Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Ora bem, o ano passado comprei um apartamento (foi uma excelente oportunidade de negócio) contudo tenho em mente a curto/médio prazo construir uma vivenda. Sempre fui um menino da cidade, embora o brincar na rua com malta da minha idade era uma constante. Neste momento essa magia perdeu-se, e então acho que seria engraçado dar aos putos espaço para brincar e fazer actividades (até para quebrar o stress do dia a dia da vida nas cidades). Confesso que assunto terrenos, construções, tipo de materiais, sou um nabo na matéria. Partilhem as vossas experiências, o que aconselham, e até um debate do que preferem entre apartamento/moradia com prós e contras de cada um 😉

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Aconselho-me a mim como arquitecto. Sou bueda bom.

Falando mais a sério... Acho que a primeira grande escolha é o terreno. Isso depois influencia tudo. Escolhe a zona que queres, seguido das áreas que queres. Depois dentro disso tens de ver o que permite o teu orçamento, sendo que não faz sentido um terreno de 100k para uma casa de 200k por exemplo lol.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 02/06/2020 at 17:30:

Ora bem, o ano passado comprei um apartamento (foi uma excelente oportunidade de negócio) contudo tenho em mente a curto/médio prazo construir uma vivenda. Sempre fui um menino da cidade, embora o brincar na rua com malta da minha idade era uma constante. Neste momento essa magia perdeu-se, e então acho que seria engraçado dar aos putos espaço para brincar e fazer actividades (até para quebrar o stress do dia a dia da vida nas cidades). Confesso que assunto terrenos, construções, tipo de materiais, sou um nabo na matéria. Partilhem as vossas experiências, o que aconselham, e até um debate do que preferem entre apartamento/moradia com prós e contras de cada um 😉

Eu comprei moradia há dois anos, estava no início da construção e vou-me mudar este mês se tudo correr como planeado, o construtor deu-me ontem as chaves. Não percebo nada de terrenos e construções e como tenho amigos que começaram o processo do zero antes de mim e ainda nem estão a construir (a parte burocrática dos projetos e licenças é morosa e chata pa crl) decidi deixar isso para quem sabe e tem cunhas lá dentro, assim é só arranjar a pessoa certa, o negócio certo, escolher um acabamento ou outro, pagar e chave na mão no final.

Claro que escolher tudo do zero, terreno, planta, etc deve ter outro encanto, mas para mim não dava, só o tempo e dinheiro que se gasta.. eu dava um tiro na cabeça antes de meterem o primeiro tijolo, ou vendia o terreno e o projeto a meio do processo, como fez um amigo meu.

Havendo a possibilidade de ir para uma moradia (de preferência isolada, não em banda, que isso é quase um apartamento) é um no brainer para mim, nem há debate possível, as únicas vantagens dum apartamento são o preço e segurança, e a segurança também se compra, por isso anda tudo à volta do dinheirinho. Eu compensei a falta disso com a distância, mas fazer mais 10 minutos de carro e chegar a casa e não ter que levar com a vizinha de baixo ao berros, a de cima a pinar e a mandar água para baixo, ter o espaço exterior que quero para meter uma piscina e bbq sem me chatear com ninguém, ter os meus caes na rua à vontade, o descanso e privacidade.. cada minuto a mais na estrada é facilmente compensado quando chego a casa.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho sequer que isso seja um debate. 99.9% das pessoas prefeririam viver numa moradia, duvido que haja alguém a não gostar da privacidade e da acalmia inerentes.

Claro que depois se poderá entrar na questão dos custos, mas isso é outra conversa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Não acho sequer que isso seja um debate. 99.9% das pessoas prefeririam viver numa moradia, duvido que haja alguém a não gostar da privacidade e da acalmia inerentes.

Claro que depois se poderá entrar na questão dos custos, mas isso é outra conversa.

assumindo que as moradias são afastadas do centro da cidade, permite-me discordar com a tua estatistica 

eu cresci no "meio do nada" e para ir a algum lado precisava sempre de ir de carro, agora vivo no centro de uma cidade e não trocava isso por nada 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 20 minutos:

assumindo que as moradias são afastadas do centro da cidade, permite-me discordar com a tua estatistica 

eu cresci no "meio do nada" e para ir a algum lado precisava sempre de ir de carro, agora vivo no centro de uma cidade e não trocava isso por nada 

Nem pensei nessa parte, para ser sincero. Mas é tudo uma questão de equilíbrio e de concessões.

Se bem que, numa cidade grande tipo Lisboa, deve ser infernal andar todos os dias de carro. Mas mesmo assim acho que escolheria a moradia.

Compartilhar este post

Link para o post

Há moradias no centro de qualquer cidade, não são é para os bolsos dos comuns mortais, como disse, é tudo uma questão de dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Acho que acima de tudo isso depende da moradia e do apartamento. Eu não me importava de viver numa moradia se conseguisse ter jardineiro e 1-2 empregadas/empregados a dia. Pois para mim para uma moradia valer a pena tem que ter uma certa dimensão interior e exterior. De resto, prefiro sempre o apartamento, dá muito menos trabalho a conservar, além que adoro estar na varanda, de toda a minha experiência habitacional foi sempre o que senti mais falta. Adoro mesmo viver em altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 horas:

Não concordo, e vou explicar.

Eu ao longo da minha vida vivi sempre em apartamentos, e tive vários pontos extremamente positivos:

-  ia sozinho para as escolas, porque demorava 5/10 minutos a pé; o mesmo para o futebol e judo; discotecas/bares entre outros;

- perto de todos os hipermercados, logo perdia-se pouco tempo nas compras;

Resumindo, viveres na cidade dá-te várias mais valias não só para ti como para os teus filhos (por exemplo). Eu vivo numa cidade no distrito de Santarém, e o preço de um apartamento novo dá para uma moradia a 7-15 kms na boa. Agora depende do que valorizas. 

Apartamento:

-segurança, localização, facilidade nos acessos, e maior margem de manobra para os filhos (não tens necessidade de transportá-los para todo o lado).

Moradia:

- não ter vizinhos para chatear a cabeça; pagar os condomínios (até dói cerca de 600 por ano...); liberdade para actividades, churrascadas, ar livre; calma e tranquilidade de aldeias/vilas.

É uma escolha difícil, e não é apenas a questão monetária. O que muitas casais fazem é ter moradia até à reforma, e depois vendem e comprar um apartamento pequeno na cidade para não ficarem isolados e conviverem com outras pessoas na mesma condição. Agora depende da personalidade de cada um, o que faz sentir melhor, negócios surpresa, etc.

Citação de pm2lp, há 10 horas:

Há moradias no centro de qualquer cidade, não são é para os bolsos dos comuns mortais, como disse, é tudo uma questão de dinheiro.

Isso não é para o comum dos mortais, daí nem ter colocado essa possibilidade 😉 

Citação de joe, Em 02/06/2020 at 21:57:

Aconselho-me a mim como arquitecto. Sou bueda bom.

Falando mais a sério... Acho que a primeira grande escolha é o terreno. Isso depois influencia tudo. Escolhe a zona que queres, seguido das áreas que queres. Depois dentro disso tens de ver o que permite o teu orçamento, sendo que não faz sentido um terreno de 100k para uma casa de 200k por exemplo lol.

Eu por acaso "acompanhei" há uns anos o processo de construção e aquilo foi um filme com toda a burocracia envolvida. Além disso, demorou 2 anos e tal a ficar finalizado, foi dose. 

Pessoalmente deve ser gratificante conseguir planear tudo ao pormenor consoante o gosto pessoal, ou seja, passar do papel para a realidade deve ser emocionante. Agora não deve ser nada fácil digerir o processo todo lol.

Citação de pm2lp, Em 03/06/2020 at 18:38:

Eu comprei moradia há dois anos, estava no início da construção e vou-me mudar este mês se tudo correr como planeado, o construtor deu-me ontem as chaves. Não percebo nada de terrenos e construções e como tenho amigos que começaram o processo do zero antes de mim e ainda nem estão a construir (a parte burocrática dos projetos e licenças é morosa e chata pa crl) decidi deixar isso para quem sabe e tem cunhas lá dentro, assim é só arranjar a pessoa certa, o negócio certo, escolher um acabamento ou outro, pagar e chave na mão no final.

Claro que escolher tudo do zero, terreno, planta, etc deve ter outro encanto, mas para mim não dava, só o tempo e dinheiro que se gasta.. eu dava um tiro na cabeça antes de meterem o primeiro tijolo, ou vendia o terreno e o projeto a meio do processo, como fez um amigo meu.

Havendo a possibilidade de ir para uma moradia (de preferência isolada, não em banda, que isso é quase um apartamento) é um no brainer para mim, nem há debate possível, as únicas vantagens dum apartamento são o preço e segurança, e a segurança também se compra, por isso anda tudo à volta do dinheirinho. Eu compensei a falta disso com a distância, mas fazer mais 10 minutos de carro e chegar a casa e não ter que levar com a vizinha de baixo ao berros, a de cima a pinar e a mandar água para baixo, ter o espaço exterior que quero para meter uma piscina e bbq sem me chatear com ninguém, ter os meus caes na rua à vontade, o descanso e privacidade.. cada minuto a mais na estrada é facilmente compensado quando chego a casa.

Ora aí está uma excelente análise companheiro. Eu obviamente acho que comprar logo directo ou no inicio de construção permite ultrapassar várias dores de cabeça, pode é ser mais caro. A questão da moradia vs apartamento há uns anos atrás para mim nem tinha grande discussão devido ás vantagens de viver no meio da cidade, contudo a nossa vida está cada vez mais stressante e esse spontos que referiste (liberdade para os caes, piscina, espaço para brincar, etc) são de valor. 

Neste momento eu até vou a pé para o trabalho e demoro 10 minutos, ou seja não perco tempo com viagens e isso para mim é fantástico. A minha maria consegue vir almoçar a casa, portanto não é propriamente uma decisão fácil. Mas de facto gostava de ter a experiência de viver numa moradia, sem ir para muito longe. Pode ser que surjam bons negócios no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 horas:

Acho que acima de tudo isso depende da moradia e do apartamento. Eu não me importava de viver numa moradia se conseguisse ter jardineiro e 1-2 empregadas/empregados a dia. Pois para mim para uma moradia valer a pena tem que ter uma certa dimensão interior e exterior. De resto, prefiro sempre o apartamento, dá muito menos trabalho a conservar, além que adoro estar na varanda, de toda a minha experiência habitacional foi sempre o que senti mais falta. Adoro mesmo viver em altura.

Engraçado é das coisas que mais detesto (estou num 5º andar) 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Eu preferia facilmente viver num apartamento com um terraço com vista para o mar/rio/cidade do que numa moradia.

Compartilhar este post

Link para o post

No seguimento de ir morar para uma casa nova... Pedi orçamentos para limpeza pós obra, 1° valor que me dão é de 500€ para um dia (290m2), ainda confirmei para ver se me tinha teletransportado para a Suíça ou assim, mas não, dizem-me que estão muito concorridos pelas desinfecçoes de covid. 🙂

lá vou eu ter que limpar ou esperar por um orçamento mais realista.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a moradias e apartamentos, sempre vivi em apartamentos na cidade, quando comprei à 6 anos, escolhi um apartamento porque somos os dois da mesma cidade, os nossos pais também cá vivem, como comprar uma casa aqui seria imp€nsável, decidimos pelo apartamento. No entanto arrependo-me de uma coisa, não ter sequer uma varanda, quando comecei a ver apartamentos compensava comprar imóveis de banco, vi uns 5 e este foi mesmo o que nos ficou marcado. No verão dá aquela vontade de sentar lá fora a beber uma cerveja e não dá, mas estou mesmo no centro, é só descer à rua e tenho tudo à porta.

Se me dessem a escolher entre apartamento na cidade ou moradia na cidade, queria a moradia sem dúvidas, mas com um terreno pequeno, só para o miúdo brincar, para me poder sentar a beber umas minis, fazer uns grelhados e pouco mais, não queria relvados e assim para ter de andar a trabalhar depois de sair do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro moradia, desde os 5 anos que vivo numa moradia, apenas durante a universidade vivi em apartamentos, só o jardim, poder fazer churrascadas, de verão juntar amigos e estar no jardim a beber umas jolas durante a noite, poder ouvir música e fazer o que quiser dentro de casa à hora que quiser porque os vizinhos não vão ouvir...

Só encontro dois contras, o custo e o tempo perdido em manutenção, principalmente o jardim, e ter de ir de carro para qualquer lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Após mais de 30 anos em diferentes apartamentos em Lisboa, estou há quase 3 anos numa moradia e revejo-me em muitas das coisas que dizem por aí.

Bem, não é uma moradia exatamente, é bifamiliar, por isso os stress com vizinhos continuaram a ocorrer (e há com cada um... 😬) mas tudo o resto tem valido a pena. 

Relativizo algumas das desvantagens que disseram aí: é uma casa em ambiente ainda urbano, nos arredores de Lisboa, por isso a proximidade está garantida; no entanto, mesmo em Telheiras (onde morava inicialmente em Lisboa) quase não ia a pé para nada desde os 18 anos porque os amigos começam a ser de outros lados e deixa de ser possível. Continuo a ir para o trabalho de transportes públicos, agora com uma pequena "perna" de carro (faço park&ride numa estação de metro com parque gratuito), e ter espaço para os cães e poder comer os meus grelhados "fora" (isto é, ao ar livre) compensa tudo para mim. Adoro comer sem um teto em cima... 😬  Além disso, se num fim de tarde, com sol a bater, estiver na varanda, mal vejo passar carros e tenho uma vista sobre a cidade e sobre verde ao mesmo tempo...

Volta e meia vejo outras localizações mas já defini que este é o limite de tempo que estou disposto a dar: em Telheiras, já a trabalhar, demorava 10 minutos a pé e 15 de metro para o trabalho, agora demoro cerca de 15 a pé, 10-15 de carro e 15 de metro. Pelo meio, nos outros apartamentos em Lisboa, demorava valores intermédios, pelo que não estou disposto a aumentar mais a viagem casa-trabalho.  

Compartilhar este post

Link para o post

Moradia é moradia. Teres a liberdade de fazeres o barulho que queres, jardim, piscina... Agora dá muito mais trabalho que um apartamento, limpar, ajeitar o jardim, etc não é comparável.

Compartilhar este post

Link para o post

apartamento para dias de trabalho e moradia para fds

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 horas:

apartamento para dias de trabalho e moradia para fds

Isso era top!

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem fala no trabalho exterior que dá uma moradia... podem sempre calcetar tudo ou meter relva artificial. Eu só deixei um canteiro pequeno numa parte da frente da casa, para meter umas ervas aromáticas e uns legumes, no futuro, onde tenciono meter a piscina, vai ser relva artificial, não estou para andar a ser escravo da relva.

20200511-164711.jpg

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Muito giro! E sim, também prefiro assim, a relva dá muito trabalho. Also

Moradia > Apartamento

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem, no seguimento da conversa, fui ver o preço de uma moradia aqui ao pé da minha casa, 630.000€. 

Era uma moradia enorme (quatro andares, rés do chão, primeiro e segundo andares, e sótão). Porém, não tinha praticamente espaço de jardim ou exterior. 

Só se me saísse o Euromilhões ou entrasse para o quadro de alguma universidade. 

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 05/06/2020 at 00:04:

Não concordo, e vou explicar.

Eu ao longo da minha vida vivi sempre em apartamentos, e tive vários pontos extremamente positivos:

-  ia sozinho para as escolas, porque demorava 5/10 minutos a pé; o mesmo para o futebol e judo; discotecas/bares entre outros;

- perto de todos os hipermercados, logo perdia-se pouco tempo nas compras;

Resumindo, viveres na cidade dá-te várias mais valias não só para ti como para os teus filhos (por exemplo). Eu vivo numa cidade no distrito de Santarém, e o preço de um apartamento novo dá para uma moradia a 7-15 kms na boa. Agora depende do que valorizas. 

Apartamento:

-segurança, localização, facilidade nos acessos, e maior margem de manobra para os filhos (não tens necessidade de transportá-los para todo o lado).

Moradia:

- não ter vizinhos para chatear a cabeça; pagar os condomínios (até dói cerca de 600 por ano...); liberdade para actividades, churrascadas, ar livre; calma e tranquilidade de aldeias/vilas.

É uma escolha difícil, e não é apenas a questão monetária. O que muitas casais fazem é ter moradia até à reforma, e depois vendem e comprar um apartamento pequeno na cidade para não ficarem isolados e conviverem com outras pessoas na mesma condição. Agora depende da personalidade de cada um, o que faz sentir melhor, negócios surpresa, etc.

Isso não é para o comum dos mortais, daí nem ter colocado essa possibilidade 😉 

Eu por acaso "acompanhei" há uns anos o processo de construção e aquilo foi um filme com toda a burocracia envolvida. Além disso, demorou 2 anos e tal a ficar finalizado, foi dose. 

Pessoalmente deve ser gratificante conseguir planear tudo ao pormenor consoante o gosto pessoal, ou seja, passar do papel para a realidade deve ser emocionante. Agora não deve ser nada fácil digerir o processo todo lol.

Ora aí está uma excelente análise companheiro. Eu obviamente acho que comprar logo directo ou no inicio de construção permite ultrapassar várias dores de cabeça, pode é ser mais caro. A questão da moradia vs apartamento há uns anos atrás para mim nem tinha grande discussão devido ás vantagens de viver no meio da cidade, contudo a nossa vida está cada vez mais stressante e esse spontos que referiste (liberdade para os caes, piscina, espaço para brincar, etc) são de valor. 

Neste momento eu até vou a pé para o trabalho e demoro 10 minutos, ou seja não perco tempo com viagens e isso para mim é fantástico. A minha maria consegue vir almoçar a casa, portanto não é propriamente uma decisão fácil. Mas de facto gostava de ter a experiência de viver numa moradia, sem ir para muito longe. Pode ser que surjam bons negócios no futuro.

Isso é simples. Ou contratas um empreiteiro que te trate disso, mas que em termos de custos vai-te sair muito mais caro, ou então tentas tu levar isso para a frente por tua iniciativa, o que é muito mais arriscado. Ainda assim não é o facto de contratares um empreiteiro que te vai livrar de dores de cabeça, o que não falta são maus profissionais na construção.

No entanto, levar uma construção não é fácil. É muita coisa para quem está de fora e há pormenores em todas as áreas que convém serem acautelados. Se não o forem dão origem a más execuções e consequentemente problemas e dores de cabeça grandes.

Só aconselho alguém a fazer isso se estiver dentro do meio ou caso tenha bons conhecimentos, porque mesmo em termos de gestão de prazos é preciso fazer muita ginástica para aquilo não empancar. 

É tudo uma questão de dinheiro, no fundo. 

Só a escolha do lote de terreno pode fazer toda a diferença, 5.000€ poupados podem ser um arrependimento no futuro, por exemplo. Depois há o dinheiro do arquitecto, que muita gente acha mal gasto, embora seja muito importante.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...