Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
dafuq

Mourinho «Aborrecido é estar dez anos sem títulos»

Publicações recomendadas

Não tenho a certeza se o Barça do Guardiola tinha um jogo aborrecido. Mas sei que a discussão sobre isso é bastante aborrecida. E neste caso não vejo nenhuma das partes a massacrar a outra.

:sleep: zzzz.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Calma que não tarda vem a discussão Ronaldo vs Messi e isto fica melhor :mrgreen:

O João Pedro também gostou muito dos dois jogos frente ao Barça há ou 3 épocas atrás ehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que muita gente lembra-se é da selecção espanhola no Mundial 2010 e Euro 2012 a guardar a bola durante 90 minutos com mínima intenção de atacar, e como aquela equipa era metade do Barcelona, confunde as memórias com o Barça do Guardiola que era muito mais objectivo.

Acrescente-se a retórica da imprensa portuguesa que tentou assassinar o Barça por todos os ângulos e mais alguns, só porque o Mourinho e o Ronaldo tavam no "outro clube", e a posição do pessoal extremou-se.

Mas pronto eu sou suspeito porque gostava e muito daquele tipo de jogo. E acho legítimo que o pessoal que só quer ver é jogo a 100 à hora e não tem paciência para admirar coisas como a temporização de jogo, não goste.

Compartilhar este post

Link para o post

Ver só uma equipa a jogar, quando não é a nossa, só pode ser aborrecido.

Isso foi o que eu sempre disse: não conseguia ver aqueles jogos do Barça mas adorava que o Sporting jogasse daquela forma :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que muita gente lembra-se é da selecção espanhola no Mundial 2010 e Euro 2012 a guardar a bola durante 90 minutos com mínima intenção de atacar, e como aquela equipa era metade do Barcelona, confunde as memórias com o Barça do Guardiola que era muito mais objectivo.

Acrescente-se a retórica da imprensa portuguesa que tentou assassinar o Barça por todos os ângulos e mais alguns, só porque o Mourinho e o Ronaldo tavam no "outro clube", e a posição do pessoal extremou-se.

Mas pronto eu sou suspeito porque gostava e muito daquele tipo de jogo. E acho legítimo que o pessoal que só quer ver é jogo a 100 à hora e não tem paciência para admirar coisas como a temporização de jogo, não goste.

Sim a selecção da Espanha era uma "cópia barata" desse Barça. Que sofrimento esse período :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o futebol do Barcelona é catalogado como aborrecido porque ganhou o que ganhou deve ser das maiores calúnias que já li por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu era grande fã do Barcelona. Até à era Guardiola

Exatamente como eu.

Eu entendo o que querem dizer, mas a forma de ver o jogo e a filosofia do clube não mudaram nada.

Sim a selecção da Espanha era uma "cópia barata" desse Barça. Que sofrimento esse período :mrgreen:

Bem piores são os casos da seleção russa e da frança nesse mesmo europeu. E atualmente há a seleção alemã, em que o Low copia exactamente o que o Bayern impõe :lol:

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o futebol do Barcelona é catalogado como aborrecido porque ganhou o que ganhou deve ser das maiores calúnias que já li por aqui.

Eu acho que o que a malta pretende dizer é que não é o futebol do Barça que era aborrecido, mas sim os jogos porque o desfecho era deveras previsível...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é exactamente por isso que há pessoas que consideravam aquele futebol "aborrecido": porque o domínio era tanto que, em vez de duas equipas em campo, havia uma equipa que massacrava e outra que servia de saco de pancada. Só uma atacava, só uma dava espectáculo, só uma jogava.

O Bayern do Jupp demolia tudo o que lhe aparecia à frente e não era aborrecido.

E só uma atacava, só uma dava espectáculo e só uma jogava.

Incluis-te nesta categoria? É que, para mim, uma coisa aborrecida é uma coisa sem interesse nenhum e se percebo que algumas pessoas não gostassem de ver aqueles momentos de maior gestão e controlo da bola, já não consigo perceber como é que alguém que gosta de futebol não vê interesse nenhum nos timings de pressão bem definidos, na coordenação perfeita da linha defensiva, nas saídas de pressão e nas combinações ofensivas, por exemplo. Se não gostam disso, gostam do quê? É que isto nem tem a ver com aquele debate mítico da posse vs. transições, tem a ver com jogar futebol. Mas lá está, eu sou tacanho, por isso é natural que não perceba.

Reduzir o modelo de jogo do Barcelona aos momentos em que metiam o adversário a correr atrás da bola é francamente redutor e por isso é que estou convencido que o que era verdadeiramente aborrecido era o domínio exercido e a sensação de impotência. Aconteceu o mesmo com o Porto do Mourinho, de resto.

Não sei se isso é para mim, mas aconselho-te a ler tudo o que foi dito com muita atenção, em vez de começar logo a espingardar para todos os lados :)

Uma coisa aborrecida é uma coisa que não desperta qualquer tipo de interesse numa pessoa.

E eu nunca disse que sou contra o tipo de futebol praticado pelo Barça, simplesmente sou contra a tua opinião redutora de quem gosta de futebol tem obrigatoriamente de gostar daquilo que o Barça produzia em campo.

E a forma como o Barça defendia, como o Barça saía das zonas de pressão e as suas combinações defensivas estão intrinsecamente ligadas ao seu estilo de jogo baseado na posse, por mais que o queiras dissociar.

Porque razão é que alguém é obrigado a ver ou ter interesse na forma como Barça saía das zonas de pressão e as suas combinações ofensivas para perceber ou gostar de futebol ?

Porque razão o exercício não pode ser feito para o Bayern do Jupp e a forma como o Bayern saía das suas zonas de pressão e as suas combinações ofensivas é que transmitem se uma pessoa gosta de futebol ou não ?

Por mais que queiras separar uma coisa da outra, o aborrecimento provém de desfrutares ou não daquilo que estás a ver, e como já vi que te revês no estilo de jogo que essa equipa praticava, consideras a mesma uma forma de entretenimento não aborrecida.

O que está completamente errado.

Eu sei que hoje em dia existem muitos romantistas do futebol, mas é pelo facto de cada pessoa pensar e idealizar de forma diferente o seu modelo de jogo que hoje em dia é dos desportos mais complexos e com mais variedade táctica.

E tu até podes ir ao Circo do Soleil ver os melhores palhaços do mundo que se os achares aborrecidos não vais mudar de opinião. Podes reconhecer e dar-lhes todo o mérito pelo seu trabalho, qualidade e forma como o desenvolveste , mas em termos de espectáculo continua a ser algo que para ti não tem qualquer interesse.

E eu sou e era adepto daquilo que o Barça produzia, agora também tenho perfeita consciência que no futebol as coisas não são brancas ou pretas, existem muito mais cores para explorar por esse mundo fora.

Porque as circunstâncias com que as pessoas crescem e aprendem a apreciar no futebol variam de individuo para individuo, e como é óbvio, os seus gostos futebolísticos e aborrecimentos vão variar consoante isso mesmo.

Querer fechar o mundo do futebol a algo extremamente redutor como o não ver interesse no tipo de jogo do Barça, é querer apagar as mentes que pensam e idealizam o jogo de forma diferente e que o consideram mais atractivo dessa forma.

E volto a repetir, adorava o futebol do Barça, simplesmente não sou capaz de impingir a alguém o mesmo se não gostar dele e atribuir-lhe a conotação de que não percebe de futebol. É demasiado simplista e redutor para aquilo que eu considero ser o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pessoa pode ver interesse nisso tudo Refu e achar aborrecido na mesma.

Parece-me completamente contraditório.

Ok.

E eu nunca disse que sou contra o tipo de futebol praticado pelo Barça, simplesmente sou contra a tua opinião redutora de quem gosta de futebol tem obrigatoriamente de gostar daquilo que o Barça produzia em campo.

E a forma como o Barça defendia, como o Barça saía das zonas de pressão e as suas combinações defensivas estão intrinsecamente ligadas ao seu estilo de jogo baseado na posse, por mais que o queiras dissociar.

Porque razão é que alguém é obrigado a ver ou ter interesse na forma como Barça saía das zonas de pressão e as suas combinações ofensivas para perceber ou gostar de futebol ?

Pode não se gostar de todos os princípios e sub-princípios que o Barcelona põe (ou punha) em prática no seu modelo de jogo, mas se não se gosta de ver uma equipa a pressionar de forma organizada, se não se gosta de ver uma linha defensiva bem coordenada e a reagir àquilo que o jogo pede, se não se gosta de ver uma equipa a ser pressionada e a desfazer zonas de pressão com facilidade, se não se gosta de ver uma equipa a quebrar de forma criativa uma organização defensiva com combinações directas e indirectas, movimentos de aproximação combinados com movimentos à profundidade, etc, eu volto a perguntar...Se isto é tudo um grande aborrecimento e uma grande chatice, do que é que gostam então num jogo de futebol? Ainda ninguém me soube responder a isto. Porque, seja em posse ou em transições rápidas, dêem as voltas que quiserem à questão, jogar futebol é basicamente isto que eu disse. Ou querem-me convencer que o jogo do Barcelona se resumia a passar a bola entre os centrais e o médio defensivo, sem progressão, nem objectivo, nem oportunidades de golo, durante os 90 minutos? Isso sim é uma parvoíce pegada, ou seja, confundir o modelo de jogo com um princípio muito específico desse modelo e tomar o todo pela parte. Como esse momento específico era supostamente aborrecido, então o estilo de jogo também era aborrecido. Não, o que era aborrecido era vê-los a dominar 99% das equipas, a ganhar mais do que os outros e a construir uma hegemonia. Isso é que era aborrecido e isso é que frustrava verdadeiramente algumas pessoas. A meu ver, não tem tanto a ver com o estilo de jogo ser mais ou menos aborrecido, porque é positivamente absurdo achar que o Barcelona do Guardiola ganhou o que ganhou apenas a fazer gestão do jogo. Se acham isto, então não viram jogos suficientes. Não confundam o original com as cópias...Só para dar um exemplo, eu próprio não gostei particularmente de ver a Espanha a jogar no Euro 2012, achei a maior parte dos jogos deles um tédio e até torci pela Itália na final.

Porque razão o exercício não pode ser feito para o Bayern do Jupp e a forma como o Bayern saía das suas zonas de pressão e as suas combinações ofensivas é que transmitem se uma pessoa gosta de futebol ou não ?

Mas o exercício também pode ser feito com o Bayern do Heynckes, com o Dortmund do Klopp ou com o raio que o parta. Não precisam de ficar logo todos agitados só porque falei no Barcelona do Guardiola...Eu sei que é um tema sensível por aqui, ainda para mais se for eu a tocar no assunto, mas basta ler o que eu escrevi com atenção e não tirar conclusões precipitadas. Aliás, eu também falei no Porto do Mourinho, que me parece ser um bom exemplo. Agora, dez anos depois, só se diz maravilhas daquela equipa, mas eu lembro-me bem do que se dizia na altura...É uma equipa demasiado calculista, os jogos são uma seca :rolleyes: Realmente, ver uma equipa a controlar todas as variáveis de um jogo e a despachar qualquer equipa que lhe aparecesse à frente é capaz de ter sido aborrecido.

Eu sei que hoje em dia existem muitos romantistas do futebol, mas é pelo facto de cada pessoa pensar e idealizar de forma diferente o seu modelo de jogo que hoje em dia é dos desportos mais complexos e com mais variedade táctica.

Sem dúvida. Por isso é que eu, ao contrário do que muita gente acha, sou igualmente capaz de apreciar uma saída da pressão com muitos toques na bola, de uma grande área à outra, e um contra-ataque bem gizado. E embora tenhas as minhas preferências e não as escondo, também sou capaz de apreciar outros modelos e outras formas de abordar o jogo...Desde que eu sinta que o objectivo é construir uma equipa para ter sucesso continuado e não sucesso circunstancial, tudo bem. Eu adoro o Klopp e as equipas dele e não pode haver treinador com ideias mais diferentes das do Guardiola.

E tu até podes ir ao Circo do Soleil ver os melhores palhaços do mundo que se os achares aborrecidos não vais mudar de opinião. Podes reconhecer e dar-lhes todo o mérito pelo seu trabalho, qualidade e forma como o desenvolveste , mas em termos de espectáculo continua a ser algo que para ti não tem qualquer interesse.

Lá está, eu não sou capaz de apreciar os melhores palhaços do mundo e acho-os aborrecidos, porque não gosto muito de palhaçadas...Não me parece uma boa metáfora.

Querer fechar o mundo do futebol a algo extremamente redutor como o não ver interesse no tipo de jogo do Barça, é querer apagar as mentes que pensam e idealizam o jogo de forma diferente e que o consideram mais atractivo dessa forma.

E volto a repetir, adorava o futebol do Barça, simplesmente não sou capaz de impingir a alguém o mesmo se não gostar dele e atribuir-lhe a conotação de que não percebe de futebol. É demasiado simplista e redutor para aquilo que eu considero ser o futebol.

Pego nesta última parte do post só para pedir encarecidamente para lerem todos os meus argumentos como deve de ser e para não caírem logo na tentação de colar o rótulo de "fundamentalista da posse de bola", "maluquinho do Barcelona e do Guardiola" e outras parvoíces do género. Torna-se irritante e podem perder-se boas discussões por causa disso. É que eu nem disse nada de especialmente polémico desta vez...Falei unicamente para as pessoas (e são bastantes) que acham que o modelo daquele Barcelona era basicamente jogar à rabia. Isso é óbvio que não tem grande interesse...Mas o Barcelona era muito mais do que isso e foi só isso que tentei explicar.

Já agora, é sempre um prazer discutir com o Hugo :)

Compartilhar este post

Link para o post

O Bayern do Jupp era qualquer coisa de perfeita.. jogavam muito.

Aquela eliminatória vs Barcelona foi das melhores coisas que eu alguma vez vi.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me completamente contraditório.

Contraditório porque? Há coisas que eu acho interessante e me aborrecem, pela forma como são apresentadas, pela maneira como é transmitida. Isso acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

E não era?

Para mim não. Lá está, a mim não me faz comichão uma equipa que meta a outra a correr atrás da bola e que com isso controle o jogo...agora o Barça não fazia só isso. O jogo com bola nos últimos 30 metros era simplesmente espetacular, fosse pela aceleração individual do Messi ou por 4/5 passes seguidos de 1º que terminavam com golo. O Barça dessa altura tem N jogadas ofensivas a 1º toque a resultar em golo, coisa que em outras equipas a malta elogia muito (lembro-me por exemplo de um golo do Arsenal frente ao Norwich), mas o Barcelona pelos vistos era aborrecido...não entendo.

Aliás, pegando no exemplo do Arsenal, toda a gente lhes reconhece um futebol bonito. Um futebol bom atacante, com jogadas coletivas excelentes...aquilo que muito se critica é a forma patética como o Arsenal defende. Ora o Barça jogava um futebol atacante muito parecido e depois a defender tinha o extra de como tinha a bola 80% do jogo não ter grandes sobressaltos...resultado? É aborrecido. Então está bem...

E sim para mim era aborrecido, detestava ver esses jogos do Barça. Mas ganharam com mérito, ponto.

Eu não falei em mérito nem nada parecido. Tu dizes-me que o futebol do Chelsea não pode ser aborrecido porque são o segundo melhor ataque, tem o 2º melhor marcador e 6 jogadores na equipa do ano. O Barça fazia isso tudo (com melhores números no ataque e no melhor marcador), e tu achavas aborrecido...então secalhar essas estatísticas não contam assim tanto quando é para catalogar algo de aborrecido.

Agora a sério Fajo, tu, tal como muita gente que defende o Chelsea não admite que aquilo que eles jogam é uma valente treta porque é a equipa do Mourinho. Mas eu acho impossível que não achem o futebol atual do Chelsea aborrecido, quando no 1º terço do campeonato eles jogaram bem à bola com combinações ofensivas muito interessantes. O Mourinho optou depois por seguir o caminho que seguiu a época passada mas porra...quem já viu o Chelsea jogar como no 1º terço, dizer que aquilo que apresentaram na 2º metade da época não é aborrecido, é só mesmo para ser coerente ou para defender o Mourinho ao máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não falei em mérito nem nada parecido. Tu dizes-me que o futebol do Chelsea não pode ser aborrecido porque são o segundo melhor ataque, tem o 2º melhor marcador e 6 jogadores na equipa do ano. O Barça fazia isso tudo (com melhores números no ataque e no melhor marcador), e tu achavas aborrecido...então secalhar essas estatísticas não contam assim tanto quando é para catalogar algo de aborrecido.

Agora a sério Fajo, tu, tal como muita gente que defende o Chelsea não admite que aquilo que eles jogam é uma valente treta porque é a equipa do Mourinho. Mas eu acho impossível que não achem o futebol atual do Chelsea aborrecido, quando no 1º terço do campeonato eles jogaram bem à bola com combinações ofensivas muito interessantes. O Mourinho optou depois por seguir o caminho que seguiu a época passada mas porra...quem já viu o Chelsea jogar como no 1º terço, dizer que aquilo que apresentaram na 2º metade da época não é aborrecido, é só mesmo para ser coerente ou para defender o Mourinho ao máximo.

Não, dizem é que o Chelsea é uma equipa defensiva, e as estatísticas contrariam isso. Sim nos últimos jogos não tem sido brilhante, é verdade. Não há como negar. Resultado acima do espectáculo.

O estilo de jogo desse Barça dava-me a volta ao estômago, tirava-me completamente do sério. São gostos. O João Pedro foi ver ao vivo e há uns posts deles do género "ah e tal eles são os melhores do mundo mas papar disto todos os f-d-s na luz era demasiado mau, que tédio..". Gostos são gostos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber como é que alguém não gostava de ver o seu clube a sufocar os outros como o Barça fazia.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Klopp diz futebol é Rock and Roll 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso, eu não consigo acreditar que haja um adepto de um clube que não queira ver o seu clube a mal tratar os outros e a sacar quase todos os títulos possíveis. Isso faz-me confusão.

Editado por Su1

Compartilhar este post

Link para o post

que tédio que era ver o meu clube a dar chocolate em tudo o que encontrava à frente e 90 minutos em cima do adversário, limpando tudo o que havia para limpar durante 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso, eu não consigo acreditar que haja um adepto de um clube que não queira ver o seu clube a mal tratar os outros e a sacar quase todos os títulos possíveis. Isso faz-me confusão.

O Sporting por mim pode ganhar com aquele sistema à vontade (ou outro, quero é resultados), bem precisamos de voltar aos títulos de forma regular, mas não me apanhavam no estádio (também vou lá poucas vezes infelizmente..).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pões o teu ódio a um estilo de jogo acima do teu amor ao clube?

Porra...

Compartilhar este post

Link para o post

Quem me dera que o Belenenses acabasse campeão todos os anos com 20 pontos de avanço :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas com opiniões distintas, quem diria. Também há homens que não gostam de c*na.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting por mim pode ganhar com aquele sistema à vontade (ou outro, quero é resultados), bem precisamos de voltar aos títulos de forma regular, mas não me apanhavam no estádio (também vou lá poucas vezes infelizmente..).

:estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas com opiniões distintas, quem diria. Também há homens que não gostam de c*na.

Não é chocante ver alguém a dizer que se o seu clube jogasse de uma forma que deixava de ir ao estádio?

Se calhar sou eu que tenho os padrões altos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...