. Portanto, não te sei esclarecer convenientemente esta questão. PS: Vê o FB. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 5 Dezembro 2017 No meu caso específico, área de engenharia, de modo a complementar o que o Vaart disse: 1) O concurso deve abrir em breve, no ano passado o prazo de submissão foi 31 de Março. O resultado deve sair entre Julho e Setembro, sendo que em alguns anos demorou mais. Vê mais informações em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/individuais2017.phtml.pt O Guião de Candidatura e o Guião de Avaliação são muito importantes. O melhor a fazer é arranjares um professor orientador o mais depressa possível. Alguém com experiência era costume ser valorizado. Não sei se agora é necessário estar num centro de I&D. Sei também que há (ou havia) bolsas atribuídas pelas universidades, mas a minha foi neste processo normal. Fazer a candidatura do projeto é duro, sugiro começar o quanto antes. 2) Vê o guião de avaliação para teres uma ideia, sendo que os critérios podem mudar (tem mudado bastante ao longo dos anos https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/docs/Concurso_de_Bolsas_2017_Guiao_Avaliacao.pdf 3) No meu ano eu só fui mestre em Novembro e entreguei uma carta a dizer que me comprometia a finalizar o mestrado até final do ano. Não deve haver problema. 4) Acho que sim mas não sei porquê. Talvez porque há muitos mais candidatos numas áreas do que noutras, ou provavelmente a linha de corte é igual para todos, o que faz com que apenas os melhores de todos tenham acesso a bolsa (e isso irá depender dos critérios). Recomendo duas coisas: - Consultar / perguntar todas as duvidas no Forum dos Bolseiros http://forum.bolseiros.org - Se for rejeitado, reclamar. Conheço uma pessoa que foi rejeitado e reclamou. Foi-lhe atribuída a bolsa passado 1 ano e tal, mas entretanto foi fazendo o 1º ano do PhD. Boa sorte! Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 5 Dezembro 2017 ZZP, convém ter um orientador com um bom CV e que pertença a um centro de I&D bem avaliado pela FCT (muito bom para cima). Investiga, igualmente, se a Universidade onde queres fazer o PhD tem um programa de doutoramento financiado pela FCT na tua área. Pode ser uma solução alternativa. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 6 Dezembro 2017 Muito obrigado aos dois! Assusta-me um bocado a ideia de me preocupar com algo de tanta magnitude nos meses críticos da elaboração da tese (que imagino que também terá algum peso), sendo que pelo meio ainda estou a trabalhar numa área completamente diferente. :lol: Mas é o que tem de ser, a menos que algo mude, é uma coisa que tenho mesmo no horizonte. Compartilhar este post Link para o post
TreinadorB Publicado 20 Dezembro 2017 Pessoal do Porto, alguém sabe se o Campus S.Joao tem SportTv? Saio da facudade á hora do jogo do Benfas e dava-me jeito ir lá ver. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Dezembro 2017 Pessoal do Porto, alguém sabe se o Campus S.Joao tem SportTv? Saio da facudade á hora do jogo do Benfas e dava-me jeito ir lá ver. Tem sim senhor. Mas hj é quarta vai aos montaditos crl Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 20 Dezembro 2017 Pessoal do Porto, alguém sabe se o Campus S.Joao tem SportTv? Saio da facudade á hora do jogo do Benfas e dava-me jeito ir lá ver. Se tudo se mantiver igual, sim. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 21 Dezembro 2017 alguém tem um tutorial ou ajudas para o utilizar o SPSS? Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 21 Dezembro 2017 Quando terminar o 12º e fazer a PAP(sendo que estou num curso profissional), como vai ser para entrar na Universidade? Terei que fazer outros exames? Tenho pouca opção de escolha nos respetivos cursos da universidade? Obrigado desde já. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 21 Dezembro 2017 Só tens de fazer o exame que é pedido como prova de ingresso do curso a que queres concorrer, penso eu. Vais é ter de estudar matéria de uma disciplina que não aprendeste no teu curso. Onde é que eu posso encontrar essas matérias para estudar? Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 21 Dezembro 2017 (editado) Onde é que eu posso encontrar essas matérias para estudar? Fala com um professor da escola e pergunta se te pode fornecer o programa curricular da disciplina. Ou então tenta saber que manuais os teus colegas que têm essa disciplina usam, à partida a generalidade da matéria estará lá. Mas acho que há um documento qualquer do GAVE a explicitar a matéria que pode sair em qualquer exame. Tipo uma guideline para os professores saberem como devem preparar os alunos. Editado 21 Dezembro 2017 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Dezembro 2017 alguém tem um tutorial ou ajudas para o utilizar o SPSS? Manda-me o teu email por MP que faço-te chegar um manual simples e útil. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 25 Dezembro 2017 Fala com um professor da escola e pergunta se te pode fornecer o programa curricular da disciplina. Ou então tenta saber que manuais os teus colegas que têm essa disciplina usam, à partida a generalidade da matéria estará lá. Mas acho que há um documento qualquer do GAVE a explicitar a matéria que pode sair em qualquer exame. Tipo uma guideline para os professores saberem como devem preparar os alunos. Nós costumamos tirar fotocopias, nem livros utilizamos. Vou ver se consigo que o professor me forneça o programa, mas tenho as minhas dúvidas. Quanto ao GAVE, só está lá implicito os testes/exames e as respetivas correções, mas já é um bom começo. Compartilhar este post Link para o post
Rui13 Publicado 26 Dezembro 2017 Alguém a tirar o Mestrado em Finanças na FEP? Compartilhar este post Link para o post
Viking41 Publicado 3 Janeiro 2018 Boa noite. Eu entrei este ano em Engenharia Informatica em Tomar, mas como a coisa não anda a correr muito bem e psicologicamente não estou a cem porcento gostava de tirar uma pausa dos estudos. A minha duvida é, se eu anular a minha matricula, posso mais tarde voltar à instituição através do reingresso? Se não, como é que devo proceder, caso alguem tenha algumas informações, para mais tarde poder voltar a estudar nesta instituição. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 3 Janeiro 2018 Não me lembro como funciona, mas podes perguntar na secretaria que informam-te na boa. Não estás a gostar da Escola, ou da cidade? Compartilhar este post Link para o post
Viking41 Publicado 3 Janeiro 2018 Não me lembro como funciona, mas podes perguntar na secretaria que informam-te na boa. Não estás a gostar da Escola, ou da cidade? Da cidade até curto, jogo hóquei aqui e tudo, já conhecia antes de vir, mas não me estou a dar bem com a escola/aulas, tou a ponderar tirar uma pausa e depois disso decidir melhor o que fazer com a vida :estrelas: Compartilhar este post Link para o post