Burkina2008 Publicado 28 Outubro 2019 Citação de 1906, há 8 minutos: Dude, até de Vila Franca de Xira para cima encontrar um apartamento por menos de 600 euros/mês é difícil. Dá ideia que estás numa bolha e não entendes o que anda à tua volta. wtf Hmm...este tema ja foi discutido aqui algumas vezes. Em Portugal 78% dos portugueses sao titulares de pelo menos uma casa propria...mesmo imaginando que esses outros 22% da populacao vivem todos em Lisboa, e estao nessa situacao, acabam por nao passar na maioria. O que acontece é que aqui no forum existem varias pessoas que entraram no mercado a pouco tempo, vivem em grandes zonas urbanas e sao afectados pelo preco das rendas. Mas compreendam que voces nao sao representativos da populacao. E mesmo nesse aspecto, qualquer um de voces, perguntem aos vossos pais, como compraram a casa, para verem se nao foi necessario juntar 2 ordenados e que um desses ordenados era apenas para pagar o emprestimo ao banco nos proximos 20 anos...quem esta numa bolha é quem acha que a vida e so f*dida para os jovens de hoje... 1 Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 3 minutos: Em Portugal 78% dos portugueses sao titulares de pelo menos uma casa propria... Fonte. Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Mas compreendam que voces nao sao representativos da populacao Quando um dia se perceber que pessoal jovem com formação e cursos superiores já cá não está pode ser que se lembrem dessa parte não representativa da população. Citação de Burkina2008, há 5 minutos: E mesmo nesse aspecto, qualquer um de voces, perguntem aos vossos pais, como compraram a casa, para verem se nao foi necessario juntar 2 ordenados e que um desses ordenados era apenas para pagar o emprestimo ao banco nos proximos 20 anos. Pois, o problema é que atualmente numa parte muito significativa das vezes não é possível pagar a casa com um ordenado... Novamente, sai dessa bolha. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 18 minutos: Em Portugal 78% dos portugueses Nem me interessa entrar na discussão, mas custa-me mesmo a acreditar neste numero. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Outubro 2019 (editado) Citação de 1906, há 16 minutos: Fonte. Quando um dia se perceber que pessoal jovem com formação e cursos superiores já cá não está pode ser que se lembrem dessa parte não representativa da população. Pois, o problema é que atualmente numa parte muito significativa das vezes não é possível pagar a casa com um ordenado... Novamente, sai dessa bolha. Ta aqui 75% (mas tambem tens dedinhos para procurar, nao?) - https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_home_ownership_rate ou Eurostat http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/show.do?query=BOOKMARK_DS-057102_QID_684D63DF_UID_-3F171EB0&layout=TIME,C,X,0;GEO,L,Y,0;INCGRP,L,Z,0;HHTYP,L,Z,1;TENURE,L,Z,2;INDICATORS,C,Z,3;&zSelection=DS-057102INDICATORS,OBS_FLAG;DS-057102INCGRP,TOTAL;DS-057102TENURE,OWN;DS-057102HHTYP,TOTAL;&rankName1=HHTYP_1_2_-1_2&rankName2=INDICATORS_1_2_-1_2&rankName3=INCGRP_1_2_-1_2&rankName4=TENURE_1_2_-1_2&rankName5=TIME_1_0_0_0&rankName6=GEO_1_2_0_1&sortR=ASC_0&sortC=ASC_-1_FIRST&rStp=&cStp=&rDCh=&cDCh=&rDM=true&cDM=true&footnes=false&empty=false&wai=false&time_mode=NONE&time_most_recent=false&lang=EN&cfo=%23%23%23%2C%23%23%23.%23%23%23 Sim porque devemos fazer qualquer lei a pensar nos jovens com formacao e cursos superiores (dos quais os melhores ja sairam de portugal ha calendas), e o resto que se f*da... Preco medio de habitacao em Lisboa (T2) em 1985 - 7,200,000 Escudos - salario medio 18,100 Escudos- taxa de juro media 26% - epa afinal tens razao, para pagar uma casa a trinta anos, com o salario medio em Lisboa em 1985 necessitavas de 1,4 salarios mensais (prestacao mensal 25200 Escudos)...da para perceber porque ninguem esta desesperado para te contratar fora do pais... Editado 28 Outubro 2019 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2019 O Burkina nunca viu a linda paisagem arquitectónica à volta da estrada nacional. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Mayday, há 8 minutos: O Burkina nunca viu a linda paisagem arquitectónica à volta da estrada nacional. Mais razao me das...os casais jovens nao tinham dinheiro para se mudar para o centro de Lisboa nos anos 80, tiveram que procurar coisas mais baratas no IC19 e afins... Hoje em dia Lisboa cresceu e tem de ir para Mafra ou mais longe para poderem pagar casa... Qual é a diferenca entre Lisboa e qualquer outra grande metropole entao? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 2 horas: e o mercado auto regulou-se Mas tu achas que, em Portugal, há alguma coisa que se auto-regule? É sempre tudo na base do chico-espertismo, basta ver os cartéis ridículos que há nos combustíveis, por exemplo. Mercado livre e tal, e depois combinam todos os preços. E neste caso existe uma entidade reguladora, imagina se não houvesse. A mesma coisa aplica-se aos patrões. Muitos deles pagariam ordenados de 400 euros, se pudessem. O problema do teu raciocínio é esqueceres-te de que o ordenado mínimo é pago a pessoas que, geralmente, não têm grande opção de escolha. Com isto, esses mercados são complicados de auto-regular. Felizmente há leis e sindicatos porque, caso contrário, seria um arraial de despedimentos e troca de funcionários. Esses mercados não podem deixar-se para auto-regulação. Isso é bom para mercados onde se ganha bem, tipo IT e afins, onde há mais vagas do que candidatos, e então as pessoas podem jogar com isso para chegarem ao salário que querem. Pessoas que ganham o salário mínimo não conseguem fazer isso. 2 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Mas tu achas que, em Portugal, há alguma coisa que se auto-regule? É sempre tudo na base do chico-espertismo, basta ver os cartéis ridículos que há nos combustíveis, por exemplo. Mercado livre e tal, e depois combinam todos os preços. E neste caso existe uma entidade reguladora, imagina se não houvesse. A mesma coisa aplica-se aos patrões. Muitos deles pagariam ordenados de 400 euros, se pudessem. O problema do teu raciocínio é esqueceres-te de que o ordenado mínimo é pago a pessoas que, geralmente, não têm grande opção de escolha. Com isto, esses mercados são complicados de auto-regular. Felizmente há leis e sindicatos porque, caso contrário, seria um arraial de despedimentos e troca de funcionários. Esses mercados não podem deixar-se para auto-regulação. Isso é bom para mercados onde se ganha bem, tipo IT e afins, onde há mais vagas do que candidatos, e então as pessoas podem jogar com isso para chegarem ao salário que querem. Pessoas que ganham o salário mínimo não conseguem fazer isso. Ora aí está. Os patrões. Sempre me fez confusão do subsídio de alimentação ter uma bitola alargada e variável. A minha namorada, no antigo patrão, recebia 2,50 de subsídio de alimentação. E só não recebia 1 euro porque esse não era o mínimo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Outubro 2019 (editado) Além do típico "se tu não queres, há mais quem queira", tão comum nesses mercados onde se ganha o salário mínimo. Editado 28 Outubro 2019 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 28 Outubro 2019 É essa mentalidade que tem de ser eliminada, dá-me a volta ao sistema. Infelizmente é o que se passa com a maioria da populaça... Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 41 minutos: Mas tu achas que, em Portugal no mundo, há alguma coisa que se auto-regule? . 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 28 Outubro 2019 (editado) Citação de Catota, há 3 horas: Não és iluminado? Sinceramente, agora não percebi. Temos pontos de vista diferentes em muita coisa, mas nem estava atento a discussão e do nada citas-me. Editado 28 Outubro 2019 por bug Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 28 Outubro 2019 Vocês estão a exigir demasiado do Burkina. O Burkina é uma pessoa bastante inteligente, note-se. Dá para perceber que entende de análises financeiras e de números no geral, deve até ser a pessoa do fórum que possui maior conhecimento na área - ou pelo menos das que o expõem aqui. Não me admiro que seja bem sucedido na sua vida profissional e ainda bem que assim é. O que ele não domina, não é a área dele, onde demonstra enormes falhas de conhecimento e inclusive desdenha da mesma, é na área social. Dito de outra forma, ele sabe interpretar números e tem conhecimentos extensos nessa área; não sabe, porém, a implicação dos números na população porque não isso não lhe interessa - já por diversas vezes desdenhou neste fórum sobre a importância das Ciências Sociais. A matemática é uma ciência exata, não é? Porque raio se há de estudar as complexidades da sociologia, da filosofia ou da história? A cena é que enquanto houver quem desdenhe da importância de uma ou da outra área, vai sair disparate. Como o outro que anunciou um "brutal aumento de impostos" e depois veio chorar para a televisão porque as complexas fórmulas matemáticas não permitiam adivinhar que o aumento de impostos implicaria uma redução significativa do consumo interno. A população não se mede por uma fórmula matemática, há aspetos que só as Ciências Sociais conseguem estudar e prever. Enquanto se ignorar isso, não sairemos daqui e continuaremos a ouvir coisas como "hoje vive-se melhor do que há 20 anos", quando o que está a acontecer é que uma parte significativa da população deixou de passar muita fome para passar apenas fome - para quem analisa números é uma melhoria; para os outros é uma m*rda na mesma. Ou coisas como "Telheiras é periferia", ou "recuem lá aos anos 60 e ganhem o ordenado mínimo da altura", entre outras que demonstram desconhecimentos profundos de sociologia, psicologia, história, por aí fora. Burkina, não digo que a culpa seja tua. É simplesmente a forma como se interpreta os temas financeiros na contemporaneidade. 1 5 Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 28 Outubro 2019 Traduzido por miudos, se tivermos duas pessoas, uma comeu um frango inteiro e a outra passou fome, para o Burkina está tudo bem que em média cada um comeu meio frango. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 28 Outubro 2019 (editado) Grosso modo, sim, é um bom exemplo de como uma análise puramente estatística difere de uma que envolva as ciências sociais para contextualizar os números. Editado 28 Outubro 2019 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Mais razao me das...os casais jovens nao tinham dinheiro para se mudar para o centro de Lisboa nos anos 80, tiveram que procurar coisas mais baratas no IC19 e afins... Hoje em dia Lisboa cresceu e tem de ir para Mafra ou mais longe para poderem pagar casa... Qual é a diferenca entre Lisboa e qualquer outra grande metropole entao? Os "jovens" não procuraram as casas, construíram-nas ilegalmente e às três pancadas em qualquer baldio. Há casas isoladas, bairros e aldeias inteiramente construídos de forma ilegal. Citação de Ghelthon, há 1 hora: Mas tu achas que, em Portugal, há alguma coisa que se auto-regule? É sempre tudo na base do chico-espertismo, basta ver os cartéis ridículos que há nos combustíveis, por exemplo. Mercado livre e tal, e depois combinam todos os preços. E neste caso existe uma entidade reguladora, imagina se não houvesse. A mesma coisa aplica-se aos patrões. Muitos deles pagariam ordenados de 400 euros, se pudessem. O problema do teu raciocínio é esqueceres-te de que o ordenado mínimo é pago a pessoas que, geralmente, não têm grande opção de escolha. Com isto, esses mercados são complicados de auto-regular. Felizmente há leis e sindicatos porque, caso contrário, seria um arraial de despedimentos e troca de funcionários. Esses mercados não podem deixar-se para auto-regulação. Isso é bom para mercados onde se ganha bem, tipo IT e afins, onde há mais vagas do que candidatos, e então as pessoas podem jogar com isso para chegarem ao salário que querem. Pessoas que ganham o salário mínimo não conseguem fazer isso. Quem acredita na auto-regulação dos mercados é porque participa deles e sabe que tem mais a ganhar do que a perder com esse mecanismo, quem depende deles sabe que é o contrário. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 28 Outubro 2019 Mayday, o que é que te impede de fazeres uma casa ilegal em reserva agrícola? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 28 Outubro 2019 Eu concordo com os 750€ em 2023 (e não ficaria chocado com os 700€, que de resto era o que esperava que o PS tivesse como objetivo) porque não acredito que muitos patrões tenham a capacidade de precaver um aumento salarial tão grande de um ano para o outro, defendendo-se assim da forma mais fácil possível, ou seja através de despedimentos. Em relação ao preço das casas e das rendas, espero sinceramente que o Arrendamento Acessível continue a expandir e que sejam mais rápidos na resposta. Já conheço três casais que conseguiram apartamento em Paços através deste programa mas pelo que me disseram foi um ano até aprovarem os papéis todos. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Che, há 5 minutos: Mayday, o que é que te impede de fazeres uma casa ilegal em reserva agrícola? Nada, eu auto regulo-me. Faço o que eu quiser. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 28 Outubro 2019 Viver com o SMN é pagar as contas e tentar não passar fome. Extravagâncias como comprar um par de sapatos ou duas ou três camisolas têm que ser bem calculadas. É viver sempre no fio da navalha e privar-se de muita coisa porque o dinheiro tem que esticar. No entanto também não pode ser 8 ou 80. A carga fiscal é pesadíssima e os patrões não são todos maus. Apanhei alguns forretas, que me disseram na cara que era o SMN porque não podia ser menos, mas como precisava, aceitei. O que é errado. Existe sempre alguém que se sujeita. Agora que estou do outro lado da barricada (ainda sem empregados) sei ver que não é assim tão fácil ser patrão. É uma enorme responsabilidade. Acho que o caminho é fazer uma boa selecção de recursos humanos e premiá-los com salários acima da média, ter maior empenho, maior competência, maior motivação. Com isto mais faturação. Mas não são tudo rosas. Representam um grande esforço da parte empregadora também. Então em certos escalões mais altos, os patrões pagam o dobro do que o empregado recebe... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Mica, há 2 minutos: Eu concordo com os 750€ em 2023 (e não ficaria chocado com os 700€, que de resto era o que esperava que o PS tivesse como objetivo) porque não acredito que muitos patrões tenham a capacidade de precaver um aumento salarial tão grande de um ano para o outro, defendendo-se assim da forma mais fácil possível, ou seja através de despedimentos. O CIP já veio dizer que os patrões são favoráveis a esse aumento. Em grande parte porque já pediram contrapartidas e foram-lhes dadas garantias pelo governo, daí o PS ter dado um pontapé no cu do Bloco depois daquela reunião que tiveram com os patrões logo a seguir a reunirem-se com eles. E quase que aposto que a primeira contrapartida foi a lei do trabalho aprovada ainda do fim da legislatura legislatura que flexibiliza mais um bocadinho a favor dos patrões e largar a mão da geringonça para poder aprovar com a direita mais medidas destas. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Mayday, há 10 minutos: Nada, eu auto regulo-me. Faço o que eu quiser. Poster boy da Activia 2 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Sandes., há 1 minuto: Poster boy da Activia E ninguém me contrata como copy. Enfim. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Che, há 21 minutos: Mayday, o que é que te impede de fazeres uma casa ilegal em reserva agrícola? Vizinhos com desdém teu. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 28 Outubro 2019 Citação de Mayday, há 9 minutos: O CIP já veio dizer que os patrões são favoráveis a esse aumento. Qual "esse", os 750€? Isso não duvido, mas não é 750€ em 2023 que o pessoal está a pedir. O que se está a pedir é um aumento massivo (e por massivo entenda-se, vá, 100€ de uma assentada, mesmo que depois se volte a aumentos de 30€ por ano), e isso é que eu acho que poderia ter um efeito negativo e portanto não concordo. Compartilhar este post Link para o post