Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Acham que a ideia do Bloco de se poder votar a partir dos 16 anos faz sentido?

Mais depressa atrasava para os 21 do que antecipava para os 16.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais depressa atrasava para os 21 do que antecipava para os 16.

Porquê? Não vejo grande sentido nessa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se trata de aos 16 de ter mentalidade.

É mais por aqui:

acho que faz.

podes trabalhar e pagar impostos, mesmo que de forma minimalista, e depois não tens o direito de dar opinião como devem ser gastos? serão imaturos, mas também são poucos, e há muitos imaturos bem mais velhos.

mas a verdade é que o bloco defende isso por interesse ;)

Mas não sei até que ponto tenho razão...

Compartilhar este post

Link para o post

É arbitrário mas o ponto em que mais-coisa-menos-coisa uma pessoa termina o ensino secundário, que é a formação prescrita pelo estado, e é forçada a lutar pela vida como adulta indo ou para o ensino superior ou tomando qualquer outra opção fundamental para o seu rumo de vida, parece-me o ponto mais lógico. Penso também que andará lá perto do ponto em que uma pessoa deixa de modificar pontos chave da sua personalidade (e por arrastamento, ideologias) com o crescimento, mas isso só alguém de sociologia/psicologia/neurologia poderá comentar melhor.

Andar a mudar agora para os 16 é obviamente só porque é conveniente para o partido que propõe.

Concordo com isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim faz sentido que sejam os adultos a tomar as decisões.

Percebo que se levante a questão dos jovens com 16 e 17 anos que já trabalham poderem votar mas acho bastante irrelevante e por mim não mudava nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Não vejo grande sentido nessa ideia.

Então?

Pela questão da mentalidade. Acho que existe uma evolução significativa das pessoas nesse período de tempo. Maior maturidade, maior experiência de vida (é o período em que muitas pessoas, ou entram para a faculdade, ou entram para o mercado de trabalho), até maior sensibilização para a política. Logo, em teoria (porque nunca será algo absoluto), aos 21 teríamos uma população mais consciente da política, daquilo que ela representa e da importância que tem, directa ou indirectamente, no nosso quotidiano.

Posso estar a ser um pouco influenciado pela minha experiência própria, mas é a minha opinião sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é entrar no campo da subjetividade, até porque existem imensas pessoas com 18 anos bem maduras a nível de mentalidade.

Por mim usava-se como argumento o facto dos 18 anos representarem a entrada na idade adulta e não mexia mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo e defendo os 18 anos como idade a partir da qual se deve poder exercer o direito de voto. Mas se fosse mesmo obrigatório alterar-se, alteraria mais depressa para os 21 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos jornais de hoje, o PS já está assumir que fica atrás da coligação.

E duvido que consigam chegar a acordos com o BE e PCP.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo e defendo os 18 anos como idade a partir da qual se deve poder exercer o direito de voto. Mas se fosse mesmo obrigatório alterar-se, alteraria mais depressa para os 21 anos.

Eu também. Querem lá os putos de 16 anos saber da política. E mesmo os de 18 que estão a acabar o secundário, também não me parece que seja uma fase da vida em que se interessem minimamente sobre os problemas do país ou que tenham maturidade para tomar decisões a este nível. Mas está bem como está visto que os 18 anos é a idade da maioridade.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Candidato Vieira esteve no almoço da Cultura de apoio ao Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Só hoje é que vi o slogan da coligação: "Agora Portugal pode mais" :lol:

Que falta de vergonha, nossa senhora.

Eu também. Querem lá os putos de 16 anos saber da política. E mesmo os de 18 que estão a acabar o secundário, também não me parece que seja uma fase da vida em que se interessem minimamente sobre os problemas do país ou que tenham maturidade para tomar decisões a este nível. Mas está bem como está visto que os 18 anos é a idade da maioridade.

Eu conheço muitos de 20 e poucos que não querem saber patavina da política.

Compartilhar este post

Link para o post

Que percentagem dos votos costuma ser necessária, mais ou menos, para ter maioria absoluta?

Compartilhar este post

Link para o post

Que percentagem dos votos costuma ser necessária, mais ou menos, para ter maioria absoluta?

Eu diria que deverá andar entre os 40 e os 45 %, mais a tender para os 45 %.

Compartilhar este post

Link para o post

Contas aldabradas é o pão nosso de cada dia, e depois usam os resultados como um busilis da questão económica :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A Antena 1 falou com uma das pessoas que refez o relatório e contas de 2012 da Parvalorem. A fonte, que pediu para não ser identificada, descreve o sucedido: "Foi uma martelada que demos nas contas. Eu nem questionei, as ordens vinham de cima para recalcular as imparidades de forma a baixar o valor. Atuamos dentro da margem que tínhamos".

A administração da Parvalorem demorou três dias a apresentar o resultado na sequência do pedido de Maria Luís Albuquerque: "Após este trabalho cirúrgico conseguimos reduzir o valor das imparidades de 577 milhões de euros para 420 milhões de euros".

No mesmo dia, Maria Luís Albuquerque agradece: "Muito obrigada pelo trabalho efetuado. O resultado não é o que eu desejaria, mas isso não significa que seja possível fazer melhor".

RTP

Trabalho cirúrgico ahahaha :prayer: :lol:

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Sócrates venceu em 2005 eu era um puto com 16 anos que gostava muito de ter ido votar, mas sabia que era 1 em 10. As primeiras vezes que o pude fazer (Presidenciais 2006 e a Lei do Aborto), fui logo de manhã e acompanhei sempre os resultados, isto com 18 anos. A verdade é que hoje continuo a ter imensos amigos da minha idade que continuam a querer saber tanto de política como há 10 anos atrás, portanto continua a haver aqui um problema, e a meu ver o problema é deles mas não só: falta aos candidatos passar uma mensagem clara sobre a importância do voto, não no seu partido mas a importância do voto em si. Eu desenvolvi desde cedo um gosto pela política por isso a mim não precisam de me convencer em nada, mas a ala "são todos iguais, roubam todos" continuará a abster-se se os discursos se mantiverem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria que deverá andar entre os 40 e os 45 %, mais a tender para os 45 %.

44/45

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...