Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Eu cá acho que nos mexemos bastante bem no mercado.

Mas é que sem dúvida, já fiz um post por aí acerca disso e não vou voltar a fazer com tanto detalhe, mas, olhando só para este Verão, temos um ponto fundamental: o Sporting ainda está em reconstrução, logo não pode fazer um grande investimento num Nani, ou até num Hulk (que mesmo vindo da 2ª divisão, veio por umas notas valentes) da vida.

André Geraldes: promissor e ia tirar o lugar ao Cédric, contudo falhou e deve ser a 4ª opção para o lugar

Paulo Oliveira: dos mais promissores centrais portugueses, é o nosso melhor central

Naby Sarr: era uma das esperanças da seleção francesa, sendo que li que chegou a tirar o lugar ao tão falado Umtiti em algum lado, mas falhou, apesar de ainda ser muito jovem e ter muito por onde evoluir (prefiro-o ao Maurício no 11, erram os dois imenso, mas este pode evoluir)

Rabia: era o nosso parceiro para o Paulo Oliveira, sendo que devia ser titular, errou neste fim-de-semana, mas isso acontece

Jonathan Silva: 20 anos, diretamente da Argentina e já agarrou o lugar, pode muito bem vir a ser o dono da lateral esquerda argentina a médio prazo, tem falhas que precisam de ser corrigidas

Slavchev: um prodígio búlgaro que está a ser pessimamente gerido, sendo que nem sequer joga na sua posição original

Oriol Rosell: boa escola e já deu boas indicações, serve com backup do William e se fosse muito mau não havia gente a querer sentar o William para pôr este no 11

Ryan Gauld: nem é preciso dizer nada, é uma excelente contratação, tem tudo para dar certo, só precisa de ser bem gerido

Nani: sem comentários

Tanaka: mostrou bastante na pré-época e era uma aposta num outro mercado, estranhamente desapareceu das contas e deve ter menos do que 10 minutos oficiais esta época

Sacko: promessa francesa que precisa de ser trabalhada, não sei se servirá para alguma coisa

Não sei se me esqueci de alguma contratação, o que eu sei é que não há ninguém que fosse uma má contratação à partida, há contratações dúbias, como Geraldes (tendo Cédric e Esgaio), Sacko (tendo Iuri, Héldon, Dramé, Carrillo, Capel, Podence, etc.) e até o Slavchev (se o contarmos como 8 e pensarmos que para isso tínhamos o Wallyson), mas não é por isso que acho que nos tenhamos mexido mal no mercado. O que acho é que não estamos a saber trabalhar esses valores e isso parece-me relativamente evidente em todos exceto, claro, no Nani. Agora a nossa ação no mercado foi relativamente boa, faltou um central para complementar a saída do Rojo e a falha está em achar que o Sarr chegava para isso, mas não vejo onde é que falhámos mais dadas as nossas limitações.

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa não é dele, mas não estou a gostar nadinha do William este ano.. Acho que está demasiado lento e ao nível do posicionamento está muito aquém do ano passado.. Sinceramente não sei se não preferia um trinco mais para recuperar bolas e menos construtor, e deixar o William mais numa posição de 8.. Acho que a equipa ficaria a ganhar. É que defensivamente, estamos a deixar um buraco no meio campo, e depois com aquela defesa, é cada tiro cada melro. Mas na volta se calhar o que é preciso é apenas um ajuste táctico no meio campo, mas está ali qualquer coisa mal.

E não é isso que ele é também?

O que queres dizer é que preferias jogar com um 6 mais fixo. E para aí, o William continua a ser, de longe, a melhor opção da Liga. Eu também preferia jogar assim. Mas não é assim que jogamos actualmente. Daí o William não estar a render tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não eras tu que uma vez lançou a lenha de que esta direção está a fazer uns erros bastante comprometedores em termos de gestão, relativamente a transferências e afins?

Mas se não foste tu, foi alguém..

não sei se o disse nesses termos, mas cheguei a mencionar já no ano passado que certas contratações eram desnecessárias. Esta época idem.

Erros parvos e, novamente, não se aproveita o que já se tem.

É crl!! A Gazprom 04 tem mesmo de passar :lol:

achas que o Zbording passa em 2º?

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, sem querer ser impertinente, faz ai uma comparação do futebol actual do Marco Silva com o futebol inicial, do Leonardo Jardim

Mais logo faço isso, que quero aprofundar algumas coisas e agora não tenho tempo para tal.

"Mais logo". E mesmo assim...fiz isto por partes (daí irem ler frases simples e curtas) e aos bocados, e para já ainda só vai a fase defensiva. A ofensiva fica para depois :mrgreen:

Ora, em primeiro lugar, é necessário fazer aqui uma breve introdução do contexto. Aquele que o Jardim encontrou foi bastante diferente daquele que o Marco encontrou. No caso do Jardim, ele teve de construir uma equipa (coisa que não existia) do 0. É verdade que, num contexto excepcional neste clube, a pressão de ganhar, ganhar e ganhar não era a mesma de outros anos, por todas as condicionantes que existiam e que são bem conhecidas de todos. Ainda assim, no Sporting, um treinador que queira ter um mínimo de sucesso tem de ganhar regularmente. E o Jardim construiu a equipa também com base nesse objectivo. Já o Marco aproveitou algumas bases da equipa do Jardim, começando depois, lentamente, a implementar as suas ideias de jogo, a alterar aquilo que achava necessário alterar e a corrigir as falhas que foi descobrindo, aqui e ali. Não teve de construir uma equipa do 0. Antes, modelou (e ainda está a modelar) uma equipa que já existia.

Posto isto:

Fase defensiva:

Marco Silva:

O Sporting do Marco dispõe-se em 4x2x3x1 (organização defensiva) ou 4x4x2 (reacção à perda da bola). Defende em bloco médio-alto. Joga com a defesa em linha e faz uso da "armadilha do fora-de-jogo". Algum espaço entre linhas, sobretudo entre a linha defensiva e o duplo-pivot. Forte capacidade de pressão e de recuperação da bola no meio-campo adversário. Bom preenchimento do espaço nessa fase. Boa dinâmica também (a equipa é capaz de se reajustar rapidamente para pressionar o "novo" portador da bola, quando o adversário varia o centro de jogo). Organização razoável nas bolas paradas defensivas, com marcação à zona, excepto se o adversário possuir referências nesse tipo de lances (nesse caso, existe marcação homem-a-homem a essas referências, e de resto mantém-se a zona). Espaço claro nas costas da defesa, devido à utilização da defesa em linha. Muita importância dada à linha defensiva. Esta deve estar bem coordenada, equilibrada e organizada no maior número possível de momentos do jogo. Depende também da interpretação correcta do jogo em alguns momentos por parte das individualidades.

Meio-campo ainda à procura da coordenação e do equilíbrio ideais. Médio mais defensivo do duplo-pivot demasiado afastado do espaço central imediatamente à frente do eixo defensivo, o que leva a desequilíbrios constantes na organização defensiva quando a equipa adversária ultrapassa a primeira fase de pressão. Extremos mais activos na recuperação de bola nos momentos seguintes à perda da bola. Menos activos em organização defensiva, preocupando-se apenas em ocupar da melhor forma o seu espaço na estrutura da equipa. "9" também bastante activo na reacção à perda da bola. Menos activo em organização defensiva, saindo na pressão apenas quando um dos centrais tenta sair a jogar ou quando um dos médios adversários baixa para a sua zona para pegar no jogo e construir.

Leonardo Jardim:

Sporting do Jardim dispunha-se em 4x3x3 (organização defensiva) ou 4x4x2 (reacção à perda da bola). Defendia em bloco médio-baixo. Bloco sólido e coeso. Pouco espaço entre linhas. Excelente organização e equilíbrio defensivo em todos os momentos do jogo. Facilidade em defender a zona central, empurrando o adversário para os corredores laterais. Boa organização nas bolas paradas defensivas, com marcação mista (2/3 marcações homem-a-homem, resto à zona). Bom controlo da profundidade, devido às próprias especificidades do bloco. Bom controlo da largura, devido à estrutura da organização defensiva e especialmente devido à disposição dos médios no terreno (bastante dinâmicos e voluntariosos nas tarefas defensivas. "6" fixo à frente dos centrais, "8" a complementá-lo no plano defensivo e a dar o equilíbrio necessário quando este saía ao portador da bola, e "10"/2º avançado a encostar ao "9" na transição ataque-defesa (reacção imediata à perda da bola), recuando posteriormente para ocupar a posição de interior na fase da organização defensiva (predominantemente sobre a meia direita)).

Não jogava com a defesa em linha. Bom sentido posicional do quarteto defensivo. Extremamente organizado naquilo que é a compreensão dos princípios defensivos (basculação, compensações, dobras, timing correcto para atacar o portador da bola e/ou forçar o 2x1 sobre o mesmo, com uma alta percentagem de eficácia nesse tipo de acções). Extremos a fechar o corredor, procurando a superioridade na sua zona sempre que possível (ex: lateral e extremo adversário vs lateral, "10"/2º avançado ou "8" (meia direita e meia esquerda, respectivamente) e extremo, tentando forçar o erro). Finalmente, "9" com papel regular defensivamente. Mais activo na reacção imediata à perda da bola, onde tinha o apoio do "10"/2º avançado, ficando na frente em cunha com o mesmo, pressionando apenas o central do seu lado e procurando sempre fechar a linha de passe para o médio adversário que procurava vir receber a bola fora do bloco para dar seguimento à construção.

Para já, é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, e eu sei que o FórumSCP também tem coisas boas, mas não estou a gostar nada do que me parece ser um início do culto da personalidade por parte de muita gente.

Isso já eu digo há um ano. Na altura cheguei a comentar como o processo do Sporting tem várias semelhanças com processos revolucionários históricos em alguns países que resultaram em ditaduras centralizadas num líder carismático. O pior é que nem precisas de ir ao FórumSCP para encontrar disso. Na verdade, nem precisas de sair do CMPT.

Compartilhar este post

Link para o post

oi? :lol:

não percebo qual a dúvida.

Isso já eu digo há um ano. Na altura cheguei a comentar como o processo do Sporting tem várias semelhanças com processos revolucionários históricos em alguns países que resultaram em ditaduras centralizadas num líder carismático. O pior é que nem precisas de ir ao FórumSCP para encontrar disso. Na verdade, nem precisas de sair do CMPT.

é o que dá quando tens forums que revolvem à volta do mesmo símbolo. Não gosto do ForumSCP por isso. Deixei até o Forza Inter por causa disso. Não estou para andar num sítio que ou é um "echo chamber" ou então és ostracizado por ter opinião diferente, seja ou não legítima. Não há sequer discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

não percebo qual a dúvida.

:lolada:

Quem vai amanhã? Oblivion, se tu fores queres beber lá uma imperial no pitachorro? Amanhã já posso estar com a malta.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a Taça de Portugal:

Preço dos bilhetes:

Bancada Coberta - €18

Bancada s/ cobertura e Topos - €11

Sócios SC Espinho - €7

Jogo as 20h30.

10403664_858080557557368_8439041495894706584_n.jpg?oh=4f51c8dfa158a531706f1da805f9a61d&oe=54F1C1A4

Editado por rozas

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se arranjo um desses bilhetes a 11€, se estiver a chover sei onde arranjar cobertura e ver o jogo na mesma :-

Compartilhar este post

Link para o post
O Sporting continua a preparar a partida contra o Schalke 04 e, no treino desta manhã, o grupo esteve a trabalhar aos olhos dos jornalistas.

Bruno de Carvalho foi um dos que marcou presença no apronto, observando à distância os trabalhos da equipa de Marco Silva, na companhia de Augusto Inácio e do administrador da SAD Guilherme Pinheiro.

O técnico não tem baixas a registar e contou com todo o plantel para o treino que ultima a preparação para o decisivo jogo contra o Schalke 04.

Dos 26 jogadores que estiveram à disposição, realce para a presença de Guilherme Oliveira, guardião habitualmente suplente de Luís Ribeiro na equipa B.

Recorde-se que Maurício é o único que não poderá ir a jogo, por ter sido expulso em Gelsenkirchen.

00

Compartilhar este post

Link para o post

"Mais logo". E mesmo assim...fiz isto por partes (daí irem ler frases simples e curtas) e aos bocados, e para já ainda só vai a fase defensiva. A ofensiva fica para depois :mrgreen:

Para já, é isto.

Ou seja, +/- o ideal era a equipa a atacar à Marco Silva e a defender à Leonardo Jardim?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, +/- o ideal era a equipa a atacar à Marco Silva e a defender à Leonardo Jardim?

Uma coisa não impede a outra? Não podes querer atacar "à Marco Silva", ou seja, jogar em ataque organizado no meio-campo adversário, e depois querer defender em bloco médio/baixo. Ou uma coisa ou outra.

Há jogar "à Marco Silva" e jogar "à Leonardo Jardim". Eu prefiro a ideia do Marco, mas é mais arriscada e mais exigente tacticamente, logo precisa de jogadores mais inteligentes para não dar buraco. Isso e definir claramente o que se pretende dos médios que jogam no duplo pivot.

Compartilhar este post

Link para o post

Daí também que, com o Marco, estaremos sempre muito mais perto de ganhar, isto se tivermos a matéria-prima suficiente quando lá chegar.

Mas confesso que com o Leonardo Jardim, sentia a equipa muito mais segura defensivamente. Nunca estava preocupado porque sabia que não iamos sofrer muitos golos. Mas também lá está, havia outra matéria-prima. Havia um Cédric e Jefferson ainda em estado de graça, Rojo, Dier...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é impossível. O ideal é atacar à Marco e defender à Marco, mas com qualidade. Falta evoluir muito em termos defensivos, tanto a nível colectivo como a nível individual. Como ele é inteligente, acredito que já estará a tentar arranjar forma de aumentar a consistência e o equilíbrio defensivo da equipa, sem prejudicar a equipa ofensivamente. Mas vai demorar algum tempo. Como demorou até conseguirmos atingir um nível aceitável a atacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu confio no Marco. As coisas vão chegar ao ponto de equilíbrio que ele quer. Resta saber se terá jogadores dispostos a isso e uma estrutura que suporte o seu trabalho e os jogadores. É aqui que está a maior incógnita, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que há dois problemas neste Sporting, em comparação com o do Jardim.

O primeiro é o aumento do número de jogos. O Sporting, quer este ano, que no ano passado, tinha bom 11 e poucas soluções no banco. Sucede que, este ano o número de jogos é maior.

O segundo é que o Sporting, durante boa parte da época passada, foi visto pelos adversários como um Sportingzinho. Este ano e visto como Sporting e, assim sendo, os autocarros e os boiengs 787 sucedem-se em frente à baliza.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é impossível. O ideal é atacar à Marco e defender à Marco, mas com qualidade. Falta evoluir muito em termos defensivos, tanto a nível colectivo como a nível individual. Como ele é inteligente, acredito que já estará a tentar arranjar forma de aumentar a consistência e o equilíbrio defensivo da equipa, sem prejudicar a equipa ofensivamente. Mas vai demorar algum tempo. Como demorou até conseguirmos atingir um nível aceitável a atacar.

Concordo. O Marco Silva já demonstrou que tem a ideia de jogo definida e que dá lugar aos melhores (sem ser de forma abrupta, danificando a moral dos que saiem do XI).

Em tão pouco tempo já nós crescemos tanto desportivamente, financeiramente e psicologicamente.. é ter calma.

Voltámos a jogar bom futebol, voltámos a ter estádio cheio e apoio 24/7, voltámos a ter coerência (elogiar quando ganhas, criticar quando perdes) nem que seja do BdC e a malta reconhece o talento que veste de verde.

Tudo isto era muito mais difícil do que defender consoante as ideias do Marco e foi conseguido.

Compartilhar este post

Link para o post

O Marco Silva tem uma grande vantagem a seu favor. É uma pessoa muito pouco casmurra. Não sei se já o disse aqui nas poucas vezes que tenho escrito mas não me lembro dum treinador em Alvalade que tenha sentado André Martins, Sarr, Jefferson, que tenha tirado William ao intervalo, entre outras situações.

Isso só prova que é um homem inteligente e que sabe admitir quando está errado. Isso é meio caminho andado para o sucesso. Com o Guimarães, eu faria exactamente as mesmas substituições que ele. Infelizmente, nesse dia nada saiu bem. Foi daqueles dias que não valia mesmo a pena sair da cama.

Eu confio no Marco e nesta direcção. Acredito que vamos melhorar muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Falam de matéria prima a nivel defensivo mas o Nani veio revolucionar as dinâmicas ofensivas do Sporting. As jogadas passam todas pelos pés dele e sem querer exagerar na maneira como digo as coisas, somos um pouco em campo aquilo que ele quer. Deixo de haver a insistência nos cruzamentos pois muito ele gritava com os colegas.

É claro que tem o dedo do Marco, mas com o Nani o ano passado tínhamos sido campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que há dois problemas neste Sporting, em comparação com o do Jardim.

O primeiro é o aumento do número de jogos. O Sporting, quer este ano, que no ano passado, tinha bom 11 e poucas soluções no banco. Sucede que, este ano o número de jogos é maior.

O segundo é que o Sporting, durante boa parte da época passada, foi visto pelos adversários como um Sportingzinho. Este ano e visto como Sporting e, assim sendo, os autocarros e os boiengs 787 sucedem-se em frente à baliza.

Ambas as situações são verdade, mas acho que nenhuma delas explica porque é que à nona jornada só temos quatro vitórias.

E o facto de termos jogado com Benfica e Porto de pouca consolação serve, porque já jogámos com duas das outras três equipas que também estão à nossa frente (curiosamente no domingo jogamos com a outra, o Paços de Ferreira) e não fomos capazes de ganhar a nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

O Marco Silva tem uma grande vantagem a seu favor. É uma pessoa muito pouco casmurra. Não sei se já o disse aqui nas poucas vezes que tenho escrito mas não me lembro dum treinador em Alvalade que tenha sentado André Martins, Sarr, Jefferson, que tenha tirado William ao intervalo, entre outras situações.

Isso só prova que é um homem inteligente e que sabe admitir quando está errado. Isso é meio caminho andado para o sucesso. Com o Guimarães, eu faria exactamente as mesmas substituições que ele. Infelizmente, nesse dia nada saiu bem. Foi daqueles dias que não valia mesmo a pena sair da cama.

Eu confio no Marco e nesta direcção. Acredito que vamos melhorar muito.

O Mauricio e o Cédric riram-se do bold.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não estou a ver grandes alternativas válidas aos dois jogadores que referiste. O Esgaio pode fazer bem a posição de lado direito mas não é a sua de raiz. Em relação ao Maurício, não sei que é que querias pôr no lugar dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...