Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
leugim

A RTP está a encher as noites de séries portuguesas e daqui a cinco anos quer exportá-las.

Publicações recomendadas

Eu seguia pela RTP Play. E ainda tenho os episódios finais para ver.

Está muito bem feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Percebo que tenhas a tua opinião, mas dizeres isso é a mesma coisa que não gostas de ver filmes do Kubrick por causa do plano do ponto único (isto). Coisas dessas são a marca do realizador, pontuam a diferença.

Essa comparação não tem cabimento nenhum. Se quiseres comparar com alguma coisa, comparavas com os filmes de terror que têm uma forma diferente de filmar, do mesmo género. E continuo sem gostar, tira-me a concentração em relação àquilo que estou a ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A nossa vizinha Espanha faz séries de grande qualidade com muita frequência, penso que Portugal em nada perde para Espanha em termos de condições para tornar isso possível, é uma questão de vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja uma questão de vontade, honestamente. Não sou um grande entendido na matéria, mas diria que devemos ter bons artistas (de forma geral). Contudo, nem tudo o que é arte 'boa' vende. As televisões, inclusive a RTP, precisam de receitas (nomeadamente dos spots publicitários). Há determinados formatos que têm mais adesão que outros e isso implica uma análise entre a vontade vs. necessidade (de encaixe financeiro).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não acho que seja uma questão de vontade, honestamente. Não sou um grande entendido na matéria, mas diria que devemos ter bons artistas (de forma geral). Contudo, nem tudo o que é arte 'boa' vende. As televisões, inclusive a RTP, precisam de receitas (nomeadamente dos spots publicitários). Há determinados formatos que têm mais adesão que outros e isso implica uma análise entre a vontade vs. necessidade (de encaixe financeiro).

Sim claro, eu falava numa perspectiva de exportação. Não acho descabida na minha opinião a ideia de ter séries feitas em Portugal gravadas em inglês, é o Mass Market onde podemos chegar com qualidade até porque o português tem a capacidade de falar qualquer língua sem sotaque e quanto ao resto temos do melhor que há (Pós-Produção e CGI talvez estejamos atrasados). A 100Code é gravada na Suécia e falam todos inglês, eu gosto da série. Se por exemplo calha a bater num pais grande obtém-se um ROI muito maior do que a fazer dezenas de novelas e séries. Se o fazemos em tudo o resto, a representação não pode ser a única a querer escapar à globalização. Reparo que fruto do horário nobre ser altamente constituído por novelas e programas para pessoas idosas a nossa geração afasta-se cada vez mais da caixa mágica em prol do computador.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A nossa vizinha Espanha faz séries de grande qualidade com muita frequência, penso que Portugal em nada perde para Espanha em termos de condições para tornar isso possível, é uma questão de vontade.

Também passa pelo público diferente. Por exemplo, a versão espanhola do "Conta-me como foi" pelo que vou entendendo das minhas tentativas de ver TV em Espanha (em particular noticiários) é um grande sucesso. Em Portugal a maioria do público nem dá chance a estas séries.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Liberdade 21 era ser filmado por um gajo com convulsões.

Também não gostava. Entendo que seja o estilo do realizador e tal, mas era a um nível exagerado.

Verdade. O Conta-me Como Foi foi "inspirado" numa série espanhola semelhante.

Compartilhar este post

Link para o post

O mercado de exportação dos produtos de ficção espanhóis é muito maior e por isso muito mais rentável. Eles exportam para toda a América Latina. Conseguem captar mais investimento e interesse.

Nós não. Não temos assim um mercado de exportação tão grande (para onde poderíamos exportar têm ficção melhor do que a nossa, e o outro mercado está a ser explorado pelas novelas da TVI (Angola e Moçambique)).

As séries dos países da Europa do Norte em língua inglesa têm quase todas produção (e investimento) UK. E esse mercado é interessante porque encontram países com dinheiro para co-produzir e não tem latinos.

Também não gostava. Entendo que seja o estilo do realizador e tal, mas era a um nível exagerado.

Não é estilo nenhum. O Sérgio Graciano não filma assim. Foi apenas um opção.

Compartilhar este post

Link para o post

A Espanha consome tudo o que for espanhol em detrimento do resto. Não é comparável com Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade também passa um pouco por aí. A falta de adesão ao que é nosso.

Sobretudo malta jovem. Há por aí muita série reputada por cá em inglês que se fosse em português ninguém via. Diálogos de m*rda, acting de m*rda... Pelo menos quando comparadas com séries de eleição. Mas em inglês cabe no bucho de muita gente. Entretém.

Já por cá, mesmo com qualidade é complicado afamar-se uma série. Além do mais a maioria do que passa na tv é de um nível sobejamente fraco. Os guiões, o acting, tudo... As novelas então, oh faxabor...

Não sei se é dos budgets se é de querem modelos na vez de actores se é dos guionistas / realizadores... Mas a qualidade em média é baixa.

Eu gosto de ver bailados e é um pouco o mesmo. Quem é que quer ir ver um bailado na Companhia Nacional de Bailado (ou ballet não sei..) ali na expo quando aquilo é tudo gajos sem experiência ainda em aprendizagem dos quais só os leads é que se aproveitam. Tudo sem sincronia e o crl... O meu tio foi um dançarino de eleição até aos 30 anos e foi para o estrangeiro obviamente. E a qualidade nos países onde esteve (Holanda, Rússia, Porto Rico...) é outra coisa...

Inclusive os nossos melhores vão tendencialmente apostar no mercado externo. Não todos, mas muitos com certeza e cada vez mais. E já temos vários exemplos disso e a brilharem lá fora com excelentes prestações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A minha comparação com Espanha ia mais no sentido da exportação e não do consumo interno

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade também passa um pouco por aí. A falta de adesão ao que é nosso.

Sobretudo malta jovem. Há por aí muita série reputada por cá em inglês que se fosse em português ninguém via. Diálogos de m*rda, acting de m*rda... Pelo menos quando comparadas com séries de eleição. Mas em inglês cabe no bucho de muita gente. Entretém.

Já por cá, mesmo com qualidade é complicado afamar-se uma série. Além do mais a maioria do que passa na tv é de um nível sobejamente fraco. Os guiões, o acting, tudo... As novelas então, oh faxabor...

Não sei se é dos budgets se é de querem modelos na vez de actores se é dos guionistas / realizadores... Mas a qualidade em média é baixa.

Eu gosto de ver bailados e é um pouco o mesmo. Quem é que quer ir ver um bailado na Companhia Nacional de Bailado (ou ballet não sei..) ali na expo quando aquilo é tudo gajos sem experiência ainda em aprendizagem dos quais só os leads é que se aproveitam. Tudo sem sincronia e o crl... O meu tio foi um dançarino de eleição até aos 30 anos e foi para o estrangeiro obviamente. E a qualidade nos países onde esteve (Holanda, Rússia, Porto Rico...) é outra coisa...

Inclusive os nossos melhores vão tendencialmente apostar no mercado externo. Não todos, mas muitos com certeza e cada vez mais. E já temos vários exemplos disso e a brilharem lá fora com excelentes prestações.

?

A nossa dança (espectáculos e bailarinos) é bastante requisitada lá fora. Somos bastantes internacionais nesse aspecto. E nos últimos 10 anos a criação na Dança deu um salto qualitativo muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ou temos péssimos argumentistas em Portugal, ou os que são bons estão no desemprego. Há coisas que parecem apressadas e que não fazem muito sentido, toda a cena do avião e da rapariga foi meio surreal e isso afeta praticamente tudo o que é ficção nacional, pelo menos mainstream.

Ah e os diálogos em estrangeiro na casa onde a "amante" do outro gajo estava eram maus demais. Pior só se eles estivessem a ler os textos diretamente do papel.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma coisa que me irrita nas produções portuguesas, então comparadas com as brasileiras ainda se torna pior. (em termos de novelas)

Fazem 300 episódios e 295 são feitos num espaço fechado. Que coisa mais irritante, sempre no mesmo sítio.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eƒverdade em muitas das series e novelas. E alem disso, muitas das cenas saoƒestaticas, as personagens estao sentadas ou paradas frente a frente, faltam-lhe movimento, dinamica; o que nao seria um problema se a qualidade dos dialogos compensasse, o que muitas vezes nao acontece.

Por outro lado, sofrem tambem de um defice do elemento surpresa. Quase tudo e previsivel, ate porque as personagens dizem tudo, nao deixam lugar para a imaginacao do telespectador. Nao deveria ser suposto ser-nos contada toda a trama, alguma da informacao deveria ser deixada implicita para ser o telespectador a descobri-la.

Ah, desisto. Editar posts pelo tapatalk e para esquecer. Fica o texto sem acentuacao.

Editado por Hrakkar

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma coisa que me irrita nas produções portuguesas, então comparadas com as brasileiras ainda se torna pior. (em termos de novelas)

Fazem 300 episódios e 295 são feitos num espaço fechado. Que coisa mais irritante, sempre no mesmo sítio.

Tens toda a razão. Se bem que nem acho, em TV, os exteriores assim tão necessários, mas sim, como disse o Puro, a dinâmica dos interiores.

(Não acho os exteriores necessários em TV porque já cansámos as paisagens que temos. Estamos sem a ver o mesmo, não exploramos outros coisas. O cinema é que é bom para isso.)

Mas vamos sempre bater no mesmo: $$. É por isto que não se faz mais e melhor. Levar uma equipa par o exterior é caro, criar um set maior também e os estúdios não são muito grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa muito estúpida que acontece pelo menos na SIC, mas na TVI também deve acontecer, é que no final dos episódios das novelas passam sempre a preview do que vai acontecer, mas em vez de deixarem só um cheirinho rápido passam logo cenas quase inteiras :lol: E geralmente são sempre as cenas mais importantes do episódio. Não é suposto criar algum suspense :mrgreen:?

Quando aqui em casa estão a ver a novela e passa a cena que estava no preview, às vezes penso "dafuq, mas isto já não passou? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo que tenhas a tua opinião, mas dizeres isso é a mesma coisa que não gostas de ver filmes do Kubrick por causa do plano do ponto único (isto). Coisas dessas são a marca do realizador, pontuam a diferença.

Raio de comparação lol.

A série não tinha necessidade nenhuma de ser filmada sempre assim. Vias um ep inteiro e ficavas com dor de cabeça.

O realizador é livre de fazer como bem entende e eu sou livre se quiser dizer que está uma m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem ve o aqui tao longe? Só eu que curto da série , e de toda a misteriosidade e capacidade de criar ansiedade em saber o que vai acontecer, que não acontece com novelas e treta toda? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem ve o aqui tao longe? Só eu que curto da série , e de toda a misteriosidade e capacidade de criar ansiedade em saber o que vai acontecer, que não acontece com novelas e treta toda? :compinchas:

acho que és só tu, mesmo. a rtp lançou um comunicado a avisar que a série ia ser cancelada porque infelizmente só tinham um espectador, e logo um ultra!

Compartilhar este post

Link para o post

acho que és só tu, mesmo. a rtp lançou um comunicado a avisar que a série ia ser cancelada porque infelizmente só tinham um espectador, e logo um ultra!

" xD "

Compartilhar este post

Link para o post

Mulheres Assim, com produção da Coral Europa.

Estreia dia 6 de Setembro.

3ª Feira às 22h00 - 20 episódios.

Sinopse: Maria do Carmo era uma atriz promissora. Aos 40 anos, perdeu um filho. Abandonou a profissão, o sonho e o futuro. Tem agora 50 anos e duas hipóteses: desistir ou continuar. Acompanhamos Maria do Carmo e algumas mulheres com quem se cruza, e que se vão cruzando, num século de incertezas: não apenas em relação ao futuro mas também em relação aos outros e a nós próprios. São mulheres inquietas com o seu tempo. Como “detetives” de uma época, tomam-lhe o pulso, tentam decifrar as pistas falsas. “Jogam-se aos dados”, como escreveu Natália Correia. Nem todas vencem. Nem todas perdem.

dLvDgxl.png

Elenco: Leonor Beleza, Manuela Couto, Joana Seixas, Sandra Celas, Inês de Sá Frias, Mariana Pacheco, Carla Chambel, Gracinda Nave, Maria Vieira, Joana Seixas, Juana Pereira da Silva, João Reis, João Maria Pinto, Anna Eremin, Francisco Corte-Real, António Pedro Cerdeira, Mafalda Vilhena, Nuno Pardal, Dina Félix Costa, Gabriela Barros, Samanta Castilho, Maria João Falcão, Adriana Moniz, Sandra Cóias, Ana Marta Contente, Sara Carinhas.

Dentro, com produção da HOP (responsável, em 2014, pela série Mulheres de Abril).

Estreia dia 8 de Setembro.

5ª Feira às 22h00 - 13 episódios.

Sinopse: Pedro, um jovem psicólogo estagiário, é colocado no maior estabelecimento prisional feminino do país. De aspeto frágil e ingénuo, a sua postura desde cedo contrastará com o ambiente hostil e agressivo que o rodeia. Neste estabelecimento estão recluídas mulheres provindas dos mais diversos estratos sociais, presas pelos mais diversos crimes: advogadas, prostitutas, homicidas, traficantes de droga, todas pelas mães, mulheres e pessoas que coabitam no mesmo espaço físico, sem distintivos ou títulos que as distingam à partida, exceto o que dizem ou fazem em cada momento.

QyXHRjb.png

Elenco: Vera Kolodzig, Miguel Nunes, Luísa Cruz, Carla Galvão, Hélder Agapito, Ivo Bastos, Carla Bolito, Ana Brandão, Carla Chambel, Teresa Faria, Ciomara Morais, Helena Laureano, Angêla Marques, Mikaela Lupo, Mario José Pascoal, Carla Vasconcelos, Sara Santos, Mané Carvalho, Patrícia André, Susana Mendes, Sara Barros Leitão, Teresa Tavares.

Miúdo Graúdo, com produção da Endemol Portugal.

Estreia dia 9 de Setembro.

6ª Feira às 22h00 - 19 episódios.

Sinopse: Conta a história de Miguelito, um menino prodígio que inventa uma máquina do tempo capaz de trazer para o presente... Ele mesmo, 20 anos mais velho. Um coming of age, em que o protagonista toma contacto com o adulto em que se vai tornar e tem a possibilidade de reescrever o seu próprio futuro.

YtVt5LU.png

Elenco: Henrique Mello, Pedro Caeiro, Paula Lobo Antunes, Valerie Braddell, João Guilherme Gouveia, Susana Arrais, Vera Pimentel, Hélder Costa, Marcantonio Del Carlo, Francisco Monteiro, Júlia Berard, Miguel Monteiro, Rui Porto Nunes, Nuno Janeiro.

Os Boys, com produção da Take It Easy (dirigiu, em 2013, a série Odisseia).

Estreia dia 14 de Setembro.

4ª Feira às 22h00 - 13 episódios.

Sinopse: Série de comédia política sobre os assessores políticos dos gabinetes ministeriais e da oposição e da conivência destes com interesses económicos e políticos que determinam a forma como as decisões são tomadas.

BI8NpHk.png

Elenco: Filipe Duarte, Jani Zhao, Isabel Abreu, Miguel Borges, António Fonseca, Iris Cayatte, Carla Maciel, José Eduardo, Orlando Costa, João Pedro Vaz, António Durães.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa muito estúpida que acontece pelo menos na SIC, mas na TVI também deve acontecer, é que no final dos episódios das novelas passam sempre a preview do que vai acontecer, mas em vez de deixarem só um cheirinho rápido passam logo cenas quase inteiras :lol: E geralmente são sempre as cenas mais importantes do episódio. Não é suposto criar algum suspense :mrgreen:?

Quando aqui em casa estão a ver a novela e passa a cena que estava no preview, às vezes penso "dafuq, mas isto já não passou? :lol:

Há uns tempos atrás comecei a passar os serões na sala, onde estava sempre a passar a novela da Sic que a minha mãe segue. É impressionante a quantidade de conteúdo repetido no espaço de um episódio. Não sei ao certo quanto dura um episódio, mas diria que pelo menos um terço é feito com cenas do episódio seguinte ou do episódio anterior. Para não falar dos anúncios que vão dando, muitos com cenas de episódios que só vão passar na semana seguinte, é surreal. E depois, para quem é mesmo doente pela coisa, ainda têm as revistas Marias e essas m*rda, que já sabem o que se vai passar daqui a um mês.

Mas isso é apenas um dos pequenos problemas da televisão Portuguesa. É óbvio que uma produção com episódios diários nunca terá a qualidade de uma coisa semanal e aqui no Tugão o que o pessoal gosta é da Telenovela com 500 episódios, onde a principal diferença para a do ano anterior é no nome das personagens e os actores principais, que são rodados a cada nova telenovela para aquilo não ficar muito monótono.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...