Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Vítor Gaspar e Paulo Portas batem com a porta

Publicações recomendadas

Que p*ta de palhaçada. Não têm mesmo vergonha na cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem tenho palavras para a palhaçada total a que isto chegou.

Qualquer ponta de legitimidade que este governo tinha pela maioria na Assembleia acabou de ir pelo cano abaixo.

E a múmia calado, só a rezar para que não lhe partam a cristaleira.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sou a favor da violência mas começo mesmo a achar que só qualquer coisa muito (ênfase no muito) extrema (ênfase no extrema) é que pode mudar a mentalidade dentro do governo/politica neste pais.

Acho que falta uma boa dose de medo aos nossos políticos.

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o Portas fica com controlo sobre os assuntos económicos, fica responsável pela Reforma do Estado e das negociações com a troika... Pergunta, para que serve o Passos?

Compartilhar este post

Link para o post

Segunda-feira vou dizer ao meu patrão que me demito. Pode ser que ele me promova.

Compartilhar este post

Link para o post

Segunda-feira vou dizer ao meu patrão que me demito. Pode ser que ele me promova.

Depois dá feedback.

Compartilhar este post

Link para o post

Após uma análise afincada que fiz ao que se passou durante esta semana, lendo e observando boa parte dos comentários e análises produzidos e da intervenção política, em particular por parte da oposição e dos parceiros sociais, cheguei a uma triste conclusão: a instabilidade governativa suscitada pela demissão do Portas teve um efeito de cortina de fumo sobre o facto mais significativo e importante da semana. A demissão do Vítor Gaspar e a sua carta de demissão.

Alguém imagina que um acontecimento dessa importância tivesse passado tão despercebido num ambiente político menos conturbado? Hoje não faltariam análises e comentários inflamados de comentadores de política, economia e finanças mais ou menos profissionais; não faltariam elementos da oposição a exigir eleições antecipadas motivados pela demissão do Ministro das Finanças; não faltariam sindicados e associações patronais a dissertar sobre o falhanço da austeridade; não faltariam declarações dos nossos parceiros europeus, de representantes da troika, dos bancos internacionais, das agências de notação, dos "mercados"...

É que a demissão do Gaspar e o seu reconhecimento, por escrito, que a política de austeridade se revelou um falhanço mereciam muito mais estudo e análise. O principal ideólogo e impulsionador dessa política em Portugal gritou bem alto: NÃO RESULTOU!!!! HÁ QUE FAZER DE OUTRA FORMA!!!!

Mas nada disso se passou. Se eu fosse um maluquinho das teorias da conspiração diria que a demissão do Portas e tudo o que se seguiu não passou de uma encenação para criar um facto político que abafasse, na medida do possível, os efeitos da demissão do Gaspar. Uma maquinação conduzida por quem ainda tem muito a ganhar com a manutenção desta política suicida para o país em que já nem o próprio Gaspar acredita. Não acredito que tenha sido algo premeditado. Mas que teve esse efeito lá isso teve. Ao pensar sobre este assunto só me lembrava de quem dá murros na parede com vista a aliviar uma dor de dentes. Produzir uma dor mais intensa, porém controlável, para iludir o cérebro que nos tortura.

Compartilhar este post

Link para o post

É que a demissão do Gaspar e o seu reconhecimento, por escrito, que a política de austeridade se revelou um falhanço mereciam muito mais estudo e análise. O principal ideólogo e impulsionador dessa política em Portugal gritou bem alto: NÃO RESULTOU!!!! HÁ QUE FAZER DE OUTRA FORMA!!!!

Só para ter a certeza, por "reconhecimento que a política de austeridade se revelou um falhanço", estás a falar da parte em que ele diz algo como "é preciso uma rápida transição para a fase do investimento"?

Compartilhar este post

Link para o post

Só para ter a certeza, por "reconhecimento que a política de austeridade se revelou um falhanço", estás a falar da parte em que ele diz algo como "é preciso uma rápida transição para a fase do investimento"?

Estou a falar da parte em que ele diz que os limites originais do programa para o défice e a dívida em 2012 e 2013 não foram cumpridos. Da parte em que ele diz que houve uma queda muito substancial da procura interna que provocou uma forte quebra nas receitas tributárias. Da parte em que ele diz que os desequilíbrios estruturais e institucionais que determinaram a crise orçamental e financeira persistiram. Que o nível de desemprego e desemprego jovem são muito graves.

Essa rápida transição para a fase do investimento é o corolário lógico da sua avaliação. A austeridade não resultou. As metas não foram cumpridas e os indicadores macro-económicos pioraram. Há que mudar rapidamente de política para tentar salvar ainda alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto foi uma autêntica volta de 360º, tanto se alterou que as coisas acabaram por ficar iguais.

Vítor Gaspar já apresentava bastantes sinais de desgaste, fruto das várias previsões que falhou (ele chegou a acertar alguma?), bem como do desgaste da sua reputação a nível público. Além disso, Vítor nunca foi um político, sempre foi um técnico, um homem de gabinete, e não tinha o mesmo jogo de cintura, leia-se descaramento, que outros têm e, como tal, acabou por bater com a porta. Já tinham vindo a lume os anteriores pedidos de demissão, desta vez esse pedido foi aceite e o "pai" da austeridade em Portugal acabou por sair. Os portugueses não vão ter saudades do ex-Ministro das Finanças, quer das suas políticas, quer do seu discurso lento, arrastado e monocórdico. Confesso que, pessoalmente, me mete bastante impressão como este sr. nunca teve a preocupação de ir para o terreno, com o intuito de observar as consequências do seu trabalho ou pior, como nunca ousou colocar em causa os sucessivos erros que a sua cartilha possuía. Os erros estão e estavam à vista de todos, estranho é que nunca se tenha pensado em mudar o rumo.

A saída de Portas não se prende, somente, com a nomeação de Maria Luís Albuquerque, isso foi a justificação dada, mas o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros já vinha dando indicações, nos seus discursos que, mais dia menos dia, se poderia demitir e deixar cair o Governo. A nomeação da nova ministra foi a desculpa perfeita, pensou Paulo, porque iria sair por cima, ele queria crescimento e a adoção de outras políticas, Passos nomeava uma pessoa ligada a Gaspar, logo ligada à continuidade, e que tinha cometido uma argolada gigantesca no caso dos Swaps. Noutros tempos, este golpe teria sido, do ponto de vista político, genial, mas o tiro saiu, a Paulo, pela culatra. Então, qual sagaz político, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros voltou a abrir a porta para o seu regresso, sim, porque os efeitos da sua demissão tiveram consequências imediatas, Portas foi apelidado, entre outras coisas, de irresponsável e de não ter sentido de estado, etc. Se fossemos para eleições, o CDS-PP iria ter uma queda descomunal e iria ser atacado de todos os flancos políticos em Portugal. Paulo foi a tempo de emendar o erro, mas as suas consequências já estavam à vista. Todavia, viu os seus poderes bastante alargados e, neste momento, arrisco-me a dizer que é ele o Primeiro-Ministro, porque está a tratar de dossiers bastante importantes e que podem influenciar, inequivocamente, os destinos do País. Tudo isto à conta de Passos Coelho, claro, porque este nunca colocou a hipótese de o Governo cair, logo "abriu os cordões à bolsa" e fez todas as vontades a Portas. Paulo cometeu um inequívoco erro, iria sofrer as suas inequívocas consequências, mas foi inequivocamente rápido a emendar o seu lapso. Vamos lá ver se não foi tarde demais. Foram demasiados equívocos para o segundo parceiro da coligação que gere Portugal.

A entrada no Governo de Maria Luís Albuquerque, a Professora de Pedro, é só mais um, dos muitos erros, que este Governo cometeu. Esta sra. mentiu numa Comissão Parlamentar sobre as Swaps, assinou contratos Swap enquanto esteve na REFER, entre outros aspetos. Nem tudo é mau, parece que estamos a entrar numa cultura de meritocracia, mas estamos a implementá-la da forma errada. Quem omite deve ser punido e a saída desta sra. do Governo devia ter sido a decisão tomada, mas acabou por ser promovida à sucessora de Vítor. Esperemos que o seu domínio do Microsoft Office seja melhor e que as suas capacidades de previsão (ou adivinhação) sejam melhores, porque se não, de que nos adiantou mudar? Para ficarmos iguais ou piores?

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

[media]http://www.youtube.c...h?v=JyMd_qGgv4s[/medi

Para a malta do assunto: Tem havido bastante gente a pegar com o que este indivíduo disse. Tem alguma ponta de verdade, ou é só mais um incendiário a tentar vender o seu peixe?

Basta pensar um bocadinho para perceber isso. Em tempos de crise gravíssima os bancos e mais as mega-empresas do costume continuam a apresentar lucros obscenos. É sabido que os preços que pagamos pela luz, comunicações e combustíveis são completamente absurdos considerando a realidade do país- não só a de agora- e não mostram tendência para baixar.

O exemplo do BPN é perfeito para ilustrar a forma como os corruptos endinheirados usam o Estado e, por consequência, todo o país, para especular com índices de risco nulos e assim continuarem a enriquecer à custa daqueles que continuam a empobrecer.

E desconfia de quem contesta o que foi dito nesse vídeo...

Compartilhar este post

Link para o post

Isto no fundo foi uma forma de por o Alvaro Santos Pereira de fora, mas ele vai dar com a boca no trombone.

Compartilhar este post

Link para o post

No primeiro post sobre o Paulo Portas que fiz neste tópico eu dizia que ele tinha feito uma jogada extrema. Que foi all-in. Que meteu todas as fichas em jogo. E que ou lhe saía o Jackpot ou terminava a sua carreira política. Olhando para a última semana não consigo afastar da ideia a semelhança com os 10 primeiros segundos deste vídeo:

:mrgreen:

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...