Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
leugim

A RTP está a encher as noites de séries portuguesas e daqui a cinco anos quer exportá-las.

Publicações recomendadas

A RTP está a encher as noites de séries portuguesas e daqui a cinco anos quer exportá-las.

Aqui tão longe, a série que a RTP1 estreia esta terça-feira, é sobre a distância, o medo, a crise, mas é também um passo inicial num caminho cujo destino final Virgílio Castelo vê com optimismo: “É possível dentro de cinco anos estarmos a fazer as primeiras séries para conseguir exportar." Como alternativa às novelas das privadas, a estação pública chega em 2016 à já longa história internacional do filão das séries, com uma aposta de produção de quatro títulos para o horário nobre.

O objectivo da exportação poderá ser atingido nesse prazo, diz ao PÚBLICO Virgílio Castelo, consultor de ficção nacional da RTP, se a estação conseguir, por ano, "fazer nove séries de fluxo e mais duas ou três históricas, a exibir enquanto evento". “Tal como a produção portuguesa encontrou uma maneira de produzir novelas compatível com os nossos meios e com qualidade, com os preços que temos, vai ser a mesma coisa com as séries”, defende sobre a possibilidade de se encontrar “uma especificidade artística susceptível de interessar ao resto do mundo”.

É uma operação que arranca, para já, com cinco títulos – o original português Aqui tão longe sucede a Terapia, adaptação de uma série israelita, e vêm também aí as reclusas de Dentro ou a política dos Boys, além da fantasia juvenil de Miúdo/Graúdo. A partir de Setembro outras estreiam-se novas séries, “de autores diferentes, produtoras diferentes, temas diferentes”.

Para dar início a este ciclo, a RTP procurava uma série “com mulheres como protagonistas e que tivesse a ver "com o Portugal de hoje”, explica ao o criador de Aqui tão longe, Filipe Homem Fonseca. A ideia de distância, “entre o que queremos e o que conseguimos ter, entre as pessoas por causa da emigração, entre a segurança e a aventura, entre a segurança e o terrorismo”, foi o seu ponto de partida para uma “série negra”, um drama em 32 episódios, pensado para duas temporadas de 16 que serão exibidas uma a seguir à outra, mas que na trama são separadas por oito meses.

Escreveu com Nuno Duarte, Luís Filipe Borges, Pedro Goulão e Tiago R. Santos “um Portugal imaginado e muito próprio de famílias” como os Torres, encabeçados pelos actores Fátima Belo e Miguel Damião, e assustados por um acidente que pode ter sido um atentado, pelos revezes que podem salvar ou pôr em risco a protagonista Cristina (Filipa Areosa) e a sua relação com João (José Mata). Aviões, emigração, desemprego, terrorismo. “É uma das frases que mais se ouve – ‘Onde é que estamos seguros agora?’”, diz o autor.

Compartilhar este post

Link para o post

A RTP sempre teve series de grande qualidade que passaram ao lado da grande maioria do publico.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Domingo à tarde tem dado Gotham e Os Mosqueteiros, só comecei a acompanhar estas séries depois de as ver na TV na RTP, Gotham já vi a 1ª temporada toda vou iniciar a 2ª, Os Mosqueteiros n encontro em lado nenhum, alguém que saiba onde a série está para acompanhar?

Compartilhar este post

Link para o post

A RTP sempre teve series de grande qualidade que passaram ao lado da grande maioria do publico.

Isto. Que continuem a fazer séries com a qualidade d'Os Filhos do Rock e Conta-me Como Foi, que eu agradeço :prayer:

Actualmente ando a ver o E Depois do Adeus na RTP Memória (foi para a slot do Conta-me Como Foi, que acabou há umas semanas), nunca tinha visto. Também está fixe, mas não tanto como as outras. A ver se esta semana vejo o primeiro episódio dessa nova série que começou ontem, também.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Domingo à tarde tem dado Gotham e Os Mosqueteiros, só comecei a acompanhar estas séries depois de as ver na TV na RTP, Gotham já vi a 1ª temporada toda vou iniciar a 2ª, Os Mosqueteiros n encontro em lado nenhum, alguém que saiba onde a série está para acompanhar?

Gotham é aquela com o Luís Esparteiro não é?

Compartilhar este post

Link para o post

E cinema Português. Isto é o que a RTP planeia transmitir este ano, o que é inédito:

"Axilas", de José Fonseca e Costa

"Os Maias", de João Botelho

"Capitão Falcão", de João Leitão

"Quarto Escuro", de Marco Martins

"A Uma Hora Incerta", de Carlos Saboga

"As 1001 Noites", de Miguel Gomes

"Refrigerantes", de Luís Galvão Telles

"Cabaret Maxime", de Bruno de Almeida

"Colo", de Teresa Villaverde

"Amor Impossível", de António-Pedro Vasconcelos

"O Comboio de Sal", de Licínio de Azevedo

"Açúcar", de Licínio de Azevedo

"Seara de Vento", de Sérgio Tréffaut

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive para ver a série de ontem, mas tinha de ver o Houdini e Doyle que deu ontem (a repetição) os dois primeiros episódios no AXN...é boa esta nova série da RTP?

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que isso interessa para o caso? É a mesma coisa que vires dizer que a RTP2 dá (ou dava) The Big Bang Theory. :lol:

Estamos a falar de séries feitas pela RTP.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Que continuem a fazer séries com a qualidade d'Os Filhos do Rock e Conta-me Como Foi, que eu agradeço :prayer:

Mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Estive para ver a série de ontem, mas tinha de ver o Houdini e Doyle que deu ontem (a repetição) os dois primeiros episódios no AXN...é boa esta nova série da RTP?

O 1º episódio não está a ser muito bem recebido, não. E de facto há ali qualquer coisa que não bate bem.

O que eu arrisco dizer depois do 1º ep. é que esta série não se vai afastar do conceito de série anovelada. Embora só tenho 15 ou 16 episódios. Acho que embora não seja propositado, é isso que vai acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º episódio não está a ser muito bem recebido, não. E de facto há ali qualquer coisa que não bate bem.

O que eu arrisco dizer depois do 1º ep. é que esta série não se vai afastar do conceito de série anovelada. Embora só tenho 15 ou 16 episódios. Acho que embora não seja propositado, é isso que vai acontecer.

Eu por acaso, mal vi as promos daquilo pensei que iria ser mais uma "novela" que outra coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava interessado nesta nova aposta das séries da RTP (confesso que nunca vi nenhuma produção destas nacional), mas fiquei desiludido com o 1º episódio, achei fraquinho. Muitos plot-holes (como a rapariga ter se atrasado o suficiente até ao aeroporto para o avião ter fechado, partido, fazer um voo de 2h30 e caído), personagens e discursos muitos desconfortáveis e pouco naturais, tudo muito desfasado da realidade naquela eventualidade (como não saberem se foi acidente ou terrorismo e haver votações por telefone em programas de televisão) e a coisa em geral muito mal contada. E ainda acabam os créditos do 1º episódio com spoilers do 2º. :|

Pode ser que melhore, mas sempre é melhor que telenovelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava interessado nesta nova aposta das séries da RTP (confesso que nunca vi nenhuma produção destas nacional), mas fiquei desiludido com o 1º episódio, achei fraquinho. Muitos plot-holes (como a rapariga ter se atrasado o suficiente até ao aeroporto para o avião ter fechado, partido, fazer um voo de 2h30 e caído), personagens e discursos muitos desconfortáveis e pouco naturais, tudo muito desfasado da realidade naquela eventualidade (como não saberem se foi acidente ou terrorismo e haver votações por telefone em programas de televisão) e a coisa em geral muito mal contada. E ainda acabam os créditos do 1º episódio com spoilers do 2º. :|

Pode ser que melhore, mas sempre é melhor que telenovelas.

Olha que não sei. Há pelo menos duas novelas, SIC e TVI, que já não são a mesma same shit de sempre. Há neste momento uma nova forma de fazer novela em Portugal, muito próxima das novelas da globo com um pézinho no fenómeno das series. Não deixa de ser formato novela e ter os seus cliches mas são produtos de mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o 1º episódio e foi muito fraco, não só a nível dos diálogos como também de história.

A sondagem telefónica para saber se era atentado ou acidente, dizerem que a gaja era a única sobrevivente porque não embarcou no avião (cena inspirada no Malato, de certeza, que foi para uma revista dizer que podia ter morrido nos atentados em Paris porque quando ia lá ficava num bairro onde ocorreu os tiroteios) e a gaja a culpar toda a gente por não ter embarcado e a dizer que naquela altura já podia estar em Londres quando o avião na verdade se despenhou foram demais. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o 1º episódio e foi muito fraco, não só a nível dos diálogos como também de história.

A sondagem telefónica para saber se era atentado ou acidente, dizerem que a gaja era a única sobrevivente porque não embarcou no avião (cena inspirada no Malato, de certeza, que foi para uma revista dizer que podia ter morrido nos atentados em Paris porque quando ia lá ficava num bairro onde ocorreu os tiroteios) e a gaja a culpar toda a gente por não ter embarcado e a dizer que naquela altura já podia estar em Londres quando o avião na verdade se despenhou foram demais. :lol:

Concordo com tudo,

Acha que o avião caiu devido a fundamentalistas do Estado Islâmico ou do PCTPMRPP? Ligue 760 200 400 para decidirmos!

Acho que o descalabro começou foi quando a rapariga culpou o rapaz de chegar atrasado por causa do carro, e a mãe ainda se revolta a perguntar se ele não era mecânico - ele resolve sozinho uma bateria que não pega em 40 segundos.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo,

Acha que o avião caiu devido a fundamentalistas do Estado Islâmico ou do PCTPMRPP? Ligue 760 200 400 para decidirmos!

Acho que o descalabro começou foi quando a rapariga culpou o rapaz de chegar atrasado por causa do carro, e a mãe ainda se revolta a perguntar se ele não era mecânico - ele resolve sozinho uma bateria que não pega em 40 segundos.

É um mecânico com mãos mágicas.... :mrgreen:

Mas não sei até que ponto é que este mau primeiro episódio vai afectar o resto da série. O Bem-vindos a Beirais teve um excelente primeiro episódio (nem se compara com o desta série) e muito do sucesso que teve foi graças aquela boa entrada. A história ficou clara e ficou bem construída a partir daí e as personagens e os diálogos eram bastante interessantes. Nesta série não vi nada disso.

Cheira-me que se as coisas não melhorarem vai ser flop.

Compartilhar este post

Link para o post

Que saudades do Liberdade21. Andei a papar a repetição na RTP2, e fiquei desiludido ao saber que era apenas a primeira temporada a ser trasmitida.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O problema do Liberdade 21 era ser filmado por um gajo com convulsões.

Compartilhar este post

Link para o post

um dos factores que me fazia gostar da série era a forma como era filmada.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo que tenhas a tua opinião, mas dizeres isso é a mesma coisa que não gostas de ver filmes do Kubrick por causa do plano do ponto único (isto). Coisas dessas são a marca do realizador, pontuam a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Embora não seja um original da RTP gostei muito de ver a série "Terapia".

Compartilhar este post

Link para o post

Embora não seja um original da RTP gostei muito de ver a série "Terapia".

x2 e tenho ideia que passou um pouco lado em termos de audiência. A hora também não era a melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...