Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Acharia oportuno ter ouvido, juntamente com as críticas ao mal que foi feito pelo actual governo, alguma alternativa minimamente credível do que poderia/deveria ter sido feito para que o país estivesse agora numa situação mais confortável.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quando foi imposto um governo de maioria relativa já estávamos na incerteza, não vás por aí.

Penso que tanto tu como o Harvey tenham razão, pela mesma razão que diz o Sepa e muito bem:

Onde trabalho já lidei com várias situações de clientes que ou abortaram ou atrasaram o investimento por causa desta situação toda. De notar que não é necessariamente pelo subida ao poder de um Governo de Esquerda mas sim pela instabilidade das medidas e da incapacidade de fazer grandes previsões para o futuro.

O problema parece-me ser o facto de ser um governo de esquerda e a incerteza que vem com ele, sendo que o primeiro por si só não teria nenhum problema, já que neste momento é impossível prever qual será a orientação deste potencial governo quanto à forma como irá compensar o aumento da despesa pública/diminuição da receita pública. Isto acontece devido à orientação histórica do BE e do PCP (com o confronto em relação aos grandes grupos empresariais portugueses) e o peso que poderão ter na elaboração do novo acordo. :)

Lição 101 do jogo político: não aceites uma posição em que tens muito a perder e pouco a ganhar.

Com pedidos, sugestões, pedinchice ou ultimatos: o AC não vai conseguir que a Catarina seja ministra, nem mesmo sem pasta. porque ela não quer entrar num barco que pode afundar, principalmente porque quer no fim desresponsabilizar-se e capitalizar os votos que o PS vai perder no verão.

O que, diga-se de passagem, não parece assim tão mau no contexto da política portuguesa, no meio dos irrevogáveis, dos acordos à esquerda para evitar ser destituido da secretaria-geral ou da preparação de um programa de governo feito apenas com o objecto da vitimização para a capitalização de votos daqui a uns meses. :biggrin:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi cerca de uma hora do debate. E, porra, não ouvi nada de jeito. Que pouca vergonha. Só insultos baratos, bocas foleiras, etc.

Mais ou menos o mesmo que eu. Fiquei com a sensação que já começou outra vez a campanha eleitoral...

Lol não digas isso, ela é uma pessoa de bem, que só quer o melhor para Portugal.

Digamos que teve um bom começo, mas infelizmente está a aprender depressa e está uma jogadora. Acho que o BE vai durante muitos e muitos anos falar de 2015 e 2016...

O problema é que os tugas ficam com nojo destes jogos palacianos, e ainda vão fazer borrada. Ninguém achou estranho nas sondagens a coligação subir e a esquerda não descer? Só mesmo o AC para conseguir que os que normalmente não votam por desanimo no sistema comecem a ter simpatia por um governo destes :mrgreen:

O que, diga-se de passagem, não parece assim tão mau no contexto da política portuguesa, no meio dos irrevogáveis, dos acordos à esquerda para evitar ser destituido da secretaria-geral ou da preparação de um programa de governo feito apenas com o objecto da vitimização para a capitalização de votos daqui a uns meses. :biggrin:

Verdade. Por isso é que a malta gosta dela, "espero que não se estrague", mas...

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei mais estranho que eles sempre tenham dado o BE atrás do PCP e depois nesta sondagem pós-eleições os bloquistas já tenham aparecido à frente. A única conclusão que dá para retirar dessa sondagem é que não houve alterações significativas após o circo pós-eleitoral. E do que me lembro dos resultados o PS não sofreu alterações, portanto foi o Be e/ou PCP que supostamente desceram.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei mais estranho que eles sempre tenham dado o BE atrás do PCP e depois nesta sondagem pós-eleições os bloquistas já tenham aparecido à frente. A única conclusão que dá para retirar dessa sondagem é que não houve alterações significativas após o circo pós-eleitoral. E do que me lembro dos resultados o PS não sofreu alterações, portanto foi o Be e/ou PCP que supostamente desceram.

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post

:blink:

Não foi? Ou lá mais para o fim deram o BE à frente? Eu pelo menos tenho a ideia que não mas posso estar enganado. Atenção que estamos a falar da Eurosondagem.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi? Ou lá mais para o fim deram o BE à frente? Eu pelo menos tenho a ideia que sim mas posso estar enganado.

fui confirmar, és capaz de ter razão.

sondagens-final-640x1024.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa perspectiva ganhas tu ou quem conseguiu que os deputados eleitos os representem . Mas para os partidos o que está em jogo é o poder...

Várias premissas correctas: Os partidos procuram o poder; As eleições definem a AR; Nem sempre quem ganha as eleições, obtém o poder. Fácil.

O que o BE tanto prometeu na campanha: Salário mínimo de 600€ já para 2016.

Tu acreditas mesmo nisso? O BE iria cortar algo que considerava "essencial" para Portugal?

Ou a CM só está a agarrar-se ao poleiro, como todos os outros?

Conseguem encontrar um meio-termo e garantir salário mínimo de 600€ para 2016 -> deviam ter vergonha na cara por aceitar.

É isto?

Calma, eu não falei em governos, falei em partidos, e para mim é diferente. Acho muito difícil esmiuçar o trabalho de um governo, entre diversas razões, porque eles o dificultam. Aí nada a discordar. Com os partidos, é em parte diferente. Acho que o Bloco e o PC fazem política de forma clara e simples - têm as suas ideias, as suas motivações, objectivos claros, têm meios próprios para se auto-divulgarem e, acima de tudo, são coerentes no raciocínio. O PS, o CDS e o PSD não, aí concordo que estimulem o desconhecimento quanto a parte do seu trabalho, até porque lhes é conveniente não serem confrontados com factos e dados históricos que poria a nú a sua incoerência.

E não concordo com o segundo parágrafo, depois da primeira ideia. Concordo apenas que uma consciência política deveria ser ganha bastante mais cedo do que os 18 anos, mas a minha questão é que ela não é ganha nem antes nem depois muitas vezes! E é esse o problema para mim, não é uma questão de chegar aos 18 anos e estar conformado e cagar na cena daí em diante, porque já não há nada a fazer. É uma questão de muita gente não ser capaz de criticar, de cobrar, de ter uma opinião própria, de andar à deriva daquilo que os outros pensam. E é isso que me deixa desiludido, de cada vez que vejo aqui falar-se na possibilidade de as pessoas terem votado na PàF não sabendo que partidos a constituíam, de cada vez que se enchem auditórios para ouvir falar o Sócrates a dizer baboseiras, de cada vez que se apela ao voto de um partido porque ele é a favor das ganzas ou de cada vez que vêm eleições se atingem abstenções acima dos 50%. Não me custa admitir que na origem desta forma de estar possa ser culpa dos partidos, mas a forma como isto se mantém assim e é visto como algo normal, é também culpa das pessoas.

E com a última frase, só me estás a ajudar no meu raciocínio. A mudança, a acontecer, tem de vir por parte das pessoas e não por parte dos políticos. A política é feita ao sabor daquilo que as pessoas querem (e também, os políticos são pessoas comuns, os valores que adoptam para si, adoptarão no exercício das suas funções). E este tipo de política que temos hoje em dia em Portugal não seria feita da mesma forma se as pessoas fossem menos acomodadas e mais críticas.

Tu acreditas que, se de um momento para o outro, alguns partidos mudassem a sua forma de fazer política e operassem de forma mais próxima às tuas ideias, que ficariam desde logo em vantagem sobre os outros partidos que actuam "normalmente"?

Eu não disse que se ganhava consciência política aos 18, disse que só aí as pessoas se apercebem do impacto que a política tem. É diferente. As pessoas conformam-se porque estão formatadas para se conformarem.

Não vejo como te ajudo. Podem ser as pessoas a mudar, mas a culpa do desinteresse é de quem governa e o promove.

Desculpa não explanar mais isto, mas acho que está claro o suficiente e tive um dia longo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Também não percebo o que é que ele esperava do BE. Que fizessem grandes exigências no alto dos seus 19 deputados? Fizeram aquilo que podia ser feito tendo em conta as limitações a que estão impostos. Mas pronto, o "hate" já vem de trás e há que arranjar qualquer coisa para alimentá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Manifestações contra e a favor do Governo marcadas para o mesmo dia, no mesmo local

Na terça-feira juntam-se nas escadarias da Assembleia da República dois movimentos antagónicos, um de apoio ao executivo PSD/CDS, numa acção convocada nas redes sociais, e outro de rejeição às políticas de direita, marcado pela CGTP.

A CGTP-IN organiza nesta terça-feira, às 15h, uma concentração na Assembleia da República para "rejeitar a continuação da política de direita" e reafirmar a sua luta no plano dos salários e pensões, do emprego e do combate à precariedade. No mesmo dia e para o mesmo local está prevista uma concentração de pessoas que recusa a moção de rejeição ao actual Governo, numa acção de protesto convocada nas redes sociais.

No dia em que é votado no Parlamento o programa de governo da coligação PSD/CDS e a moção de rejeição dos partidos de esquerda ao Governo, a CGTP quer "reafirmar a recusa popular e a determinação de fazer que este seja o último programa de governo da autoria da coligação PSD/CDS" e "exigir resposta positiva às reivindicações dos trabalhadores e das populações e reclamar uma alternativa política que afirme os direitos, os valores e as condições de Abril".

Os trabalhadores da Administração Local juntam-se à concentração convocada pela CGTP-IN, que se reúne primeiro no Largo de Santos e só depois se desloca para a Assembleia da República.

Um pouco mais cedo, pelas 13h, começa a juntar-se na escadaria do Parlamento uma manifestação contra a moção de rejeição ao Governo. O protesto foi organizado a partir das redes sociais, onde se argumenta que António Costa “falhou a criação de uma coligação PS/BE/PCP - há apenas dois vagos acordos de incidência parlamentar” e que “o programa de governo [do PS] não foi sufragado” e, por isso, é ilegítimo.

Um pouco mais cedo, pelas 13h, começa a juntar-se na escadaria do Parlamento uma manifestação contra a moção de rejeição ao Governo. O protesto foi organizado a partir das redes sociais, onde se argumenta que António Costa “falhou a criação de uma coligação PS/BE/PCP - há apenas dois vagos acordos de incidência parlamentar” e que “o programa de governo [do PS] não foi sufragado” e, por isso, é ilegítimo.

O líder do CDS-PP de Monforte e um dos organizadores desta acção, Mário Gonçalves, apelou nesta segunda-feira à mobilização das pessoas e alertou para possíveis “provocações da CGTP”, pedindo que os participantes mantivessem a calma e não respondessem a hostilidades. Notícia editada por Leonete Botelho

http://www.publico.pt/politica/noticia/manifestacoes-contra-e-a-favor-do-governo-marcadas-para-o-mesmo-dia-no-mesmo-local-1713892

Isto é capaz de ser giro.

Compartilhar este post

Link para o post

O BE está-se bem a lixar para as medidas que defende, desde que seja governo está tudo bem.

Que eu saiba o BE não vai ser Governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu não disse que se ganhava consciência política aos 18, disse que só aí as pessoas se apercebem do impacto que a política tem. É diferente. As pessoas conformam-se porque estão formatadas para se conformarem.

Não vejo como te ajudo. Podem ser as pessoas a mudar, mas a culpa do desinteresse é de quem governa e o promove.

Desculpa não explanar mais isto, mas acho que está claro o suficiente e tive um dia longo :mrgreen:

Tranquilíssimo, eu compreendo. A meu ver, para mudar a mentalidade vigente, é necessário actuar sobre as pessoas, e a partir daí é que ocorre a mudança na forma de fazer política. Até aí acho que me acompanhas. Só não concordo quando dizes que a origem do comportamento é distinto do foco onde se deve actuar para o contrariar. Se o problema fosse a forma de fazer política e não as pessoas, os políticos mais honestos e competentes teriam vantagem sobre os restantes aos olhos das pessoas, certo? Logo, não acho que a culpa seja exclusivamente da forma de fazer política, mas como disse aí atrás, a forma como as pessoas se conformam com isso. Estimulando uma visão crítica, a retórica em política perde grande parte do seu efeito, deixando a nú os factos e a argumentação, diminuindo a vantagem comparativa dos maus políticos que ganham pelo seu carisma e escondem a verdadeira incompetência.

E sem querer, esta discussão tornou-se algo filosófica :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Então na altura andava tudo a criticar certas sondagens por darem BE à frente da CDU, até me lembro de alguém aqui no fórum dizer... o quê? CDU com menos de 10%? Isso não vai acontecer.... E aconteceu.

Tens aqui: 18 de Setembro de 2015

http://www.rtp.pt/noticias/eleicoes-legislativas-2015/coligacao-psdcds-ultrapassa-o-ps_n859385

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba o BE não vai ser Governo.

Talvez até vá ser mais governo do que o PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Seis meses de choradinho a falar no país entregue à extrema-esquerda. Que sonho. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...