Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Não estava a querer picar Red, apenas achei estranho porque foi a primeira vez que ouvi falar disso e dado respeito que as pessoas do Porto e do FC Porto têm por ele, achei pouco provável que isso fosse verdade.

Também não levei como uma provocação, apenas constatei que há muitas histórias que sempre surgem e foram surgindo com este tipo de figuras :)

Para isso, nada melhor que deitar a mão a um jornal de hoje por exemplo, a edição de ABOLA impressa hoje foi bastante porreira e fiz questão de comprar.

E eu, mal posso esperar para chegar a Belmonte e tirar umas horas de re-leitura à minha colecção Eusébio, legado do meu pai que também já lá está há uns anitos e já deve ter tomado um finito com ele, e tem uma data de revistas ilustradas, jornais e publicações que ele assinou todas quando eu era garoto e fez também o favor de tirar uma foto comigo que guardo religiosamente em 2 molduras lá em casa, mais uma na casa de cada avó(s), mais uma que anda sempre na carteira da minha mãe... Posso dizer que já estou habituado à perda, e sou praticamente insensível, às vezes até demasiado. Mas esta... marcou. Afinal, acabei de perder o 2º dos 3 principais que fizeram o benfiquista que sou hoje, já só resta o meu avô, veremos por quanto tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei agora de Lisboa. Já não chorava tanto desde a morte da minha avó.

Com esse nick não sei se ria se chore.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque estás a colocar o Hilário no mesmo plano do Bruno de Carvalho e do Inácio? E associá-lo à questão do clubismo é um perfeito disparate. A relação entre o Eusébio e o Hilário é muito mais profunda do que uma questão Benfica-Sporting. Eles são amigos de infância, nasceram e cresceram no mesmo bairro, jogaram à bola nas mesmas ruas, e, ao que sei, nunca a sua amizade foi beliscada pelo facto de defenderem clubes rivais. O Bruno e o Inácio podiam estar a representar o Sporting mas o Hilário não. O Hilário estava a despedir-se do seu amigo de infância.

Já agora aproveito o teu post para me referir a algo que me tem incomodado nestes dois dias. Há coisas que se dizem da boca para fora e que, depois, não me parece que sejam devidamente sentidas. Uma dessas coisas que têm sido ditas com enorme profusão nos últimos dias é que o Eusébio é um símbolo nacional, uma referência da portugalidade e da lusofonia, que é património nacional, embaixador de todos os portugueses, figura nacional incontornável do século XX. Não é só do Benfica e dos benfiquistas. E isto tem sido dito não só por não benfiquistas como, com muito a propósito, por grandes benfiquistas (saliento as palavras que ouvi hoje do Toni e do Ribeiro e Castro). Mas depois surgem sempre frases, expressões, subentendidos que desmentem esse sentimento. Continua a haver por parte de muitos benfiquistas, a maioria, estou convencido, de forma inconsciente, a vontade de reservar o Eusébio como uma coisa sua. E está errado. Profundamente errado.

O Governo não decretou 3 dias de luto nacional por ter morrido um símbolo do Benfica; o Presidente da República não expressou as suas condolências e o seu pesar por ter desaparecido uma referência benfiquista; a questão de trasladar os restos mortais do Eusébio para o Panteão Nacional não surge por se tratar da figura máxima do Benfica; e as pessoas não se deslocaram em massa ao Estádio, acompanharam o cortejo ou marcaram presença no cemitério por solidariedade com o Benfica e os benfiquistas. Tudo isso acontece porque morreu um português de excelência. Um dos maiores e mais notáveis dos portugueses.

Como tal, escusas de agradecer, na qualidade de benfiquista, a todos os outros portugueses que se juntaram, fraternamente, a chorar a morte de alguém que a todos era muito querido. Agradece-se a quem nos presta um favor, a quem, não estando obrigado, nos conforta e nos oferece apoio e solidariedade. Não se agradece a quem chora ao nosso lado com igual sentimento de perda.

Muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

A capa da bola hoje ainda está melhor :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Porque estás a colocar o Hilário no mesmo plano do Bruno de Carvalho e do Inácio? E associá-lo à questão do clubismo é um perfeito disparate. A relação entre o Eusébio e o Hilário é muito mais profunda do que uma questão Benfica-Sporting. Eles são amigos de infância, nasceram e cresceram no mesmo bairro, jogaram à bola nas mesmas ruas, e, ao que sei, nunca a sua amizade foi beliscada pelo facto de defenderem clubes rivais. O Bruno e o Inácio podiam estar a representar o Sporting mas o Hilário não. O Hilário estava a despedir-se do seu amigo de infância.

Já agora aproveito o teu post para me referir a algo que me tem incomodado nestes dois dias. Há coisas que se dizem da boca para fora e que, depois, não me parece que sejam devidamente sentidas. Uma dessas coisas que têm sido ditas com enorme profusão nos últimos dias é que o Eusébio é um símbolo nacional, uma referência da portugalidade e da lusofonia, que é património nacional, embaixador de todos os portugueses, figura nacional incontornável do século XX. Não é só do Benfica e dos benfiquistas. E isto tem sido dito não só por não benfiquistas como, com muito a propósito, por grandes benfiquistas (saliento as palavras que ouvi hoje do Toni e do Ribeiro e Castro). Mas depois surgem sempre frases, expressões, subentendidos que desmentem esse sentimento. Continua a haver por parte de muitos benfiquistas, a maioria, estou convencido, de forma inconsciente, a vontade de reservar o Eusébio como uma coisa sua. E está errado. Profundamente errado.

O Governo não decretou 3 dias de luto nacional por ter morrido um símbolo do Benfica; o Presidente da República não expressou as suas condolências e o seu pesar por ter desaparecido uma referência benfiquista; a questão de trasladar os restos mortais do Eusébio para o Panteão Nacional não surge por se tratar da figura máxima do Benfica; e as pessoas não se deslocaram em massa ao Estádio, acompanharam o cortejo ou marcaram presença no cemitério por solidariedade com o Benfica e os benfiquistas. Tudo isso acontece porque morreu um português de excelência. Um dos maiores e mais notáveis dos portugueses.

Como tal, escusas de agradecer, na qualidade de benfiquista, a todos os outros portugueses que se juntaram, fraternamente, a chorar a morte de alguém que a todos era muito querido. Agradece-se a quem nos presta um favor, a quem, não estando obrigado, nos conforta e nos oferece apoio e solidariedade. Não se agradece a quem chora ao nosso lado com igual sentimento de perda.

A única parte do post em que te dou razão em absoluto é a parte do Hilário, mas eu sabia e sei perfeitamente que a relação dele com o Eusébio sempre foi muito próximo, só que quando escrevi o post estava-me a lembrar do momento em que o Bruno de Carvalho e Inácio chegaram à igreja e, salvo erro, faziam-se acompanhar por uma 3ª pessoa, sendo essa 3ª pessoa o Hilário, por isso escrevi os três nomes de seguida não fazendo a devida distinção, ficando agora aqui o reparo. Quanto ao Bruno de Carvalho, Inácio e restante comitiva, não tinham obrigação nenhuma de ir, mas foram, e por terem lá ido, colocando a rivalidade de parte por um dia, merecem igualmente o respeito de todos os benfiquistas nesta hora.

Quanto ao restante, é bonito o que escreveste, mas duvidas tu que a maioria dos adeptos do Sporting, Porto e restantes clubes sentiram menos a perda do Eusébio do que a família benfiquista? É claro que o Eusébio é de Portugal. Aliás, o Eusébio é do mundo. No entanto, tirando tu e o pessoal da tua idade que o viu jogar, eu não duvido que a dor da família benfiquista seja nesta hora muita superior à dor dos adeptos de outros clubes quaisquer. Pegando em gente daqui, eu não acredito que o Barroso, Unreal, Vukcevic e Manel tenham sentido a morte do Eusébio da mesma forma que eu, sem querer colocar no entanto em causa qualquer sentimento de respeito que eles possam ter sentido, e eu acredito que tenham. Por isso sim, ficaram bem no meu post as palavras de apreço pelo respeito demonstrado, porque quer queiramos quer não, há sempre um pouco de clubismo à mistura, mesmo nestas horas, daí algumas pessoas no meu entender sentirem esta morte de forma diferente de outras, no entanto como eu disse, há horas em que o clubismo passa para 2º plano. Na minha opinião, todo o país deve respeito ao Eusébio. Daí para a frente, é de enaltecer a atitude. Como o Vukcevic disse ontem, por causa daquele adepto do Sporting que colocou o cachecol do Sporting no braço da estátua do Eusébio, foi uma atitude bonita, mas que o próprio não seria capaz de fazer. E eu percebo-o, porque se morresse a maior figura do Sporting, eu também não ia sair de casa por causa disso. No entanto o Vukcevic já expressou aqui os seus sentimentos e respeito pelo falecimento do Eusébio. Era isso que eu estava a agradecer, porque respeito eu não duvido que toda a gente, excepto os mentecaptos, sintam, mas do respeito a sair à rua com cachecois de clubes que o Eusébio não representou, vai um saltinho ainda grande. Às pessoas que tiveram essa atitude, fica aqui outra vez a minha palavra de igual respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Que enorme capa...

são destas coisas que ainda me fazem vibrar com o futebol... estas demonstrações de carinho, respeito e de um enorme sentido de responsabilidade vivido naqueles momentos... não vou alongar a conversa em relação ao homem que o Eusébio foi, pois já dissecaram isso por estes lados. Vou apenas enaltecer todo o ambiente vivido neste momento. Deveria de ser aproveitado para crescermos enquanto adeptos e pessoas pois todas as "nações clubisticas" se uniram em prol de algo maior que eles próprios e que tudo.

Que este sentimento perdure durante vários dias\semanas\meses\anos\décadas.

Obrigado, meu Rei, por tudo o que fizeste pelo maior amor da minha vida e pelo meu pais... :heart:

Editado por Skycamefalling

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando no que diz o Desc e bem, vejam o vídeo do RAP a prepósito da morte do Eusébio. É uma figura do país e um orgulho para todos os Benfiquistas como desportista e pessoa do nosso clube.

Compartilhar este post

Link para o post

“Daqui para a frente, todas as camisolas do Benfica terão a imagem do Eusébio.” - Luís Filipe Vieira

quer tirar a águia e meter o Eusébio. Acho parvo pq é mais culto da personalidade do que culto ao clube.

podem dizer que o Eusébio é um símbolo do clube mas a águia é O Símbolo do clube

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Deverá ser a imagem da Taça Eusébio a meio da camisola ou na manga.

Não passou pela cabeça de ninguém tirar o que quer que seja ao emblema.

Compartilhar este post

Link para o post

Deverá ser a imagem da Taça Eusébio a meio da camisola ou na manga.

Não passou pela cabeça de ninguém tirar o que quer que seja ao emblema.

não é o emblema. a camisola tem a águia a vermelho mais escuro e ele quer tirar a águia e meter o eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

não é o emblema. a camisola tem a águia a vermelho mais escuro e ele quer tirar a águia e meter o eusébio.

Onde leste isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, aqui na Holanda toda a gente me fala no Eusébio e de como ontem os canais holandeses passaram o dia todo a falar nele. É, inevitavelmente, um símbolo português para o Mundo todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, aqui na Holanda toda a gente me fala no Eusébio e de como ontem os canais holandeses passaram o dia todo a falar nele. É, inevitavelmente, um símbolo português para o Mundo todo.

Tu estás de Erasmus ou estás aí a trabalhar? E em que cidade, já agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que o Vieira já está a montar todo um circo. Primeiro era a imagem do Eusébio nas camisolas, agora quer um ano de luto em que todas as equipas joguem com um equipamento de fundo preto.

Epá, se eu fosse benfiquista acharia isto inaceitável. Ninguém, e repito, ninguém, é maior que o Clube. Nem o Eusébio deveria ser.

Mas isto sou eu.

P.S.: E conhecendo a peça, de certeza que vai aproveitar isto tudo para fins populistas e de "campanha".

Compartilhar este post

Link para o post

Tu estás de Erasmus ou estás aí a trabalhar? E em que cidade, já agora.

Tese de mestrado em Genética. Nijmegen.

-------------------------------------

Espero que o Benfica (Direcção, e não os adeptos) saiba respeitar a memória do Eusébio. Tudo bem que era o maior símbolo vivo do clube, mas não gostaria nada de ver a imagem do Eusébio usada para campanhas e outros fins populistas.

Compartilhar este post

Link para o post

«"Em 2020, de certeza mais do que 60 ou 70 por cento de jogadores serão formados no Benfica. Especula-se muito sobre jogadores portugueses, mas as pessoas esquecem-se que isto não é só carregar num botão. Trabalho para ter um Benfica made in Benfica. Se houver saídas, as entradas serão da equipa B, com exceção a duas posições, por não termos alternativas: defesa esquerdo e ponta de lança. Tudo será da nossa casa. Isto também é uma homenagem ao Eusébio porque ele criticava o facto de não termos jogadores portugueses", afirmou o líder das águias.»

Basicamente, a fonte deve estar a começar a escassear e é necessário haver alguma contenção financeira. É natural, não obstante achar que já estão a começar algo tarde. Utilizar o Eusébio como uma das justificações para isso, depois de se ter mais uma vez prometido mundos e fundos à massa adepta no início da época, é que pronto...

Não fica bem.

Compartilhar este post

Link para o post

É o LFV. Estavam à espera do quê? Até me admira não ter vindo dizer a publico que o Eusébio lhe tinha pedido para nunca abandonar o SLB

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...