Vaart10 Publicado 27 Abril 2020 (editado) Citação de Tio Hans, há 27 minutos: Já se devia ter feito uma Hora da Liberdade "em esteróides", uma espécie de Narcos da revolução. Mostrar o que levou à revolução, as reuniões conspiratórias, o golpe das Caldas, etc. Tens o livro com o mesmo nome, A Hora da Liberdade (de 2012), que compila as entrevistas que foram realizadas para criar o documentário. No livro há (muito) mais detalhes do que aqueles que constam no documentário. Era excelente criar algo para que se perceba, convenientemente, os antecedentes do 25-abril e os seus consequentes. Deixo-vos aqui um Módulo de História Contemporânea, promovido pela Associação 25 de abril, que aborda este tema de uma forma sucinta, mas clara: Editado 27 Abril 2020 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 27 Abril 2020 entretanto no mundo do twitter: Twitter terminates account of Howie Hawkins, Green Party candidate for president SYRACUSE, NY, April 17, 2020) Howie Hawkins, who is leading in the primaries for the Green Party nomination for President, has been notified by Twitter that his campaign account is terminated. Twitter terminated the account without any notice and said that there was no ability to appeal. Twitter said that the account violated its rule on impersonation. Besides not providing any process to appeal the termination, Twitter provided no information as to why it concluded the Howie Hawkins' president campaign account was impersonating Howie Hawkins or his campaign. "How do I impersonate myself? Twitter's explanation for its censorship makes no sense," Hawkins said. "Corporate America fights hard to make sure the public doesn't get to hear about challenges to the status quo and the two corporate parties. The US has among the most discriminatory and unfair electoral systems in the world among the countries that hold elections. COVID-19 is already blocking our access to the ballot since street petitioning had to be suspended. We have enough problems with trolls and fake news without the corporate owners of social media trying to silence us," said Hawkins, who has three times won enough votes as the Green Party candidate for Governor in New York to give the party official ballot status there. Hawkins has seen a major upsurge in donations and followers on his Twitter account since Bernie Sanders suspended his presidential campaign and endorsed Joe Biden. Hawkins, a co-founder of the national Green Party, has also been nominated by the Socialist Party USA. Hawkins is a retired Teamster from Syracuse, New York. https://www.gp.org/twitter_terminates_hawkins_account já passaram 10 dias e a conta ainda está suspensa. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Abril 2020 Citação de Quan Chi, Em 26/04/2020 at 10:29: Acho que nunca tinha visto A Hora da Liberdade do início ao fim, gostei dos últimos 15-20 minutos mas de resto achei bastante amador. Bem sei que a qualidade (e os orçamentos) do cinema português de há 20 anos não era a mesma de hoje, mas acho que faltou "sentimento" em várias atuações, houve algum desleixo nos textos dos diálogos e no guarda-roupa, dezenas de detalhes "modernos" nas ruas e edifícios que poderiam facilmente ser removidos ou disfarçados... Achei que é algo que não está ao nível da História que representa. Ontem depois d'A Hora da Liberdade ainda vi uns minutos da entrevista ao Otelo Saraiva de Carvalho (tenho que ver o resto hoje) e fiquei claramente com a ideia de que precisamos de ter um filme/série documental sobre aqueles anos que faça jus à grandeza do que aconteceu. Em que sejam os protagonistas a falar na primeira pessoa, um Band of Brothers versão 25 de abril. E temos que o fazer urgentemente, enquanto alguns dos protagonistas ainda são vivos. É absurdo que o momento mais importante da nossa história recente seja quase desconhecido para quem não se dedique a pesquisar proativamente sobre o assunto, isto para não falar no Verão Quente/25 de novembro, que parece que é um segredo nacional. Que nós nao temos capacidade de fazer trabalhos hollywoodescos (nem acompanhar a capacidade de produção de Espanha e França) isso é óbvio. Mas também te digo, se nos dessem mais dinheiro, iríamos continuar a fazer mal, Hollywood não é só dinheiro. Ainda há pouco tempo fiz uma lista extensa que deixei aqui no forum sobre muita coisa deste periodo que pode ser vista em ficção e documental (TV, Rádio e Cinema). E quase todos eles têm a particularidade de serem feitos ou terem a participação de figuras directamente envolvidas nos acontecimentos. Isso é muito mais importante do que a qualidade, para mim. O argumento do Hora da Liberdade, por exemplo, foi feito, em grande parte, por um capitão de Abril que fez um exaustissimo trabalho de investigação directamente com os envolvidos. A qualidade do produto pode não ser bom mas é o mais factual possível. Há bastante material. Literatura e documentários, então, estamos casa vez mais ricos. Eu não acho que precisemos de um Banda of Brothers, acho sim que precisamos de continuar a recolher de forma documental, com os envolvidos, a sua memória, como temos feito. Está a dar agora uma série na RTP chamada A Espia, fica muito na PIDE, não é que a série seja má, mas entre isto ou as duas séries documentáis que a RTP tem, prefiro estas. Citação de challenger, Em 26/04/2020 at 11:08: E nao só, mesmo os anos de ditadura, principalmente a guerra colonial tem muitas histórias que dariam excelentes filmes. Uma época que quase nao foi explorada. Quanto à guerra colonial felizmente tivemos o Joaquim Furtado a fazer a série documental A Guerra durante bastantes anos, o que permitiu ficarmos provavelmente com relatos únicos, de vários lados do conflito, do que aconteceu. Verdadeiro serviço público. Há um período de nojo na história. Acho que os historiadores definem um período de 40~anos até que se comece a poder pisar esse momento da história. Nós ainda não temos tanto anos de democracia como tivemos de ditadura. Para nós que nascemos agora parece que foi há muito tempo e já é história mas para os nossos pais e avós, é ainda a vida e o tempo deles. Por algum motivo isso dificulta alguns processos. Ninguém quer fazer um filme sobre o massacre de Wiriyamo quando ainda hoje os próprios autores e sobreviventes do massacre não estão "de acordo" sobre os acontecimentos, nem sequer sobre se aconteceu (aconteceu). Mas daqui a 50 anos será perfeitamente possível. A história já não estará tão perto, já poderá ser ficção. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Abril 2020 Citação de Mayday, há 13 horas: Há um período de nojo na história. Acho que os historiadores definem um período de 40~anos até que se comece a poder pisar esse momento da história. Há algum manual onde possa ver essas normas? Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 28 Abril 2020 Citação de Puto Perdiz, há 2 horas: Há algum manual onde possa ver essas normas? Ele está equivocado. Há imensas pessoas a trabalhar na história mais recente do nosso país. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 28 Abril 2020 Citação de Augusto, há 5 minutos: Ele está equivocado. Há imensas pessoas a trabalhar na história mais recente do nosso país. O que eu entendo é que não existe distanciamento suficiente para fazer uma análise fria e puramente analítica de um momento histórico recente como a descolonização ou a ditadura. Existe ainda muito ódio e paixão sobre o que se passou. Por exemplo, Parte da minha família foi perseguida pela PIDE, perderam tudo e foram presos. Naturalmente a memoria deles sobre o que se passou e o que me transmitiram a mim é algo muito emocional, o que é natural. O contrárionse pode dizer de alguém a quem a vida lhe ia muito bem nesse período. A geração que virá depois e a outra conseguiram fazer uma análise muito mais fria e desapaixonada sobre o que aconteceu. Este tipo de coisas já aconteceram com o período de governo do Marquês de Pombal, cuja história só lhe fez justiça(para o que fez de bem e de mal) decadas depois quando todos descendentes diretos das pessoas que o adoravam ou odiavam ja tinham morrido, também o mesmo se pode dizer da análise ao período da primeira república Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 28 Abril 2020 Sendo ou não pessoal o historiador terá sempre a sua opinião. Alguns conseguem esconder melhor que os outros. Mas há sempre tendências e não é por isso que a historiografia pára. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 28 Abril 2020 Em Nova Iorque a democracia foi suspensa. It's coming home! ☝️😎 Já não há primárias para ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Abril 2020 Citação de Che, há 19 minutos: Em Nova Iorque a democracia foi suspensa. It's coming home! ☝️😎 Já não há primárias para ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 28 Abril 2020 Citação de Puto Perdiz, Em 27/04/2020 at 18:47: entretanto no mundo do twitter: Twitter terminates account of Howie Hawkins, Green Party candidate for president SYRACUSE, NY, April 17, 2020) Howie Hawkins, who is leading in the primaries for the Green Party nomination for President, has been notified by Twitter that his campaign account is terminated. Twitter terminated the account without any notice and said that there was no ability to appeal. Twitter said that the account violated its rule on impersonation. Besides not providing any process to appeal the termination, Twitter provided no information as to why it concluded the Howie Hawkins' president campaign account was impersonating Howie Hawkins or his campaign. "How do I impersonate myself? Twitter's explanation for its censorship makes no sense," Hawkins said. "Corporate America fights hard to make sure the public doesn't get to hear about challenges to the status quo and the two corporate parties. The US has among the most discriminatory and unfair electoral systems in the world among the countries that hold elections. COVID-19 is already blocking our access to the ballot since street petitioning had to be suspended. We have enough problems with trolls and fake news without the corporate owners of social media trying to silence us," said Hawkins, who has three times won enough votes as the Green Party candidate for Governor in New York to give the party official ballot status there. Hawkins has seen a major upsurge in donations and followers on his Twitter account since Bernie Sanders suspended his presidential campaign and endorsed Joe Biden. Hawkins, a co-founder of the national Green Party, has also been nominated by the Socialist Party USA. Hawkins is a retired Teamster from Syracuse, New York. https://www.gp.org/twitter_terminates_hawkins_account já passaram 10 dias e a conta ainda está suspensa. Era este? https://twitter.com/howiehawkins20 O 'pessoal' dele está bastante ativo. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Abril 2020 é esse, já voltou. No entanto, acho que os números não estão correctos, pelo que me lembro havia mais interacção com os tweets. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 29 Abril 2020 O governo está a preparar uma "intervenção de grande escala" na TAP segundo o Público. Assim de surra ainda vamos nacionalizar umas poucas empresas estratégicas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Abril 2020 Citação de jean-luc godard, há 8 minutos: O governo está a preparar uma "intervenção de grande escala" na TAP segundo o Público. Assim de surra ainda vamos nacionalizar umas poucas empresas estratégicas. A última grande intervenção do Governo na TAP correu tão bem, tão bem, tão bem, que ia acabando de vez com a companhia. Esperemos que este governo do Costa faça melhor que o governo do Guterres. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Abril 2020 Fala-se também na Efacec mas cheira-me que essa já estava na forja para ser nacionalizada devido aos Luanda Leaks, o COVID apenas deu um motivo válido para a operação. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 29 Abril 2020 Lindo, mais uma empresa estratégica para o portfolio do Estado. Avante, camaradas! Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 1 hora: A última grande intervenção do Governo na TAP correu tão bem, tão bem, tão bem, que ia acabando de vez com a companhia. Esperemos que este governo do Costa faça melhor que o governo do Guterres. A TAP (e outras) ja deviam ter ido a falencia e deixado de existir ha duas decadas... Sorry mas Portugal e a TAP não teem capacidade nem estrutura para prosperar no mercado livre. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Abril 2020 Citação de Burkina2008, há 59 minutos: A TAP (e outras) ja deviam ter ido a falencia e deixado de existir ha duas decadas... Sorry mas Portugal e a TAP não teem capacidade nem estrutura para prosperar no mercado livre. Maior parte das companhias aéreas estão "coligadas", KLM-Air France/Lufthansa-Swiss Air/United Airlines-Continental. Antes disto acontecer falava-se que a Lufthansa e United Airlines iam comprar 50% da TAP. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Abril 2020 Citação de Lebohang, há 33 minutos: Maior parte das companhias aéreas estão "coligadas", KLM-Air France/Lufthansa-Swiss Air/United Airlines-Continental. Antes disto acontecer falava-se que a Lufthansa e United Airlines iam comprar 50% da TAP. Sao coisas diferentes, a KLM/Air France são de facto um grupo, por outro lado a Lufthansa detem a Swiss/Austrian...etc A United comprou a Continental (que deixou de existir) A TAP faz parte da Star Alliance, como a Lufthansa e a United e a unica razao que essas companhias teriam para comprar a TAP são algumas rotas. Basicamente a compra é pelas rotas e não pela TAP como companhia aerea. Eu faco mais de 100 voos ano (este ano nao vou la chegar de certeza, mas media dos ultimos 5-10 anos sao 100 voos ano). A TAP tem um problema, que não é nem carne nem peixe...explicando melhor. A TAP é barata mas não consegue competir com as low-costs, mas tambem perde para outras companhias de bandeira, porque sobretudo para o segmento premium (onde se faz algum dinheiro) é basicamente terrivel. Porque? - As rotas para Africa de medio curso tem uma business class igual a que a TAP tem na Europa. As de longo curso em Africa/Brasil/US são um pouco melhores, mas ficam atras dos competidores directos. - Apesar dos codshares a TAP tirando o Brasil continua a ser muito limitada a nivel de rotas. - O programa Vitoria ou Miles&Go é dos piores que existem, porque dentro da mesma Alianca podes escolher o Miles&More que tem bastante mais participantes (Austrian, Swiss, LH, Brussels, LOT, etc) e que tem os mesmos requirements ou optar por um como o da Turkish ou da Aegean Airlines com requirements muito menores para beneficios iguais. Aquilo para perder dinheiro, mais valia vender as rotas e tornar a TAP numa companhia aerea apenas com voos nacionais (onde se perde dinheiro mas é obrigacão). Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Abril 2020 (editado) Citação de Burkina2008, há 43 minutos: Sao coisas diferentes, a KLM/Air France são de facto um grupo, por outro lado a Lufthansa detem a Swiss/Austrian...etc A United comprou a Continental (que deixou de existir) A TAP faz parte da Star Alliance, como a Lufthansa e a United e a unica razao que essas companhias teriam para comprar a TAP são algumas rotas. Basicamente a compra é pelas rotas e não pela TAP como companhia aerea. Eu faco mais de 100 voos ano (este ano nao vou la chegar de certeza, mas media dos ultimos 5-10 anos sao 100 voos ano). A TAP tem um problema, que não é nem carne nem peixe...explicando melhor. A TAP é barata mas não consegue competir com as low-costs, mas tambem perde para outras companhias de bandeira, porque sobretudo para o segmento premium (onde se faz algum dinheiro) é basicamente terrivel. Porque? - As rotas para Africa de medio curso tem uma business class igual a que a TAP tem na Europa. As de longo curso em Africa/Brasil/US são um pouco melhores, mas ficam atras dos competidores directos. - Apesar dos codshares a TAP tirando o Brasil continua a ser muito limitada a nivel de rotas. - O programa Vitoria ou Miles&Go é dos piores que existem, porque dentro da mesma Alianca podes escolher o Miles&More que tem bastante mais participantes (Austrian, Swiss, LH, Brussels, LOT, etc) e que tem os mesmos requirements ou optar por um como o da Turkish ou da Aegean Airlines com requirements muito menores para beneficios iguais. Aquilo para perder dinheiro, mais valia vender as rotas e tornar a TAP numa companhia aerea apenas com voos nacionais (onde se perde dinheiro mas é obrigacão). Eu não faço 100 voos por ano, mas faço alguns. E deixo aqui o meu feedback sobre a TAP: 1 - Realmente, o programa de milhas é uma m*rda. Eu tenho o Miles&More, embora saiba que a partir de 2021, vai piorar drasticamente o serviço. 2 - As business class da TAP estão a mudar. Sim, eram uma m*rda. Sim, então nos A340, que saíram de frota recentemente, eram um nojo. E quando usavam o A340 da Hifly, pior ainda. Para o preço, o serviço era mau. 3 - A TAP só é competitiva no médio curso em África porque consegue lá chegar com o A320, que é um avião de médio curso por excelência. Um avião mais pequeno, que leva menos tripulantes, mais eficiente no consumo de combustível e mais fácil de encher, permite fazer preços mais baixos e captar inúmeros passageiros em voos com escala. Para além disso permite utilizar esses aviões durante a noite. Caso contrário estariam a nanar num aeroporto qualquer. Ora, se são usados os aviões que são usados para ir a Munique, Londres ou Amesterdão, a executiva é também a mesma. 4 - Não referiste o ponto-chave: os incontáveis atrasos. É certinho. Voo na TAP é voo com atraso. Já fiquei 4 horas dentro de um avião, parado em Lisboa à espera. Isto depois de já ter mais duas horas e meia de atraso antes do embarque. Editado 29 Abril 2020 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Abril 2020 Se a TAP é isso tudo com gestão privada, faz muito bem o estado em recuperá-la, já que é accionista maioritário. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Abril 2020 Citação de Tio Hans, há 29 minutos: Voo na TAP é voo com atraso. Verdade universal. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Abril 2020 Citação de Mayday, há 32 minutos: Se a TAP é isso tudo com gestão privada, faz muito bem o estado em recuperá-la, já que é accionista maioritário. Com excepção do programa de milhas que já era mau e agora está ainda pior, a qualidade do serviço aumentou imenso com a gestão privada. É comparar o dia com a noite. Os aviões são modernos, ou foram remodelados, a classe executiva está bem melhor, a ponte aérea Porto-Lisboa uma excelente ideia (então agora que sacaram de lá os ventoinhas, melhor ainda). Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Abril 2020 (editado) Citação de Tio Hans, há 23 minutos: Com excepção do programa de milhas que já era mau e agora está ainda pior, a qualidade do serviço aumentou imenso com a gestão privada. É comparar o dia com a noite. Os aviões são modernos, ou foram remodelados, a classe executiva está bem melhor, a ponte aérea Porto-Lisboa uma excelente ideia (então agora que sacaram de lá os ventoinhas, melhor ainda). Citação de Mayday, há 57 minutos: Se a TAP é isso tudo com gestão privada, faz muito bem o estado em recuperá-la, já que é accionista maioritário. Por acaso concordo que a TAP melhorou um pouco com a gestão privada, mas nao se compara aos 90s, onde a TAP era muito melhor a qualquer nivel do ponto de vista do consumidor do que é hoje. De resto em relacao aos atrasos, a culpa deve-se mais ao aeroporto de Lisboa do que a TAP...ja apanhei atrasos bem maiores do que esse com companhias melhores. Isso dos atrasos para mim é apenas uma incoveniencia que não consigo controlar. Só dois exemplos: - Em Tehran com a Turkish, o avião teve um problema tecnico e ao fim de 3 horas la dentro, disseram que tinham de pedir outro avião a Istambul que so chegaria no outro dia de manha...o problema é que o meu visto na altura era so de uma entrada e passando a zona de embarques, já nao podia entrar de novo do pais e dormir essa noite num hotel... - Num voo da KLM Santiago-Buenos Aires-Amsterdam em que eu so fazia a primeira leg, estivemos 3 horas a espera da mala em Buenos Aires até que alguem da KLM chegou para nos dizer que as malas de todos os passageiros que ficavam em Buenos Aires tinha seguido para Amsterdam... Essa foi provavelmente a pior, mas malas extraviadas acontece com frequencia, alias outra vez que ia ser padrinho de casamento de um amigo mexicano, em Guadalajara, perderam a mala no voo Toronto-CDMX e so encontraram 5 dias depois (a tag tinha ficado praticamente invisivel, porque tinha cado uma carga de neve em cima das malas no Canada). Ora nessa altura ja tinha alugado um fraque novo, comprado sapatos, etc... Mas claro, in the end...first world problems... Editado 29 Abril 2020 por Burkina2008 1 Compartilhar este post Link para o post