Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Vítor Gaspar e Paulo Portas batem com a porta

Publicações recomendadas

Agora a direçao do PP mandatou o Portas para negociar a coligaçao...

Aposto na seguinte consequencia:

Portas sai na mesma

Coligaçao continua- novos ministros das finaças e negocios estrageiros, figuras proximas do PP ou que apoiem um rumo diferente

Passos e restante governo, apertados pelo all in do Portas, mudam o rumo

Se correr bem... Portas novo heroi nacional :lol:

Se correr mal... Portas diz que fez tudo o que podia e sai de cabeça erguida daqui a 1 anito ou menos.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Portas é burro nenhum para sacudir a água do capote.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão, a saida do FMI / Troika de Portugal significa a nossa saida do Euro? Acho 1 bocado absurdo eles andarem aqui a governar o nosso pais. Deveriam sim, emprestando-nos dinheiro, colocar metas para o seu pagamento, mas a forma como isso seria atingido deveria ser nossa responsabilidade.

Praticamente sim, basicamente mandavas os teus parceiros europeus pastar, depois tinhas a questao do financiamento e das dividas, nao pagavas-»Default»Empurrados para fora do Euro para tentar que o contagio seja estancado.

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente sim, basicamente mandavas os teus parceiros europeus pastar, depois tinhas a questao do financiamento e das dividas, nao pagavas-»Default»Empurrados para fora do Euro para tentar que o contagio seja estancado.

Mas isso não iria fazer as outras economias extremamente fragilizadas irem atrás?

Compartilhar este post

Link para o post

[Pergunto me, a queda do Governo que vantagem nos traz como país? Quem for eleito em seguida pouco mais fará do que é feito, só concebo a queda do governo numa de puniçao, o que concordo, mas é um prazer vão para toda a m*rda que ia trazer.

Somos governados do exterior, a unica questao que podia mudar era a cara do "regente" escolhido pelos tugas, tudo o resto é nos relativamente imposto, a menos que as eleiçoes fossem ganhas por PCP ou BE que é tao provavel como eu ganhar o Euromilhoes sem jogar, eleiçao só iriam trazer ainda mais confusao sem trazer beneficios á situaçao em si...

Porque é que não fazes a pergunta de outra maneira? Que vantagem nos traz como país a continuidade deste Governo preso por arames e que nem sequer tem apoio no seio dos próprios partidos da coligação? O Portas demissionário, a Cristas e o Mota Soares com os lugares à disposição do partido, instabilidade política permanente... Mesmo que o Portas dê uma cambalhota histórica (coisa que eu considerava impensável ontem mas que hoje já considero dado o estado de surrealidade a que isto chegou) quem consegue adivinhar o que sucederá e quando sucederá a sua próxima birra?

A queda do Governo, pelo menos, trar-nos-ia uma clarificação democrática em eleições. Mesmo com todos os seus defeitos, todos por aqui e na comunicação social em geral, admitem que o PS e António José Seguro ganhariam umas eventuais eleições antecipadas. Isso quer dizer o quê? Que toda a gente tem consciência que o país já não está com o Governo que elegeu há 2 anos. E um Governo que não tem o país consigo faz mais mal do que bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que não fazes a pergunta de outra maneira? Que vantagem nos traz como país a continuidade deste Governo preso por arames e que nem sequer tem apoio no seio dos próprios partidos da coligação? O Portas demissionário, a Cristas e o Mota Soares com os lugares à disposição do partido, instabilidade política permanente... Mesmo que o Portas dê uma cambalhota histórica (coisa que eu considerava impensável ontem mas que hoje já considero dado o estado de surrealidade a que isto chegou) quem consegue adivinhar o que sucederá e quando sucederá a sua próxima birra?

A queda do Governo, pelo menos, trar-nos-ia uma clarificação democrática em eleições. Mesmo com todos os seus defeitos, todos por aqui e na comunicação social em geral, admitem que o PS e António José Seguro ganhariam umas eventuais eleições antecipadas. Isso quer dizer o quê? Que toda a gente tem consciência que o país já não está com o Governo que elegeu há 2 anos. E um Governo que não tem o país consigo faz mais mal do que bem...

O meu problema prende-se mais com o que pode acontecer externamente até ás eleiçoes, as consequencias que podem vir para o nosso "plano de ajustamento" e para o apoio que, mto ou pouco os nosso parceiro europeus ainda nos dão.

Esta brincadeira era a diferença entre nós e os loucos dos gregos, agora, passamos a ser tmb, os loucos dos portugueses.

Mas isso não iria fazer as outras economias extremamente fragilizadas irem atrás?

Depende de como fosse estancada a "hemorragia" mas todas as voltas dadas, voltariamos a finais de 2011, basicamente tudo oque aconteceu entretanto ia pela janela, as descidas das taxas de juro (sim, com mao do BCE, bem sei) a facilidade de nos financiarmos, a opiniao dos nossos parceiros europeus, a colagem mais ou menos bem sucedida á Irlanda e o afastamento da situaçao grega... tudo isso se esfuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que muita gente não gosta, mas que saudades de termos um Sampaio para arrumar a casa...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Qual é a posição do PCP sobre o Euro?

da última vez que me recordo, e num cenário de governo:

1) referendo sobre a permanência na Zona Euro e na União Europeia;

2) caso o referendo vote favoravelmente à saída do Euro/UE, teria de ser encontrada uma solução em conjunto com as entidades europeias para que se minimizassem as consequências negativas a curto-prazo.

Se isto é complicado? É, mas governar um país nunca é pêra doce.

Compartilhar este post

Link para o post

E parece-me que com eleições ou sem elas, e mesmo que a cambalhota seja total, o governo está a prazo (leia-se autárquicas/OE 2014) e não me parece que escapemos a 2º resgate.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que muita gente não gosta, mas que saudades de termos um Sampaio para arrumar a casa...

O gajo que enfiou o Santana Lopes para deteriorar a imagem do PSD enquanto o Sócrates se preparava para o assalto ao Governo? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim próprio, a minha grande questão é saber como seriam as posições e o plano dos partidos que apoiam a saída do FMI de Portugal, que parecem ser o BE e o PCP, dentro dos partidos parlamentares. Não sei se já está "pensado" e já existe uma estratégia, um plano por partes deste governo ou se simplesmente está usado como populismo e não se pensou bem nisso porque prevêem que nunca vai acontecer, mas era importante saber.

É importante saber por exemplo se a saída do FMI significa também da troika e da UE, é preciso ver qual seria a posição que teríamos relativamente a uma default à dívida, e como se reagiria ao impacto inicial dessa saída, que é inevitável.

Há que ter em conta, usando por exemplo a Argentina como comparação, que temos uma percentagem de dívida que pertence a credores portuguesas muitíssimo menor que no caso deles, estamos claramente pior que eles no que toca a conseguir aproveitar o que é Nacional e em certas recursos não nos conseguimos autosustentar-mo-nos (temos um país cheio de recursos naturais e uma costa de invejar), apesar de uma saída da UE livrar-nos de alguns regulamentos absurdos que a UE tem. Também não temos uma moeda nossa e fomos um país da UE e do Euro durante anos e anos, o que torna esse choque muito maior em comparação. Além disso, o FTA que deve vir a acontecer entre os USA e UE, saindo nós da UE, iria isolar-nos bastante do panorama económico, muito mais do que o isolamento que iríamos sofrer só por sair da UE.

Não é claramente uma decisão fácil de tomar e tem de ser bem pensada. Se calhar o ideal seria simplesmente negociar o final das imposições da UE, BCE e FMI, sendo a do FMI muito mais fácil de finalizar, e sermos nós a gerir o país finalmente. A taxa de juros subiria, a confiança dos mercados seria menor, mas prefiro mil vezes arriscar por aí do que continuar a ser "gerido" por uma instituição que do que eu conheço, até hoje só fez m*rda nos países em crise por onde passou e piorou a situação.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo que enfiou o Santana Lopes para deteriorar a imagem do PSD enquanto o Sócrates se preparava para o assalto ao Governo? :-k

O gajo que permitiu ao PSD meter o tipo que queriam, dado que havia uma maioria, e depois de seis meses de disparates enormes limpou a casa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele, que segundo o próprio, decidiu que era tempo de dizer basta, quando um taxista lhe pediu "por favor Sr Presidente, livre-nos deste governo" enquanto fazia jogging na avenida da liberdade?

Com razão ou não, é um curioso processo de decisão.

Editado por Liam

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tinha ouvido essa história. :lol:

Mas era momento de dizer basta. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

este regabofe só é possível pq as 3 forças, que estão no poder, só se preocupam em se governar e não em nos governar.

Compartilhar este post

Link para o post

assumindo que mandamos a troika apanhar no traseiro, o caminho está traçado, seja contra ou a favor, é fora do Euro.

Não creio.

Uma saída do Euro provavelmente, nos primeiros tempos, seria muito complicada. O nível geral dos preços poderia subir bastante. Contudo, com a liberdade que teríamos para definir a política monetária isso poderia ser atenuado.

Uma saída do Euro, a menos que fosse coordenada (e muito bem coordenada), seria coisa para nos meter ainda pior durante uns bons 10/15 anos.

da última vez que me recordo, e num cenário de governo:

1) referendo sobre a permanência na Zona Euro e na União Europeia;

2) caso o referendo vote favoravelmente à saída do Euro/UE, teria de ser encontrada uma solução em conjunto com as entidades europeias para que se minimizassem as consequências negativas a curto-prazo.

Se isto é complicado? É, mas governar um país nunca é pêra doce.

:fixe:

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Uma saída do Euro, a menos que fosse coordenada (e muito bem coordenada), seria coisa para nos meter ainda pior durante uns bons 10/15 anos.

Sim, concordo completamente. Mas a existir duvido que seja muito bem coordenada.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele momento em que eu conto a uma amiga turca o que se está a passar em Portugal, ela me pergunta se o povo não reage e eu lhe respondo... com silêncio. Ela deve achar absolutamente ridículo que os portugueses assistam a isto praticamente impávidos e serenos.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem e houve hoje. Agora obviamente que para quem está habituado a ver milhões na rua há dois anos não seja nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de sair do Euro é mesmo uma possibilidade? Só de me lembrar da confusão nas conversões quando mudámos em 2002(?)... e muitos velhotes ainda falam em escudos!

Bah, era uma treta. Mas se for o melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele momento em que eu conto a uma amiga turca o que se está a passar em Portugal, ela me pergunta se o povo não reage e eu lhe respondo... com silêncio. Ela deve achar absolutamente ridículo que os portugueses assistam a isto praticamente impávidos e serenos.

Se for para ser como em outros países (se calhar como o dela), com otários a mandar cenas à polícia e isso, mais vale assistir a isto em casa. E eu não falo por toda a gente, mas já reagi e não precisei de fazer um escândalo para aparecer na TV. Existem várias formas de nos manifestarmos.

Na minha opinião, o cenário menos grave é aquele em que se o PPC arranja um substituto para o Paulo Portas (é uma péssima ideia querer manter ministros em funções quando já manifestaram vontade no passado de sair), e acreditar que ainda vamos a tempo de evitar um segundo resgate. Em todos os outros cenários vejo o segundo resgate como um dado adquirido.

Compartilhar este post

Link para o post

só para dizer que tem amigas turcas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de sair do Euro é mesmo uma possibilidade? Só de me lembrar da confusão nas conversões quando mudámos em 2002(?)... e muitos velhotes ainda falam em escudos!

Não, não é.

Só um louco alheado do mundo defende isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fosse esse o grande problema, habituar-mo-nos ao câmbio, era já! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...