Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de aarao73, há 7 horas:

Sim, já entendi que tu és a favor do xuxalismo e não dá meritrocacia. 
Agora tirarem me 1000 paus de impostos para darem a quem ta no café ou pra pagar buracos de empresas públicas. E sim, acredito que não tenha reforma quando la chegar.. 

Mas tens razão, vou falar com malta que votou PS..

Uau

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

Desculpa o atraso.
Tem uma série de problemas, primeiro indica que não sabes porque razão descontas, que não sabes para o que é que descontas mas acima de tudo que não sabes para que é usado o teu dinheiro. Depois não me parece também que saibas minimamente os valores praticados nos apoios sociais e a quem os mesmos são dados, a conversa do rsi e do descontar para os outros estarem no café sem fazer um cu, é bonito para criar soundbytes.

Em último caso parece-me claramente que estás alheado das pessoas que realmente precisam dos apoios sociais que o estado concede e da importância dos mesmos na gestão dessas mesmas realidades sociais. Haaa mas recebem o RSI e têm BMWs parados a porta e não fazem um cu. E dados há ? É que uma pessoa para receber RSI tem de ter rendimentos inferiores ao próprio apoio que é o mísero valor de 189,66€. Sabes quanto recebe uma família de dois adultos com um filho em termos mensais ? 550,01€, uma fortuna que nem alimentação deve pagar e é se não tiver rendimento nenhum, senão só recebe a diferença entre os rendimentos que tem e o valor de 550€. O RSI é um mecanismo de combate à pobreza extrema com uma série de requisitos que são precisos completares para teres acesso.

Sabes para que servem os teus impostos também ? Para pessoas como eu que têm uma doença neurológica degenerativa não tenham de rebentar 60 000€ só em medicação como são os preços praticados na América onde as seguradores fogem com o cu à seringa porque assim podem. Para conseguires ter uma tentativa de comparticipação do estado, é preciso mil e um apelos, exposições e rezar para que um dos fundos existentes depois de todas as burocracias te ajude ao contrário de Portugal onde é feito de forma imediata mal tens diagnóstico.
Os espaços de saúde públicos são importantíssimos, melhor geridos obviamente, mas estão longe de ser o problema do país. Já nem falo no facto de se te dá o acaso de teres uma doença e teres de transferir o seguro de lado, estás f*dido porque o teu prémio sobe para valores que realmente só malta que pode é que consegue pagar.
Sabes para que servem também os 1000€ que descontas ? Para apoiar instituições como a ser+ que andam na rua em ações de reabilitação de pessoas com HIV com todo um histórico diferente de infeção, pessoas que vão desde sem-abrigos, a consumidores de drogas e alcoólicos, ações essas que visam reabilitar e ajudar pessoas que por um motivo ou outro se encontram em situação precária e que mais ninguém ajuda.
Servem para as pessoas de uma realidade que se calhar tu não conheces poderem ter os filhos nas escolas (com material escolar dado pelo estado de forma deficiente diga-se), que essas mesmas pessoas se calhar possam ter os filhos a participar ações desportivas/sociais que de outra forma não poderiam. Serve para mil e uma coisas que são bem mais que a porcaria da gota pequena no oceano que são os bandidos do RSI.
Eu tive a sorte de os meus pais me darem uma vida privilegiada mas ainda mais sorte de me terem criado com valores humanos minimamente decentes que me permitam ver além do meu umbigo e da minha bolha, felizmente tive o (des)privilégio de ver o que são miúdos de 10 anos que vão para a escola sem o pequeno-almoço e a primeira refeição que comem é o almoço na escola porque em casa só há dinheiro para o jantar, miúdos que nem uns chinelos para tomar banho depois de um treino tinham.
Se a ideia é descontar menos para roubar os apoios a quem mais precisa deles, então enquanto sociedade falhámos redondamente. O que nos distingue de qualquer outro animal é a capacidade de pensar e sentir e com isso sermos capazes de tentarmos ser mais justos.

E a boa gestão do dinheiro e fundos públicos (que eu defendo, já agora) não está em nada relacionada com os bandidos do RSI. Está relacionada com um Estado Social mais eficiente e pro-activo, e eficiência, ao contrário do que alguma malta da direita pode pensar, não se resolve apenas com cortes. Resolve-se com melhores condições de trabalho, investimento em infraestruturas e um sem número de condições muito mais importantes antes de pensar cortar a eito na função pública só porque sim.
Ainda temos muito que evoluir enquanto estado social, normal e faz parte do nosso desenvolvimento enquanto país e população, agora a estratégia não pode ser nunca prejudicar quem mais precisa dos apoios porque existem uns quantos aldrabões que dão a volta ao sistema. O principio deve ser exatamente o mesmo de um Estado de Direito, antes um culpado solto que um inocente preso.
E volto a ressalvar, não sei o que defendes, o que é certo é o que post a que eu dei quote estava tudo errado e não passam de ideias não só falsas como completamente desconexas do mundo real, desprovidas do real alcance que esses pequenos subsídios e os impostos têm.

Pickle, primeiro e antes de mais pedi obviamente desculpa quer ao Ghelton quer a todos os outros pelo ‘xuxalismo’ quefalei e outras coisas que escrevi, alonga-se a ti e a qualquer um num fórum porque tenho o Cmpt como um fórum de discussão saudável. 
sobre casos como aos que defendes e que possam ajudar todos os que necessitam e não tem possibilidade, 100% de acordo, até porque a minha mãe infelizmente já o teve de beneficiar, para causas sociais e reintegração na sociedade, igualmente de acordo. Mas o que não estou de acordo e que acontece muito em PT e nos últimos 25 anos pelo menos ninguém fez nada para o mudar é a constante evasão fiscal de empresas e particulares, pessoas a roubarem bolsas a quem realmente precisa, pessoas a receberem subsídio por não quererem trabalhar (sim, há pessoas que me dizem na cara que pelo mesmo valor, ficam em casa) e outros apoios estatais mal empregues. E depois, e atenção que não é só no PS, a quantidade de boys e amigos que chegam a lugares de poder e assim sem nunca terem provado nada é só por serem amigos de alguém ..
E fiquei triste pela maioria, não por A ou B ganharem. Acho que pode trazer estabilidade Mas espero que não haja um descontrole orçamental com este aval dado ao PS.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que é triste é que chalupas como a Joana Amaral Dias tenham lugar como comentadores numa TV nacional. Acho bem que haja pluralismo ideológico, mas chalupas anti-Ciência já me parece uma linha que não se devia cruzar.

Compartilhar este post

Link para o post

O David Justino na rtp é a prova de como o psd precisa de uma renovação urgente.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ver na SIC os homens do CHEGA no parlamento,
Eu percebo a revolta de algumas pessoas com o sistema, mas porra isto é só escroques, é que não se aproveita merd@ nenhuma ali.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Tio Hans, há 6 horas:

É natural. Já viste o eleitorado típico do Chega? Pessoas com pouca formação é a praia deles. Quem vota neles nem se apercebe que são racistas.

não é bem assim

FKLpO4qWUAErgM2?format=jpg&name=medium

por idade

FKLpvf2XoAIxOnW?format=jpg&name=large

FKLixVqXsAIaU8B?format=jpg&name=large

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 5 horas:

sobre a maioria absoluta: eu acho que muita gente tem de perceber que nós, mais tarde ou mais cedo, temos de começar a penalizar PS e PSD por serem a m*rda que são. E isto tem de começar a ser dito de maneira clara. Nenhum país concentra tantos votos em dois partidos, como nós. Basta pensar também, que é bom para a democracia que se ouçam vários partidos, que haja responsabilidades em vários partidos - o mito da estabilidade é isso mesmo, um mito, porque por essa Europa fora não faltam exemplos em que é preciso ir a eleições novamente, em que não se consegue formar governo, e são países prósperos, sendo muitas vezes um exemplo para países como o nosso (um exemplo é a Suécia). 

Isto é em termos mais teóricos, mas vamos passar para a realidade então, para ver o que é que PS e PSD têm trazido ao país: dezenas, centenas de governantes e autarcas dos dois partidos condenados por inúmeros crimes (curiosamente, foi mais um hoje); e se não são condenados, por inocência ou por falta de provas ou prescrição, cá ficam acordos e negócios como os das PPP's rodoviárias e as feed-in tariffs que, parecendo que não, vão lixando a vida a todos nós; fim dos debates quinzenais; sucessivo desinvestimento na ferrovia quando, na Europa, o caminho era precisamente o contrário; e podia continuar a tarde toda...Nem PS, nem PSD têm um projeto para o país. É a mediocridade. E quem fica contente com este resultado e com uma maioria absoluta é ficar contente com a mediocridade. Neste país olha-se muito para trás e pouco para o futuro. Nada é pensado a longo prazo. Vamos ser dos países que mais vai sofrer com as alterações climáticas, somos dos países mais velhos do mundo (!), temos imensos jovens que querem emigrar, mas passamos uma campanha a falar do gato do Rui Rio e do salário mínimo. Deixar de votar PS e PSD não implica que estes deixem de estar no governo, mas é diferente estes partidos terem quase 100 deputados ou pouco mais de 50...

Tinhas de ter mais partidos ao centro. Eu simpatizo com essa opinião mas depois não consigo votar fora do espectro PS-PSD porque as alternativas são demasiado ideologicamente esticadas para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o PSD+CDS tivessem ido em modo PAF e tivessem os mesmos votos. O PS nao teria maioria absoluta. E precisaria provavelmente do L/PAN para governar.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

não é bem assim

por idade

FKLixVqXsAIaU8B?format=jpg&name=large

As pessoas, principalmente aqui onde existe maioria absoluta do Livre, ainda não percebeu quem vota e porque votam no Chega. 

Surpreendeu-me, também devido as sondagens veiculadas, que o Chega tivesse cerca 12 deputados, mas nunca duvidei que eram os principais candidatos a 3ª força politica. Sinceramente, não sei qual a surpresa, no meu local de trabalho, cerca 100/150 pessoas, mais de metade tá-se a cagar para a politica, só querem saber de apostas de jogos de futebol principalmente putos novos, pessoal mais maduro a começar a constituir familia ou já com responsabilidades e descontentes com o estado principalmente da nossa justiça e da corrupção que existe é quase tudo pró-chega e pior convencem outros tambem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 minutos:

por idade

a 'peste grisalha' volta a entalar o PSD.

O PSD vai ter de esperar que morra a geração de pensionistas de 2011/15 para voltarem a ganhar votos. Esses velhos não voltam a votar no PSD.

Citação de noikeee, há 13 minutos:

Tinhas de ter mais partidos ao centro. Eu simpatizo com essa opinião mas depois não consigo votar fora do espectro PS-PSD porque as alternativas são demasiado ideologicamente esticadas para mim.

vota JPP que é uma mistura de PS e PSD XD

Citação de Ticampos, há 10 minutos:

Se o PSD+CDS tivessem ido em modo PAF e tivessem os mesmos votos. O PS nao teria maioria absoluta. E precisaria provavelmente do L/PAN para governar.

os partidos não percebem que o método D'Hondt favorece de propósito as coligações. é bem feita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

Quando o Chicão começou o namoro ao PSD, após a queda do governo, eu disse uma coligação dos 2 iria favorece-los.

Os 4 ou 5 mil votos que não dera para o CDS eleger nalguns distritos, davam para, em coligação, eleger-se mais 1 deputado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

é uma proprosta algo confusa para se entender à primeira - mas o Metodo D'Hondt já me explicaram 25 vezes e ainda não entendi bem XDXDXD - mas parece uma ideia interessantes.

Mas podia ser em vez de 22 circulos eleitorais (18 distritos, mais 2 RA, Europa, Mundo) podiam ser 23. O ultimo circulo ser isso que tudo dizes, um circulo nacional. 30 deputados, era capaz de ser muito. E não sei bem como se ia agilizar isso tudo.

Mas de facto, alguem de Viseu para dentro votar noutro partido que não PS ou PSD nunca serviu, nem vai serviu de nada. Coarcta a democracia, porque para uma percentagem dos nosso cidadão, na prática só lhe oferecem duas alternativas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 10 minutos:

Era suposto tentarem ter piada, sequer? Que vergonha alheia.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, aquele palerma do Observador do Telmo Azevedo Fernandes, um libertário daqueles a roçar o negacionismo, que como é óbvio desvaloriza a pandemia, as vacinas e as medidas de prevenção de contágios...esteve 15 dias internado, 10 em UCI e ainda fez um post destes. Karma do bom. 

ra.png.075b8560a21e48cd6c2671b2587cffd0.png

Compartilhar este post

Link para o post

tive na uci, mas paguei do meu próprio bolso. Ainda bem que tem capacidades para tal, se não tivesse morria.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento as estações de TV com um espaço de comentário político ganharam uma armada gigante de novos comentadores políticos, que são os ex-deputados do CDS. Todos os dias aparece um novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando no que foi dito aí para trás, eu tenho noção da importância dos impostos que pago. Vivo numa zona onde foram colocadas as pessoas que viviam em condições desfavoráveis um pouco por toda a cidade de Lisboa e sei a importância do Estado Social que temos na melhoria das condições de vida das mesmas pessoas.

A minha mãe é professora, carreira de 30+ anos na zona de Lisboa e sei bem de casos de pobreza extrema que ela viu com os próprios olhos, situações que enchiam páginas deste tópico se fossemos relatar uma a uma. E o que ela viu é a ponta do iceberg porque sempre deu aulas ao primeiro ciclo e há situações extremas de gangs, drogas, prostituição e afins que surgem em faixas etárias mais avançadas.

Não vou entrar em detalhes mas digo apenas que a minha mãe é uma pessoa muito dada e fui ensinado a respeitar o próximo, a ajudar quem precisa e a partilhar o que tenho, dentro do possível. Nunca nos faltou nada mas a vida não é desafogada, as coisas boas que temos foram construídas com um esforço grande de gerações anteriores, pais e avós. Os meus avós paternos que não tendo mais do que o 4º ano fizeram todos os esforços para que os filhos estudassem, o meu pai teve durante algum tempo 2 empregos pois havia casa para pagar, bebé (eu) para alimentar e a minha mãe estava na precaridade de ser professora contratada e trabalhar um mês de vez em quando. Felizmente tudo melhorou e assim que a minha mãe arranjou colocação permanente e o meu pai passou a ganhar mais começamos a ter a vida de uma família de classe média em Portugal.

Mais uma vez sem entrar em detalhes, seguindo o exemplo que me foi dado pelos meus pais tenho ajudado quem precisa na medida do possível, fiz parte da direção duma associação de estudantes na universidade não para as festas, não para me meter numa J mas sim por acreditar na instituição centenária que é, numa instituição que lutou contra o Estado Novo, e que lutava (e ainda luta) por um ensino superior público para todos, com propina 0 e em facilidade de habitação em Lisboa para estudantes, porque é impossível alguém viver pagando 300/400€ por um quarto todos os meses.

Dito isto, nunca votei nem votaria num partido que acabasse com serviços públicos essenciais ao país ou cortasse subsídios fundamentais para que toda as pessoas neste país tenham condições minimamente decentes de vida. Votei IL como já votei noutras alturas em partidos de esquerda, li os programas e usei o meu direito ao voto para votar com quem mais me identifico.

Não concordo com tudo o que defendem e tenho sérias dúvidas na justiça duma taxa única de IRS, por exemplo, mas foi o partido que para mim apresentou as ideias com que mais me identifico. Votei neles não para terem medida absoluta e implementarem tudo o que propõem mas sim para terem representatividade no parlamento e levarem as suas ideias a discussão.

Porque acredito no nosso sistema democrático e acho que é assim que deve funcionar, com propostas e discussão das mesmas de forma civilizada. Acredito que temas como a taxa única de IRS possam ser convertidos, com debate sério e argumentação válida, em medidas mais moderadas que tragam melhorias para todos.

Se vou rotulado de egoísta e jovem estúpido e outras coisas que vi para aqui por exercer o meu direito de votar de forma livre em quem me identifico mais que o seja, já não tenho 12 anos para ficar ofendido com pessoas na internet a chamarem-me nomes. Faço este post como desabafo, porque votar no clube diferente do que a maioria votou não quer dizer que seja estúpido, não conheça dificuldades e que não saiba para onde vão os meus impostos. Posso ser estúpido na mesma mas não é por votar X ou Y.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 19 minutos:

Neste momento as estações de TV com um espaço de comentário político ganharam uma armada gigante de novos comentadores políticos, que são os ex-deputados do CDS. Todos os dias aparece um novo.

E a Cecília onde anda?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 6 minutos:

E a Cecília onde anda?

andou pela CNN a limpar o chão com a Joana Mortágua.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 8 horas:

Pegando no que foi dito aí para trás, eu tenho noção da importância dos impostos que pago. Vivo numa zona onde foram colocadas as pessoas que viviam em condições desfavoráveis um pouco por toda a cidade de Lisboa e sei a importância do Estado Social que temos na melhoria das condições de vida das mesmas pessoas.

A minha mãe é professora, carreira de 30+ anos na zona de Lisboa e sei bem de casos de pobreza extrema que ela viu com os próprios olhos, situações que enchiam páginas deste tópico se fossemos relatar uma a uma. E o que ela viu é a ponta do iceberg porque sempre deu aulas ao primeiro ciclo e há situações extremas de gangs, drogas, prostituição e afins que surgem em faixas etárias mais avançadas.

Não vou entrar em detalhes mas digo apenas que a minha mãe é uma pessoa muito dada e fui ensinado a respeitar o próximo, a ajudar quem precisa e a partilhar o que tenho, dentro do possível. Nunca nos faltou nada mas a vida não é desafogada, as coisas boas que temos foram construídas com um esforço grande de gerações anteriores, pais e avós. Os meus avós paternos que não tendo mais do que o 4º ano fizeram todos os esforços para que os filhos estudassem, o meu pai teve durante algum tempo 2 empregos pois havia casa para pagar, bebé (eu) para alimentar e a minha mãe estava na precaridade de ser professora contratada e trabalhar um mês de vez em quando. Felizmente tudo melhorou e assim que a minha mãe arranjou colocação permanente e o meu pai passou a ganhar mais começamos a ter a vida de uma família de classe média em Portugal.

Mais uma vez sem entrar em detalhes, seguindo o exemplo que me foi dado pelos meus pais tenho ajudado quem precisa na medida do possível, fiz parte da direção duma associação de estudantes na universidade não para as festas, não para me meter numa J mas sim por acreditar na instituição centenária que é, numa instituição que lutou contra o Estado Novo, e que lutava (e ainda luta) por um ensino superior público para todos, com propina 0 e em facilidade de habitação em Lisboa para estudantes, porque é impossível alguém viver pagando 300/400€ por um quarto todos os meses.

Dito isto, nunca votei nem votaria num partido que acabasse com serviços públicos essenciais ao país ou cortasse subsídios fundamentais para que toda as pessoas neste país tenham condições minimamente decentes de vida. Votei IL como já votei noutras alturas em partidos de esquerda, li os programas e usei o meu direito ao voto para votar com quem mais me identifico.

Não concordo com tudo o que defendem e tenho sérias dúvidas na justiça duma taxa única de IRS, por exemplo, mas foi o partido que para mim apresentou as ideias com que mais me identifico. Votei neles não para terem medida absoluta e implementarem tudo o que propõem mas sim para terem representatividade no parlamento e levarem as suas ideias a discussão.

Porque acredito no nosso sistema democrático e acho que é assim que deve funcionar, com propostas e discussão das mesmas de forma civilizada. Acredito que temas como a taxa única de IRS possam ser convertidos, com debate sério e argumentação válida, em medidas mais moderadas que tragam melhorias para todos.

Se vou rotulado de egoísta e jovem estúpido e outras coisas que vi para aqui por exercer o meu direito de votar de forma livre em quem me identifico mais que o seja, já não tenho 12 anos para ficar ofendido com pessoas na internet a chamarem-me nomes. Faço este post como desabafo, porque votar no clube diferente do que a maioria votou não quer dizer que seja estúpido, não conheça dificuldades e que não saiba para onde vão os meus impostos. Posso ser estúpido na mesma mas não é por votar X ou Y.

Olha aqui uma formiga a votar no insecticida.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 10 horas:

não é bem assim

por idade

São o partido que fica em último se considerarmos apenas os votos dos licenciados...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...