Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de ElliotReid13, há 7 minutos:

Volto a pegar no ponto do Eusébio então. Faz sentido reclama-lo como um dos grandes portugueses e tê-lo sepultado no Panteão, se ele era moçambicano?

À data da apropriação daqueles pertences, os territórios de origem eram portugueses. E foi nesse contexto que vieram cá parar. Não ponho no mesmo patamar eventuais bens que tenham sido trazidos de Angola ou da Guiné após a sua independência, por exemplo. 

Não estou contra a cedência de bens para sublinhar essa ligação historico-cultural, aliás, o meu ponto é que esses artefactos devem exatamente ser explorados nesse sentido, seja qual for a forma que encontrem que melhor vá de encontro ao efeito. O meu problema é com essa culpa moral que nos tentam impor por causa do nosso passado histórico. A nossa responsabilidade é a de acolher e integrar da melhor forma aqueles que vêm das ex-colónias e que procuram uma vida melhor em Portugal, e ainda estou à espera de ver a Joacine fazer alguma coisa de relevo nesse sentido.

Eu não vou tocar no teu ponto do Eusébio, pois seria cair em exercícios de raciocínio despropositados e ilógicos.

Tu tens tentado relegar esta discussão à dicotomia vergonha/orgulho, quando se trata de uma matéria de consciencialização, pelo que ninguém tem de sentir culpa por coisa alguma.

A tua última frase não tem nada que ver com a discussão.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 minutos:

portanto, numa altura em que se devia estar a discutir as propostas do OE com mais impacto na nossa vida e no nosso futuro, discute-se a eventual devolução de património a países não preparados para o receber, e as declarações de um retardado mental que propõe impunemente a deportação de uma deputada. portugal crl ❤️

Ah sim eu já desisti

Já n quero saber das insenções ao imposto sobre produtos petrolíferos ou ao englobamento de rendas no IRS

O q vai salvar o arrendamento é o co-living msm

 

Editado por Plagio o Original
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de bmfpcdm, há 57 minutos:

Eu não vou tocar no teu ponto do Eusébio, pois seria cair em exercícios de raciocínio despropositados e ilógicos.

Tu tens tentado relegar esta discussão à dicotomia vergonha/orgulho, quando se trata de uma matéria de consciencialização, pelo que ninguém tem de sentir culpa por coisa alguma.

A tua última frase não tem nada que ver com a discussão.

Desculpa, mas ainda não vi aqui nenhum argumento que me permita perceber de que forma é que devolver artefactos contribui para a consciencialização daquela época. A não ser que estejas a falar em consciencialização no sentido de ter a consciência de que aquilo não é nosso, mas aí vai tocar mais uma vez na importância do contexto em que os bens nos vieram parar às mãos.

De qualquer forma, a discussão foi agradável, mas não acho que algum dr nós vá mudar de ideias.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 horas:

Com certeza não será coincidência o facto da informação ter sido passada logo aos jornalistas por ele estar preso... 412592370471796736.png?v=1

acho que ele passou há um ano, ele já está preso há um ano?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 30 minutos:

acho que ele passou há um ano, ele já está preso há um ano?

Preventivamente desde 22 Março. The Time flies. 

Editado por Genzo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Desculpa, mas ainda não vi aqui nenhum argumento que me permita perceber de que forma é que devolver artefactos contribui para a consciencialização daquela época. A não ser que estejas a falar em consciencialização no sentido de ter a consciência de que aquilo não é nosso, mas aí vai tocar mais uma vez na importância do contexto em que os bens nos vieram parar às mãos.

De qualquer forma, a discussão foi agradável, mas não acho que algum dr nós vá mudar de ideias.

Quando eu me refiro a consciencialização, refiro-me à consciencialização da significância contextual dessa herança histórico-cultural relativamente aos povos que orbitam na sua esfera. Eu prefiro não encarar tais bens possessivamente, pois dessa forma estamos a reduzi-los a nada mais do que bens materiais, esses sim, que podem ser atribuídos à posse de alguém; eu entendo que este tipo de herança cultural tem a capacidade de nos possuir, muito antes de ser possuída por nós. Ora, estes bens encontram-se sob a custódia do nosso Estado, porém não deveríamos ter qualquer problema em restitui-los, caso surja tal oportunidade, à custódia dos países que têm como herança a cultura que os originou.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 19 minutos:

a joacine sempre foi kickada do livre? ou ainda não se sabe?

Está a decorrer neste momento. Depois deste espectaculo, não acredito que seja.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 4 horas:

Desculpa, mas ainda não vi aqui nenhum argumento que me permita perceber de que forma é que devolver artefactos contribui para a consciencialização daquela época. A não ser que estejas a falar em consciencialização no sentido de ter a consciência de que aquilo não é nosso, mas aí vai tocar mais uma vez na importância do contexto em que os bens nos vieram parar às mãos.

De qualquer forma, a discussão foi agradável, mas não acho que algum dr nós vá mudar de ideias.

isto, como saber ao certo que artefactos foram verdadeiramente roubados (todos eles estão documentados?). Como podem fazer a distinção entre artefactos roubados, trocados, comprados e até mesmo encontrados (em aldeias abandonadas, p.ex). Mais, quem garante que, mesmo que os artefactos tenham sido roubados não tenham provido de outros saques (entre diferentes tribos africanas)? Neste ultimo caso, quem será o destinatário de direito? Ao povo pertencente ao território onde foram recolhidos ou aos verdadeiros criadores? quem garante também que parte das obras não sejam réplicas (isto é, reproduzidas por comerciantes portugueses ou europeus não-portugueses, árabes, etc.,  para venderem no mercado local)? ah, e estarão as etnias "saqueadas" dispersas pela mesma área geográfica (embora isto seja de fácil comprovo)? E se n for o caso, será viável um país recebê-las por algo que  não os representa (ou em muito pequena dimensão)? Não estou a legitimar nada mas sejamos coerentes. Se todos fossemos exigir recompensas ou devoluções por algo que aconteceu num passado já distante isto nunca teria fim (nem sentido). Há muitas outras formas de consciencializar as pessoas para os problemas que afectaram o nosso desenvolvimento civilizacional, tentar "passar panos quentes" ou desculpar com este tipo de atitudes não só me parece um quanto hipócrita e enganador (faz passar uma falsa imagem de progressismo e de tolerância que mais não é, MUITAS VEZES, uma atitude cínica e arrogante, como se lhes conferisse superioridade moral face aos restantes culpados por tomarem esta iniciativa, e ainda faz passar a mensagem de que, "está tudo bem.reconhecemos o nosso erro e redimimos-nos. Aceitem as nossas desculpas e passemos este capítulo") como relativiza ainda a importância do relação europeia-africana, como se resumisse a expropriação, saque, assassinato e trabalhos forçados, desconsiderando todo a influência que a cultura africana tenha tido nas sociedades europeias, para além da força do trabalho* (como se alguns produtos e costumes não tivessem sido introduzidos no nosso quotidiano).  Como podem querer que ao longo do tempo a história não seja reinterpretada e esquecida quando procuram apagá-la? Seja boa ou má, fez parte da nossa caminhada, não tem qualquer tipo de ligação com as gerações actuais. Mantenhamos a história viva e mostremos todo o impacto que estas passagens tiveram na nossa construção enquanto nação, e para isso é de extrema importância que tenhamos objectos (imagens) dessas épocas que ajudem a suportar a compreensão das coisas (não é uma questão de exposição como troféus, como muitos querem fazer parecer).

foi só um comentário. sejam meigos 😄

 

Editado por sandiogo
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 14 horas:

Volto a pegar no ponto do Eusébio então. Faz sentido reclama-lo como um dos grandes portugueses e tê-lo sepultado no Panteão, se ele era moçambicano?

O Eusébio, essa grande peça arqueológica exposta no meu museu de arte moderna.

Compartilhar este post


Link para o post

O LIVRE acabou de retirar a confiança política à JKM.

Notícia está a ser avançada pelo Observador.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 2 minutos:

Ela vai saltar de deputada?

não, perde é uma série de direitos enquanto deputada.

Compartilhar este post


Link para o post

Irónico ter acontecido no Deadline Day.

Veremos se o Bloco de Esquerda consegue a contratação antes do fecho do mercado.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 59 minutos:

Irónico ter acontecido no Deadline Day.

Veremos se o Bloco de Esquerda consegue a contratação antes do fecho do mercado.

Seria um verdadeiro reforço para entrar de caras na equipa principal ou apenas mais uma contratação ? Acredito mais nesta última, e depois temos que ver que é um jogador com potencial de destabilizar o balneário, uma vez que chama muito as atenções para si, gosta de ser a estrela. 

Por isso, não sei se é uma contratação que valha a pena, apesar de vir a custo zero.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Muito mau por parte do Livre deixar a Joacine entregue às feras, ainda para mais neste momento com os nazis a sair da toca. A menos que ela pessoalmente se tenha afastado do partido em definitivo isto deveria ter sido ultrapassado com diálogo entre pessoas normais, ou pelo menos adiado.

Por muito que não me identifique com a Joacine e que até me provoque uma irritação em particular, o constante bullying, piadolas e simples bater no ceguinho de que tem vindo a ser alvo demonstra muito pouca solidariedade, até interna, o que é sempre muito mau sinal em quem se diz de esquerda. Não vejo perseguições pessoais a este nível contra gajos que ali andam e que são comprovadamente corruptos ou pior. E digo isto apesar de todos os erros que ela sem duvida cometeu.

Editado por antifa
  • Like 4
  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 57 minutos:

A menos que ela pessoalmente se tenha afastado do partido em definitivo isto deveria ter sido ultrapassado com diálogo entre pessoas normais, ou pelo menos adiado.

Como é possível o diálogo quando ela vai ao Congresso basicamente chamar os outros todos de racistas?

Falando mais a sério agora que a novela acabou estou curioso para ver o que vai acontecer nos seguintes pontos: o reflexo desta decisão do LIVRE nas próximas sondagens que saírem em Fevereiro, qual vai ser agora o programa político da Joacine no Parlamento e sobretudo (também ligado a isto) como vai ser o futuro partido da Joacine porque não nos podemos esquecer que as eleições legislativas não permitem candidaturas independentes portanto ela para concorrer ao lugar novamente precisa de se filiar num partido ou criar um novo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Cannonball, há 6 horas:

O Eusébio, essa grande peça arqueológica exposta no meu museu de arte moderna.

Estava a falar da memória e da imagem dele, mas por sinal, a sepultura dele até está exposta para visitar. Dado o ridiculo do tema, porque não há-de Moçambique reclamar pelo seu mais ilustre cidadão?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 minuto:

Estava a falar da memória e da imagem dele, mas por sinal, a sepultura dele até está exposta para visitar. Dado o ridiculo do tema, porque não há-de Moçambique reclamar pelo seu mais ilustre cidadão?

Estas mesmo a comparar pessoas a objectos?

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Sandes., há 6 minutos:

Estas mesmo a comparar pessoas a objectos?

Não, estamos a falar de património cultural, do qual o Eusébio era parte essencial enquanto cá esteve, fosse para Portugal, fosse para Moçambique. O Cannon quis pegar nesse ponto e estabelecer a comparação com artefactos, e eu estendi-a até ao ridículo. 

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que a viúva não quer o defunto em Moçambique, depois é uma despesa nos finados.

Já paus e pedras acho que não há crise. Não têm sentimentos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 minuto:

Não, estamos a falar de património cultural, do qual o Eusébio era parte essencial enquanto cá esteve, fosse para Portugal, fosse para Moçambique. O Cannon quis pegar nesse ponto e estabelecer a comparação com artefactos, e eu estendi-a até ao ridículo. 

Pois estendeste.

Achas que nao faz sentido fazer uma listagem da propriedade historica retirada das colonias (que pode perfeitamente retratar tribos historicas das mesmas) e averiguar se faz sentido ou nao devolver as colonias para que estas possam expor a historia da sua terra 'as suas gentes? E se estes artefactos nao estiverem sequer expostos, achas que Portugal nem devia considerar colocar estes nos paises de onde vieram, onde podem ser expostos?

Opah comparar uma questao de objectos e artefactos historicos com o Eusebio e' realmente ridiculo, porque acabas por nao ponderar ou argumentar sobre realmente o que e' o proposito da proposta.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu n tenho nada contra a proposta do livre

Acho uma boa proposta no ponto de vista diplomático e de coerência com a história

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Muito mau por parte do Livre deixar a Joacine entregue às feras, ainda para mais neste momento com os nazis a sair da toca. A menos que ela pessoalmente se tenha afastado do partido em definitivo isto deveria ter sido ultrapassado com diálogo entre pessoas normais, ou pelo menos adiado.

Por muito que não me identifique com a Joacine e que até me provoque uma irritação em particular, o constante bullying, piadolas e simples bater no ceguinho de que tem vindo a ser alvo demonstra muito pouca solidariedade, até interna, o que é sempre muito mau sinal em quem se diz de esquerda. Não vejo perseguições pessoais a este nível contra gajos que ali andam e que são comprovadamente corruptos ou pior. E digo isto apesar de todos os erros que ela sem duvida cometeu.

O Livre deixou bem claro que esta retirada de confiança política não significa o fim da da defesa da Joacine contra ataques de ventur*s e outros burros da vida. Tinham que manter o apoio politico a uma deputada que não age de acordo com os princípios do partido e que tem tido uma atitude reprovável desde que foi eleita só por ela ser vitima de ataques racistas?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...