Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Liedson

José Sócrates detido!

Publicações recomendadas

O Presidente da República não se deve pronunciar sobre a detenção de ex-governantes, deve-se preocupar, isso sim, com outras questões referentes à governação do País.

E eu a pensar que ele já tinha morrido engasgado com um brinde do bolo rei.

Ele simplesmente não fala sobre nada que tenha importância, se sobre o Sócrates até dou de barato não comentar, sobre os Vistos tinha obrigação de o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive 3 dias no monte, só soube disto ontem ao fim da tarde e só agora tenho acesso à net para ler as noticias e comentários.

Mas uma coisa aposto, o momento em que souberam disto deve ter sido dos mais felizes da vida de muita gente e suponho que a direita esteja em vias de fazer uma proposta para o dia passar a ser feriado nacional.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Claro que o Sócrates sabia que ia ser detido, se até o PdC sabia na altura em que lhe apareceram à porta de casa... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive 3 dias no monte, só soube disto ontem ao fim da tarde e só agora tenho acesso à net para ler as noticias e comentários.

Mas uma coisa aposto, o momento em que souberam disto deve ter sido dos mais felizes da vida de muita gente e suponho que a direita esteja em vias de fazer uma proposta para o dia passar a ser feriado nacional.

Desde os débeis mentais do PNR a abrirem garrafas de champagne no Campus da Justiça até a "aleluias" de deputados do PSD no facebook basicamente tem-se visto de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe mau markting. Apenas markting.

Vai ser o nosso PR e logo na 1ª volta.

Compartilhar este post

Link para o post

A bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, advertiu hoje que as detenções têm requisitos legais a cumprir e considerou, genericamente, que «as detenções que estão a ser feitas, à primeira vista, parecem não ser demasiado ponderadas».

«Temos visto nos últimos tempos com preocupação a permanente detenção de pessoas para interrogatório. A detenção só pode ser feita de acordo com aquilo que está estipulado no Código de Processo Penal (CPP) e, portanto, havendo perigo de fuga, flagrante delito, perigo de continuação da atividade criminosa ou havendo o perigo de alguma intranquilidade na comunidade», alertou Elina Fraga em declarações à Lusa.

A bastonária falou à margem da IX Convenção das Delegações da Ordem dos Advogados e considerou que, «as detenções que estão a ser feitas, à primeira vista, parecem não ser demasiado ponderadas» e é «preciso perceber que qualquer detenção que não cumpra estes requisitos é uma detenção ilegal».

Escusando-se sempre a comentar o caso concreto da detenção do ex-primeiro ministro José Sócrates, Elina Fraga advertiu ainda que esta é uma das duas dimensões que a estão «a atormentar enquanto bastonária da Ordem dos Advogados» e que «merecem preocupação de toda a sociedade».

A outra é, segundo Elina Fraga, «estar-se a estimular a justiça na praça pública, com pessoas a serem detidas sem que haja o gozo da presunção de inocência, à frente de câmaras de televisão, com fugas de informação que constituem violações do segredo de justiça, o que é crime em Portugal».

Por isso, a bastonária pediu à Procuradoria-Geral da República para estar atenta a estes casos em que são há «todo um espetáculo mediático para deter uma pessoa, qualquer que ela seja».

«Essa pessoa é um cidadão português, beneficia da presunção constitucional de inocência e vê irremediavelmente comprometida a sua honra e consideração, depois da visualização por toda a sociedade portuguesa da sua detenção», criticou.

Elina Fraga considerou que a «é preciso a PGR estar atenta a estes fenómenos, é preciso o Conselho Superior da Magistratura estar atento a estes fenómenos de mediatização da justiça, sobretudo quando se está a indiciar ou a fazer investigação».

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4256920&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook&page=-1

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é que não é nada de novo. Vem de tempos imemoriais. Há sempre alguém disposto a atribuir as culpas dos males da sociedade ao polícia ou ao mensageiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não sabe o que aconteceu em Itália no inicio dos anos 90, o chamado caso Mani pulite, aconselho a página da wikipedia sobre o assunto.

Hoje em dia em Portugal podemos estar perto de uma situação minimamente semelhante. O caso Italiano, que levou a que cerca de 5000 pessoas, maioritariamente politicos, incluindo mais de metade dos membros do Parlamento, de todos os partidos, fossem investigados e muitos condenados, fez no final de contas foi permitir a ascenção meteórica de um populista supostamente supra-partidos, de seu nome Silvio Berlusconi. Ora nós por cá podemos vir a enfrentar um cenário semelhante, com o avolumar destes casos e o aumento estrondoso da desconfiança nos politicos a porta está escancarada para que surja alguem com aura de seriedade e incorruptabilidade para governar durante anos a fio. Esse cenário não deixa de ser assustador e até tremo de imaginar, vá, um Rui Rio a ser o novo Cavaco, e ter de levar com ele nos próximos 20 anos ou mais...

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não sabe o que aconteceu em Itália no inicio dos anos 90, o chamado caso Mani pulite, aconselho a página da wikipedia sobre o assunto.

Hoje em dia em Portugal podemos estar perto de uma situação minimamente semelhante. O caso Italiano, que levou a que cerca de 5000 pessoas, maioritariamente politicos, incluindo mais de metade dos membros do Parlamento, de todos os partidos, fossem investigados e muitos condenados, fez no final de contas foi permitir a ascenção meteórica de um populista supostamente supra-partidos, de seu nome Silvio Berlusconi. Ora nós por cá podemos vir a enfrentar um cenário semelhante, com o avolumar destes casos e o aumento estrondoso da desconfiança nos politicos a porta está escancarada para que surja alguem com aura de seriedade e incorruptabilidade para governar durante anos a fio. Esse cenário não deixa de ser assustador e até tremo de imaginar, vá, um Rui Rio a ser o novo Cavaco, e ter de levar com ele nos próximos 20 anos ou mais...

Ao ler o teu post só me vinha o Marinho e Pinto à mente. Deus nos livre.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Ao ler o teu post só me vinha o Marinho e Pinto à mente. Deus nos livre.

x2

mas entre ele e o Rui Rio, venha o Diabo e escolha, sinceramente.

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Rio não é o senhor do PSD que foi presidente do Porto? E não lhe apregoam um bom trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post

E passa mais uma noite no saco...

Btw na sic noticias um dos gajos antigamente mais anti-Sócrates, Luis Delgado, mandou agora para o ar uma série de hipóteses que a serem verdade podem vir a safar o homem. Disse por exemplo que é sabido que a mãe do Socrates tem uma fortuna pessoal muito grande, ligada às heranças do volfrâmio, e que se o Sócrates tiver provas de que o dinheiro em causa tem essa proveniência pode apenas ser acusado de fuga ao fisco. Deu ainda exemplos como o do Sarkozy, que tambem foi detido num caso de corrupção e que neste momento já está a re-entrar na vida politica.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

x2

mas entre ele e o Rui Rio, venha o Diabo e escolha, sinceramente.

LOL, um faz um excelente na câmara, e por ser do PSD e supostamente muito popular, já desce ao nível de um dos maiores gulosos que temos cá em Portugal? Só rir :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

LOL, um faz um excelente na câmara, e por ser do PSD e supostamente muito popular, já desce ao nível de um dos maiores gulosos que temos cá em Portugal? Só rir :lol:

Não é por ser do PSD. É por não me rever minimamente nas opções da pessoa.

edit e eu nem os comparei, só disse que nenhum dos dois me agrada. lol

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não é por ser do PSD. É por não me rever minimamente nas opções da pessoa.

Quais opções?

A sério, tu sendo uma pessoa tão ponderada e com uma participação muito válida no fórum teres escrito aquilo. O Marinho Pinto é o que de mais sujo há em Portugal, pior do Sócrates, Cavacos, Portas, etc, é um nojo de pessoa, é um nojo de político, foi um nojo de bastonário. Uma m*rda basicamente. O Rui Rio nunca será o salvador da pátria que querem fazer dele, e o facto de estar a ser muito popular e muito pedido para a liderança do PSD faz com que as pessoas extremam as suas posições relativamente a ele, mas a verdade é que não anda na política há dois dias, e sempre foi uma pessoa séria, com grande preocupação no controlo das contas camarárias e fez sempre da luta contra os interesses instalados a sua bandeira. Percebo as desconfianças por causa do alarido, mas daí a compara-lo com aquele m*rda...

Quem te agradaria neste momento então? :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Quais opções?

A sério, tu sendo uma pessoa tão ponderada e com uma participação muito válida no fórum teres escrito aquilo. O Marinho Pinto é o que de mais sujo há em Portugal, pior do Sócrates, Cavacos, Portas, etc, é um nojo de pessoa, é um nojo de político, foi um nojo de bastonário. Uma m*rda basicamente. O Rui Rio nunca será o salvador da pátria que querem fazer dele, e o facto de estar a ser muito popular e muito pedido para a liderança do PSD faz com que as pessoas extremam as suas posições relativamente a ele, mas a verdade é que não anda na política há dois dias, e sempre foi uma pessoa séria, com grande preocupação no controlo das contas camarárias e fez sempre da luta contra os interesses instalados a sua bandeira. Percebo as desconfianças por causa do alarido, mas daí a compara-lo com aquele m*rda...

mais uma vez, não os comparei, mas continua lá a dizer que sim.

A questão é que "os resultados" não justificam tudo. O que o país não precisa é de outro gajo que, chegando ao poder, desata a privatizar e a cortar em coisas que são úteis (assim à cabeça lembro-me de ter havido grande contestação ao corte a subsídios destinados à cultura pouco depois ter ganho umas eleições), nem precisamos de um gajo que corta em subsídios com o pretexto de cortar a "subsidio-dependência" só pq sim. É farinha do mesmo saco, só que com uma imprensa um bocadinho mais favorável. Tal como acontece com o António Costa.

E não, não sei quem é a pessoa indicada para levar o país em frente, mas sei que não é o Rui RIo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que "os resultados" não justificam tudo. O que o país não precisa é de outro gajo que, chegando ao poder, desata a privatizar e a cortar em coisas que são úteis (assim à cabeça lembro-me de ter havido grande contestação ao corte a subsídios destinados à cultura pouco depois ter ganho umas eleições), nem precisamos de um gajo que corta em subsídios com o pretexto de cortar a "subsidio-dependência" só pq sim. É farinha do mesmo saco, só que com uma imprensa um bocadinho mais favorável. Tal como acontece com o António Costa.

E não, não sei quem é a pessoa indicada para levar o país em frente, mas sei que não é o Rui RIo.

Não, o melhor é termos gente com maus resultados mas boas intenções... :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pronto, era tudo o que queria saber. Quanto ao termo comparação, acho que se aplica, visto que ao dizeres que entre os dois que venha o diabo e escolha, estás a pôr ambos no mesmo nível de mediocridade, mas pronto, isso também não é o mais importante, semântica :)

Compartilhar este post

Link para o post
Disse por exemplo que é sabido que a mãe do Socrates tem uma fortuna pessoal muito grande, ligada às heranças do volfrâmio

Isso foi a conversa do Sócrates há uns meses na revista do Expresso.

E seja o Rui Rio, o Salazar ou o um clone do Cavaco estamos condenados a ter uma personagem dessas a ensombrar-nos durante décadas, não são precisas 'limpezas' políticas para que alguém do género suba ao poder.

EDIT: E já agora, eu também não ponho o Rui Rio ao nível do outro pateta, mas não é por isso que duas pessoas não podem ser igualmente medíocres por motivos diferentes.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Isso foi a conversa do Sócrates há uns meses na revista do Expresso.

E seja o Rui Rio, o Salazar ou o um clone do Cavaco estamos condenados a ter uma personagem dessas a ensombrar-nos durante décadas, não são precisas 'limpezas' políticas para que alguém do género suba ao poder.

EDIT: E já agora, eu também não ponho o Rui Rio ao nível do outro pateta, mas não é por isso que duas pessoas não podem ser igualmente medíocres por motivos diferentes.

é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

E passa mais uma noite no saco...

Btw na sic noticias um dos gajos antigamente mais anti-Sócrates, Luis Delgado, mandou agora para o ar uma série de hipóteses que a serem verdade podem vir a safar o homem. Disse por exemplo que é sabido que a mãe do Socrates tem uma fortuna pessoal muito grande, ligada às heranças do volfrâmio, e que se o Sócrates tiver provas de que o dinheiro em causa tem essa proveniência pode apenas ser acusado de fuga ao fisco. Deu ainda exemplos como o do Sarkozy, que tambem foi detido num caso de corrupção e que neste momento já está a re-entrar na vida politica.

Eu acho que isto vai simplesmente passar por aqui! :lol: E no fim de contas o estado ainda lhe tem de pagar uma indemnização por danos morais. A comunicação ainda não lhe apontou facto criminoso nenhum, pelo menos que eu tenha visto. E sim, o mais provável é ter cometido algum acto ilícito desses menores que se resolvem com alguma multa. Mas vamos ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...