El Colosso Publicado 1 Julho 2022 Citação de Hidden, Agora: Isso dos pronomes neutros é uma bolha no Twitter... Embora faça sentido na prática como evolução do idioma (até para não se usar sempre o masculino quando há homens e mulheres em grupo), não pode ser aplicado de qualquer forma. meia dúzia de pessoas no twitter a tentar arranjar formas que acham que melhor descreve como se identificam resto do pessoal nas redes sociais: ESTÃO A MATAR A NOSSA LINGUA!!!!!!11! Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 1 Julho 2022 Citação de Rōnin, há 1 hora: isso foi escrito pelo JJ Boçe? 3 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 1 Julho 2022 Mas por acaso a discussão em torno da língua é algo que tem de naturalmente acontecer ou ir acontecendo (por quem percebe do assunto, claro). Não faz sentido escrevermos coisas como "Caros alunos", mas "Car@s ou Carxs" também é algo que meh...acho que se consegue melhor. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 1 Julho 2022 Citação de Jpa, há 3 minutos: Mas por acaso a discussão em torno da língua é algo que tem de naturalmente acontecer ou ir acontecendo (por quem percebe do assunto, claro). Não faz sentido escrevermos coisas como "Caros alunos", mas "Car@s ou Carxs" também é algo que meh...acho que se consegue melhor. Mas... porquê? Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 1 Julho 2022 Isto é um assunto que devia ser estudado e discutido por linguistas. Pessoal que percebe do assunto, para entender a melhor forma de ir gradualmente introduzindo estas alterações tendo em conta o que existe actualmente e as regras de ortografia e pronúncia e etc. Não por meia dúzia de mecos no twitter a escrever 23746523 coisas diferentes e uma pessoa fica sem saber no que pegar. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 1 Julho 2022 Citação de Jpa, há 2 minutos: Mas por acaso a discussão em torno da língua é algo que tem de naturalmente acontecer ou ir acontecendo (por quem percebe do assunto, claro). Não faz sentido escrevermos coisas como "Caros alunos", mas "Car@s ou Carxs" também é algo que meh...acho que se consegue melhor. Isso do "Carxs" é mais uma cópia do inglês que outra coisa (com os "latinxs"). A discussão tem de começar em algum lado, e teria sempre de vir do pessoal que se sente mais afetado pela nossa língua ser tão binária. Depois sim, é algo que tem de ser analisado e "codificado" por pessoal que melhor entende o assunto, por linguistas e pelas Academias referentes a isso Citação de NIkeL, há 2 minutos: Mas... porquê? Porque assume o masculino como o neutro, e é mesmo isso que se está a tentar combater. Citação de JGabriel, há 1 minuto: Isto é um assunto que devia ser estudado e discutido por linguistas. Pessoal que percebe do assunto, para entender a melhor forma de ir gradualmente introduzindo estas alterações tendo em conta o que existe actualmente e as regras de ortografia e pronúncia e etc. Não por meia dúzia de mecos no twitter a escrever 23746523 coisas diferentes e uma pessoa fica sem saber no que pegar. Obviamente. Esse pessoal está apenas a tentar descobrir formas diferentes, a ver o que pega e o que não pega. Estão a fazer o trabalho de base Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Julho 2022 Coisas como "maçã" ou "casa" não teriam q ter um género tbm, acho que podiam ser palavras com géneros neutros tbm 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 1 Julho 2022 Citação de Sumudica by Night, há 32 minutos: farmácia quando deixou de ser escrita com ph - meo deos, a wingua pwotugwesa 😞 Acho que estarás de acordo que pharmácia e farmácia pronuncia-se da mesma maneira apesar de pelos vistos o "ph" existia nas palavras porque "Antigamente, grafava-se o fonema «f» com ph somente nas palavras de origem grega, quer viessem directamente para português, quer por intermédio do latim ou de outra língua." Devo estar só a ser parve quando digo que muda muito a língua portuguesa porque deve ser mentira e tu como sempre estás só a ser engraçade. 2 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 1 Julho 2022 Citação de NIkeL, há 15 minutos: Mas... porquê? É como o Colosso disse. Se te estás a referir a rapazes e raparigas, por exemplo, porque é que haverias de usar o masculino? Claro que isto, dito assim, parece ser insignificante, mas é o que está por detrás disto, são as consequências que as palavras têm nas pessoas, que fazem com que deva haver uma mudança. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 1 Julho 2022 Citação de Jimpo, há 3 minutos: Acho que estarás de acordo que pharmácia e farmácia pronuncia-se da mesma maneira apesar de pelos vistos o "ph" existia nas palavras porque "Antigamente, grafava-se o fonema «f» com ph somente nas palavras de origem grega, quer viessem directamente para português, quer por intermédio do latim ou de outra língua." Devo estar só a ser parve quando digo que muda muito a língua portuguesa porque deve ser mentira e tu como sempre estás só a ser engraçade. O Acordo Ortográfico também mudava muito a língua portuguesa. O pessoal habituou-se. Essas expressões neutras parecem-te estranhas porque são novas, that's it. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 1 Julho 2022 Citação de Jimpo, há 5 minutos: Acho que estarás de acordo que pharmácia e farmácia pronuncia-se da mesma maneira apesar de pelos vistos o "ph" existia nas palavras porque "Antigamente, grafava-se o fonema «f» com ph somente nas palavras de origem grega, quer viessem directamente para português, quer por intermédio do latim ou de outra língua." Devo estar só a ser parve quando digo que muda muito a língua portuguesa porque deve ser mentira e tu como sempre estás só a ser engraçade. o meu ponto é apenas que a lingua evolui Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Julho 2022 nós falamos como se tivessemos no seculo xv, as nossas colónias é que evoluiram a língua Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 1 Julho 2022 E novamente, isto é meia dúzia de pessoas no Twitter a experimentar com a língua. Não é nada oficial, não é nada de concreto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Julho 2022 Citação de Plagio o Original, há 15 minutos: Coisas como "maçã" ou "casa" não teriam q ter um género tbm, acho que podiam ser palavras com géneros neutros tbm Então como dirias, por exemplo, "A minha casa"? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Julho 2022 Citação de Seferogol, Agora: Então como dirias, por exemplo, "A minha casa"? Minhet caset Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Julho 2022 Sempre engraçado alguém preocupado com os pronomes neutros, enquanto escreve a partir do seu smartphone, ou do seu laptop. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 1 Julho 2022 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Eu percebo perfeitamente o que queres dizer. Não percebo é como consegues equiparar a validade das duas opiniões. É que, por mais parvo que tu ou eu possamos achar, por exemplo, a questão da linguagem neutra, isso afecta negativamente um total de zero pessoas. Já uma opinião que diz que "os panelei*os é tudo para ir à vida" (não estou a citar ninguém directamente) parece-me bem mais perigosa. Tens razão. Pá, dá-me um bocado de desconto, eu tou num fórum de F1 e esta semana houve 3 polémicas diferentes de 3 gajos diferentes que disseram coisas racistas/estúpidas, que depois tornou-se numa bola de neve enorme sobre como é que as equipas e os pilotos devem reagir, e depois o pessoal online indignado com as reacções que uns não reagiram o suficiente outros reagiram a mais, outros indignados com as indignações etc etc etc é tudo super cansativo e saturante. Às vezes acho que foi um erro da humanidade inventamos a Internet, há 30 anos atrás toda a gente tinha a sua opinião estúpida em casa mas não andávamos a partilhar uns com os outros por isso tavamos todos contentes. Um dia destes mudo-me para uma cabana a meio do mato sem eletricidade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 1 Julho 2022 Essa bolha do Twitter que olhe para o exemplo de Cuba. Só a infraestrutura influencia a superestrutura. Só os meios de produção determinam tudo o resto. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Julho 2022 (editado) Citação de noikeee, há 14 minutos: Às vezes acho que foi um erro da humanidade inventamos a Internet, há 30 anos atrás toda a gente tinha a sua opinião estúpida em casa mas não andávamos a partilhar uns com os outros por isso tavamos todos contentes. Um dia destes mudo-me para uma cabana a meio do mato sem eletricidade. Isso já n me acontece, só no cmpt. Mas vais ter gente que vai entrar na tua vida com opiniões burras com base em coisas q n existem com origem na internet, como os wokes, bespokes, a cultura de cancelamento e a prozis Tenho um colega de trabalho q falou 15 mins de como não gostavam do gajo da prozis por ter uma opinião diferente. E sem oposição. Eu não me opus pq nao sou maluco. Editado 1 Julho 2022 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 1 Julho 2022 Citação de El Colosso, há 40 minutos: E novamente, isto é meia dúzia de pessoas no Twitter a experimentar com a língua. Não é nada oficial, não é nada de concreto. aquilo que saquei foi uma pesquisa random nas imagens do Google mas por acaso já tinha calhado ver um anúncio televisivo a mencionar estes pronomes Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 1 Julho 2022 (editado) Citação de El Colosso, há 46 minutos: O Acordo Ortográfico também mudava muito a língua portuguesa. O pessoal habituou-se. Essas expressões neutras parecem-te estranhas porque são novas, that's it. O AO acima de tudo simplificou a língua. Não mudou a forma de falar, nem a construção de frases, nem a gramática. É muito diferente tirar o C de uma palavra onde não se lê o C, do que mudar a forma fundamental como a língua é falada e escrita. A língua Portuguesa existe com géneros nas palavras e o seu entendimento é feito também assente nisso. Começar a dizer "Els são bonites" e "Sou amigue dels" não faz nada para a compreensão nem vejo como melhore a língua em nenhum sentido, tirando o "nada pode ter género porque se não uma percentagem bastante reduzida de pessoas vão ficar chateadas". Até porque vejo os exemplos acima, e umas vezes o "E" é neutro, outras vezes é masculino e o "S" é o neutro, outras vezes é o "U" neutro, outras vezes o "ele/ela" é substituído por "Ilu". Eu compreendo o lado delas, mas estamos a falar de alterar de forma muito radical uma língua utilizada por 250M de pessoas, é algo que a acontecer, terá de acontecer de forma natural, não forçada por uma minoria da população falante. Again, my opinion. Se discordares, sou todo ouvidos para a tua opinião 🙂 Editado 1 Julho 2022 por rcoelho14 3 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 1 Julho 2022 Citação de challenger, há 2 horas: Como o dono da Prozis foi vitaminado com €18,5 milhões de fundos públicos Da série: Tenho recursos ilimitados e a Prozis não precisa de Portugal para nada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 1 Julho 2022 bros só queria fazer um meme madeirense 😞 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 1 Julho 2022 Citação de El Colosso, há 1 hora: Porque o pessoal é idiota. O acordo ortográfico está bem feito, estas "mudanças" (Que não são mudanças nenhumas, é pessoal do twitter a tentar ter a linguagem menos binária) são boas Ignore list. Siga. Compartilhar este post Link para o post