Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Liedson

José Sócrates detido!

Publicações recomendadas

O Paulo Portas esteve alegadamente envolvido em casos de corrupção, a justiça nunca passou da teoria à prática, nem ele esteve envolvido numa situação semelhante à atual de José Sócrates.

A diferença entre ambos os casos é que se passou das "suspeitas" e do "ruído de fundo" à prática, avançado-se com a detenção de um ex-Primeiro-Ministro e à sua respetiva audição. O Paulo Portas, apesar de ter feito correr muita tinta, nunca se viu envolvido numa situação assim.

Por ser uma situação sem qualquer ponto de comparação, é que tudo o que se venha a passar futuramente, em termos políticos com José Sócrates, não terá qualquer paralelismo.

Permite-me Vaart ser um bocadinho mauzinho. :mrgreen: Ainda hoje discutia com amigos meus este caso em torno de José Sócrates e surgiram as seguintes questões, a propósito da passagem do "ruído de fundo" à prática: será que vamos ter novidades em relação a outros casos mediáticos, como o portucale, a tecnoforma ou dos submarinos? Ou teremos que esperar que os actuais ministros cessem funções? É que em qualquer dos casos há muita coisa por explicar, presumindo claro está e como não poderia deixar de ser, a total inocência dos envolvidos até prova em contrário. Apenas gostaria que fosse esclarecida muita dessa poeira levantada.

De resto, é da salutar o recente bom funcionamento da justiça só pecando mesmo pelo excesso de mediatismo.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda existem diferenças no que diz que disse e em ser realmente detido.

O Paulo Portas é o responsável máximo pela compra dos submarinos. Na Alemanha houve pessoas condenadas por pagarem luvas nesse mesmo negócio.

"diz que disse"

Compartilhar este post

Link para o post

Quer se queira quer não, em Portugal é pouco mais que um diz que disse porque ficou tudo em águas de bacalhau. E continuo sem perceber o que é que interessa o Paulo Portas para esta conversa.

Adiante, gosto do pormenor da detenção do Sócrates ter partido de uma denúncia bancária.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta m*rda é como os clubes ou sei lá..

"mimimi, os do PP e PSD são piores que os do partido que o meu papá sempre apoiou"

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando no mesmo tema, disse António Boronha:

Há coisas curiosas, não há?...

Há.

15 anos atrás viajei pela primeira e única vez num avião privado 'Falcon' ao serviço do governo, na companhia de José Sócrates, Carlos Cruz e Gilberto Madail, de regresso da Suécia onde, na véspera, a equipa nacional de sub-18 tinha conquistado o título europeu de futebol nesse escalão etário, frente à Itália.

Se, por absurdo, alguém me tivesse perguntado, na altura, se imaginaria ver, uns anos mais tarde, um dos meus companheiros de viagem preso teria respondido sem vacilar: 'os dois primeiros, nunca! no que respeita ao, então, presidente da FPF, não seria tão categórico na rejeição dessa possibilidade uma vez que lhe passavam rios de dinheiro pelas mãos nos contratos que celebrava a seu bel prazer com 'Nikes', 'Olivedesportos' e afins...

Pois vejam só o que se passa hoje: Carlos Cruz na prisão, José Sócrates na iminência de lá ir parar e...Madail a gozar uma, para alguns merecida, choruda reforma!

E nesta história, envolvendo os dois nomes hoje em desgraça, a mesma jornalista a atirar-se-lhes às canelas: a minha conterrânea Felícia Cabrita.

Não só há coisas curiosas na vida como curiosas coincidências, também.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo é o problema que algumas pessoas têm com a "espectacularidade" de ir deter o Sócrates ao Aeroporto.

Quer dizer, parece-me lógico (ainda que de certo especulativo) que alguém suspeito de crimes como estes possa aproveitar os momentos entre uma notificação e o real aparecimento para fazer desaparecer provas.

Certamente essa possibilidade, mesmo que especulativa, esteve na mente dos investigadores.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Eu aí estranho é o CM e a SIC terem gente à espera do voo nocturno de Paris de sexta-feira...

fontes.

e o Sócrates tb devia saber

Compartilhar este post

Link para o post

fontes.

e o Sócrates tb devia saber

Ele sabia porque chegou a adiar a viagem 3 vezes pelo que me disseram

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo é o problema que algumas pessoas têm com a "espectacularidade" de ir deter o Sócrates ao Aeroporto.

Quer dizer, parece-me lógico (ainda que de certo especulativo) que alguém suspeito de crimes como estes possa aproveitar os momentos entre uma notificação e o real aparecimento para fazer desaparecer provas.

Certamente essa possibilidade, mesmo que especulativa, esteve na mente dos investigadores.

Sinceramente acho que é evitável, SAS. Ainda há pouco escutava o advogado Carlos Pinto de Abreu e corroboro a sua opinião de que o instituto da detenção só deveria ser aplicado quando existem fortes possibilidades de fuga. Ora neste caso Sócrates estaria a regressar ao país. Se a isto juntarmos aquela ideia de que a justiça não deve ser mediática mas sim fazer-se cumprir, tout court, a detenção poderia ter sido evitada tendo-se optado por notificar o senhor a prestar esclarecimentos.

Contudo lá está, é uma opinião como tantas outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente acho que é evitável, SAS. Ainda há pouco escutava o advogado Carlos Pinto de Abreu e corroboro a sua opinião de que o instituto da detenção só deveria ser aplicado quando existem fortes possibilidades de fuga. Ora neste caso Sócrates estaria a regressar ao país. Se a isto juntarmos aquela ideia de que a justiça não deve ser mediática mas sim fazer-se cumprir, tout court, a detenção poderia ter sido evitada tendo-se optado por notificar o senhor a prestar esclarecimentos.

Contudo lá está, é uma opinião como tantas outras.

A detenção não é apenas aplicável em caso de provável fuga.

É também em caso de possível destruição de prova, de continuidade do crime ou mesmo de reunião e concertação com os restantes suspeitos.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

A detenção não é apenas aplicável em caso de provável fuga.

É também em caso de possível destruição de prova, de continuidade do crime ou mesmo de reunião e concertação com os restantes suspeitos.

Não é, claro está, nem foi isso que eu disse. É apenas um ponto de vista e aplicado a determinados casos já que não é possível saber as razões da emissão, seja de um mandado, seja de uma notificação. No entanto, e na opinião de alguém que segue o fenómeno político e as suas ramificações com o direito, para evitar o mediatismo e outras teorias que tais (como a ideia de que isto é uma manobra política para abafar o caso dos Vistos Gold) talvez tivesse sido mais indicada a notificação. Isto é sempre especulativo porque na verdade não conhecemos as circunstâncias do caso.

Compartilhar este post

Link para o post

alguém me resume o caso dos vistos gold?

O dinheiro dos submarinos acabou.

O anterior governo fez uma lei que acabou com algumas jogadas imobiliárias com os PDM's

Os Sugardadys do BES acabaram

O Paulinho precisava de uma nova fonte de financiamento, então pegou numa lei que já existia e existe em vários países europeus, que quem investe e cria empregos tem vistos de até 3+2 anos e juntou o que faltava um loúoupeolé que te permite comprar uma casa e um visto em Portugal por valores a partir dos 250m€(mas que declara mais) sendo que algum desse dinheiro lhe deve passar no regueife.

Como é que um gajo que anda a caçar meninos no bairro alto para lhe rebentar a bilha e se mete em esquemas com: BES, Moderna, PDM's, Submarinos e estes são os que sabemos se escapa a isto tudo?

Eu acho que ele deve saber muita coisa dos seus tempos de brochista jornaleiro envolvendo o Cavaco/Mario e João Soares entre outros.

Editado por FMplayerslayer

Compartilhar este post

Link para o post

Cavaco, sempre o mesmo m*rda. Quando a situação aperta foge. Já o faz há anos e mesmo assim o povo parece adorar ele no poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao menos agora foi num Mégane e não num Corsa.

Melhor f*da que já dei.

/lewa

Compartilhar este post

Link para o post

O dinheiro dos submarinos acabou.

O anterior governo fez uma lei que acabou com algumas jogadas imobiliárias com os PDM's

Os Sugardadys do BES acabaram

O Paulinho precisava de uma nova fonte de financiamento, então pegou numa lei que já existia e existe em vários países europeus, que quem investe e cria empregos tem vistos de até 3+2 anos e juntou o que faltava um loúoupeolé que te permite comprar uma casa e um visto em Portugal por valores a partir dos 250m€(mas que declara mais) sendo que algum desse dinheiro lhe deve passar no regueife.

Como é que um gajo que anda a caçar meninos no bairro alto para lhe rebentar a bilha e se mete em esquemas com: BES, Moderna, PDM's, Submarinos e estes são os que sabemos se escapa a isto tudo?

Eu acho que ele deve saber muita coisa dos seus tempos de brochista jornaleiro envolvendo o Cavaco/Mario e João Soares entre outros.

f*da-se ri-me tanto com os últimos 2 paragrafos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque o Sócrates e o Ricardo Salgado não devem saber tanto ou mais do que o Portas. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

será que vamos ter novidades em relação a outros casos mediáticos, como o portucale, a tecnoforma ou dos submarinos? Ou teremos que esperar que os actuais ministros cessem funções?

Não tenho uma bola de cristal, mas arrisco a dizer que, até ao final deste mandato, não vai acontecer nada em relação a elementos do próprio Governo. Confesso que, caso isso aconteça, eu ficarei extremamente admirado. Agora, no final do mandato alguma coisa poderá acontecer, basta ver que o caso Tecnoforma está algo mal explicado. Contudo, o "final do mandato" não quer dizer que será no dia imediatamente a seguir, possivelmente só ao final de alguns anos é que se saberá algo mais sobre esses casos e os mesmos poderão avançar.

PS: O princípio da separação de poderes, entre política e justiça, que muitas fizeram gala de mencionar no dia de ontem, não funciona tão bem quanto se quer fazer parecer. Todavia, todos gostam de o mencionar como se fosse o Santo Graal.

E continuo sem perceber o que é que interessa o Paulo Portas para esta conversa.

A sério que não percebes? :-

fontes.e o Sócrates tb devia saber

Obviamente que sabia, só assim se explica o adiamento das viagens.

Cavaco, sempre o mesmo m*rda. Quando a situação aperta foge. Já o faz há anos e mesmo assim o povo parece adorar ele no poder.

O Presidente da República não se deve pronunciar sobre a detenção de ex-governantes, deve-se preocupar, isso sim, com outras questões referentes à governação do País.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post
A sério que não percebes? :-

Percebo o motivo pelo qual vem à baila...

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o motivo pelo qual vem à baila...

Ahhh 8)

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...