Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Em relação ao Ventura, obviamente percebendo o que está por detrás disso, o que me assusta mais não é a retórica nem a pessoa em si, mas sim como é possível que haja tanta gente por aí encantado com ele. É que ele fala e não refere uma medida que seja, nada.

"Para fazer crescer a economia vamos atrair investimento" - ok, mas como?

"Vamos reduzir impostos, aumentar pensões e financiar o SNS" - ok, mas com a perda de receita, de onde vem o dinheiro?

"Com a taxa única de IRS, quem recebe mais paga mais" - ok, mas será difícil perceber que é mais complicado pagar 15% de 100 do que 15% de 100 mil?

E depois o programa do Chega é uma mão cheia de nada, com frases que não têm significado algum.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Em relação ao Ventura, obviamente percebendo o que está por detrás disso, o que me assusta mais não é a retórica nem a pessoa em si, mas sim como é possível que haja tanta gente por aí encantado com ele. É que ele fala e não refere uma medida que seja, nada.

"Para fazer crescer a economia vamos atrair investimento" - ok, mas como?

"Vamos reduzir impostos, aumentar pensões e financiar o SNS" - ok, mas com a perda de receita, de onde vem o dinheiro?

"Com a taxa única de IRS, quem recebe mais paga mais" - ok, mas será difícil perceber que é mais complicado pagar 15% de 100 do que 15% de 100 mil?

E depois o programa do Chega é uma mão cheia de nada, com frases que não têm significado algum.

Correndo o risco de estar a generalizar, o típico votante do Chega não é a pessoa que vai ler e escrutinar programas políticos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 2 horas:

parece é um imposto... porque basicamente andas 30 anos a descontar para isso. É para compensar a flat tax ou quê?

Ou como já não vai ao bolso das empresas, não é considerado imposto?

Mas é de génio, um partido que defende tanto a flat tax, depois a primeira medida que se lembram para a educação é meter um imposto progressivo para pagar a univ? 🤣

"Todos os trabalhadores por conta de outrem não pagariam qualquer taxa nos primeiros 650€. Por exemplo, um trabalhador que recebesse 700€ pagaria 7,5€ de imposto (15%*50€)."

https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/taxa-irs-15/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Prata, há 4 horas:

image.thumb.png.62101837e26d77c36889e4e26e7e475e.png

Prata (pergunto ao Prata porque foi ele quem explicou a medida, mas se alguém quiser esclarecer estão à vontade) eu depois fui ler o programa sobre este assunto e fiquei com algumas dúvidas. Por exemplo neste ponto falam nos casos em que os estudantes não conseguem pagar a divida como casos excecionais. Contudo depois fui ver, e no modelo que parece que seguiram que foi o do Reino Unido (se não for corrige-me), existe isto:

https://commonslibrary.parliament.uk/research-briefings/sn01079/

The Government expects that 25% of current full-time undergraduates who take out loans will repay them in full.

Sabes no que se basearam para dizer que seriam casos excecionais quando no caso britânico se fala em percentagens de 25% a conseguirem pagar na totalidade? Os casos em que isso acontece não serão a maioria ou pelo menos uma parte importante da fatia?

Depois uma outra coisa: Este gráfico em principio será exponencial certo ou existirá algum momento em que o crescimento do mesmo será mais tênue?

16a51f12-80ed-403d-89c0-d6fb2f9f807e.png

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 7 horas:

é mais fácil ser do BE

atira-se dinheiro para cima de tudo e pronto

quanto? "o que custar"

yolo

No BE sabes que vai correr mal, porque o capitalismo colapsa por si próprio e tens acesso aos inputs e outputs.

Nesta nova fornada na direita pelo menos tens fé na mão invisível de Deus. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 41 minutos:

Correndo o risco de estar a generalizar, o típico votante do Chega não é a pessoa que vai ler e escrutinar programas políticos.

Sem dúvida. Mas mesmo não lendo o programa e apenas ouvindo o personagem, como é que se vota em consciência em alguém que traz zero medidas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 27 minutos:

Sem dúvida. Mas mesmo não lendo o programa e apenas ouvindo o personagem, como é que se vota em consciência em alguém que traz zero medidas?

Prisão com os pedófilos e cadeia com os Sócrates são as medidas. Tudo o resto é politiquice que não lhes faz diferença.

Como sei? Muito ano a tomar café e a ler o jornal, e a ouvir não só quem lá ia, como o dono do café.

É por isso que me rio quando dizem que x ou y queimou o Ventura. Até agora, na ótica dessas pessoas, o Ventura limpou tudo. O único até hoje que fez os Venturas tremer um bocado foi o Marcelo Rebelo de Sousa, pela classe e firmeza com que debateu, e pelo estatuto que tem.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 horas:

O Cotrim não explicou a questão do ensino superior. Mas este dirigente da IL (João Caetano Dias, dirigente e vogal) esclareceu aqui depois do debate:

Portanto é só ganharem 10000 euros por mês e pagam num instante. 

Edit: tinha colocado aqui uma dúvida mas já esclareci entretanto.

Curiosamente esqueceu-se de incluir este ponto:

image.png

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 26 minutos:

É por isso que me rio quando dizem que x ou y queimou o Ventura. Até agora, na ótica dessas pessoas, o Ventura limpou tudo. O único até hoje que fez os Venturas tremer um bocado foi o Marcelo Rebelo de Sousa, pela classe e firmeza com que debateu, e pelo estatuto que tem.

O Ventura baixou ligeiramente nas sondagens, mas acredito que suba agora com os debates tal como subiu nas presidenciais com aquele triste espetaculo com o JF.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

image.thumb.png.62101837e26d77c36889e4e26e7e475e.png

Prata (pergunto ao Prata porque foi ele quem explicou a medida, mas se alguém quiser esclarecer estão à vontade) eu depois fui ler o programa sobre este assunto e fiquei com algumas dúvidas. Por exemplo neste ponto falam nos casos em que os estudantes não conseguem pagar a divida como casos excecionais. Contudo depois fui ver, e no modelo que parece que seguiram que foi o do Reino Unido (se não for corrige-me), existe isto:

https://commonslibrary.parliament.uk/research-briefings/sn01079/

The Government expects that 25% of current full-time undergraduates who take out loans will repay them in full.

Sabes no que se basearam para dizer que seriam casos excecionais quando no caso britânico se fala em percentagens de 25% a conseguirem pagar na totalidade? Os casos em que isso acontece não serão a maioria ou pelo menos uma parte importante da fatia?

Depois uma outra coisa: Este gráfico em principio será exponencial certo ou existirá algum momento em que o crescimento do mesmo será mais tênue?

16a51f12-80ed-403d-89c0-d6fb2f9f807e.png

Em primeiro lugar o programa disponível e onde consta essa proposta é o de 2019, o de 2022 vai ser apresentado no sábado e não sei se a medida vai lá estar( pela falta de vontade do JCF em responder, ainda que tivesse pouquíssimo tempo, tenho dúvidas).

As minhas dúvidas quanto à medida entram muito por aí, foi falado num valor médio de 7000 euros dos cursos( 3 anos provavelmente) portanto para ser integralmente pago os 9% a mais do ordenado médio tinham que ser no final do ano de pelo menos 233,33 euros.

Num país como Portugal onde o ordenado médio é baixo e a percentagem de pessoas licenciadas a ganhar abaixo ou pouco acima ficaria difícil que fossem casos excecionais. Na teoria concordo com a medida porque efetivamente as bolsas de estudo são escassas, abolir propinas levaria a um aumento brutal de despesa pública e não seria justo quem tivesse posses para financiar os seus estudos não o fizesse deixando o ónus da despesa em todos os contribuintes, inclusive aqueles com menos posses. Além disso seria uma excelente ferramenta para combater o sub financiamento do Ensino Superior.

Mas vou esperar pelo programa de 2022 e se a medida lá se mantiver vai estar com certeza melhor explicada( quanto ao gráfico são valores totais de debt ou valores por cada ano?)

Editado por Prata

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Prata, há 8 minutos:

Mas vou esperar pelo programa de 2022 e se a medida lá se mantiver vai estar com certeza melhor explicada( quanto ao gráfico são valores totais de debt ou valores por cada ano?)

É a totalidade do valor no fim de cada ano financeiro que os estudantes devem. 

Mas esse site diz isto também:

The Government forecasts the value of outstanding loans to be around £560 billion (2019‑20 prices) by the middle of this century.

De maneira que tenho dúvidas que aquilo vá abrandar assim tanto.

Mas de acordo contigo. Tenho muitas dúvidas que esta proposta esteja no programa que será apresentado.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Como não pretendo entrar em nenhuma página do Chega pergunto aqui. Os candidatos por distrito já são conhecidos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 15 minutos:

Como não pretendo entrar em nenhuma página do Chega pergunto aqui. Os candidatos por distrito já são conhecidos?

Aqui já... Deduzo que a nível nacional também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Em 05/01/2022 at 17:32:

crl o Chicão está com aquela tremideira de queixo do MD. Parecem as 4 da manhã na pista do Gare.

muito forte

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não gozem com ataques de ansiedade, not cool 😑

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ver um ou outro debate, a unica coisa que eu consigo tirar é que ninguem tem um plan realista e "pensado" para o pais

A IL diz disparates atras de disparates, comecando no mercado de trabalho e na saude onde querem aplicar partes do modelo sem ter as outras partes que o equilibram. Sim é verdade que na DK nao existe salario minimo, mas tambem é verdade que sao obrigatorios contratos colectivos de trabalho onde o rendimento é definido, ou que o estado como empregador basicamente "dita" os salarios a nivel comunal. Um gajo a atender na caixa do Mcdonnalds em Odense nao é mais produtivo (normalmente ate sao menos) do que um na Amadora. No entanto e apesar do custo de venda dos produtos ser apenas 30% mais caro do quem PT, esse colaborador recebe 2000 Euros por mes enquanto que em Portugal leva 700?

O Chega enfim nao ha palavras para tanto vazio

O BE/CDU para todos os problemas, a solucao é um aumento de impostos ou da despesa do estado, como se existisse ainda alguma manobra para aumentar impostos. A classe baixa nao paga porque nem pode, a classe media paga mais do que a media europeia e a classe alta, que basicamente é muito pequena em Portugal, nao é assalariada e pode rapidamente transferir esses rendimentos e subsequentes impostos para outro lado. Estamos num ponto em que aumentar os impostos sobre a classe alta tem um efeito negativo a nivel nominal...mas mesmo assim seguem com essa m*rda populista.

E faltava o outro ponto que é o dinheiro que se gasta na TAP, no BES...onde mais uma vez o populismo de "vejam quanto se gasta aqui. isto podia ir para reformas e para o SNS...", sem nunca explicarem qual é a consequencia de nao se gastar esse dinheiro.

As pessoas teem de entender que a situacao economica portuguesa, esta muito pouco dependente de Portugal em si. Nunca esteve e desde que temos Uniao Monetaria muito menos.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caviar, há 13 horas:

Ferramenta bastante interessante.

Conclusões que tirei das previsões dadas movendo os partidos no limiar do último deputado, 0.1 ou 0.2 pontos percentuais:
- IL e CH taco a taco pelo último deputado em Aveiro
- PAN muito perto de roubar um deputado ao PSD em Lisboa
- PCP ou CH perto de roubar um ao PS ou à IL no Porto
- IL muito perto de perder um para o PS em Setúbal
- PS relativamente perto de roubar um ao PSD em Viseu

E mais um ponto que nunca tinha reparado: nos Açores só PS e PSD elegem deputados (dada a diferença para os restantes partidos), portanto o partido que vencer lá leva o 5º deputado.

Mais chocante é, nessas previsões, o PCP não eleger em Évora, i.e., o João Oliveira não ser reeleito deputado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 minutos:

A mim choca-me o Chega valer tanto como PCP e BE juntos. 

Também, mas não me surpreende, infelizmente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Mais chocante é, nessas previsões, o PCP não eleger em Évora, i.e., o João Oliveira não ser reeleito deputado.

Não digo que não possa acontecer mas desde 2000 pelo menos (não estive a ver para trás) que a CDU elegeu sempre lá nas legislativas.

@Ticampos alguma razão em especial para isso não ser o caso este ano?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 42 minutos:

Um gajo a atender na caixa do Mcdonnalds em Odense nao é mais produtivo (normalmente ate sao menos) do que um na Amadora.

Isto é oddly specific, oh Burkina. Queres desabafar alguma coisa? 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Isto é oddly specific, oh Burkina. Queres desabafar alguma coisa? 😁

Foi uma coisa que me chocou ha 15 anos quando vim tirar o mestrado e tinha um colega que trabalhava no Mac em frente a Universidade. Basicamente como estudante so podes trabalhar 16 ou 20 horas (ja nao me recordo), mas o que o gajo ganhava nessas 20 horas semanais (por mes) era o dobro do salario minimo em Portugal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Prisão com os pedófilos e cadeia com os Sócrates são as medidas. Tudo o resto é politiquice que não lhes faz diferença.

Como sei? Muito ano a tomar café e a ler o jornal, e a ouvir não só quem lá ia, como o dono do café.

Para reforçar:

image.png.04e2b2747c9a4493776f459f08fcc368.png

É o Facebook? Sim, é. Mas adivinhem quem está por detrás do teclado: pessoas com tanto poder de voto como vocês.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...