Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Peripécias da FCT:

Um gajo teve mini teste de Teoria da Computação na terça. O mini teste é feito à hora da aula teórica, portanto como há dois turnos há sempre pessoal que faz primeiro. Um gajo qualquer resolveu que era boa ideia tirar fotos ao mini teste e por no facebook dos caloiros desse ano. Vá-se lá saber como, chegou aos ouvidos ou olhos do regente da cadeira. Algum engraçadinho deve-se ter sentido prejudicado por não ter tido acesso ao mesmo antecipadamente. Mini teste anulado para toda a gente.

:handclap:

E eu que até estava confiante numa boa nota. Ai ai, putos de m*rda.

Engraçado que isto já me tinha acontecido em electrónica uma vez também, a Fisica III, já estava a prever um desfecho igual. Mesmo assim não consigo deixar de me sentir revoltado com estes atrasados mentais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens toda a razão Ricardo, devia ter dito zona do Porto!

E obrigado Henry, vou ver isso!

É só para contrariar o pessoal que pensa que o Norte é só o Porto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Peripécias da FCT:

Um gajo teve mini teste de Teoria da Computação na terça. O mini teste é feito à hora da aula teórica, portanto como há dois turnos há sempre pessoal que faz primeiro. Um gajo qualquer resolveu que era boa ideia tirar fotos ao mini teste e por no facebook dos caloiros desse ano.

isso acontecia sempre na minha faculdade

só q o CABR*O fazia sempre testes mais difíceis para o ultimo turno

edit bem o autocorrect do fórum é uma m*rda

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoas, alguém tem feedback da Universidade Aberta e de como este tipo de ensino é visto no mercado de trabalho?

Estou a pensar candidatar-me para mestrado.

Editado por Jan Oblak

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoas, alguém tem feedback da Universidade Aberta e de como este tipo de ensino é visto no mercado de trabalho?

Estou a pensar candidatar-me para mestrado.

Para além disso, gostaria de saber se existe bolsa de estudo para alunos de mestrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui recebe bolsa? Podem confirmar se a fórmula seguinte está certa para calcular o valor da bolsa:

11 x (428,90 + Valor da propina) - Rendimento do agregado familiar per capita

É que fazendo as contas, assumindo que vivo sozinho e tenho um rendimento anual de cerca de 11.200€, o valor que me dá é ~605€ p/ mês. Isto parece-me demasiado bom para ser verdade, eu sempre pensei que as bolsas só davam para cobrir o valor da propina e já ia com sorte...

n faço ideia da formula, mas podes "prever" aqui

https://www.dges.gov.pt/simulador/

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui recebe bolsa? Podem confirmar se a fórmula seguinte está certa para calcular o valor da bolsa:

11 x (428,90 + Valor da propina) - Rendimento do agregado familiar per capita

É que fazendo as contas, assumindo que vivo sozinho e tenho um rendimento anual de cerca de 11.200€, o valor que me dá é ~605€ p/ mês. Isto parece-me demasiado bom para ser verdade, eu sempre pensei que as bolsas só davam para cobrir o valor da propina e já ia com sorte...

Claro que não, o que não faltariam eram bolsas milionárias.

O 11 só multiplica o IAS. Bolsa anual = (11*IAS+Pe)-C

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post

Há aí alguém de recursos humanos ou parecido que me consiga explicar a diferença entre Gestão de PESSOAL e Gestão de PESSOAS? Sempre pensei que fosse a mesma coisa e à pala disto tive 0 numa pergunta de uma frequência que valia 10 valores e vou ter que ir a exame de uma cadeira que estava a pensar passar tranquilamente em avaliação contínua.

Obrigado desde já! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, vou fazer um estágio de um mês em Lisboa durante Julho/Agosto e gostava de ficar numa residência de estudantes. Alguém conhece alguma cena? Ja tentei no Housing Concept mas disseram que estava tudo cheio.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou indeciso entre licenciar-me em fisiatria ou nutrição. Ambos os cursos me agradam a nivel pessoal e gostava de saber qual dos dois tem maior saida profissional.

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou indeciso entre licenciar-me em fisiatria ou nutrição. Ambos os cursos me agradam a nivel pessoal e gostava de saber qual dos dois tem maior saida profissional.

Quanto muito licencias-te em fisioterapia, não fisiatria. Fisiatria é uma especialidade médica

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém chegou a ter aulas com o João Adriano, na UMa? Faleceu hoje. Tive aulas com ele este ano letivo e foi das experiências mais frustrantes da minha carreira acadêmica. Até fui bem crítico na sua avaliação, mas pronto, é sempre chato quando algo do gênero acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal estou com uma pequena dúvida relativamente à faculdade que se calhar alguém me saberia responder.

Cá vai:

Estudo na Universidade Europeia (meh), Turismo. Há cerca de uma semana fiz uma frequência para uma unidade curricular, em regime de avaliação contínua, tendo ido com 14 para a frequência.

Após a realização da mesma, cerca de 2 horas depois, sou informado por colegas que a frequência foi anulada devido a queixas de alguns alunos relativamente à matéria leccionada e à que foi aplicada em exame, e a toda a metodologia de ensino da prof, que durante o semestre já teria sido alvo de queixas, mas sem efeito.

Passado uns dias lá recebemos a confirmação oficial a dizer que os nossos trabalhos vão ser reavaliados por outra docente e que o exame vai ser repetido "por razões óbvias", que são as de que a matéria não foi a correcta para o exame, isto fica melhor quando hoje recebo um e-mail a dizer que o exame vai ser repetido e a matéria vai ser a mesma, por perguntas diferentes (então para quê anular??

A minha pergunta é, eu posso recusar-me a ser avaliado novamente? Ou seja, a minha apresentação que me valeu um 14, vai ser reavaliada, porém eu fiz parte oral e escrita, e só me vão avaliar desta vez pela escrita, dado que não marcaram apresentações outra vez.

Isto acontece dentro das medidas legais de ensino? Anular um exame no próprio dia?

Obrigado a quem souber ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto muito licencias-te em fisioterapia, não fisiatria. Fisiatria é uma especialidade médica

Exato, era fisioterapia. Sabem-me responder a questao?

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, era fisioterapia. Sabem-me responder a questao?

Começas mal ao confundir a fisiatria com a fisioterapia! :mrgreen:

Anyway, eu sou fisioterapeuta há menos de um ano e estou francamente bem profissionalmente. Penso que em qualquer instituição terás a oportunidade de estagiar pelo menos uma vez durante o curso e, honestamente, é a tua melhor oportunidade para abrires portas para o futuro. É uma área com algum trabalho precário ou em que, para teres um ordenado mensal que te permite sobreviver e seguidamente viver, tens de ter mais do que um emprego - por exemplo, trabalhares numa clínica em full-time e seres parte do corpo clínico de um clube da tua terra em part-time.

Mas é uma área que está a ganhar o seu espaço e reconhecimento. Veremos se a questão da Ordem trará novos desenvolvimentos.

Qualquer questão relativamente à fisioterapia, podes mandar MP. Porém, também te digo que, entre uma área e outra, não penses muito em "saída profissional" mas sim no que te dá mais gozo e no que te desperta mais curiosidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já fez reingresso?

Durante o ano 17/18 não me inscrevi nem tão pouco congelei a matrícula. Queria agora voltar para terminar o curso já que só me falta um semestre.

Compartilhar este post

Link para o post

Durante o ano 17/18 não me inscrevi nem tão pouco congelei a matrícula. Queria agora voltar para terminar o curso já que só me falta um semestre.

Depende da faculdade. Quando fiz isso fui lá na data que estava no calendário (havia uma semana específica em Agosto para o fazer) paguei 50€ mais um valor que não me lembro em equivalências (tive de pagar equivalências das cadeiras que já tinha feito) e foi isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, estou aqui com uma dúvida em relação à bolsa da DGES.

Acabei de me licenciar numa universidade pública e durante os três anos recebi bolsa onde o montante cobria o valor da propina (pouco mais de 100€). Se seguir para mestrado numa universidade privada (por exemplo Católica) onde o valor mensal da propina ultrapassa os 600€, há probabilidade de o montante a receber da bolsa cobrir este valor?

Cumps.

Compartilhar este post

Link para o post

eu já fiz, atenção às datas a ultima fase costuma ser por esta altura o prazo limite pq em Agosto as vezes fecham para férias

so tive de pagar a taxa de reingresso o resto foi tranquilo, aquilo tem vagas mas geralmente não são preenchidas

Compartilhar este post

Link para o post

Começas mal ao confundir a fisiatria com a fisioterapia! :mrgreen:

Anyway, eu sou fisioterapeuta há menos de um ano e estou francamente bem profissionalmente. Penso que em qualquer instituição terás a oportunidade de estagiar pelo menos uma vez durante o curso e, honestamente, é a tua melhor oportunidade para abrires portas para o futuro. É uma área com algum trabalho precário ou em que, para teres um ordenado mensal que te permite sobreviver e seguidamente viver, tens de ter mais do que um emprego - por exemplo, trabalhares numa clínica em full-time e seres parte do corpo clínico de um clube da tua terra em part-time.

Mas é uma área que está a ganhar o seu espaço e reconhecimento. Veremos se a questão da Ordem trará novos desenvolvimentos.

Qualquer questão relativamente à fisioterapia, podes mandar MP. Porém, também te digo que, entre uma área e outra, não penses muito em "saída profissional" mas sim no que te dá mais gozo e no que te desperta mais curiosidade.

Antes de mais obrigdao pela resposta, entretanto ja estive a falar tambem com um fisioterapeuta amigo e ele disse-me o mesmo acerca da precariedade.

Se for pela que me dá mais gozo, certamente vou seguir a nutrição, agora dentro da nutrição nao sei se hei-de seguir nutrição associada mais pra o desporto ou mais virada para trabalhar em hospitais, centros de saude e assim. Porque sei que há algumas diferenças, não sei se ha um curso 'geral' de nutrição.

Estou a escolher com muito cuidado o curso em que me vou licenciar pois quero faze-lo em trabalhador estudante e nao quero estar a fazer uma má escolha em que me vá arrepender mais tarde (depois ja não há financiamento pra uma segunda licenciatura :mrgreen:)

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens de agradecer. Se precisares de mais alguma coisa, estás à vontade.

É uma frase um pouco feita e cliché, mas a fisioterapia necessita que as pessoas que a praticam tenham prazer e vontade em fazê-lo. Não pode ser considerada como um meio de sustentação, porque (pelo menos, ainda...) não o é. Daí ter-te dito que segue aquilo que mais gozo te dá. Informa-te com profissionais da área, percebe as suas perspectivas e tenta tomar a decisão mais ponderada possível.

Porém, mesmo após tomares essa decisão, tens sempre a possibilidade de mudar. Pode não corresponder às tuas expectativas ou apercebes-te que não te vês a fazer aquilo ao longo de toda a tua vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...