Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Burkina2008, há 8 horas:

Sao 55,8% mas so acima das 500,000 DKK (ou seja so o rendimento acima de 70,000 Euros é taxado a esse nivel)

Os primeiros 50,000 DKK sao tax free e apartir dai o primeiro braket sao 12 ou 13% - claro que ai nao esta incluida SS que sao no minimo 8%

Mas para quem tem um salario de 25,000 Euros ano (que e basicamente o salario minimo) entre SS e impostos sobre o rendimento nao paga mais de 20-22%

Sim o imposto automovel é alto (imposto de luxo), mas tambem depende do carro (pode ser 40% ou pode chegar aos 150% do valor do carro). Obvio que existem bastante esquemas para contornar a situacao

Tinha de ser um Portugues a mencionar isto 😎

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 20 minutos:

Tinha de ser um Portugues a mencionar isto 😎

 

Tu deves pensar que os outros são menos de esquemas do que os portugueses...o que é pura ingenuidade 

Compartilhar este post


Link para o post

Eu verifico o que o Burkina disse: em Inglaterra nos hipermercados os preços conseguem até ser bem mais baixos que em PT, e o salario minimo liquido é prai o dobro de Portugal. E aqui o cinema são tipo 7e o bilhete. Acho que as unicas instancias que sinto mesmo que portugal é claramente mais barato é em restauração (especialmente nas "terrinhas de Portugal...ainda fico parvo em pagar tipo 3e por um lanche), em cabeleireiro e seguro automovel. Em preço de casa e assim também é mais barato, mas nao muito. Ah, e o imposto sobre o Alcool 😞

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 11 horas:

Tenho ideia q tbm tem a ver com o fato q a malta lá produz tudo o que as pessoas lá consomem, o q n acontece cá

facto. A palavra não perdeu o "C" com o novo ao, sem "c" é grafia do Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 45 minutos:

Eu verifico o que o Burkina disse: em Inglaterra nos hipermercados os preços conseguem até ser bem mais baixos que em PT, e o salario minimo liquido é prai o dobro de Portugal. E aqui o cinema são tipo 7e o bilhete. Acho que as unicas instancias que sinto mesmo que portugal é claramente mais barato é em restauração (especialmente nas "terrinhas de Portugal...ainda fico parvo em pagar tipo 3e por um lanche), em cabeleireiro e seguro automovel. Em preço de casa e assim também é mais barato, mas nao muito. Ah, e o imposto sobre o Alcool 😞

Da minha experiência na Alemanha, verifico que é quase tudo mais caro do que cá. Quase tudo. As excepções: combustíveis, carros e alguns artigos de supermercado, poucos. Se fôssemos analisar a carne, o peixe, a fruta, etc. é significativamente mais caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Da minha experiência na Alemanha, verifico que é quase tudo mais caro do que cá. Quase tudo. As excepções: combustíveis, carros e alguns artigos de supermercado, poucos. Se fôssemos analisar a carne, o peixe, a fruta, etc. é significativamente mais caro.

Aqui nem por isso. A minha mãe quando veio cá visitar até ficou parva. Acho que a unica coisa que faz (muita) falta é não haver talhos e peixarias em todo o lado, e quando há os preços são absurdamente mais caros do que comprar a carne nos packs que tem no hipermercado. Alguns hipermercados têm talho/peixaria lá dentro, mas infelizmente não é nenhum que eu frequente.

EDIT: E obviamente que falo de que é tudo mais barato comparando as marcas "brancas", tipo a marca continente. Uma jarra de geleia pode custar tipo 0.20 £ se for marca branca e 4£ se for de marca. Se formos por aí gasta-se mais aqui.

Editado por Sandes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 horas:

Sim o imposto automovel é alto (imposto de luxo), mas tambem depende do carro (pode ser 40% ou pode chegar aos 150% do valor do carro). Obvio que existem bastante esquemas para contornar a situacao

vocês aí tinham ou têm alto alívio nos carros eléctricos, se calhar é por causa dos descontos no imposto automóvel.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

Falando em comida, o último frango que comprei no supermercado no Canadá custou-me o equivalente a 50€ lol

 

Certamente não se aplica a todos os países mas é muito bonito ganhar mais um zero à direita no ordenado e depois de renda e despesas voltar à estaca zero.

Frango a 50€? Pqp, devia cagar ovos d'ouro

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

Da minha experiência na Alemanha, verifico que é quase tudo mais caro do que cá. Quase tudo. As excepções: combustíveis, carros e alguns artigos de supermercado, poucos. Se fôssemos analisar a carne, o peixe, a fruta, etc. é significativamente mais caro.

Eu tambem tenho uma propriedade na Alemanha e tenho de la ir Munique/Nurnberg uma semana por mes. Os precos não são muito diferentes de Portugal mesmo no que toca a carne, peixe, fruta e legumes.

O problema de quem vem de Portugal e vai ao supermercado na Alemanha (ou em qualquer pais) é que 1) não vai ao supermercado mais economico, que seria o termo de comparacao com o que usa em Portugal 2) compara os precos da base alimentar portuguesa com a do outro pais. Ou seja, nos comemos muito peixe, não podemos comparar o preco do nosso peixe com o de um pais que não come praticamente peixe.

Deves comparar os produtos que existem nos dois paises das mesmas marcas...vais ver Macas Pink Lady e o preco em PT ou em DE é  o mesmo. A mesma coisa com uma lata de Coca-Cola ou uma pizza congelada do Dr.O. 

Mas nem vais mais longe, aqueles pacotes grandes pastilhas para a maquina custam no Continente em Lisboa (se nao tiver desconto), o dobro do que custam em qualquer super na Alemanha. O mesmo se pode dizer da pasta de dentes de marca. 

Obvio que as laranjas sao mais baratas em Portugal, mas uma familia media em Portugal com o mesmo cabaz de compras que uma Alema (incluindo os gostos alimentares de cada pais) vai sair a pagar mais ou menos o mesmo.

Ainda mais berrante é comparares o custo do Mac (Big Mac Index), o menu que é igual por essa Europa fora custa em Portugal 4,90 e na Alemanha 5,90 e aqui 6,75. Ou seja em Portugal o menu é 38% mais barato. No entanto a senhora que o vende recebe 25% do que o colega com o mesmo trabalho na Dinamarca...isto nada tem que ver com produtividade.

 

Citação de Puto Perdiz, há 31 minutos:

vocês aí tinham ou têm alto alívio nos carros eléctricos, se calhar é por causa dos descontos no imposto automóvel.

 

Sim mas tambem nao compensa. Compensa mais teres uma empresa e registares o carro na empresa (que ai ja nao leva com imposto de luxo). Os dinamarqueses fogem tanto ou mais aos impostos do que nos e a maioria da malta que é grande fa dos eletricos sao os que nem carro teem (vao de bicicleta para todo o lado).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

Eu tambem tenho uma propriedade na Alemanha e tenho de la ir Munique/Nurnberg uma semana por mes. Os precos não são muito diferentes de Portugal mesmo no que toca a carne, peixe, fruta e legumes.

O problema de quem vem de Portugal e vai ao supermercado na Alemanha (ou em qualquer pais) é que 1) não vai ao supermercado mais economico, que seria o termo de comparacao com o que usa em Portugal 2) compara os precos da base alimentar portuguesa com a do outro pais. Ou seja, nos comemos muito peixe, não podemos comparar o preco do nosso peixe com o de um pais que não come praticamente peixe.

Deves comparar os produtos que existem nos dois paises das mesmas marcas...vais ver Macas Pink Lady e o preco em PT ou em DE é  o mesmo. A mesma coisa com uma lata de Coca-Cola ou uma pizza congelada do Dr.O. 

Mas nem vais mais longe, aqueles pacotes grandes pastilhas para a maquina custam no Continente em Lisboa (se nao tiver desconto), o dobro do que custam em qualquer super na Alemanha. O mesmo se pode dizer da pasta de dentes de marca. 

Obvio que as laranjas sao mais baratas em Portugal, mas uma familia media em Portugal com o mesmo cabaz de compras que uma Alema (incluindo os gostos alimentares de cada pais) vai sair a pagar mais ou menos o mesmo.

Ainda mais berrante é comparares o custo do Mac (Big Mac Index), o menu que é igual por essa Europa fora custa em Portugal 4,90 e na Alemanha 5,90 e aqui 6,75. Ou seja em Portugal o menu é 38% mais barato. No entanto a senhora que o vende recebe 25% do que o colega com o mesmo trabalho na Dinamarca...isto nada tem que ver com produtividade.

 

 

Sim mas tambem nao compensa. Compensa mais teres uma empresa e registares o carro na empresa (que ai ja nao leva com imposto de luxo). Os dinamarqueses fogem tanto ou mais aos impostos do que nos e a maioria da malta que é grande fa dos eletricos sao os que nem carro teem (vao de bicicleta para todo o lado).

Pá, eu aceito a tua opinião, mas discordo dela. De qualquer forma, vai tudo ter à produtividade. Trabalhar no McDonalds ou no Continente é dos empregos menos apetecíveis. Quem puder, opta por ser médico, engenheiro, jurista, electricista ou taxista antes de ser caixa. Se a economia não gera riqueza para pagar a estes todos ordenados condignos, evidentemente vai pagar ainda menos ao pessoal que trabalha em empregos menos apetecíveis. Se a economia não gera riqueza para pagar a um contabilista 1500€/mês, vai-se pagar 2000€/mês a um caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Pá, eu aceito a tua opinião, mas discordo dela. De qualquer forma, vai tudo ter à produtividade. Trabalhar no McDonalds ou no Continente é dos empregos menos apetecíveis. Quem puder, opta por ser médico, engenheiro, jurista, electricista ou taxista antes de ser caixa. Se a economia não gera riqueza para pagar a estes todos ordenados condignos, evidentemente vai pagar ainda menos ao pessoal que trabalha em empregos menos apetecíveis. Se a economia não gera riqueza para pagar a um contabilista 1500€/mês, vai-se pagar 2000€/mês a um caixa?

Isso é basicamente o argumento do patronato em Portugal...se posso pagar 500 e ha gente que aceita porque pagar 1500 (mesmo que o possa fazer)?

Anyway os espanhois ja perceberam que isto nada tem que ver com o produtividade. La o salario minimo passou de 480 Euros em 1999 para 1050 no ano passado (a 12 meses)...e os patroes não morreram nem os precos aumentaram significativamente, nem sequer a taxa de desemprego se moveu.

Não ha nenhuma teoria economica que correlacione o salario minimo com a taxa de produtividade de um pais 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 25 minutos:

O problema de quem vem de Portugal e vai ao supermercado na Alemanha (ou em qualquer pais) é que 1) não vai ao supermercado mais economico, que seria o termo de comparacao com o que usa em Portugal 2) compara os precos da base alimentar portuguesa com a do outro pais. Ou seja, nos comemos muito peixe, não podemos comparar o preco do nosso peixe com o de um pais que não come praticamente peixe.

Isto é importante.

Em países tipo Israel com as restrições kosher a carne de porco (proibida) e marisco ou moluscos (também proibidos) devem ser caros para crl enquanto frango deve ser super barato (aliás, até acho que Israel é tipo top-5 de consumo mundial).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

Isso é basicamente o argumento do patronato em Portugal...se posso pagar 500 e ha gente que aceita porque pagar 1500 (mesmo que o possa fazer)?

Anyway os espanhois ja perceberam que isto nada tem que ver com o produtividade. La o salario minimo passou de 480 Euros em 1999 para 1050 no ano passado (a 12 meses)...e os patroes não morreram nem os precos aumentaram significativamente, nem sequer a taxa de desemprego se moveu.

Não ha nenhuma teoria economica que correlacione o salario minimo com a taxa de produtividade de um pais 

Não é o salário mínimo que se correlaciona com a produtividade. É o salário médio. Quanto mais riqueza gera um país, melhores são as condições de vida dos seus habitantes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Não é o salário mínimo que se correlaciona com a produtividade. É o salário médio. Quanto mais riqueza gera um país, melhores são as condições de vida dos seus habitantes. 

Basta olhar para a OCDE para ver que isso não é assim tao simples...mais uma vez é uma retorica que da jeito

https://www.nippon.com/en/japan-data/h00619/japan’s-labor-productivity-lowest-in-g7.html

A produtividade no Japao, Coreia do Sul ou Nova Zelandia são ao nivel de Portugal e os salarios são varias vezes superiores...enquanto que na Turquia a produtividade é maior mas os salarios são mais baixos que em Portugal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Basta olhar para a OCDE para ver que isso não é assim tao simples...mais uma vez é uma retorica que da jeito

https://www.nippon.com/en/japan-data/h00619/japan’s-labor-productivity-lowest-in-g7.html

A produtividade no Japao, Coreia do Sul ou Nova Zelandia são ao nivel de Portugal e os salarios são varias vezes superiores...enquanto que na Turquia a produtividade é maior mas os salarios são mais baixos que em Portugal.

 

Número são números, mas como é possível que um país que produz imensa tecnologia de ponta tenha uma produtividade tão baixa? Não dá para acreditar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Número são números, mas como é possível que um país que produz imensa tecnologia de ponta tenha uma produtividade tão baixa? Não dá para acreditar.

Podes ir ao site da OCDE e verificar que é mesmo assim

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Número são números, mas como é possível que um país que produz imensa tecnologia de ponta tenha uma produtividade tão baixa? Não dá para acreditar.

O Japão? Creio que terá que ver com a sua cultura de trabalho extremamente tóxica. Como sugere esse artigo, ou trabalham que nem cães ou então são obrigados a ficar mais não sei quantas horas no trabalho quando já fizeram o que tinham para fazer porque é um desrespeito sair primeiro que o chefe, sem falar nas horas extra que muitas vezes têm de fazer. É algo que por vezes se vê cá, mas lá é 1000x pior devido à pressão social para tal. Para além do mais, é um ambiente que ostraciza imenso quem falha e ficas marcado. É fácil entrar em burnout. Não é por acaso que eles até inventaram um termo para morte devido a excesso de trabalho, "karoshi". Outra razão que está associada é o envelhecimento gradual da população japonesa. Está associada porque o pessoal nem sequer tem tempo ou energia para encontrar alguém, ter uma relação e procriar.

Compartilhar este post


Link para o post

O que o @Burkina2008 diz, é para Portugal Continental.

Nos Açores, apesar do salário minimo ser mais alto que em Portugal, o salário médio é bem mais baixo (eu aqui no Porto, recebo o dobro que recebia nos Açores) e o preço dos supermercados é bem mais alto. 

Por exemplo, o que eu gastava em compras bi-semanais nos Açores, andava à volta de 78/80€. Cá com 50€compro o mesmo, e mais uma luxozinho qualquer (normalmente cerveja).

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 16 horas:

Tenho ideia q tbm tem a ver com o fato q a malta lá produz tudo o que as pessoas lá consomem, o q n acontece cá

[Descartes]

141686_1570922069.jpg

[Descartes/]

Compartilhar este post


Link para o post

Nos USA também nos hipermercados é quase tudo mais barato ou ao mesmo preço de cá...carros são mais baratos, casa, restauração, café...isso é mais caro. Mesmo roupa, calçado...é mais barato que cá e o salário é bastante mais elevado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 18 horas:

Estava a ver por curiosidade e o salario de um medico no primeiro ano é de pouco menos de 30k DKK (mais ou menos 4200 Euros que ficam em 3000 liquidos)...com 10 anos ja vai para os 55k DKK (quase 8000 Euros brutos)...é necessario ser um "bravo" para ficar em PT 

Algo que pode ser game changer para quem trabalha em serviços de escritório em Portugal é o remote work.

Já começam a aparecer cada vez mais oportunidades de empresas de fora virem cá pescar para trabalhar remotamente (ainda há bocado me abordaram com uma oportunidade do género).

Conheço um tech leader que ganhava 50k ano, veio uma empresa americana contrata-lo para a mesma posição para trabalhar remoto a partir de casa em PT. Passou para 150k ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 8 horas:

Tinha de ser um Portugues a mencionar isto 😎

 

Nós somos autenticos meninos de coro comparado com muito país da Europa Central

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Conheço um tech leader que ganhava 50k ano, veio uma empresa americana contrata-lo para a mesma posição para trabalhar remoto a partir de casa em PT. Passou para 150k ano.

Já me pensei em candidatar a uma empresa americana q tbm contrata remotamente e é mesmo na área em q estou "especializado", mas tenho receio de ficar todos os dias atolado com trabalho. Um conhecido q trabalha para eles diz que "trabalha bastantr mas q é compensador"

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...