Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Povo e população são sinônimos, uso ambos para evitar repetições.

A política tem um impacto directo na vida das pessoas e, na época da internet em que a informação está disponível de forma massiva e gratuita para toda a gente, acho que o desinteresse genérico não é compreensível, ou não deveria ser compreensível apenas porque não é estimulado pela classe política (não concordo, mas adiante). O facto de afectar o nosso dia a dia e condicionar o nosso futuro deveria ser motivação suficiente. Não é que não concorde com o teu ponto de vista, apenas atribuo mais importância a estes factores ;)

Achas que o desconhecimento da política não é estimulado pelos governos?!? Meu, pensa em que ano falaste da tua primeira constituição. Como a analisaste. Em que momento do programa de história falaste de motivações políticas dos acontecimentos. Nem brinques, os programas são feitos com completo desrespeito pela política e com o total propósito de empurrar para a frente esse espaço importante da formação cívica.

A questão é que as pessoas só se apercebem que a política tem impacto quando começa a votar. Isso é absurdamente tarde! E quando aí chegam já estão muito mais sujeitos ao que vêem dia atrás de dia. A política aparece-lhes à frente como um mal necessário, que os vai puxar para baixo. Só existem 3 opções, e, invariavelmente, vão ter o mesmo resultado. Só querem não ser afectados e que os deixem viver a sua própria vida.

A culpa aqui é a própria política e quem a faz. O primeiro passo tem que ser integrar a política nos programas escolares. Só assim pode haver uma maioria de interesse.

Atenção que o Direito e a Ciência Política fazem a distinção, falando em conceitos próprios. A população diz respeito aos habitantes de um dado território enquanto o povo é aquele que tem uma relação ou um vínculo jurídico com o Estado.

Eu próprio sei disso, mas no caso não era o que ele pretendia. Daí a minha questão.

Compartilhar este post

Link para o post
O primeiro passo tem que ser integrar a política nos programas escolares. Só assim pode haver uma maioria de interesse.

É aberrante que existam adultos educados depois do 25 de Abril que não saibam o que são eleições legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ser isto. Repetir, durante estes dois dias, até à exaustão o mesmo que têm vindo a fazer durante semanas noutros meios. Não vai sequer valer a pena assistir a isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele sabe que se fizer bem o papel dele isso pode não ser o fim de nada para ele...

Eu sei que sim, mas eu não tinha estômago para este número.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque as eleições são para a AR e não para o governo. Eu votei no Manuel Rocha, cabeça de lista da CDU por Coimbra, para representar e defender os interesses do círculo eleitoral em questão.

E em que é que isso valida que o critério para as ganhar seja o nº de votos?

Fossem para o governo ou AR o que está em jogo é poder ou é o quê?

Concordo em parte com o 2º parágrafo, realisticamente pouca gente vai às urnas a pensar nos deputados do seu círculo eleitoral (tenho uma amiga que está convencida que ajudou o tipo do PAN a ir para o parlamento ao votar neles, a título de exemplo) , mas mesmo assim é correto afirmar que a PàF ganhou as eleições porque conseguiu eleger mais deputados do que os outros. Acontece que, na hora de formar governo, aperceberam-se que estavam isolados do resto e que o PS conseguiu uma inédita capacidade negocial com a restante esquerda. E até terem chegado os primeiros sinais de consenso da Esquerda, aposto que até tu estavas convencido que a PàF tinha levado a melhor.

Não estava convencido de nada sinceramente, sempre tive esperança. Só se estivesses muito a leste é que pensavas que um acordo entre PS e PSD ia ser fácil e bem digerido pelos portugueses.

Alguém acha que decorrente destas eleições o programa de governo que saísse não ia ser mais próximo do que o PS defende do que qualquer outro partido?

A Catarina Martins está a meter os facholas todos na linha, nem a deixam falar. :mrgreen:

Esta malta a falar da bancarrota quando esteve ligado a todas as intervenções do FMI é obra. Estão na oposição vão votando tudo favoravelmente e depois não foi nada com eles. Não há vergonha..

Compartilhar este post

Link para o post

Stout, qual é a tua orientação política? Melhor, qual é o partido de que te sentes mais próximo?

Compartilhar este post

Link para o post

E em que é que isso valida que o critério para as ganhar seja o nº de votos?

Fossem para o governo ou AR o que está em jogo é poder ou é o quê?

Se fossem para o Governo eu não tinha votado como votei, só para te dar um exemplo. As eleições ditam a constituição da AR. O que se passa depois já não são eleições. São discussões, acordos, propostas. As eleições acabam no dia em que se sabem os resultados dos círculos internacionais.

A meu ver, o que está em jogo é representação.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a probabilidade (realisticamente) de haver uma redução do investimento no País caso seja nomeado o Governo de Esquerda?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a probabilidade (realisticamente) de haver uma redução do investimento no País caso seja nomeado o Governo de Esquerda?

Considerando um indicador isolado, a bolsa hoje está a cair 4%. Pelo menos no imediato está a acontecer.

A razão é essa? Não sei, estou um bocado desligado nos últimos dias, mas à primeira vista diria que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a necessidade disto.

O Jerónimo fala, ninguém diz nada do PSD. O Coelho falha, e só se ouvem é respostas. Que falta de classe.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a necessidade disto.

O Jerónimo fala, ninguém diz nada do PSD. O Coelho falha, e só se ouvem é respostas. Que falta de classe.

:lol:

Não deves ter estado atento quando falou a Catarina Martins e o outro deputado do PS.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Não deves ter estado atento quando falou a Catarina Martins e o outro deputado do PS.

comecei agora.

Mas não inviabiliza o que disse, seja para um lado ou para outro. Isto é um circo com pessoas mal educadas. Quando tiverem a palavra falem, agora assim parece a típica discussão de café :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

comecei agora.

Mas não inviabiliza o que disse, seja para um lado ou para outro. Isto é um circo com pessoas mal educadas. Quando tiverem a palavra falem, agora assim parece a típica discussão de café :lol:

Pois, chegaste a meio do circo e vieste criticar um dos palhaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, chegaste a meio do circo e vieste criticar um dos palhaços.

?

Estou a criticar todos.

Compartilhar este post

Link para o post

O deputado do PAN está sentado em que zona? Entre PS e PSD? Não consegui perceber bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Stout, qual é a tua orientação política? Melhor, qual é o partido de que te sentes mais próximo?

Tou na área do BE e Livre.

:mrgreen:

Fds.. :mrgreen:

Acho que foi muito bem jogada a candidatura dela. Vai esvaziar muito mais a Maria de Belém que o Sampaio da Nóvoa. É pena é dizerem logo ao lançar a candidatura que é contra a direita, apesar de ser verdade e achar que foi bem jogado.

Vi uma entrevista dela no ETV e tenho mesmo a certeza que se tiver espaço mediático ela vai convencer muita gente...

Se fossem para o Governo eu não tinha votado como votei, só para te dar um exemplo. As eleições ditam a constituição da AR. O que se passa depois já não são eleições. São discussões, acordos, propostas. As eleições acabam no dia em que se sabem os resultados dos círculos internacionais.

A meu ver, o que está em jogo é representação.

Nessa perspectiva ganhas tu ou quem conseguiu que os deputados eleitos os representem . Mas para os partidos o que está em jogo é o poder...

Não sei quantificar em %, mas existe obviamente. Se aumentarem demasiado a tributação do capital é capaz de acontecer, mas não me parece provável.

No inquérito de conjuntura do INE acho que o factor que esmagadoramente era indicado como impeditivo ao investimento era a falta de mercado. A direita não ia fazer nada para resolver isto..

Considerando um indicador isolado, a bolsa hoje está a cair 4%. Pelo menos no imediato está a acontecer.

A razão é essa? Não sei, estou um bocado desligado nos últimos dias, mas à primeira vista diria que sim.

Deve ser. Acho que há medidas que mexem com tributação de lucros, dividendos, isenções logo é normal que a bolsa baixe para reflectir isso.

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Aleluia um gajo que disse bem as coisas, o Paulo Trigo Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Então o que é que era suposto ter dito?

O que o BE tanto prometeu na campanha: Salário mínimo de 600€ já para 2016.

Compartilhar este post

Link para o post

Os mercados reagem negativamente à incerteza. Não se trata de ser a esquerda a poder governar. Trata-se apenas da incerteza que se vive.

Que debate ridículo. Mais de metade do tempo é a falar-se do mesmo... sempre a baterem do resultado das eleições e que a vontade do povo. Já todos percebemos que uns querem ver o copo meio cheio e outros o meio vazio. A lei está do lado da esquerda, que lhe permite chumbar o programa e formar governo. Portanto era hora da direita se calar com esta conversa constantemente e começar a argumentar a sério. No meio disto a melhor intervenção e com mais matéria foi a do PAN, a falar de assuntos reais. Tudo o resto é picardia de recreio através de recados de fantoches.

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

O que o BE tanto prometeu na campanha: Salário mínimo de 600€ já para 2016.

Mas se não foi isso que conseguiram acordar com o PS qual era a alternativa? Não fazer acordo nenhum? Mentir?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se não foi isso que conseguiram acordar com o PS qual era a alternativa? Não fazer acordo nenhum? Mentir?

Tu acreditas mesmo nisso? O BE iria cortar algo que considerava "essencial" para Portugal?

Ou a CM só está a agarrar-se ao poleiro, como todos os outros?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...