Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de jean-luc godard, há 23 minutos:

o carlosgpinto não perde uma oportunidade para ser otário

Ainda bem. Melhor que ir ao circo. 

Compartilhar este post


Link para o post

Excelente plot twist no Tugão, quem diria que o partido que mais bateria no antigo primeiro-ministro acusado de corrupção do partido que atualmente detém o poder seriam os liberais e não a extrema-direita?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 12 minutos:

A União Europeia não serve para nada, minha nossa senhora.

Glória e honra ao partido comunista chinês, sendero luminoso nesta batalha pela vida humana contra o coronavirus. 

778ff08__01.jpg

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Não está fácil, Alemanha e Holanda contra.

Se os outros dois do bloco Não forem uns mijas-na-escada da UE talvez seja possível mas duvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 1 hora:

A União Europeia não serve para nada, minha nossa senhora.

Porquê?

 

Citação de Lebohang, há 27 minutos:

Não está fácil, Alemanha e Holanda contra.

Se os outros dois do bloco Não forem uns mijas-na-escada da UE talvez seja possível mas duvido.

Isto vai durar um par de anos e pode não acontecer sequer mas para já foram dados alguns passos importantes.

Citação de Che, há 1 hora:

Glória e honra ao partido comunista chinês, sendero luminoso nesta batalha pela vida humana contra o coronavirus. 

778ff08__01.jpg

Ups

Compartilhar este post


Link para o post

Esse ups fica-te mal, @ascom

Espanha comprou kits a uma empresa que não estava licenciada pelo ministério da saúde chinês. A embaixada chinesa em Espanha já esclareceu isso. 

Ou seja, glória e honra ao partido comunista chinês. Enormes facepalms ao neoliberalismo espanhol. 

https://www.elmundo.es/espana/2020/03/26/5e7c7b68fc6c83a2118b46ae.html

"El Ministerio de Comercio de China ofreció a España una lista de proveedores clasificados, en la cual Shenzhen Bioeasy Biotechnology no estaba incluida". "Shenzhen Bioeasy Biotechnology no ha conseguido todavía la licencia oficial de la Administración Nacional de Productos Médicos de China para vender sus productos", añade.

Se não tem a benção dos comunistas é porque não é bom. Aprende Espanha da pior forma, amanhã choraremos uma avalanche de mortes e milhares de infetados. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Olha que crl, sai-lhes do bolso! Que raio de arrogância em achar que aqueles países nos devem alguma coisa. Os portugueses têm votado em mediocridade em cima de mediocridade, agora que aguentem à bomboca e chorem a oportunidade desperdiçada para reformar a economia numa das maiores fases de expansão do último século. 

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

Não duvido que o pensamento destes países do Norte é que os países do Sul vão aproveitar esta oportunidade para se endividarem de forma mais barata.

Compartilhar este post


Link para o post

Nem tinha reparado que estavam a falar disto aqui.

Copiando o que escrevi no tópico do Covid: No pós-Covid-19 vai ser um bom teste à UE. Se continuar com a ideia de países de 1ª e países de 2ª, em que se caga nos países periféricos e mais pobres é a morte do projecto europeu.

Não pode continuar a existir uma UE em duas velocidades, não depois desta desgraçada e após a saída do UK. Isto só tem 2 saídas, a UE junta-se pela primeira vez na vida e resolve as coisas como uma União que se diz ser, ou continua a vergonha de dos países de 1ª e países de 2ª, em que uns recebem toda a ajuda necessária e os outros levam nada. É 50-50, têm aqui uma oportunidade histórica de cimentar o projecto europeu como exemplo ou vai ser a sua morte (e o UK ri-se).

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 14 minutos:

Não duvido que o pensamento destes países do Norte é que os países do Sul vão aproveitar esta oportunidade para se endividarem de forma mais barata.

Não deixa de ser irónica esta tomada de posse logo após a concretização oficial do Brexit. 

Só dão força à posição tomada pelo Boris Johnson e companhia. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Rōnin, há 1 hora:

Não deixa de ser irónica esta tomada de posse logo após a concretização oficial do Brexit. 

Só dão força à posição tomada pelo Boris Johnson e companhia. 

Na verdade, é o contrário. Só dão razão ao Boris, visto que um dos grandes motivos para o Brexit também era a contribuição financeira do UK para a UE, contribuição essa que agora a Holanda e outros não querem ver somada a mais responsabilidades financeiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 28 minutos:

A mesma Holanda que anda a pedir para acolherem os doentes deles porque não tem UCI suficientes.

fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Que raio de arrogância em achar que aqueles países nos devem alguma coisa.  

Esse tipo de pensamento, de olho por olho e dente por dente, é o que, por norma, leva à quebra de alianças. E é isso que a União Europeia é. 

Vamos ver se a Holanda, caso a situação se agrave, não vai mudar de ideias.

Isto de pensar só no próprio umbigo, às vezes, pode levar a desfechos indesejados.

  • Like 6
  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post

Se a Holanda e a Alemanha todos os dias beneficiam do Euro e da livre circulação de capitais e mercadorias, à custa dos outros países, não podem depois recusar-se a assumir riscos para que todos se salvem. O covid não vai afetar só 1 país, nem é a culpa de 1 país, é algo que vai afectar todos, provavelmente de forma assimétrica é verdade, mas com gravidade em todos.

A solidariedade e a confiança são a base da União Europeia. Não podem ser da UE quando beneficiam e fingir que não é nada com eles quando os outros países sofrem. Isto ou se resolve, ou vai ser o fim da União Europeia.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Exactamente. É o maior teste/desafio da história da União Europeia. Ou se resolve de um modo igual para todos os estados membros e a UE saa desta crise do Covid-19 reforçada como um projecto de sucesso, ou vai sair daqui como um fracasso incrível e o projecto morre.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 2 minutos:

Se a Holanda e a Alemanha todos os dias beneficiam do Euro e da livre circulação de capitais e mercadorias, à custa dos outros países, não podem depois recusar-se a assumir riscos para que todos se salvem. O covid não vai afetar só 1 país, nem é a culpa de 1 país, é algo que vai afectar todos, provavelmente de forma assimétrica é verdade, mas com gravidade em todos.

A solidariedade e a confiança são a base da União Europeia. Não podem ser da UE quando beneficiam e fingir que não é nada com eles quando os outros países sofrem. Isto ou se resolve, ou vai ser o fim da União Europeia.

Isso é muito bonito, mas os paises perifericos beneficiam tanto ou mais da UE...

De resto para a Holanda/Alemanha/etc...é dificil de explicar aos seus cidadaos, que eles é que numa altura que eles tambem necessitam de dinheiro e de financiamento, teem de andar a pagar a paises externos (quando na realidade tambem ja sao contribuidores liquidos para a UE - completamente ao contrario de Espanha).

A Europa em duas velocidades existe ha 50 anos e vai continuar a existir. E acreditem que se Portugal tivesse ainda o Escudo, a crise de 2008 e isto agora seria bem pior

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 hora:

Na verdade, é o contrário. Só dão razão ao Boris, visto que um dos grandes motivos para o Brexit também era a contribuição financeira do UK para a UE, contribuição essa que agora a Holanda e outros não querem ver somada a mais responsabilidades financeiras.

Foi isso o que eu escrevi. 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Esse tipo de pensamento, de olho por olho e dente por dente, é o que, por norma, leva à quebra de alianças. E é isso que a União Europeia é. 

Vamos ver se a Holanda, caso a situação se agrave, não vai mudar de ideias.

Isto de pensar só no próprio umbigo, às vezes, pode levar a desfechos indesejados.

Mas não é olho por olho aquilo que me refiro. Aos olhos deles, como já referiram, trata-se de uma questão de moral hazard: uns países aproveitam os tempos de expansão para criar uma almofada e diminuir o peso do Estado, tendo assim margem de manobra para gerir crises; noutros países, aproveitam-se as fases de expansão para aumentar o tamanho do Estado e comprar votos de funcionários públicos e outros setores da economia. Quando a crise chega, é ver quais destes estão em melhor posição para aguentar a economia, e quais são os que têm de ir a Bruxelas de chapéu na mão. Ora, se em todas as crises se vai estar a criar um regime de exceção para ajudar a que estes países que, pobres, fizeram pouco para se precavar, basicamente deixa de existir um incentivo para que os países giram os seus orçamentos de forma responsável e sustentável a prazo.

Agora, só para deixar mais claro, isto sou eu a tentar pôr-me nos pés de quem está do outro lado, e não reflete necessariamente a minha posição sobre se deveria ser dada a ajuda ou não. Até porque quanto a isso, já subscrevi a ideia "liberal" de que em alturas de crise, o Estado deve socorrer aqueles que não podiam fazer nada para se precaver.

 

Citação de jean-luc godard, há 1 hora:

Se a Holanda e a Alemanha todos os dias beneficiam do Euro e da livre circulação de capitais e mercadorias, à custa dos outros países, não podem depois recusar-se a assumir riscos para que todos se salvem. O covid não vai afetar só 1 país, nem é a culpa de 1 país, é algo que vai afectar todos, provavelmente de forma assimétrica é verdade, mas com gravidade em todos.

A solidariedade e a confiança são a base da União Europeia. Não podem ser da UE quando beneficiam e fingir que não é nada com eles quando os outros países sofrem. Isto ou se resolve, ou vai ser o fim da União Europeia.

Concordando contigo mas, como referi acima, existem muitas outras nuances que justificam aquela tomada de posição. A Holanda acredita que os países do Sul poderiam estar numa posição melhor para enfrentar esta crise se, tal como eles, tívessem tido uma visão de mais longo-prazo na sua gestão financeira e económica dos últimos anos. E agora vêem-se numa posição em que, para além de terem feito a parte deles no seu tempo, ainda têm de ir mais além para fazer a parte que os outros não fizeram enquanto podiam. Portanto, creio que resumir isto a falta de solidariedade fica curto, e só agrava a divisão que já existe. 

 

Citação de Rōnin, há 37 minutos:

Foi isso o que eu escrevi. 😅

Fds, pois foi. Por algum motivo, li o post de forma totalmente contrária ahah

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 1 hora:

Se a Holanda e a Alemanha todos os dias beneficiam do Euro e da livre circulação de capitais e mercadorias, à custa dos outros países, não podem depois recusar-se a assumir riscos para que todos se salvem. O covid não vai afetar só 1 país, nem é a culpa de 1 país, é algo que vai afectar todos, provavelmente de forma assimétrica é verdade, mas com gravidade em todos.

A solidariedade e a confiança são a base da União Europeia. Não podem ser da UE quando beneficiam e fingir que não é nada com eles quando os outros países sofrem. Isto ou se resolve, ou vai ser o fim da União Europeia.

Que uns países beneficiem mais que outros, dou de barato. Agora, dizer que os países não beneficiam por estar na UE, no mercado único, no espaço Schengen, no Euro, parece-me um absurdo. Não culpemos alemães, holandeses e afins por esbanjarmos milhares de milhões de euros em fundos comunitários. Eles não têm a culpa de nós não nos sabermos gerir.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...