Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lip McBoatface, há 19 minutos:

Igualmente aplicável ao gráfico que o Ego Sum mostrou, com a exceção de dizeres que há boa hipótese de ter causalidade. Porque?

Quanto aos outros dois não responde a utilidade do gráfico, só a utilidade de o fazer, não de o publicar. Acho que no último ano fizeste um longo e bom caminho neste aspecto, porque quase que foi preciso uma intervenção quando bateu a pandemia por este mesmo problema da causalidade, a diferença é que antes a davas como uma quase certeza e agora ve-se que és mais medido no que partilhas. Não vejo qqr problema em experimentar e aprender, só me fez comichão o querer dar causalidade ao fenómeno em vez de a abordagem mais cuidada.

Basicamente isto parece um post teu de Março 2020 e isso foi uma viagem e peras. O que é bom sinal hoje em dia ser raro.

Muito bem.
Admito que em Marco de 2020, embora visse na altura indicios fortes a meu ver de que a pandemia seria um cenario catastrofico para a sociedade (porque via os casos a aumentar em todos os paises excepto na China), nao podia concluir com 100% de certeza que o seria (nem sequer com 90%), confirmou-se, pelo menos em parte, mas noutros casos talvez nao tivesse acontecido (dou um exemplo, na altura nao sabia se a doenca era sazonal ou nao por exemplo e andava muito obcecado a dizer que o era, so porque os casos comecaram a baixar e era a unica coisa que na minha cabeca faria sentido, sem ter evidencias concretas que realmente o suportassem). Mas pronto, a ver se coloco informacao detalhada como tenho feito, mas com mais fundamentacao por tras.

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

os liberais a brincar ao mercado livre enquanto ignoram as consequências

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Esse vídeo é mesmo o retrato perfeito dos tempos actuais. O mundo a arder à volta e o pessoal a bailar para a net de máscara 😅

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.publico.pt/2021/01/31/opiniao/noticia/trabalhadores-tratados-escravos-abrigo-novas-leis-hungria-1948380

a sustentar um regime de extrema-direita está pois claro a ideologia neo-liberal

Funciona do seguinte modo: todas as entidades patronais têm agora o poder de estabelecer unilateralmente um “plano temporal” de vinte e quatro meses para cada funcionário; a empresa pode indicar quantas horas o funcionário terá de trabalhar durante os dois anos seguintes. Se a produção abrandar durante um período de tempo devido à covid-19, o trabalhador compensará as horas que perdeu assim que o ritmo de produção voltar ao normal na fase seguinte.

Se o trabalhador decidir deixar a empresa antes de ter completado o “plano temporal”, terá então de pagar à empresa um montante equivalente ao salário que teria recebido até ao final do seu “plano temporal”. Por exemplo, um trabalhador que queira sair depois de ter completado apenas doze meses do seu programa, terá de pagar um ano de salário à entidade patronal. Trata-se de um pagamento invertido. Ou, mais precisamente, uma espécie de escravidão através de dívidas para os trabalhadores: estes têm de pagar para serem livres.

Nos últimos anos, houve mais de meio milhão de pessoas (5% da população total) a emigrar da Hungria para a Europa Ocidental, sendo a rápida substituição da mão-de-obra um dos maiores problemas para os investidores estrangeiros. Afinal, a intenção de bloquear a mobilidade dos trabalhadores é claramente visível na chamada “lei de escravidão número um” (a de Maio passado é chamada de “número dois”), que foi aprovada pelo governo de Orbán em Dezembro de 2018. Esta lei prevê que os trabalhadores façam em média duas horas extraordinárias obrigatórias por dia, que só serão pagas três anos depois. Aqui, mais uma vez, o trabalhador perde o seu direito ao salário se decidir deixar a empresa antes de as horas extraordinárias terem sido pagas.

Quem diria que a xenofobia e a redução da emigração traria problemas graves ao ponto de escravizar os próprios trabalhadores nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Péter Szijjártó, ameaçou publicamente despedir todos os trabalhadores que têm de trabalhar a partir de casa durante a pandemia. “O objectivo de Orbán é poupar dinheiro público e esmagar qualquer oposição no local de trabalho”, explica Luca Visentini, o secretário-geral da Confederação Europeia de Sindicatos. “Sem acordos colectivos, todos os trabalhadores e funcionários públicos podem agora ser despedidos num piscar de olhos e já não podem dar-se ao luxo de protestar ou fazer greve.”

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 horas:

Casos-de-Covid.png

Os municipios com mais casos / 100.000 tiveram mais gente a votar Ventura em % do que os que tiveram menos casos. Nos 70 municipios com menos casos, em nenhum o Ventura chegou aos 20%.

Ticampos, desculpa lá mas acho que ou te enganaste no gráfico ou na sua interpretação.

A reta que presumo corresponda à correlação entre as variáveis tem sentido descendente. Ou seja, passa dos 15% no Ventura nos municípios com 0 casos para os 10% no Ventura nos municípios com mais de 300 casos. Que é exatamente o contrário do que disseste.

Além disso, está ali uma bola nos 25% de votos no Ventura que corresponde ao 4º ou 5º município com menor número de casos. O que contraria a tua frase de que em nenhum dos 70 municípios com menos casos o Ventura chegou aos 20%. Mais: no gráfico conto 15 municípios onde o Ventura teve pelo menos 20%. Desses, 2 terços (10) estão nos municípios até 100 casos e só 2 correspondem a municípios acima dos 200 casos. Aliás, não me custa admitir que existam 70 municípios acima dos 250 casos (não estive para contar as bolas) e nesses é que o Ventura não chegou aos 20%.

Ou trocaste os dados ou estás todo baralhado ou estás só a testar-nos para ver se estamos com atenção...

Isto, claro, independentemente das extrapolações e conclusões que tiras que já foi por aí abordado.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Ticampos, desculpa lá mas acho que ou te enganaste no gráfico ou na sua interpretação.

A reta que presumo corresponda à correlação entre as variáveis tem sentido descendente. Ou seja, passa dos 15% no Ventura nos municípios com 0 casos para os 10% no Ventura nos municípios com mais de 300 casos. Que é exatamente o contrário do que disseste.

Além disso, está ali uma bola nos 25% de votos no Ventura que corresponde ao 4º ou 5º município com menor número de casos. O que contraria a tua frase de que em nenhum dos 70 municípios com menos casos o Ventura chegou aos 20%. Mais: no gráfico conto 15 municípios onde o Ventura teve pelo menos 20%. Desses, 2 terços (10) estão nos municípios até 100 casos e só 2 correspondem a municípios acima dos 200 casos. Aliás, não me custa admitir que existam 70 municípios acima dos 250 casos (não estive para contar as bolas) e nesses é que o Ventura não chegou aos 20%.

Ou trocaste os dados ou estás todo baralhado ou estás só a testar-nos para ver se estamos com atenção...

Isto, claro, independentemente das extrapolações e conclusões que tiras que já foi por aí abordado.

Acho que leste mal o gráfico, é posição na tabela: 300 quer dizer que está no lugar 300, 1 quer dizer que está em primeiro lugar no número de casos.

Mas está um gráfico com uma correlação muito fraca, na minha opinião

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Ego Sum, há 4 horas:

Os gráficos do Ticampos é tipo isto.

Nicholas Cage — Spurious Pool Savior? | by Hamilton Chang | Towards Data  Science

Correlação não implica causalidade.

Fora a falta de significância estatística na maioria dos casos.

Citação de Mayday, há 3 horas:

O mercado livre está a desviar as vacinas contratualizadas entre quem financiou (dinheiro público) e quem produziu para quem agora paga mais por elas. São os estados e as instituições públicas europeias que estão a cair no ridículo inacreditável de exigir às farmacêuticas privadas que cumpram os contratos e não vendam as doses que estavam contratualmente destinadas a cada estado a quem agora acena com mais dinheiro.

É este o maravilhoso funcionamento do mercado livre.

ahaha violar contratos é mercado livre?

Citação de Mayday, há 51 minutos:

https://www.publico.pt/2021/01/31/opiniao/noticia/trabalhadores-tratados-escravos-abrigo-novas-leis-hungria-1948380

a sustentar um regime de extrema-direita está pois claro a ideologia neo-liberal

Quem diria que a xenofobia e a redução da emigração traria problemas graves ao ponto de escravizar os próprios trabalhadores nacionais.

ahaha não saber a diferença entre liberalismo e conservadorismo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Esse vídeo é mesmo o retrato perfeito dos tempos actuais. O mundo a arder à volta e o pessoal a bailar para a net de máscara 😅

É a versão do Mianmar do "This is America"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Acho que leste mal o gráfico, é posição na tabela: 300 quer dizer que está no lugar 300, 1 quer dizer que está em primeiro lugar no número de casos.

Mas está um gráfico com uma correlação muito fraca, na minha opinião

Pois foi. Já estava a pensar que o Ticampos tinha endoidecido de vez... Afinal não é tão grave como isso. É só uma questão de escolha bastante discutível da variável. O posicionamento dos municípios não faz qualquer sentido em termos de análise. A começar pela variação diária que esse ranking tem. Tirar esse posicionamento no dia 20 ou no dia 21 pode alterar por completo os dados.

Compartilhar este post

Link para o post

não havia também uma correlação entre os municípios que têm mais ciganos e os votos no chega? Se calhar o tricampos ainda vai descobrir que os municípios que têm mais ciganos são os que têm mais casos de covid.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 horas:

Nao sao 0 casos, o x e a posicao do municipio em numero de casos, o 1 e o municipio com mais casos, o 308 o municipio com menos casos.

EDIT - Ja responderam.
Mas sim, tenho que nos proximos dias se essa correlacao realmente existe. Ela tambem nao e extraordinaria como aqui foi dito e 1 Dia nao e suficiente para retirar conclusao nenhuma. De qualquer modo, todos os outros candidatos nao possuem qualquer correlacao com a posicao no numero de casos.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 17 horas:

imageServlet?productISBN13=9781337558860

Isto fez-me lembrar um exame de econometria que fiz na faculdade. Eu já percebia pouco ou nada do assunto, mas sento-me na cadeira para começar o exame e dá-me uma crise forte de caganeira. Para piorar, a cadeira estava em mau estado e comprimia-me ainda mais a barriga. Fiz o que pude. Tirei 2.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 17 horas:

1 - A correlacao pode ter causalidade como pode nao ter, mas ha uma boa hipotese de ter. A correlacao nao o nega. Se o negasse, o grafico seria 100% inutil.
2 - Gosto de explorar varias hipoteses, testar varias ideias que tenho e nao sei qual o problema com isso.
3 - Se formos pela teoria de que nada explica nada e nao tentarmos procurar respostas a X cenario, nunca saberemos nada e ficaremos estagnados no nosso conhecimento.

Uma correlação não implica causalidade! Uma correlação apenas indica que duas variáveis podem oscilar no mesmo sentido, correlação positiva, ou que uma variável oscila num sentido e outra variável oscila noutro, correlação negativa. Ou então, que não existe qualquer relação entre as duas variáveis.

Causalidade implica que haja uma relação de causa-efeito, uma correlação não permite testar isso, só permite verificar se uma correlação é positiva ou negativa, ou seja é uma medidabde de associação, e se essa associação é fraca, moderada ou forte. 

The Misconception Mutt had just come out of a lecture on correlation with his owner. It had made him think about the relationships between certain important variables in his life. There seemed to be a correlation between him getting under his owner’s feet in the kitchen and being fed, staring lovingly at his owner seemed to get him strokes, and walking nicely and not chasing squirrels got him treats. As his mind wandered, he thought about how much he liked the campus. It was full of trees, grass and squirrels that he really wanted to chase if only it didn’t stop the supply of treats. ‘I really like treats,’ he thought, ‘and I really like chasing squirrels. But chasing squirrels is negatively correlated with treats, so if I chase the squirrel it will cause the number of treats to go down.’ He was hungry, so he started walking extra nicely.

A squirrel darted up to him and jumped on his head as if trying to goad him into a chase. It started to grow, becoming heavier and more ginger until the grinning Correcting Cat stared down into the mutt’s eyes from on top of his head. ‘Correlation coefficients give no indication of the direction of causality,’ he said to the dog. ‘You might think that chasing squirrels causes fewer treats, but statistically speaking there’s no reason why fewer treats isn’t causing you to chase squirrels.’ ‘That’s ridiculous,’ replied the mutt. ‘It may be less intuitive to think of fewer treats causing you to chase squirrels more, but statistically speaking the correlation between those variables provides no information about cause: it is purely a measure of the degree to which variables covary. Think back to the lecture: the correlation measures whether differences between scores on one variable and its mean correspond to differences between scores on a second variable and its mean. Causality does not feature in the computation.’ ‘Another issue,’ the cat continued, ‘is that there could be other measured or unmeasured variables affecting the two things that correlate. This is known as the third-variable problem or the tertium quid  Perhaps the time of day affects both how many treats you get and how many squirrels you chase.’
Annoyingly, the cat had a point, so the mutt shook him from his head and, after watching his feline form shrink back to that of a squirrel, chased him across campus (Field, 2018, pp. 460-461)

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Isto fez-me lembrar um exame de econometria que fiz na faculdade. Eu já percebia pouco ou nada do assunto, mas sento-me na cadeira para começar o exame e dá-me uma crise forte de caganeira. Para piorar, a cadeira estava em mau estado e comprimia-me ainda mais a barriga. Fiz o que pude. Tirei 2.

o teu esfincter devia-te processar por difamação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 horas:

A mim não me aconteceu tanto, mas o resultado foi o mesmo. Primeiro ano de faculdade, primeira frequência do ano foi de economia, deu-se um misto de não perceber nada daquilo, mais não vir com hábitos de estudo do secundário - pq o fiz com uma perna às costas -, mais ser puto de 17 anos que estava era a curtir a integração na vida académica - borracheiras, festas e gajas, leia-se - e não ia a metade das aulas e tive um 2 também.

Bom, desisti logo, pq achei que um 2 era irrecuperável. Mas até calhou bem pq economia era sempre a primeira aula, passei a poder dormir até mais tarde.

No ano seguinte tentei de novo, apliquei-me e acabei com 14.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 19 horas:

Fora a falta de significância estatística na maioria dos casos.

Esta desregulação das medidas de protecção dos trabalhadores não é uma medida de teor liberal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 20 horas:

Não, vender o que já está pago e tem dono a quem veio por baixo da mesa e pagou mais, é. 

Citação de ElliotReid13, há 20 horas:

ahahahah diz-me tu o que há ali de conservadorismo naquela desregulação e escravidão 

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/2021/02/03/ministra-da-cultura-anuncia-lotaria-do-patrimonio-para-18-de-maio/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+obs-ultimas+(Observador+-+Últimas)

epá excelente ideia assim a gente compra a raspadinha financia o que devia ser pago com dinheiro público com jogos de sorte azar e o governo já tem mais margem de manobra para sei lá pagar as brincadeiras do novo banco ou cativar mais um bocadinho portugal em frente

https://www.tsf.pt/portugal/economia/epidemia-das-raspadinhas-portugueses-gastam-mais-de-quatro-milhoes-euros-por-dia-11846065.html

vai ser um sucesso

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diria que o grande dilema politico da Rússia pós URRS seria entre um déspota que financia partidos de extrema-direita ou um nacionalista com com ligações neonazis que diz que emigrantes são como baratas.

E por aqui parvinhos que acham que a Rússia é comunista porque vivem apaixonados por uma caracterização de um passado que já não existe e por isso tomam apressadamente uma posição a favor de um destes dois. Até mesmo muitos democratas.

O resultado vai ser o que vimos na Ucrânia com a sublevação da extrema-direita nazi como surpresa anunciada ou o que aconteceu na Venezuela com a fortificação do regime.

Estes dois exemplos deveriam ensinar-nos sobre o uso da neutralidade. Não temos que obrigatoriamente apoiar ou defender.

Lateralmente temos a questão dos direitos humanos e civis, o abuso de poder, a violação de direitos, liberdades e garantias, mas é uma posição delicada.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 7 horas:

Quem diria que o grande dilema politico da Rússia pós URRS seria entre um déspota que financia partidos de extrema-direita ou um nacionalista com com ligações neonazis que diz que emigrantes são como baratas.

E por aqui parvinhos que acham que a Rússia é comunista porque vivem apaixonados por uma caracterização de um passado que já não existe e por isso tomam apressadamente uma posição a favor de um destes dois. Até mesmo muitos democratas.

O resultado vai ser o que vimos na Ucrânia com a sublevação da extrema-direita nazi como surpresa anunciada ou o que aconteceu na Venezuela com a fortificação do regime.

Estes dois exemplos deveriam ensinar-nos sobre o uso da neutralidade. Não temos que obrigatoriamente apoiar ou defender.

Lateralmente temos a questão dos direitos humanos e civis, o abuso de poder, a violação de direitos, liberdades e garantias, mas é uma posição delicada.

Não devem existir muitos exemplos na história de países cujo regime autoritário tenha sido combatido com mais veemência por moderados. Na Rússia, com um presidente como o Putin e toda a rede de oligarcas que ele controla, são precisos tomates de ferro.

Citação de andriy pereplyotkin, há 17 horas:

Esta desregulação das medidas de protecção dos trabalhadores não é uma medida de teor liberal?

Aquela, em específico? Não me parece que aquele tipo de medidas tenha encaixe em algum tipo de ideologia minimamente liberal. Pelo contrário, diria.

Citação de Mayday, há 16 horas:

Não, vender o que já está pago e tem dono a quem veio por baixo da mesa e pagou mais, é. 

ahahahah diz-me tu o que há ali de conservadorismo naquela desregulação e escravidão 

O regime é ultra-conservador. A escravidão e desregulação que está ali não tem nada de ideologia económica, é só mais uma forma de subverter as pessoas à autoridade do regime.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...