Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Já jogámos melhor futebol em alguns jogos com o Jardim do que em qualquer jogo com o Domingos. Além disso, o Jardim organiza melhor uma equipa.

Mas sim, em alguns aspectos começa a ser isso.

Compartilhar este post

Link para o post

E para o ano precisamos de muito mais profundidade no plantel. Hoje não tínhamos suplente para o Slimani e andamos com o Magrão a titular, com o Vítor e um da B no banco. Para não falar de alternativas nas laterais, porque ter o Piris para os dois lados não vai dar. Para o ano, o ritmo competitivo será muito mais exigente e há que começar a pensar em soluções. Tragam da B, comprem, mas tragam alternativas válidas aos titulares.

E com essa necessidade tendo que ser cumprida, o William ou o Patrício irão sair. Provavelmente o primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

O lol deve ser para concordar com ele. O Rojo falhou 4 ou 5 passes só na 1ª parte. Mas desta vez dou-lhe o desconto porque à frente dele estava o Magrão, que raramente lhe deu linhas de passe, e porque atrás esteve impecável.

o rojo foi o jogador melhor % de passes acertados superando o William. Foi 94% acho.

Compartilhar este post

Link para o post

No dia que o Sporting perder nem quero imaginar o "eu bem disse/avisei" que por aqui vai haver :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Epa que nervos até ao final do jogo.

Em jeito de resumo: Não jogámos nada.

Entrámos com ganas e tentar alcançar o golo nos primeiros minutos. A partir daí, as nossas acções ofensivas eram...cruzamentos. Gostava de ver as estatísticas, e perceber qual o número de cruzamentos efectuados. Surreal.

Colocar o Magrão naquela posição quando temos Vítor, não percebo. Há malta que tem elogiado o Magrão, mas sinceramente não me convenceu. Fisicamente é fortíssimo, faz um pressing forte e no choque é complicado passar por ele. Mas com bola é algo limitado, especialmente na leitura do jogo. Baixa a cabeça e arranca por aí acima... se tivesse mais inteligência a jogar, podia de facto ser um médio de grande qualidade. Assim é um jogador mediano.

As substituições também foram engraçadas, e o melhor: assobios ao Carrilo! É verdade que o rapaz não estava a jogar bem na 2ª parte, mas na 1ª quem é que desequilibrou? As jogadas de perigo foram criadas por quem ? No último jogo o Montero já começou a levar nas orelhas, não percebo. Ás vezes não merecemos ter jogadores desta qualidade fdx, e só depois de estarem longe é que começamos a dar valor.

Salientar mais um jogo fantástico do WC, o que já é habitual. Dificilmente fica por cá no final da época, é demasiada qualidade num jogador com esta idade. Além disso, está a evoluir em todos os capítulos. Muita gente fala na melhoria defensiva, mas para mim o à vontade com que ele ataca os adversários no 1x1 é que salta à vista. No inicio da época jogava simples com medo de errar, agora tanto faz uma abertura como 1x1, um verdadeiro box-to-box. Faltam apenas os golos.

O LJ tem andado a decidir mal, e este futebol apresentado quando comparado ao inicio da época :s Tínhamos identidade, filosofia de jogo, e de repente aquilo que era plano B passou para dentro do plano A. O Slimani não vai resolver os jogos todos, portanto espero que as coisas acalmem e consigamos voltar um pouco ao nosso sistema inicial. Há jogadores a ser "queimados" com este estilo de jogo (AM por exemplo), e o rendimento global tem sido bem inferior.

PS: Mais um erro do Patrício. É complicado falar dele depois as ultimas 2 épocas, mas tem estado algo displicente e nervoso. É óbvio que o facto da equipa não estar bem influencie o seu rendimento, mas ele é dos mais experientes,, tem de mostrar confiança.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A nossa dupla de centrais é tao underrated, enfim

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso acho que hoje, finalmente, percebi porque é que o Jardim não conta com o André para 8. É por causa da estampa física. O que faz sentido, para uma equipa que joga um futebol arcaico, e que é estúpido, para um grande que devia querer jogar futebol.

Bem... eu até aceito haja a ambição de querer um futebol que agrade nos jogos todos, mas estas insistentes críticas absurdas ao treinador começam só a ficar ridículas, Poeira.

Eu ainda fui ao tópico do jogo, e confesso que não vi qualquer frase elogiosa tua para com o LJ. É tudo santo mérito dos jogadores e... sorte? Parece que é tudo por tudo acaso, e que o homem não sabe o que está a fazer.

Quer dizer, uma coisa é não concordar com certas opções técnicas, outra, muito diferente, é criar e alimentar ódios de estimação. Portanto, estamos com 3 vitórias consecutivas(todas sendo inteiramente merecidas), e só porque a equipa não joga "à Barça"(e perdoa-me pegar nisto outra vez, Refutador), e de se optar por jogadores 'inpopulares', o homem é uma besta.

É que nunca é demais dizer-se que estamos a fazer uma autêntica proeza, com o plantel mais low-cost de que há memória. Que estamos a atingir, confortavelmente, o objectivo da época 2013-2014, que é o de ficar em 3º lugar, garantindo acesso ao play-off da UCL. Quem te ouve falar, deve pensar que isto é o Sporting da época passada, mas que desata a ganhar jogos por sorte, ou... sei lá como é que justificas o sucesso da equipa...

Não vejo elogios nenhuns ao homem. Chamou Carrillo e Mané para titulares, mas continua uma besta, porque pôs o Magrão. Depois, porque não o tirou, tbm não sabe mexer na equipa... isto é uma posição que me faz uma confusão danada.

Eu tbm fiquei surpreendido por ele ter dito, na FI, que o Magrão provou que é um jogador de qualidade, e que fez um grande jogo. Não podia discordar mais. Mas, na minha humildade, só me resta, pelo menos, tentar compreender alguém que tem tido este sucesso todo.

Se calhar isto não tem sido tudo sorte, não sei... Eu, muito honestamente, sinto que pouco mais pode ser exigível do LJ. 'Disfarçar' este sucesso com o facto de ter opções dúbias, de a equipa não apresentar grande nota artística, e de possivelmente não estar a tirar o melhor partido de um ou dois jogadores, parece-me assim um bocado injusto, especialmente contextualizando a época em questão.

Mas enfim.

/rant over

Compartilhar este post

Link para o post

Subscrevo o Poeira. E tenho muito medo do que ai vem. O Jardim é bastante curto mas não tou a ver o BdC a troca-lo por alguem melhor. Há certos aspetos do jogo que simplesmente não se percebem as opções que o treinador toma.

Fica a nota+ para o William. É ve-lo a dar o salto no verão.

Compartilhar este post

Link para o post

Só profetas da desgraça. Parece que estão à espera a todo o instante que a equipa falhe para ter o prazer de dizer "eu avisei". Por isso é que cada vez as pessoas (falo por mim) vão tendo menos vontade de comentar aqui qualquer coisa. É só entendidos em futebol, depois é jogadores que por muitas boas exibições que façam serão sempre patinhos feios (Rojo, por exemplo) e outros que não andam a jogar um piroco (André Martins) que têm desculpa porque o sistema de jogo não favorece as suas qualidades, claro.

Agora antes que venha aí a armada toda, vou-me embora. Beijinhos, boa noite e viva o Sporting! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Só profetas da desgraça. Parece que estão à espera a todo o instante que a equipa falhe para ter o prazer de dizer "eu avisei". Por isso é que cada vez as pessoas (falo por mim) vão tendo menos vontade de comentar aqui qualquer coisa. É só entendidos em futebol, depois é jogadores que por muitas boas exibições que façam serão sempre patinhos feios (Rojo, por exemplo) e outros que não andam a jogar um piroco (André Martins) que têm desculpa porque o sistema de jogo não favorece as suas qualidades, claro.

Agora antes que venha aí a armada toda, vou-me embora. Beijinhos, boa noite e viva o Sporting! :)

Faz boa viagem.

PS: Dos meus jogadores preferidos é o André Martins e um dos maiores erros do Jardim é com a gestão do próprio AM.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... eu até aceito haja a ambição de querer um futebol que agrade nos jogos todos, mas estas insistentes críticas absurdas ao treinador começam só a ficar ridículas, Poeira.

Eu ainda fui ao tópico do jogo, e confesso que não vi qualquer frase elogiosa tua para com o LJ. É tudo santo mérito dos jogadores e... sorte? Parece que é tudo por tudo acaso, e que o homem não sabe o que está a fazer.

Quer dizer, uma coisa é não concordar com certas opções técnicas, outra, muito diferente, é criar e alimentar ódios de estimação. Portanto, estamos com 3 vitórias consecutivas(todas sendo inteiramente merecidas), e só porque a equipa não joga "à Barça"(e perdoa-me pegar nisto outra vez, Refutador), e de se optar por jogadores 'inpopulares', o homem é uma besta.

É que nunca é demais dizer-se que estamos a fazer uma autêntica proeza, com o plantel mais low-cost de que há memória. Que estamos a atingir, confortavelmente, o objectivo da época 2013-2014, que é o de ficar em 3º lugar, garantindo acesso ao play-off da UCL. Quem te ouve falar, deve pensar que isto é o Sporting da época passada, mas que desata a ganhar jogos por sorte, ou... sei lá como é que justificas o sucesso da equipa...

Não vejo elogios nenhuns ao homem. Chamou Carrillo e Mané para titulares, mas continua uma besta, porque pôs o Magrão. Depois, porque não o tirou, tbm não sabe mexer na equipa... isto é uma posição que me faz uma confusão danada.

Eu tbm fiquei surpreendido por ele ter dito, na FI, que o Magrão provou que é um jogador de qualidade, e que fez um grande jogo. Não podia discordar mais. Mas, na minha humildade, só me resta, pelo menos, tentar compreender alguém que tem tido este sucesso todo.

Se calhar isto não tem sido tudo sorte, não sei... Eu, muito honestamente, sinto que pouco mais pode ser exigível do LJ. 'Disfarçar' este sucesso com o facto de ter opções dúbias, de a equipa não apresentar grande nota artística, e de possivelmente não estar a tirar o melhor partido de um ou dois jogadores, parece-me assim um bocado injusto, especialmente contextualizando a época em questão.

Mas enfim.

/rant over

O que tu não percebes, é que não é necessário "jogar à Barcelona" para jogar bem. E jogar bem é coisa que não temos feito. A equipa tem jogado, maioritariamente com o coração. Temos ganho, é verdade, mas o processo para chegar à vitória(ou seja, como jogamos) tem sido cada vez pior. Porque cada vez mais se recorre ao cruzamento, e as jogadas são cada vez menos trabalhadas. Temos ganho, poder-me-ás dizer, e com razão. Mas o que o Poeira tem criticado, é exatamente que, a jogar assim, a aura do Slimani não vai durar para sempre. O futebol apresentado no início de época, também não tinha uma grande "nota artística". Mas era bom. Porque era mais organizado, com a equipa, mesmo jogando com processos simples, a trabalhar mais o seu futebol e a criar mais e, acima de tudo, melhores situações de golo.

Ou seja, as coisas têm cada vez mais dependido de 2 fatores, a saber, individualidades e acaso, e não acho viável confiar em nenhum deles(não temos propriamente o plantel do Benfica). No início, o coletivo era mais hábil a resolver os problemas do que tem sido atualmente, e isso preocupa-me. Apesar de reconhecer as condicionantes que existem.

E eu não estou a exigir resultados ao Jardim, longe disso. Apenas esperava que, neste momento, a equipa jogasse melhor do que joga agora(não, nada de "jogar à Barcelona" nem de "nota artística"). Não invalida que esteja a fazer um bom trabalho até agora, claro, mas há problemas, não vale a pena escondermo-nos deles por causa dos resultados.

E para concluir, o Poeira não tem nenhum hate ao LJ, e não é por criticá-lo agora que passa a ter. Toma lá um quote de um post dele(a 15 de Dezembro).

É a competência personificada.

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, vocês exageram de crl em tudo.

Ou é porque alguém critica e não apresenta o seu ponto de vista, ou quando apresenta é profeta da desgraça e depois ainda são capazes de dar a dica do vir a armada aí.

E o Poeira ainda tem sido coerente com a sua opinião, justificando sempre a mesma.

Eu concordo com ele, aquilo que temos feito é curto, muito curto para o trabalho que o Jardim sabe fazer.

E bem sei que temos um plantel low-cost, grandes limitações e etc, etc mas temos estado muito abaixo daquilo que somos capazes.

Estamos menos esclarecidos, menos organizados, menos perspicazes, menos confortáveis com a bola, e apesar do plantel ser um factor importante, isso é algo do qual o Jardim tem de saber recuperar.

Para o pessoal ter uma pequena noção, em 2014 o Sporting em 9 jogos, só em dois ganhou por mais de um golo (Marítimo e Penafiel para a Taça da Liga).

Não se trata de ser profeta da desgraça, mas reconhecer que algo está mal e que o Jardim tem de saber dar a volta a isso.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Votei no Rojo, só para que conste.

E ainda temos o Dier no banco. Um luxo!

Compartilhar este post

Link para o post

o rojo foi o jogador melhor % de passes acertados superando o William. Foi 94% acho.

Os 6% que errou foram aqueles que arriscou mais verticais, provavelmente. Mas isso nem me interessa muito hoje. Além de ter feito um jogão defensivamente, quando tinha a bola, o Magrão, que era o médio mais próximo dele, nunca lhe dava linhas de passe. Assim é difícil.

É a 2ª melhor do campeonato. O que não quer dizer que não pudesse ser melhor.

Mas enfim.

/rant over

Quando o argelino do costume estiver em dia não e as nossas fragilidades forem expostas (porque elas existem), vai saltar tudo da toca. Ou então vão dizer que já muito o homem fez, que fez um milagre e que a matéria-prima não dá para mais. Tudo errado. Pode fazer mais, não está a fazer nenhum milagre (pelo menos para mim, que acho que o Sporting tem obrigação de limpar a grande maioria dos jogos contra os "pequenos" e tem a obrigação de fazer top-3, seja em que circunstâncias for) e tem matéria-prima para fazer mais. Agora, não sei é se a matéria-prima que existe é daquela que ele gosta. E isso é que está a tornar a coisa tremida.

Eu já o elogiei bastante no início da época, quando via uma equipa bem organizada em todos os momentos do jogo, a jogar um futebol relativamente fluído e a conseguir criar oportunidades sem recorrer apenas ao chutão para a área (porque ultimamente já nem se procura cruzar com critério, é mesmo lá para cima e o Slimani que corra para onde ela vai cair). Agora não o elogio, e espero estar muito enganado, mas duvido que tão cedo o faça, porque me parece que agora sim, ele está na sua praia, com este futebol que se baseia, basicamente, na raça e no querer dos que estão lá dentro. Ah, e no William, que neste momento é meia equipa.

Também não o vou elogiar por colocar a jogar os melhores. Há vários jogos que se percebeu que os 2 melhores extremos do Sporting, com alguma distância dos outros, são aqueles que jogaram hoje. De resto, eu compreendo-o perfeitamente. É um treinador ultra-resultadista, ainda mais do que aquilo que eu achava. Só que o problema desses treinadores é que por vezes tendem a exagerar e quase a atropelar um mínimo de futebol bem jogado (e por favor, aqui estou longe, muito longe de me estar a referir a algum tipo de tiki-taka ou de algo do género) em busca do resultado, a todo o custo. E isso por vezes dá mau resultado. Ainda não deu muitas vezes esta época porque internamente só há 3 adversários de qualidade: Porto, Benfica e Estoril. Mas na próxima época, na Europa, isto tem tudo para dar mau resultado.

Já o disse aqui, mas vou repetir, para não passar por aquele que é do contra: eu confio totalmente no Jardim e acredito que ele pode levar o Sporting a ganhar títulos. E sou o primeiro a dizer que ele merece, na próxima época, um plantel com mais algumas opções de qualidade, para poder aumentar a qualidade do nosso futebol. Agora, se ele, tal como toda a estrutura do nosso futebol, não for evoluindo ao longo do tempo e não se tornar melhor treinador, então tenho dúvidas de que seja o indicado para nós no futuro.

As pessoas querem vitórias. Só não lhes interessa é como lá chegar. Depois espantam-se quando elas começam a não aparecer.

De resto, começo a notar um padrão preocupante: é que, depois de se assistir a isso com o Bruno, começa-se a assistir também a um anuimento semelhante com o Jardim. Não importa o que faça, não importa quem coloque a jogar, não importa como a equipa joga. Desde que consiga os 3 pontos, é o maior. Mas depois, são as mesmas pessoas que conseguem criticar jogadores que gostam de fazer correr a bola em vez de correrem eles, são as mesmas pessoas que vão para o estádio afinar o assobio aos 3 minutos de jogo para o melhor extremo do Sporting, são as mesmas pessoas que cruxificam um miúdo por jogar mal quando este joga fora de posição num derby, são as mesmas pessoas que já começam também a afinar o assobio para o melhor jogador do ataque do Sporting e um dos maiores achados dos últimos anos...

E claro, são também as pessoas que deliram com o salvador argelino, que defendem o "extremo mais produtivo/útil do Sporting", que aplaudem fortemente o espanhol que de objectivo traz menos que 0 para o jogo, que dizem que temos um lateral direito brutal, etc. Podia continuar mas acho que se percebe a ideia.

E a ideia é: também dentro de campo, a malta está escaldada dos últimos anos. Está com medo. Treme toda quando se vê em desvantagem. E portanto, acima de tudo, quer é ver jogadores com raça, atitude, vontade de comer a relva, fortes, altos e espadaúdos. Até podemos perder, mas têm de dar tudo lá dentro, para não serem acusados de falta de vontade. Porque isso aconteceu bastante no nosso passado recente. Estamos a levar isto para o lado emocional, e apenas para o lado emocional. Isso é bem audível, aliás, vindo das bancadas. Pelo contrário, aqueles jogadores que fazem o seu trabalho e que até gostam de ter a bola são postos de parte e marginalizados. Safa-se o William. Mas tenho quase a certeza que mesmo esse, se tivesse 1,75m e não fosse tão forte fisicamente, também já tinha levado com fortes assobios.

Na minha modesta opinião, estamos a começar a construir um castelo de cartas, ao levar tudo apenas para o lado emocional, e deixando de parte o lado racional. É mau e é perigoso fazê-lo. Há que ter sempre espírito crítico, porque só assim é que podemos evoluir. Ainda estamos bem no início, e ainda vamos muito a tempo de corrigir alguns aspectos menos bons, e de mudar isso. Convém é que a malta saia um pouco do rebanho. Porque remar todos para o mesmo lado é uma coisa. Remar todos para o mesmo lado de olhos fechados é outra bem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou cada vez mais um resultadista, mas também não sou cego nenhum para reconhecer que os resultados também só aparecem com processos e com uma evolução sustentada da equipa. E a forma como nos estamos a apresentar jogo após jogo indica que mais dia menos dia, a coisa vai correr mal e o sonho acaba. O que tem salvo a equipa tem sido a raça e a atitude, porque este modelo de jogo chegou facilmente à saturação e agora parece uma espécie de "arroz com todos".

O Jardim parece-me estar a gerir bem o grupo, mas parece-me está a descurar muito o seu modelo de jogo e os processos ofensivos da equipa. Mas volto a reafirmar que confio totalmente nele. Aliás, muito devemos ao Jardim...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero acreditar que ele é tao resultadista porque vê o plantel que tem em mãos e reconhece limitações.

Agora, se tiver um melhor plantel na próxima época e continuar assim é muito preocupante.

Compartilhar este post

Link para o post

No inicio da época tinhamos mais limitações e tinhamos um jogo 1000x melhor do que estamos a ter ultimamente. Se jogarmos com cabeça ao invés do coração-e-chutão para a frente, acho que consigamos fazer exibições muito melhores.

Eles têm que perceber que, quando há Montero na frente que tem que se jogar de acordo com as características dele e não fazer o que se faz quando têm o Slimani na area.

Compartilhar este post

Link para o post

fui ao forum do Sporting e fd*S.. o carrillo por lá é super underrated :lol:

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

achei essa tarja de uma mesquinhez incrível. É por isso que por mais que goste ser do Sporting, odeio ser de um dos estarolas. Farto do elitismo neste país. Em vez de se respeitar os outros clubes, seja qual for o estatuto que ostentam devido à localização ou "grandeza", o que se faz é o contrário. O que se faz é ridicularizar quem apoia clubes "menores", clubes diferentes dos 3 estarolas.

Fala-se muito de "sermos diferentes", de o Sporting não ser como o Porto ou o Benfica. Mentira. Tudo igual.

Ver o André Martins a partilhar isso ainda mais absurdo me parece. Falamos de uma tarja que promove o alto elitismo que há em Portugal, em que ou és dos 3 estarolas ou estás a lutar pela manutenção. Em que se um clube não-estarola lixa a vida a um clube estarola, roga-se logo pragas e pede-se que o tal clube desça de divisão. Não se tem remorsos se o clube está a passar mal, não se pensa se os adeptos estão também a sofrer, o que os adeptos passam por ver que o seu clube tem de lutar por glórias diferentes. Não se respeita NADA.

E posso falar tanto dos adeptos do Sporting, como do Porto ou tanto como do Benfica. O que sei é que acabam todos por fazer do mesmo. O futebol é mesmo um desporto cada vez mais embrenhado no pior da humanidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, pelo menos em Portugal, será sempre assim, Pica. Também não sou o maior apreciador daquela tarja.

Plus, concordo contigo na parte do "sermos diferentes".

Compartilhar este post

Link para o post

100% de acordo com o Pica, ainda que tenha um gosto especial ganhar à equipa que ia "tomar o lugar de 3º grande". Mas saber bem ganhar é uma coisa, outra é o que está escrito nas tarjas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...