Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Medidores de pilas everywhere!

Compartilhar este post

Link para o post

É mais que óbvio que o Eusébio teve uma projecção internacional e deixou uma marca muito maior no futebol nacional e mundial do que qualquer futebolista do Sporting no passado. Isso é indiscutível e tentar contornar esse facto é apenas tentar desvalorizar aquilo que ele fez, em detrimento daquilo que um símbolo do nosso clube fez.

Aliás, o símbolo individual do futebol do Sporting mais reconhecido da história ainda joga e ontem chegou às 400 batatas.

Cristiano Ronaldo simbolo do Sporting?? lol ...

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, o símbolo individual do futebol do Sporting mais reconhecido da história ainda joga e ontem chegou às 400 batatas.

O Ronaldo quanto muito é símbolo da formação do Sporting.

Da equipa de futebol nem pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, e tendo em conta o que passou nos últimos dias, não me podia importar menos com a figura do Peyroteo. Aliás, acho extremamente interessante a necessidade de afirmação que muitos têm para, num tópico onde basicamente se faz uma homenagem ao Eusébio, estarem constantemente a exacerbar os feitos dos jogadores do seu clube. Se incomoda a existência de um tópico sobre um jogador do Benfica, o que demonstra que não percebem quem foi Eusébio, porque este foi uma figura não só do Benfica, mas também de Portugal, que criem um tópico para fazer as comparações estapafúrdias do costume, tal como sugeriu, e muito bem, o SAS.

E o Quelvin que marcou aos 92'? Vou abrir tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Força ;)

Estou a brincar contigo lindo.

O Ronaldo quando morrer vai ter uma homenagem muito mais pequena porque vai ser enterrado na Madeira. Segundo os últimos Censos a Madeira tem 17 habitantes e a Kátia Aveiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a brincar contigo lindo.O Ronaldo quando morrer vai ter uma homenagem muito mais pequena porque vai ser enterrado na Madeira. Segundo os últimos Censos a Madeira tem 17 habitantes e a Kátia Aveiro.

Mas eu não, até hoje estou traumatizado com esse garoto. Se ele for convocado para o próximo jogo, então é que vai ser bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiserem que façam um tópico para compara o Eusébio, o Peyroteu, o Ronaldo, o Futre, o Hugo Almeida, o Cadete e o Paulo Alves mas deixem lá este tópico descansado

É isto. Já chateia tanta página com offtopic.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a brincar contigo lindo.

O Ronaldo quando morrer vai ter uma homenagem muito mais pequena porque vai ser enterrado na Madeira. Segundo os últimos Censos a Madeira tem 17 habitantes e a Kátia Aveiro.

O Ronaldo nunca vai ter tamanhas homenagens porque não é um jogador querido pela maioria dos portugueses, como era o Eusébio, e porque não é/foi um símbolo de um clube português. simple as that

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Os Sportinguistas podem dizer o que bem entenderem sobre o Peyroteo, com ou sem razão, mas não adianta fazerem disso um cavalo de batalha porque nunca terá um pintelho do reconhecimento que o Eusébio tem.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

E se ninguém o vai dizer, digo eu: nós estamos-nos bem a cagar para o Peyroteo,

Neste momento, e tendo em conta o que passou nos últimos dias, não me podia importar menos com a figura do Peyroteo.

Olhar para aquilo que o Sporting institucionalmente fez ontem, analisar qual foi a reação de 99% dos Sportinguistas, perceber o claro respeito de que esta se revestiu, os sentimentos que foram entregues, atentar ao facto de até ter havido gente do Sporting a colocar cachecóis e camisolas na estátua, ao facto de ontem uma das imagens da urna no centro do relvado ter tido adeptos do SCP em pleno estádio da Luz a prestar homenagem e depois ainda haver quem tenha a falta de respeito, de classe e de tudo o que mais se possa considerar neste aspeto de proferir afirmações como esta... é algo que só dá razão aos 1% de Sportinguistas que, não partilhando do respeito que nós temos manifestado pelos benfiquistas e o seu sofrimento atual, nos têm dito que estamos apenas a ser patos parvos porque no fundo a atitude prepotente, arrogante e de quem acha que olha sempre de cima aparentemente já institucionalizada acaba sempre por se revelar e por se virar contra nós.

Os "neste momento" e "pelo menos neste momento em particular" que serão certamente utilizados como justificação não colam, porque o que subjaz a estas afirmações é uma tremenda falta de reciprocidade perante todo o respeito que tem sido demonstrado por parte do país inteiro e, em particular, da parcela da população que realmente mais está ligada à dita figura de Peyroteo.

Isso e o facto de não se ter sequer querido ver que quem aqui falou da dita figura o fez sempre mantendo o total respeito pelo legado do Eusébio dizem muito do tipo de afirmações que acabei de citar. Depois não digam que quem fala de outros assuntos é que estraga o tópico. Não me lembro de um único tópico no CMPortugal onde não tenha havido desvios conversacionais para assuntos mais ou menos interligados ao principal. Neste caso, é óbvio que há uma ligação, ainda que eventualmente ténue, e passarmos do 8 - o gozo nos tópicos de tudo o que é gente que morre - para o 80 (nem uma conversa salutar sobre figuras com percursos estatísticos de igual valia e eventuais comparações) é algo absolutamente RIDÍCULO.

O Eusébio morreu, sim. Toda a gente aqui tem tido uma atitude tremenda, como nunca vi em relação a mais nenhum tópico relativo a mortes neste fórum. É, sim, absolutamente patético tentarem fazer deste um tópico sagrado, onde nada mais pode ser dito sem ser bajulação, lágrimas e lamentações.

Posto isto, quero lá saber se se importam ou não com quem foi Peyroteo, ou quem foi Travassos, Torres, Coluna, seja quem for. São outros grandes jogadores portugueses e na hora da morte de um dos maiores é perfeitamente válido relembrarmos, sob a forma de memória, outras situações relevantes. Que falta de vergonha a tentativa absurda de que aqui nem um pintelho extra possa ser discutido, enquanto noutros tópicos poucos se importam com piadolas estúpidas sobre outras pessoas que morreram.

Ninguém aqui desrespeitou o Eusébio ao falar de outros temas. Aliás, bem pelo contrário. Respeitem também, ainda para mais quando dizem gostar de observar o respeito dos outros por vós numa altura difícil. Que tristeza.

Editado por Gavazzo

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade seja dita, não houve nenhum Sportinguista que disse que o Peyroteo foi superior ao Eusébio, os que falaram do Peyroteo reconheceram que o Eusébio foi melhor jogador do que ele, por isso não exagerem em tentar distorcer o que eles disseram.

Editado por Rugido

Compartilhar este post

Link para o post

Vuk, o que dirias tu se o Peyroteu tivesse morrido pro estas alturas e no tópico da sua morte viessem falar que o Eusébio isto ou aquilo?

Este simplesmente não é o local nem a altura para se discutir isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhar para aquilo que o Sporting institucionalmente fez ontem, analisar qual foi a reação de 99% dos Sportinguistas, perceber o claro respeito de que esta se revestiu, os sentimentos que foram entregues, atentar ao facto de até ter havido gente do Sporting a colocar cachecóis e camisolas na estátua, ao facto de ontem uma das imagens da urna no centro do relvado ter tido adeptos do SCP em pleno estádio da Luz a prestar homenagem e depois ainda haver quem tenha a falta de respeito, de classe e de tudo o que mais se possa considerar neste aspeto de proferir afirmações como esta... é algo que só dá razão aos 1% de Sportinguistas que, não partilhando do respeito que nós temos manifestado pelos benfiquistas e o seu sofrimento atual, nos têm dito que estamos apenas a ser patos parvos porque no fundo a atitude prepotente, arrogante e de quem acha que olha sempre de cima aparentemente já institucionalizada acaba sempre por se revelar e por se virar contra nós.

Se há 1% que acha que o Eusébio foi só um simbolo do SLB então é um valente atrasado mental. O Eusébio foi e sempre será um simbolo de Portugal. Algo que talvez só o CR7 consiga um dia atingir. E mesmo assim não sei.

Eu sei que a homenagem foi feita no Estádio da Luz que era "a casa dele" mas quem estava a prestar homenagem não era (ou não devia ser) o Benfica e os benfiquistas. Eram os portugueses e Portugal inteiro. Limitar isto a clubes e depois andar a comparar pilinhas é de uma pequenez tremenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Os Sportinguistas podem dizer o que bem entenderem sobre o Peyroteo, com ou sem razão, mas não adianta fazerem disso um cavalo de batalha porque nunca terá um pintelho do reconhecimento que o Eusébio tem.

Só há um Peyroteo e seu nome é José Couceiro. Um grande bem haja.

Compartilhar este post

Link para o post

O eusébio desde que abandonou o futebol (enquanto jogador) ficou sempre ligado ao Benfica, no sentido de estar presente nos jogos, etc etc? Ou isso só aconteceu após a era Vilarinho, quando ele surgiu a apoiar o mesmo, provavelmente levado pelo Malheiro?

Segundo ontem foi referido algumas vezes numa entrevista que deu na RTP, o Eusébio a meio da década de 70/fim da década de 70 queria voltar ao Benfica para acabar a carreira e foi "rejeitado" por alguns membros da direcção do Benfica da altura, por isso acredito que não tenha sido logo de seguida o seu regresso ao Benfica já após o fim da carreira de jogador.

Mas deve haver ai gente que sabe melhor isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro estes textos que mais não trazem que um discurso inflamado, onde não existe, sequer, a mínima preocupação de ler (ou tentar perceber) o que foi escrito anteriormente.

No meu post onde está, sequer, alguma ponta de desrespeito à instituição Sporting? Podes-me indicar? É que nem sequer me refiro a ela, menciono, só uma vez, o nome de um ex-jogador do teu clube. Se te desses ao trabalho de ler o que foi dito anteriormente, especialmente no dia de ontem, vias que a atitude da delegação do Sporting Clube de Portugal foi bastante louvada por muitos dos benfiquistas aqui do CMPT.

O post foi feito, única e exclusivamente, para aqueles que tentam, a toda a força, mencionar o nome de um jogador do Sporting, procurando compará-lo ao Eusébio, num tópico onde se presta uma homenagem a este último. O meu post teve tão e somente esse propósito, acho que este não é o momento, nem o local, para se andar a medir pilinhas. Ponto final. Em linha alguma ataquei o Sporting, a instituição e o homem que foi Peyroteo. Não me interessa minimamente é que sejam feitas comparações que não passam de tentativas de diminuir uns à custa de outros, especialmente quando se apela somente a questões clubísticas, o que reduz a importância que o Eusébio efetivamente teve. Eu faço clara menção à necessidade de afirmação, nada mais. Não me interessa ver a figura do Peyroteo ser comparada com a do Eusébio, pelo menos, não neste momento. Quanto mais não seja, porque é uma comparação descabida, uma vez que os meios de divulgação da imagem de um e outro foram muito distintos.

E só para não falar que acho totalmente despropositado a colagem que é feita, à força, do Eusébio ao Benfica, esquecendo-se, propositadamente, que o King foi um símbolo de Portugal. A clubite patente nesse tipo de comentários é deprimente, para não dizer mais, Eusébio era português, representou Portugal e elevou o nome do País muito alto, fosse ao serviço do seu clube ou da Seleção Nacional.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

O Peyroteo até teve a sua importância na vida profissional do Eusébio, pois foi ele quem o lançou na selecção portuguesa, por isso nem é assim um tanto desvirtuar este tópico.

Há quase 40 anos, Fernando Peyroteo escreveu uma série de crónicas para o Record.

Esta data de 19 de novembro de 1976 e fala de Eusébio.

5125.pey.jpg

Quanto às estatísticas, deixem disso, foram dois enormes jogadores, cada um ao seu estilo, mas de épocas diferentes. Foram ambos marcantes no desporto nacional e internacional, e mantém ainda vivos recordes a nivel nacional e internacional.

Editado por Bugias

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro estes textos que mais não trazem que um discurso inflamado, onde não existe, sequer, a mínima preocupação de ler (ou tentar perceber) o que foi escrito anteriormente.

A sério que perante o meu post não conseguiste entender que quem não teve a mínima preocupação em ler ou perceber o que havia sido escrito anteriormente foram precisamente tu e o @bdani? É que maior auto-caracterização não podia ter sido feita, depois do contexto em que os vossos posts surgiram, um absolutamente desproporcionado face ao conteúdo daquilo que vocês posteriormente escreveram.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que perante o meu post não conseguiste entender que quem não teve a mínima preocupação em ler ou perceber o que havia sido escrito anteriormente foram precisamente tu e o @bdani? É que maior auto-caracterização não podia ter sido feita, depois do contexto em que os vossos posts surgiram, um absolutamente desproporcionado face ao conteúdo daquilo que vocês posteriormente escreveram.

Eu não tive a preocupação de ler, por exemplo, isto? Dei-me ao trabalho de escolher um post que fala única e exclusivamente do Benfica. Isto é, claramente, uma tentativa de diminuir a figura que Eusébio foi: não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. A pessoa em questão podia, pelo menos, ter dito o que achava da performance de Eusébio ao serviço da Seleção Nacional. É que é tudo muito bonito, mas cansa ver que há uma tentativa de colagem, à bruta, da imagem do Eusébio somente à Seleção.

Antes do Eusébio chegar, já o Benfica tinha sido vencedor da Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2, portanto, o Eusébio não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

Compartilhar este post

Link para o post

O Peyroteo até teve a sua importância na vida profissional do Eusébio, pois foi ele quem o lançou na selecção portuguesa, por isso nem é assim um tanto desvirtuar este tópico.

(...)

Ah sim, claro. Foi o Peyroteo enquanto jogador que lançou o Eusébio na seleção nacional, para ver as estatísticas dele na sua carreira de jogador e não enquanto seleccionador colocadas aqui no tópico sabe-se lá porquê.

Como eu já disse aí para trás se querem falar no Peyroteo num tópico do Eusébio falem nele enquanto seleccionador, visto que falar nele enquanto jogador não tem qualquer cabimento, visto que nem sequer coincidiram em épocas semelhantes, como já foi dito aí para trás n vezes.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Vuk, o que dirias tu se o Peyroteu tivesse morrido pro estas alturas e no tópico da sua morte viessem falar que o Eusébio isto ou aquilo?

Este simplesmente não é o local nem a altura para se discutir isto.

Ser-me-ia completamente indiferente, confesso. Se fossem para o funeral do Peyroteo ou para Alvalade com cartazes a dizer "o Eusébio é que era, Peyroteo é m*rda, Sporting é m*rda, etc" ou com cânticos e petardos era uma coisa, agora estar num fórum em que há uma diversidade brutal de pessoas, de temas para abordar e uma multidisciplinaridade imensa em tudo o que é tópico acho que implica que também neste possa divergir-se, nem que seja em 0,1% do total dos posts do tópico, para questões minimamente relacionadas, tendo-se mantido todo o respeito sobre a principal figura do tópico...

E eu nem comecei a falar de Peyroteo, como dá para perceber lá mais para trás. Quem o fez foram outros foristas, pelo que nem estou a defender-me necessariamente a mim mas sim a algo no qual não vi mal nenhum e que foi atacado por (pelo menos) aqueles dois posts como se de algo totalmente desproporcionado se tivesse tratado.

Compartilhar este post

Link para o post

É que é tudo muito bonito, mas cansa ver que há uma tentativa de colagem, à bruta, da imagem do Eusébio somente à Seleção.

Pelo contrário, do que tenho visto nestes dias é uma colagem à bruta do Eusébio somente ao Benfica, que até leva os benfiquistas a agradecerem os gestos de sportinguistas e portistas. Não podia haver colagem maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem a ver que o Peyroteo é uma figura conhecida no mundo do futebol. Obviamente não tão conhecida quanto o Eusébio, mas ainda assim.

Define mundo de futebol...

Se perguntares nas ruas, 99% das pessoas já ouviram falar do Eusébio. Mas certamente que 70% ou 80% já ouviram falar dos 5 violinos. Saber quem eles são, para quem não é do Sporting, é que se compreende que não seja tão normal, mas vem daí também o menor reconhecimento que ele obteve.

Sobreavalias demasiado a cultura geral da nossa população se achas que 4 em cada 5 pessoas sabem quem foram os 5 violinos. O mais certo era perto de metade responder-te algo que metesse o Mozart e talvez o Beethoven ao barulho.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...