Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Para a malta que volta e meia procura saber mais sobre investimentos, estão aqui uns bons 20 minutos com o Ray Dalio (gestor do maior fundo de investimento do mundo):

Compartilhar este post

Link para o post

“If 50 million people say something foolish, it is still foolish.” (W. Somerset Maugham)

Apropriado. A esperança para um país que me diz tanto como o Brasil é mínima, neste momento. Para um país tão marcadamente religioso, agora será uma boa altura para se chamar por Deus e se pedir um milagre. Se ele não acontecer, o dia 28 deste mês poderá ser o pior dia da história do Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

US Predictions 2020

Cenarios Hipoteticos

Obama 54%

Trump 44%

Sanders 52%

Trump 46%

Biden 49%

Trump 49%

Trump 51%

Warren 47%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 horas:

Estas a sugerir que em Sao Paulo ha mais % de ricos que % de pobres. Nao me parece. Menos de 18% dos paulistas apreciaram o sei mandato. E nem os favelados o apoiam em Sao Paulo. Se fires analisar as areas e municipios mais pobres de Sao Paulo nao ves um PT forte. Ele nao e nada popular la ponto final. O PT poderia ter escolhido outros candidatos. Contudo e bastante moderado e votaria nele agora na segunda.

edit. Li mal mas se um ou outro pode ser da parcels que votou Bolsonaro. O que me falou issi n votou nem PT nem Bolsonaro apesar de ser de esquerda.

Olha eu tenho para aí uns amigos que conhecem a situação e tal e ele é bastante popular, ponto final. Pronto. Também ganhei.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao nao e. E basta veres os resultados ontem das eleicoes todas de Sao Paulo mais as sondagens mais a taxa de aprovacao no final de mandato para perceberes que nao.Isto e tao obvio que nem e preciso numeros. Mas se tens duvidas consults os resultados oficiais.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 minutos:

Nao nao e. E basta veres os resultados ontem das eleicoes todas de Sao Paulo mais as sondagens mais a taxa de aprovacao no final de mandato para perceberes que nao.Isto e tao obvio que nem e preciso numeros. Mas se tens duvidas consults os resultados oficiais.

Eu acho dificílimo avaliar dessa forma, através de uns amigos que tu conheces, o trabalho do Haddad enquanto perfeito. A única coisa que eu ouvi sobre isso foi o que disse o Gregório Duvivier no podcast do Daniel Oliveira, mais nada. E ele disse que a politica do PT em São Paulo acabou por beneficiar mais os pobres e classe média e a chatear mais os ricos. 

Tu perguntas-me se em São Paulo há mais ricos do que pobres e se calhar é exactamente o contrário, por isso é que seriam precisos mais dados para avaliar o que dizes. É realmente uma maioria de pobres que ficou desagradada com a politica que valoriza os transportes públicos na cidade? Ou são os ricos que ficaram chateados por ao fim de semana não poderem passear o carrão no centro da cidade?

Há imensos factores a ter em conta, principalmente para quem está a um oceano de distância que conheceres um amigo não me diz nada. Isso todos conhecemos e para estas discussões não vale nada.

O mesmo vale para os resultados oficiais. Há demasiadas condicionantes. 

O António Costa foi eleito 3 vezes como Presidente da Câmara de Lisboa, sacou duas maiorias absolutas e quando concorreu a PM perdeu em Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de anos de corrupção, de péssima distribuição da riqueza, de má governação, apareceu o PT e foi uma esperança, uma luz ao fundo do túnel, para os milhões de brasileiros que vivem na pobreza. Acontece que o PT provou ser exactamente igual aos outros. E apareceu um maluco, populista. A história costuma repetir-se. Era óbvio que esta m*rda ia acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

POR essa logica do oceano entao deveriamos abstermo nos de comentar quase tudo o que acontece o Brasil. Afinal 90% de nos tem apenas Uma vaga ideia de 10% dos candidatos. Nao concordo com essa visao. Tambem o Duvidier pode ser apenas uma pessoa que n representa a opiniao geral da populacao. Acho uma logica muito redutora. Sobre os resultados nenhum correu nem ontem em Sao Paulo ao PT n foi exclusivamente para Presidente.

E o Costa... Ele obteve um resultado acima da media do paid em 2015 para o PS em Lisboa. Venceu Lisboa isoladamente se considerarmos que a Paf era coligacao. Alem do mais e um swing state nas legislativas. Nunca teria 50% la Como Na CM. Como nao tera em 2019 a menos que o PS obtenha Uma forte maioria absoluta Como nunca teve Na sua historia.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

Depois de anos de corrupção, de péssima distribuição da riqueza, de má governação, apareceu o PT e foi uma esperança, uma luz ao fundo do túnel, para os milhões de brasileiros que vivem na pobreza. Acontece que o PT provou ser exactamente igual aos outros. E apareceu um maluco, populista. A história costuma repetir-se. Era óbvio que esta m*rda ia acontecer.

Yap. É a tendência natural. Períodos de crise, quando está é ultrapassada há uma fase intermédia relativamente estável em que o pessoal ainda se lembra do que aconteceu e procura não repetir certos erros, mas essa percepção generalizada vai-se esbatendo com o tempo. É muito complicado que as novas gerações entendam a importância de certas conquistas se nunca tiveram de lutar por elas ou se não tiveram de experienciar certos acontecimentos.

Isto vai acontecer em Portugal, também. Passaram agora 44 anos do 25 de Abril e já se nota que as novas gerações não dão à data a devida importância, essa esbateu-se na bruma do tempo. É normal que assim seja, as referências vão desaparecendo aos poucos, a malta que tinha noção do que era o Salazarismo e que o viveu, de facto, estão já maioritariamente na casa dos 60s, 70s, 80s ou até já nos deixaram. Mais umas gerações e já não é algo que afetou as pessoas que nos são próximas, mas sim algo que está nos livros de História. Algo que aconteceu e a que não daremos o valor que ainda vamos dando hoje. E nessa altura corremos o risco de não dar a devida importância a fenómenos como o do Brasil.

Faz parte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 19 minutos:

Depois ainda caiu mais a sua popularidade. A Ponto do.melhor candidato petista ficar em 29 lugar para deputado estadual em Sao Paulo. O Barbas.

Mas entre um que represents o errar e humano e um que represents o errar e pa matar. Acho que n precisamos de perder mais tempo a falar disso.

Citação de Black Hawk, há 22 minutos:

Yap. É a tendência natural. Períodos de crise, quando está é ultrapassada há uma fase intermédia relativamente estável em que o pessoal ainda se lembra do que aconteceu e procura não repetir certos erros, mas essa percepção generalizada vai-se esbatendo com o tempo. É muito complicado que as novas gerações entendam a importância de certas conquistas se nunca tiveram de lutar por elas ou se não tiveram de experienciar certos acontecimentos.

Isto vai acontecer em Portugal, também. Passaram agora 44 anos do 25 de Abril e já se nota que as novas gerações não dão à data a devida importância, essa esbateu-se na bruma do tempo. É normal que assim seja, as referências vão desaparecendo aos poucos, a malta que tinha noção do que era o Salazarismo e que o viveu, de facto, estão já maioritariamente na casa dos 60s, 70s, 80s ou até já nos deixaram. Mais umas gerações e já não é algo que afetou as pessoas que nos são próximas, mas sim algo que está nos livros de História. Algo que aconteceu e a que não daremos o valor que ainda vamos dando hoje. E nessa altura corremos o risco de não dar a devida importância a fenómenos como o do Brasil.

Faz parte.

Ves relacoes entre a decada de 20/30 do seculo XX e a de 00/10 do XXI? EU vejo muitas.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Falei disso por cá muitas vezes aquando do surgimento do Trampas. Também nunca pensei, na altura, que chegasse a presidente, mas já na altura dizia que notava certas semelhanças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

O PT meteu-se em muita m*rda de corrupção mas para os pobres não foram iguais ao outros. Tirou-se muita gente da pobreza, foi o maior legado do Lula. Mas de resto, concordo. Estava na cara. Dark times have arrived.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

POR essa logica do oceano entao deveriamos abstermo nos de comentar quase tudo o que acontece o Brasil. Afinal 90% de nos tem apenas Uma vaga ideia de 10% dos candidatos. Nao concordo com essa visao. Tambem o Duvidier pode ser apenas uma pessoa que n representa a opiniao geral da populacao. Acho uma logica muito redutora. Sobre os resultados nenhum correu nem ontem em Sao Paulo ao PT n foi exclusivamente para Presidente.

E o Costa... Ele obteve um resultado acima da media do paid em 2015 para o PS em Lisboa. Venceu Lisboa isoladamente se considerarmos que a Paf era coligacao. Alem do mais e um swing state nas legislativas. Nunca teria 50% la Como Na CM. Como nao tera em 2019 a menos que o PS obtenha Uma forte maioria absoluta Como nunca teve Na sua historia.

Não, podes falar, tens é que ter mais argumentos do que uns amigos que tu conheces... que são, como o Duvivier, uma lógica muito redutora. É isso que eu te tenho andado a dizer.

Assunto encerrado. Pensei que tinhas mais para contar, mas não. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 10 horas:

Mas isso foi o que já disseram (e gente com pouso na TV, no opinion-making) quando foi o Trump. "O Trump é mau, mas a Hillary era uma péssima candidata". Eu, que acompanho eleições na América desde o Bush-Gore, em 2000, fique perplexo, já que a Hillary era das mais bem preparadas candidatas que se apresentou a eleições na América. Mas enfim, na era da pós-verdade, vale mesmo dizer tudo, não é. Tudo, e o seu contrário.

A Hillary era uma candidata terrivel. Não quer dizer que o Trump fosse melhor, porque minha nossa senhora não, mas uma candidata que nem sequer visita os swing states não pode estar bem preparada

Compartilhar este post

Link para o post

Este André Ventura quer aproveitar a onda e tentar ser o Trump/Bolsonaro de Portugal?

O meu optimismo em relação ao futuro do mundo morre um pedacinho todos os dias.

Compartilhar este post

Link para o post

E o mais assustador é que há muita gente à espera que surja um gajo desses por cá para lá colocar a sua cruzinha nas próximas eleições, ainda para mais com essas (e outras) temáticas ao barulho.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha cá partilhar isso mesmo. Epah, só o John Oliver para me fazer rir com isto tudo.

Ah, e passem nos comentários. Nossa, a invasão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Peplin, há 6 horas:

E o mais assustador é que há muita gente à espera que surja um gajo desses por cá para lá colocar a sua cruzinha nas próximas eleições, ainda para mais com essas (e outras) temáticas ao barulho.

Não acho. O facto de termos uma extrema-esquerda forte leva a que a malta se disperse o suficiente para não dar força a um partido desses. No entanto, a haver um tipo mais mediático na extrema-direita portuguesa, que seja o André Ventura :4_joy: carisma de uma pedra, ninguém o leva a sério e nem numa cidade "problemática" (segundo os ideais dele) conseguiu ter um resultado decente.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente um gajo tem de olhar para o povo brasileiro como os velhos dos cafés e das tascas. O nível de pensamento não passa dali. O Bolsonaro pode dizer o que quiser, mas a partir do momento que ele começou a defender "a morte da bandidagem" ganhou o apoio do povo. E se se colocarem na pele da pessoa comum conseguem ver as razões. Falamos de pessoas que têm medo de andar na rua, não podem ir à praia no Domingo porque voltam para uma casa vazia e sabem que andar de autocarro é lotaria para ser parado e serem assaltadas. Vem alguém que diz que vai acabar com isso e não vêm mais nada à frente. 

Depois aquilo é tão básico que nunca vêm um defensor do Bolsonaro falar sobre as medidas dele. É só, ele tem um ministro da fazenda que tem PhD pela universidade de Chicago e pronto, está aí o salvador da pátria porque o gajo tem um PhD. Tendo vivido lá dois anos e tendo muitos amigos e conhecidos brasileiros (cá e lá) esta situação entristece-me imenso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 horas:

Não, podes falar, tens é que ter mais argumentos do que uns amigos que tu conheces... que são, como o Duvivier, uma lógica muito redutora. É isso que eu te tenho andado a dizer.

Assunto encerrado. Pensei que tinhas mais para contar, mas não. 

Pois. Realmente tens razao. Faltam me argumentos. Todos os estudos de opiniao e resultados e artigos de opiniao disponiveis Na internet sobre o mandato dele em Sao Paulo Sao falsos ou pouco fundamentados. Temos de concluir que ele e imensamente popular em Sao Paulo apenas e exclusivamente por causa dos transportes. O principal modo de avaliacao Geral ao mandato de um politico Sao os transportes e eu esqueci me disso. Afinal ele ate foi reeleito mayor de Sao Paulo em 2016 com 16% dos votos a frente do PSDB que obteve apenas 53%. Eu tenho falhas Na memoria e esqueco me de certos pormenores facilmente.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 10 horas:

A Hillary era uma candidata terrivel. Não quer dizer que o Trump fosse melhor, porque minha nossa senhora não, mas uma candidata que nem sequer visita os swing states não pode estar bem preparada

Não sei em que te sustentas para dizer tal cousa. Se estás a dizer que cometeu erros na campanha, ah isso talvez. Mas como candidata? Tinha experiência política de sobra, espalhada por várias décadas, nem preciso de expor o CV dela. Não era uma Senadora da moda com meio mandato em cima, como os Rubios e o próprio Obama. Se isso não é estar preparado, não sei o que é.

Citação de noikeee, há 10 horas:

Este André Ventura quer aproveitar a onda e tentar ser o Trump/Bolsonaro de Portugal?

O meu optimismo em relação ao futuro do mundo morre um pedacinho todos os dias.

Citação de Peplin, há 10 horas:

Citação de ElliotReid13, há 4 horas:

Não acho. O facto de termos uma extrema-esquerda forte leva a que a malta se disperse o suficiente para não dar força a um partido desses. No entanto, a haver um tipo mais mediático na extrema-direita portuguesa, que seja o André Ventura :4_joy: carisma de uma pedra, ninguém o leva a sério e nem numa cidade "problemática" (segundo os ideais dele) conseguiu ter um resultado decente.

Estou com o Peplin aqui, elliot. As redes sociais, de resto, servem para isso mesmo. são o campo do vale tudo, da mentira, da deturpação, do entrincheiramento, das barricadas, dos grupinhos, do não-diálogo, do insulto, do falar sem pensar, do sensacionalismo, dos mitos, da incompreensão, da falta de empatia, do acusar, do barafustar, do enlamear, da perseguição, enfim,  de tudo quanto depois é levado para o boletim de voto. O clima nas redes sociais é de guerra. Ódio mesmo! Ódio como eu creio que o mundo nunca viu. Existia, mas não se via.

E toda essa "brigada do respeitinho" que sempre existiu e que agora floresce nas redes sociais está ali, ripe for the taking, por quem a souber manipular (e nada que uma boa campanha nojenta como estes neo-fascistas têm feito em todos os países não consiga fazer). Reparem que há coisa de 2/3 anos o Bolsonaro andava pelos 8-10% das intenções de voto.

Se quisermos fazer um paralelo entre o panorama que se vê em qualquer lado nas redes sociais e as matas do nosso país, digamos que a rede social é  mata, o clima de ódio e mentiras é aquele capim bravio e nocivo, que cresceu tanto que ficou descontrolado. Ninguém o limpou, ninguém quis saber, descurámos todos a limpeza do mato junto das nossas casas, porque epá deixa lá o Alfredo dizer essas baboseiras, coitado. Ah já é o Alfredo e o Antunes? Ah coitados, são uns pobres de espírito, nada de mais.

Agora, basta chegar um fósforo e a coisa arde exponencialmente. Alguma sociedade que acha que está livre desse perigo ou é porque pretende enganar-se a si própria, ou porque já tem o seu Putin de serviço.

Compartilhar este post

Link para o post

E não ajuda nada a conversa da moda "ah, a culpa é de quem lhes dá tempo e visibilidade". Claro, porque ignorar um problema sempre correu tão bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...