Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Hoje em dia parece-me mais provavel do que nunca, ainda assim iria mudar tanta coisa que é dificil imaginar isso como realidade e saber as consequências que teria.

Por outro lado e falando de coisas que se calhar há uns anos não se pensaria sequer que seriam possiveis acontecer, tambem não me admiraria que se quando em Espanha existir um processo real rumo à independênci assistamos a um golpe militar ou algo do género para o impedir. Tudo claro com contornos pseudo-democraticos e desculpas de defesa da Constituição e da legalidade ou coisas do género.

Compartilhar este post

Link para o post

e o Paulo Portas a entrar num congresso da Juventude Popular ao som da Thunderstuck dos AC/DC ?

Em vez de Thunder, gritavam "PORTAS, na na na naaaa naaa PORTAS"

f*da-se, é este o nosso país.

Compartilhar este post

Link para o post

E relativamente ao País Basco? Parecem-me muito calmos relativamente a esta situação e eu pensava que o País Basco cultivava sentimentos nacionalistas ainda mais fortes do que a Catalunha.

De qualquer forma antifa o que achas que vai acontecer se ganhar o sim, penso que Espanha não abrirá mão da Catalunha assim do nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Se dizem sim, quero ver como e que a ue descalca esta bota

Compartilhar este post

Link para o post

E relativamente ao País Basco? Parecem-me muito calmos relativamente a esta situação e eu pensava que o País Basco cultivava sentimentos nacionalistas ainda mais fortes do que a Catalunha.

De qualquer forma antifa o que achas que vai acontecer se ganhar o sim, penso que Espanha não abrirá mão da Catalunha assim do nada.

Creio que na Espanha quando é perguntado se as pessoas se sentem mais identificadas com a região do que com o país (ou seja, se são mais catalãs ou bascas do que espanholas) os resultados mais altos são na Catalunha, nas Canárias e só depois no País Basco.

Mas tenho que confirmar a ordem. :mrgreen: Mas creio que o top-3 é esse.

Edit: Estive a ver

Según el barómetro del Centro de Investigaciones Sociológicas del año 2010, el 37,6% de la población de las islas se siente más canaria que española, (...) Con estos datos Canarias registra uno de los niveles de identificación con la autonomía más altos de España, siendo la tercera comunidad en este sentido, por detrás de Cataluña y el País Vasco.
Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

e o Paulo Portas a entrar num congresso da Juventude Popular ao som da Thunderstuck dos AC/DC ?

:funny:

Alguém que meta vídeo e diga qual deles é o P_Kor... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando acabou o Benfica, meti na RTP e ouvi logo a música do Portas :lol: que comédia

Compartilhar este post

Link para o post

E eu fui

à feira e encantei o mundo (PORTAS)

mas mandaram

o meu submarino ao fundo (PORTAS)

todos sabem

que eu sou aquele que promete (PORTAS)

sei trabalhar

e fazer política com frete (PORTAS)

Amor pelo povo

em frente CDS/PP!

Palavra de abono

querem mais o quê?

Eu sou

PAULO PORTAS!

ac-dc-o.gif

Compartilhar este post

Link para o post

a reforma do IRC é BOA para as PME, enquanto é menos generosa para as grades.

visionário! el-rey dom portas, o irrevogável

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, uma Catalunha Pró-Europa?

A acontecer, será claramente sim. A força politica maioritária que está no governo neste momento é um partido de centro-direita nacionalista pró-europeu.

Mesmo o 2º maior partido, que até está na coligação de governo, o histórico Esquerra Republicana, é de esquerda e embora seja a principal força pró-independência é ainda assim bem moderado.

O sentimento dos bascos em relação à independência é bastante semelhante ao dos catalães mas há enormes diferenças em termos históricos e culturais. Uma bastante clara, e que faz com que as iniciativas independentistas Bascas não tenham tanta repercussão como as que acontecem na Catalunha explica-se facilmente pelo facto de nesta última região existir uma elite burguesa, empresarial, tendencialmente de direita que por motivos familiares e culturais é marcadamente nacionalista Catalã, o mesmo não acontece no País Basco, onde a elite empresarial mesmo que de raiz Basca é normalmente Espanholista ou por motivos da luta armada afastou-se do campo nacionalista. Assim o independentismo Basco é apenas de Esquerda, maioritariamente Marxista e com grande presença da classe trabalhadora e estudantil. Isso naturalmente dificulta a coisa pois não existe um consenso que supere as diferenças ideológicas.

E claro a tal questão da luta armada é uma diferença gigante entre as duas regiões, o legado da ETA, quer criado pelos próprios, quer as consequências da repressão do Estado está ainda muito presente e marcou provavelmente para sempre essa luta. São realidades politicas muito distintas.

Ainda assim e apesar de durante alguns anos não ter sido possivel aferir claramente em termos de números o independentismo Basco devido à ilegalização de vários partidos politicos e assim não se terem apresentado a eleições, tens agora uma força, o Bildu, que agrega muitos dos movimentos independentistas, que teve resultados historicos nas ultimas eleições tornando-se o segundo maior partido quer no parlamento quer nas eleições locais, onde conquistou por exemplo a câmara de Donostia/San Sebastian. Sendo que o maior partido basco ainda assim é o PNV, partido nacionalista basco, que nas bases tem muita gente independentista.

Se ganhar o sim não sei mesmo o que acontecerá. O discurso para já do governo é que a consulta nem se vai realizar... O certo é que quer aconteça quer não, o parlamento Catalão e em particular os dois maiores partidos saem muitíssimo reforçados e podem claramente provocar o governo nacional ao demitirem-se por este não respeitar o parlamento local e voltarem a candidatar-se aí sim com um programa claramente rumo à independência, que em caso de uma votação massiva lhes daria legitimidade para tentarem algo mais arriscado.

Ou seja, independentemente do que aconteça o que podemos prever é politiquice e jogo de poderes. Ninguem espera uma atitude radical.

Se dizem sim, quero ver como e que a ue descalca esta bota

Lá está, a questão é mesmo essa. A UE é a unica entidade a quem o governo espanhol se poderá eventualmente vergar.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

E o País Basco chega a França, se bem que essa parte raramente é mencionada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais do que o País Basco, estou curioso para ver o que acontece com a Flandres.

E o que não falta é gente na Wallonia a se querer juntar a França ou mesmo ficar independente como a Flandres.

Também relembrar que para o ano há também referendo na Escócia se bem que as sondagens têm dado vantagem ao não.

Compartilhar este post

Link para o post

nananaaa naanaaaaaaa PORTAS :lol: Linda. É ver os pullovers azul bebé pelos ares tamanha é a emoção.

Antifa :prayer: Sempre me lembro de gostar do que escrevias sobre política e passado alguns anos sem vir cá ao fórum vejo que estás igual :prayer: Dá gosto ler posts desses.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um movimento de Esquerda para as Europeias:

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3590443

Estranho... Mas sempre dá para rir com os amuos e a divisão entre essas correntes da esquerda.

Tambem é curioso ver o regresso da Isabel do Carmo à politica, ela que trocou as bombas pelas dietas. Pode ser que oriente as G3 das FP para melhores mãos...

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Alguem tem ouvido falar na grecia?

Li nuj blog q o OE2014 deles foi aprovdo e poe em causa algumas imposicoes da troika, o que podera levar a que uma tranche de 1000 mihoes nao seja disponibilizada.

Mas nao ouvi nada sobre isto nas noticias

Compartilhar este post

Link para o post

Este otimismo do Governo Português é tão hipócrita. Andam a falar como se tudo estivesse bem, porém ainda não há decisões do Tribunal Constitucional. Não me admirava nada que isto fosse uma manobra para acalmar os mercados, sabendo que o que vem aí, relativamente às decisões supracitadas, não é nada positivo para a execução do OE2014. Já cansa de ouvir dizer que está tudo bem, que estamos a dar a volta, que estamos em crescimento, etc., dado que, até ver, tudo isso me parece algo artificial. Basta um conjunto de decisões contrárias do Tribunal Constitucional para ficarmos mais perto do segundo resgate do que do programa cautelar.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...