Visitante Publicado 9 Novembro 2015 (editado) Achas que o desconhecimento da política não é estimulado pelos governos?!? Meu, pensa em que ano falaste da tua primeira constituição. Como a analisaste. Em que momento do programa de história falaste de motivações políticas dos acontecimentos. Nem brinques, os programas são feitos com completo desrespeito pela política e com o total propósito de empurrar para a frente esse espaço importante da formação cívica. A questão é que as pessoas só se apercebem que a política tem impacto quando começa a votar. Isso é absurdamente tarde! E quando aí chegam já estão muito mais sujeitos ao que vêem dia atrás de dia. A política aparece-lhes à frente como um mal necessário, que os vai puxar para baixo. Só existem 3 opções, e, invariavelmente, vão ter o mesmo resultado. Só querem não ser afectados e que os deixem viver a sua própria vida. A culpa aqui é a própria política e quem a faz. O primeiro passo tem que ser integrar a política nos programas escolares. Só assim pode haver uma maioria de interesse. Eu próprio sei disso, mas no caso não era o que ele pretendia. Daí a minha questão. Calma, eu não falei em governos, falei em partidos, e para mim é diferente. Acho muito difícil esmiuçar o trabalho de um governo, entre diversas razões, porque eles o dificultam. Aí nada a discordar. Com os partidos, é em parte diferente. Acho que o Bloco e o PC fazem política de forma clara e simples - têm as suas ideias, as suas motivações, objectivos claros, têm meios próprios para se auto-divulgarem e, acima de tudo, são coerentes no raciocínio. O PS, o CDS e o PSD não, aí concordo que estimulem o desconhecimento quanto a parte do seu trabalho, até porque lhes é conveniente não serem confrontados com factos e dados históricos que poria a nú a sua incoerência. E não concordo com o segundo parágrafo, depois da primeira ideia. Concordo apenas que uma consciência política deveria ser ganha bastante mais cedo do que os 18 anos, mas a minha questão é que ela não é ganha nem antes nem depois muitas vezes! E é esse o problema para mim, não é uma questão de chegar aos 18 anos e estar conformado e cagar na cena daí em diante, porque já não há nada a fazer. É uma questão de muita gente não ser capaz de criticar, de cobrar, de ter uma opinião própria, de andar à deriva daquilo que os outros pensam. E é isso que me deixa desiludido, de cada vez que vejo aqui falar-se na possibilidade de as pessoas terem votado na PàF não sabendo que partidos a constituíam, de cada vez que se enchem auditórios para ouvir falar o Sócrates a dizer baboseiras, de cada vez que se apela ao voto de um partido porque ele é a favor das ganzas ou de cada vez que vêm eleições se atingem abstenções acima dos 50%. Não me custa admitir que na origem desta forma de estar possa ser culpa dos partidos, mas a forma como isto se mantém assim e é visto como algo normal, é também culpa das pessoas. E com a última frase, só me estás a ajudar no meu raciocínio. A mudança, a acontecer, tem de vir por parte das pessoas e não por parte dos políticos. A política é feita ao sabor daquilo que as pessoas querem (e também, os políticos são pessoas comuns, os valores que adoptam para si, adoptarão no exercício das suas funções). E este tipo de política que temos hoje em dia em Portugal não seria feita da mesma forma se as pessoas fossem menos acomodadas e mais críticas. Tu acreditas que, se de um momento para o outro, alguns partidos mudassem a sua forma de fazer política e operassem de forma mais próxima às tuas ideias, que ficariam desde logo em vantagem sobre os outros partidos que actuam "normalmente"? Editado 9 Novembro 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Novembro 2015 Tu acreditas mesmo nisso? O BE iria cortar algo que considerava "essencial" para Portugal? Ou a CM só está a agarrar-se ao poleiro, como todos os outros? Gostava mais de ti quando te mostravas arrependido de votar nesta escumalha. Deixaste de estar? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Novembro 2015 Gostava mais de ti quando te mostravas arrependido de votar nesta escumalha. Deixaste de estar? Ainda não me orgulho de ter votado neles, mas não me sentiria diferente se tivesse votado na Catarina MArtins. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 9 Novembro 2015 Os mercados reagem negativamente à incerteza. Não se trata de ser a esquerda a poder governar. Trata-se apenas da incerteza que se vive. Quando foi imposto um governo de maioria relativa já estávamos na incerteza, não vás por aí. Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 9 Novembro 2015 Quando foi imposto um governo de maioria relativa já estávamos na incerteza, não vás por aí. Eu não vou por lado nenhum. Só acho estranho neste último mês se lembrarem sempre de falar do impacto do possível governo de esquerda apenas quando os mercados estão no vermelho. Porque neste mês e ao longo das negociações já estiveram também no verde e aí calaram-se. São variações normais da incerteza e que se assentam mais nos dias em que esta se debate como o de hoje e amanhã, em que se está mais na expectativa para ver o que vai sair de hoje e amanhã. Se recuarmos a 2011 vemos como os mercados reagiram à direita também, mesmo depois de terem sido eleitos. E reparas que não foi positivamente também. Portanto não se trata definitivamente de não gostarem da direita ou da esquerda. Os mercados não têm filiação partidária. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 9 Novembro 2015 Confesso que me custa ouvir o Carlos César a discursar, sabendo que era o Governo Regional dos Açores que pagava as viagens a Nova Iorque para a mulher dele ir fazer compras. Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 9 Novembro 2015 Porque é que o António Costa está em blackout? Não vi se chegaram a justificar. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Novembro 2015 (editado) Ainda não me orgulho de ter votado neles, mas não me sentiria diferente se tivesse votado na Catarina MArtins. Mas foste votar neles de novo? Tu e o P estavam tão arrependidos... :- Esta intervenção do Telmo Correia foi priceless.. Parti-me a rir com o Nuno Magalhães a fazer de hypeman... :funny: E agora é o Pedro Nuno Santos. :mrgreen: Porque é que o António Costa está em blackout? Não vi se chegaram a justificar. Basicamente é para ver se é possível discutir o programa deste governo e não do próximo. Editado 9 Novembro 2015 por Stout Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 9 Novembro 2015 O BE está-se bem a lixar para as medidas que defende, desde que seja governo está tudo bem. Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 9 Novembro 2015 Se tu o dizes, é porque é verdade. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 9 Novembro 2015 Porque é que o António Costa está em blackout? Não vi se chegaram a justificar. Como ficou patente o que a direita queria hoje era centrar as atenções no António Costa e não no assunto do dia. Se bem que chegando agora ao fim o governo não apresentou nem defendeu programa nenhum e limitou-se a repetir a que o António Costa quer é poder a qualquer custo, que perdeu as eleições, a tradição... No entanto ele fala amanhã. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 9 Novembro 2015 Amanhã o António Costa poderá ser questionado ou é uma declaração sem direito a resposta dos deputados da oposição? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 9 Novembro 2015 Amanhã o António Costa poderá ser questionado ou é uma declaração sem direito a resposta dos deputados da oposição? Igual ao Carlos César, julgo. Compartilhar este post Link para o post
aarao73 Publicado 9 Novembro 2015 Como ficou patente o que a direita queria hoje era centrar as atenções no António Costa e não no assunto do dia. Se bem que chegando agora ao fim o governo não apresentou nem defendeu programa nenhum e limitou-se a repetir a que o António Costa quer é poder a qualquer custo, que perdeu as eleições, a tradição... No entanto ele fala amanhã. Disse alguma mentira lol? Um gajo que prometeu não abdicar da câmara de Lisboa e fez-lo? Um gajo que não gostava de ganhar por pouco, mas agora ja gosta de perder e tentar ir po poder à força toda? LOL! Numa discussão de um possivel plano de governo o lider do principal da oposição não falar é priceless! Carlos César outro asco! Alias dentro do PS é tanto asco que nem me dá vontade de falar! O PSD também o está, para não me atacarem já! Mas o único politico credível neste pais para suceder ao passos coelho tem apenas um nome : Rui Rio! O resto é tudo uma cambada de oportunistas que tenta subir a força, a catarina martins é o maior exemplo disso a seguir ao António Costa! Mas isto de perder eleições e não ficar satisfeito já vem desde o tempo em que perdeu a AE e não deu as chaves a quem ganhou! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Novembro 2015 Mas foste votar neles de novo? Desta vez não votei no PSD :mrgreen: Se tu o dizes, é porque é verdade. E porque o BE assim o mostra. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 9 Novembro 2015 E porque o BE assim o mostra. O Bloco vai ser governo? Compartilhar este post Link para o post
sepa Publicado 9 Novembro 2015 Qual é a probabilidade (realisticamente) de haver uma redução do investimento no País caso seja nomeado o Governo de Esquerda? Onde trabalho já lidei com várias situações de clientes que ou abortaram ou atrasaram o investimento por causa desta situação toda. De notar que não é necessariamente pelo subida ao poder de um Governo de Esquerda mas sim pela instabilidade das medidas e da incapacidade de fazer grandes previsões para o futuro. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Novembro 2015 Desta vez não votei no PSD :mrgreen: :mrgreen: Porque é que passaste de arrependido a apoiante? Pela honestidade deste senhor não foi... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 9 Novembro 2015 Igual ao Carlos César, julgo. Pareceu-me ouvir, mas posso estar enganado, que seria uma declaração sem direito de resposta. O debate foi/está a ser duro, contudo até se tem estado a manter um certo nível e a discutir política. Pensava que iria ser bastante pior. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Novembro 2015 Não estava convencido de nada sinceramente, sempre tive esperança. Só se estivesses muito a leste é que pensavas que um acordo entre PS e PSD ia ser fácil e bem digerido pelos portugueses. Alguém acha que decorrente destas eleições o programa de governo que saísse não ia ser mais próximo do que o PS defende do que qualquer outro partido? Não sei se ia ser bem digerido, mas o consenso à Esquerda também não está a ser. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 9 Novembro 2015 Não sei se ia ser bem digerido, mas o consenso à Esquerda também não está a ser. O leitão é que se calhar não está a ser bem digerido por alguns... :mrgreen: Segundo a última sondagem a intenção de votos nos partidos à esquerda é praticamente a mesma. Não me parece que por haver Assis e Belezas desta vida que o ano passado defendiam exactamente o contrário se possa dizer que esta solução não tem muito mais apoio que uma coligação entre PS e PAF... Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 9 Novembro 2015 O Bloco vai ser governo? Lição 101 do jogo político: não aceites uma posição em que tens muito a perder e pouco a ganhar. Com pedidos, sugestões, pedinchice ou ultimatos: o AC não vai conseguir que a Catarina seja ministra, nem mesmo sem pasta. porque ela não quer entrar num barco que pode afundar, principalmente porque quer no fim desresponsabilizar-se e capitalizar os votos que o PS vai perder no verão. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Novembro 2015 Eu ouvi cerca de uma hora do debate. E, porra, não ouvi nada de jeito. Que pouca vergonha. Só insultos baratos, bocas foleiras, etc. Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 9 Novembro 2015 Lição 101 do jogo político: não aceites uma posição em que tens muito a perder e pouco a ganhar. Com pedidos, sugestões, pedinchice ou ultimatos: o AC não vai conseguir que a Catarina seja ministra, nem mesmo sem pasta. porque ela não quer entrar num barco que pode afundar, principalmente porque quer no fim desresponsabilizar-se e capitalizar os votos que o PS vai perder no verão. Lol não digas isso, ela é uma pessoa de bem, que só quer o melhor para Portugal. Compartilhar este post Link para o post