Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Eu acho é que o Vieira já está a montar todo um circo. Primeiro era a imagem do Eusébio nas camisolas, agora quer um ano de luto em que todas as equipas joguem com um equipamento de fundo preto.

Epá, se eu fosse benfiquista acharia isto inaceitável. Ninguém, e repito, ninguém, é maior que o Clube. Nem o Eusébio deveria ser.

Mas isto sou eu.

P.S.: E conhecendo a peça, de certeza que vai aproveitar isto tudo para fins populistas e de "campanha".

A questão é que o Benfica é hoje o que é muito devido ao Eusébio, tal como Portugal foi colocado no mapa pelo Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que o Benfica é hoje o que é muito devido ao Eusébio, tal como Portugal foi colocado no mapa pelo Eusébio.

Desculpa, só me consigo rir disto.

Isso quer dizer que antes do Eusébio chegar a Portugal não houve outros Portugueses que enaltecessem o país? Não falando exclusivamente de futebol, mas essa frase é ridícula.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é simplesmente falacioso. Ainda nem o Eusébio jogava à bola e já o Peyroteo andava aí a marcar camiões de golos. Não é por aí.

De qualquer maneira, ainda que isso fosse verdade, a única figura tão importante quanto o Clube só pode (ou só deve) ser o seu fundador. Essa é a única figura que realmente fica, porque todas as outras, importantes ou não, vão passando.

Há N formas diferentes de homenagear o Eusébio, bem menos populistas e mais duradouras. Dêem o nome dele ao Estádio ou à vossa Academia, criem um equipamento (com jeito, não é este folclore de equipamento preto) e dêem-lhe o nome dele (como nós temos o Stromp), etc. Mas pronto, Vieira é o Vieira.

Compartilhar este post

Link para o post

"o Peyroteo andava aí a marcar camiões de golos"

O que é que isso tem a ver com o Eusébio colocar o Benfica ou Portugal no mapa(no plano desportivo) ?

Compartilhar este post

Link para o post

"o Peyroteo andava aí a marcar camiões de golos"

O que é que isso tem a ver com o Eusébio colocar o Benfica ou Portugal no mapa(no plano desportivo) ?

Tem a ver que o Peyroteo é uma figura conhecida no mundo do futebol. Obviamente não tão conhecida quanto o Eusébio, mas ainda assim.

Uma breve pesquisa na net dá-me isto:

The 1940s Sporting Clube De Portugal is one of the legendary teams in football history, won eight Portuguese championship within 11 seasons. However, the five was altogether between 1946 - 1952 only. The club was renowned for reaching the 1949 Latin Cup final match. However, they never reached the latin club final match once again despite played more four tournaments since then. The Greatest Players of The Five Violins in order would be:

1. Fernando Peyroteo is the most prolific scorer in history of Iberian football, is the most goal ratio scorer in history of football club. However, the standard of portuguese league in his time had a ratio 4 - 5 goal per league game.

Compartilhar este post

Link para o post

Foram ambos grandes. O Eusébio foi mais reconhecido pelo que fez na Selecção Nacional, no Mundial de 66, e por ter ganho títulos de maior relevância no Benfica. Essa discussão é pointless, puseram o nome de Portugal lá fora em alturas diferentes, com impactos diferentes, assim como hoje em dia são o Ronaldo e o Mourinho a colocar.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, descobri hoje que o Eusébio teve selos com a cara dele nos Emirados Árabes Unidos:

Ajman_1968-09-15_stamp_-_Eus%C3%A9bio_da_Silva_Ferreira.jpg

:prayer:

Foram ambos grandes. O Eusébio foi mais reconhecido pelo que fez na Selecção Nacional, no Mundial de 66, e por ter ganho títulos de maior relevância no Benfica. Essa discussão é pointless, puseram o nome de Portugal lá foram em alturas diferentes, com impactos diferentes, assim como hoje em dia são o Ronaldo e o Mourinho a colocar.

Eu não estou a dizer que um foi melhor que o outro, só estou a rebater a ideia de que Portugal era desconhecido em termos futebolísticos antes do Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a dizer que um foi melhor que o outro, só estou a rebater a ideia de que Portugal era desconhecido em termos futebolísticos antes do Eusébio.

Acho que se há países que nunca foram desconhecidos no panorama futebolístico internacional, Portugal foi um deles.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se há países que nunca foram desconhecidos no panorama futebolístico internacional, Portugal foi um deles.

Mas eu sei disso, ali o JonasThern é que parece que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se metam com essas discussões aqui, sff

O LFV agora é que está a surfar a onda do populismo que nem um maluco. Não duvido que tenha mesmo sentido a morte do Eusébio mas calma com as demonstrações de amor que não tarda já parece que anda à procura de garantir votos com esta situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem em Portugal quanto mais. Se perguntares a 10 ou 20 pessoas random na rua quem foi o Eusébio todos te sabem responder. Pergunta pelo Peyroteo e depois diz-me alguma coisa.

E nem sequer se põe em causa a qualidade de um em relação ao outro, a projecção e a marca que deixaram é completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem em Portugal quanto mais. Se perguntares a 10 ou 20 pessoas random na rua quem foi o Eusébio todos te sabem responder. Pergunta pelo Peyroteo e depois diz-me alguma coisa.

E nem sequer se põe em causa a qualidade de um em relação ao outro, a projecção e a marca que deixaram é completamente diferente.

Mas isso quer dizer o quê, então? Que antes do Eusébio ninguém ligava ao futebol em Portugal, é isso?

É ridículo dizer que foi o Eusébio a "colocar Portugal no mapa". Deu popularidade, sem sombra de dúvida, uma popularidade que provavelmente só teve paralelo no Figo e no Ronaldo, mas daí a dizer que antes dele não existíamos vai uma grande distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo do que oiço dizer. Se estão a exagerar ou não, não sei, mas o que dizem é que na altura e devido ao que se vivia (ditadura), Portugal não tinha qualquer relevância a nivel mundial e foi o Eusébio com as suas prestações no Benfica e na Seleção Nacional que deram a conhcer Portugal ao Mundo. E em relação ao Benfica, o Benfica deve muito, mas muito mesmo ao Eusébio.

Compartilhar este post

Link para o post

Tão verdade :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não se metam com essas discussões aqui, sff

O LFV agora é que está a surfar a onda do populismo que nem um maluco. Não duvido que tenha mesmo sentido a morte do Eusébio mas calma com as demonstrações de amor que não tarda já parece que anda à procura de garantir votos com esta situação.

O LFV é um populista, sempre foi. Vai espremer isto até conseguir. Quando chegarem as eleições, ainda vai puxar alguma m*rda do Eusébio para o meio.

E é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso quer dizer o quê, então? Que antes do Eusébio ninguém ligava ao futebol em Portugal, é isso?

É ridículo dizer que foi o Eusébio a "colocar Portugal no mapa". Deu popularidade, sem sombra de dúvida, uma popularidade que provavelmente só teve paralelo no Figo e no Ronaldo, mas daí a dizer que antes dele não existíamos vai uma grande distância.

Não, quer dizer que foi o Eusébio a colocar Portugal no mapa, no panorama desportivo, mas bem para além dele, numa altura em que não haviam outros símbolos, simples como isso. O reconhecimento e identificação são prova disso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo do que oiço dizer. Se estão a exagerar ou não, não sei, mas o que dizem é que na altura e devido ao que se vivia (ditadura), Portugal não tinha qualquer relevância a nivel mundial e foi o Eusébio com as suas prestações no Benfica e na Seleção Nacional que deram a conhcer Portugal ao Mundo. E em relação ao Benfica, o Benfica deve muito, mas muito mesmo ao Eusébio.

Que o Eusébio tenha colocado o Benfica no topo, isso é indiscutível. Agora que foi ele o responsável por fazer conhecer todo um país lá fora, acho exagerado. Portugal já era conhecido, pelo futebol, pela história, etc. Mas são opiniões. O que eu sempre ouvi dizer dos meus familiares foi que sim senhor, o Eusébio foi um marco do futebol português, o maior de todos os tempos. O Peyroteo teve a infelicidade de nunca disputar uma competição internacional por Portugal, e por não ter ganho nenhuma Taça dos Campeões Europeus pelo Sporting, senão tinha chegado ao patamar de divindade em que se encontra o Eusébio. E este também apareceu numa altura em que o regime estava mais instalado, em que éramos um país quase isolado do resto do Mundo, sendo que uma das "fugas" da população era o futebol, e o representante do futebol nessa altura (anos 60), era o Eusébio.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Não, quer dizer que foi o Eusébio a colocar Portugal no mapa, no panorama desportivo, mas bem para além dele, numa altura em que não haviam outros símbolos, simples como isso. O reconhecimento e identificação são prova disso mesmo.

Ok.

Compartilhar este post

Link para o post

E acrescentar novamente que aqui não está em causa se o Peyroteo merecia ou tinha condições desportivas para, noutras circunstâncias, ser semelhante ou até superior ao Eusébio. A verdade é que não o foi e nunca se saberá se podia ou não ter sido, nem vale a pena ir por aí. Mas arrisco até a dizer que lá fora (e cá dentro) mais depressa se conhece o Joaquim Agostinho que o Peyroteo (pronto, já tem aí um símbolo do Sporting, podem ficar contentes :mrgreen:)

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que só estás a falar no que toca a futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para terminar esse assunto, o Peyroteo não é tão conhecido por alguns motivos como o facto de ter jogado numa época bem anterior (nasceu 24 anos antes do Eusébio, na altura em que jogou nenhum dos nossos pais era vivo ou pelo menos tinha idade para saber bem o que era futebol, por exemplo, e isso é algo que se transmite à geração atual), jogos de seleções nacionais eram muito mais esporádicos na altura em que jogou (um monstro daqueles só fez 20 jogos pela seleção e não foi por falta de qualidade certamente) e porque está envolvido num grupo de 5 jogadores fantásticos, sendo que são conhecidos coletivamente e não tanto individualmente.

Se perguntares nas ruas, 99% das pessoas já ouviram falar do Eusébio. Mas certamente que 70% ou 80% já ouviram falar dos 5 violinos. Saber quem eles são, para quem não é do Sporting, é que se compreende que não seja tão normal, mas vem daí também o menor reconhecimento que ele obteve.

Por fim, creio que o Peyroteo nunca chegou a disputar uma competição de seleções. O Estado Novo na altura não pôde promover-se via futebol, algo que aconteceria mais tarde em 66, como sendo uma forma de demonstrar a força e a bravura da tão afamada Pátria, Nação, seja o que for que queiram chamar-lhe, à boa maneira salazarenta de ver as coisas.

Eu não estou aqui, ainda para mais numa altura destas, para dizer que x foi melhor que y ou vice-versa, até porque são atletas que nunca vi jogar. A verdade é que há justificações para essa diferença de reconhecimento que vão bem para lá do mérito que um ou outro terão tido.

Claro que, visto de fora, os adeptos de outros clubes simplesmente dirão que os Sportinguistas querem simplesmente ter um símbolo ao nível do Eusébio quando não o têm, isto precisamente porque não conhecem Peyroteo ou a sua história. A verdade é que muitas vezes se fala nele, respeitando o legado do Eusébio na mesma, como é óbvio, porque é algo cansativo ver tamanha disparidade de reconhecimento, ainda que compreendendo as causas para tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes do Eusébio chegar, já o Benfica tinha sido vencedor da Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona por 3-2, portanto, o Eusébio não fez "nada" no Benfica que não tivesse sido feito já. O Eusébio "só" foi Eusébio porque tinha grandes nomes como Mário Coluna, António Simões, José Augusto, José Águas e Germano (inicialmente). Mas eu nunca o vi jogar, portanto posso estar a dizer uma grande asneira.

Compartilhar este post

Link para o post

Que o Eusébio tenha colocado o Benfica no topo, isso é indiscutível. Agora que foi ele o responsável por fazer conhecer todo um país lá fora, acho exagerado. Portugal já era conhecido, pelo futebol, pela história, etc. Mas são opiniões. O que eu sempre ouvi dizer dos meus familiares foi que sim senhor, o Eusébio foi um marco do futebol português, o maior de todos os tempos. O Peyroteo teve a infelicidade de nunca disputar uma competição internacional por Portugal, e por não ter ganho nenhuma Taça dos Campeões Europeus pelo Sporting, senão tinha chegado ao patamar de divindade em que se encontra o Eusébio. E este também apareceu numa altura em que o regime estava mais instalado, em que éramos um país quase isolado do resto do Mundo, sendo que uma das "fugas" da população era o futebol, e o representante do futebol nessa altura (anos 60), era o Eusébio.

Uma coisa é ser conhecido, outra é estar no topo e ser reconhecido como tal..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...