JohnyM Publicado 18 Abril 2023 Citação de Ghelthon, há 32 minutos: O que me choca mesmo é a desfaçatez das grandes cadeias, em particular (embora dificilmente sejam as únicas a fazê-lo), porque sabem que o povo e os media estão mais atentos aos preços do que nunca, e mesmo assim decidem aumentar preços e portanto absorver a descida do IVA sem sequer disfarçar. E mais me choca sabendo que isto é apenas ganância, porque esta descida do IVA não mexe nas margens deles de forma nenhuma. Nojo autêntico. Acho muito bem que o façam. Se o estado quer regular preços que abra as suas próprias superfícies comerciais e que pratique lá os preços que assim o entender. Enquanto estivermos a falar de empresas privadas era o que faltava o estado querer regular os preços por eles praticados. Para a próxima o Costa não invente com esta medida meramente populista (e obviamente absurda). 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 13 minutos: Acho muito bem que o façam. Se o estado quer regular preços que abra as suas próprias superfícies comerciais e que pratique lá os preços que assim o entender. Enquanto estivermos a falar de empresas privadas era o que faltava o estado querer regular os preços por eles praticados. Para a próxima o Costa não invente com esta medida meramente populista (e obviamente absurda). Pois, é o normal. Liberdade para operar e tal. Mas já agora, numa comparação absurda, porque não aplicar o mesmo raciocínio aos direitos laborais? Por que razão há-de o Estado regular o trabalho em entidades privadas? Só para entender o raciocínio. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 18 Abril 2023 Citação de Ghelthon, há 27 minutos: Pois, é o normal. Liberdade para operar e tal. Mas já agora, numa comparação absurda, porque não aplicar o mesmo raciocínio aos direitos laborais? Por que razão há-de o Estado regular o trabalho em entidades privadas? Só para entender o raciocínio. O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um. Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 6 minutos: O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um. Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? Temos visões opostas da coisa. Necessidades básicas deviam ter os preços limitados, e isso aplica-se à alimentação e ao alojamento. Agora claro, isto é na teoria, porque bem sei que é difícil de aplicar na prática, porque os supermercados podem sempre alegar que as subidas de preços que houve antes do IVA a 0% se deveram a X, Y e Z. Mas talvez coubesse ao Estado averiguar se realmente foi o caso, não sei. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 10 minutos: Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? Na tua perspetiva, pelo que percebo, devemos então deixar o mercado funcionar. É isto? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Abril 2023 Agora, parece-me que está na altura de nos deixarmos daquela fantasia de que o Mercado funciona super bem e não sei mais o quê, porque todos sabemos que isso é fantochada. O Estado precisa de intervir, caso contrário ficamos entregues aos bichos. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 18 Abril 2023 O maior erro do Estado foi ter salvo empresas durante a pandemia, especialmente restaurantes. Parece que vivemos num capitalismo zombie em que empresas que devem falir e pessoas que merecem ir à miséria simplesmente navegam sendo salvas pelos contribuintes. Bancos, restaurantes, empresas, etc. Da mesma forma, na habitação, quem não tiver capacidade para pagar a renda que pegue num livro do Charles Darwin e entenda que ou se adapta ou perece. É a evolução do capitalismo. As casas vão acabar. Finito. Durmam no carro ou numa tenda. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 18 Abril 2023 A figurinha do nosso PM, pqp Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 18 Abril 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Na tua perspetiva, pelo que percebo, devemos então deixar o mercado funcionar. É isto? O estado caso assim o entenda pode regular mercados. Tem é de compensar financeiramente entidades privadas que sofram com isso. O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos? Pegando no exemplo da habitação. Imaginamos que tens uma casa para arrendar. Vais arrendar pelo valor que te apetecer, certo? Foste tu que a compraste, foste tu que fizeste os investimentos na casa, pagas IMI, pagas condomínio, etc. Tem o estado direito de te vir dizer que tens de alugar a tua casa por um valor mensal máximo? Se o estado quiser casas a esse preço que compre e as arrendar. Com o caso dos supermercados igual. Se o estado não pagou os produtos pelo supermercado vai dizer que tem de vender a X? Era o que faltava! Se quiserem taxem produtos que estejam acima de um valor Y ou outra maneira qualquer agora dizer que temos de vender a um preço qualquer? Era o que faltava! Citação de Ghelthon, há 1 hora: Temos visões opostas da coisa. Necessidades básicas deviam ter os preços limitados, e isso aplica-se à alimentação e ao alojamento. Agora claro, isto é na teoria, porque bem sei que é difícil de aplicar na prática, porque os supermercados podem sempre alegar que as subidas de preços que houve antes do IVA a 0% se deveram a X, Y e Z. Mas talvez coubesse ao Estado averiguar se realmente foi o caso, não sei. A medida do IVA estava destinada a falhar. Já em Espanha aconteceu o mesmo, porque ia ser diferente aqui? Eu também acho que o estado tem de ter serviços sociais e apoiar quem necessite, regulando certas coisas. Não o pode é fazer com entidades privadas cuja função é dar lucro aos acionistas e não andar a fazer de Santa Casa da Misericórdia Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Abril 2023 (editado) Citação de JohnyM, há 3 horas: O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um. Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? Bahahahhahahaha FDS parti-me a rir . Editado 18 Abril 2023 por Sandes. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 1 hora: O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos? Quais custos? Tabelar preços não é a mesma coisa que controlar margens. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Abril 2023 Eu ainda n entendi pq q tenho q me importar com o lula alguém me explique pfv Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 2 horas: A medida do IVA estava destinada a falhar. Já em Espanha aconteceu o mesmo, porque ia ser diferente aqui? Eu também acho que o estado tem de ter serviços sociais e apoiar quem necessite, regulando certas coisas. Não o pode é fazer com entidades privadas cuja função é dar lucro aos acionistas e não andar a fazer de Santa Casa da Misericórdia Claro que estava destinada a falhar, mas este falhanço só ajuda a pôr a nu a falta de vergonha que acontecesse num mercado não regulado. Noutro assunto, este mimimi com as Europeias é ridículo. Como se a data das eleições fosse a causa da abstenção... Parece que se está a lidar com crianças, daqui a nada levam as pessoas ao colo para votar. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 18 Abril 2023 Citação de Plagio o Original, há 16 minutos: Eu ainda n entendi pq q tenho q me importar com o lula alguém me explique pfv Não és liberal e não sabias Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2023 (editado) Citação de Plagio o Original, há 27 minutos: Eu ainda n entendi pq q tenho q me importar com o lula alguém me explique pfv Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas. São todos muito contra a cultura do cancelamento até um senhor que eles não concordam vir cá discursar. Tenho a certeza que vão manifestar o mesmo desagrado quando os presidentes de Angola, Guiné Equatorial e Moçambique cá vierem. Para além disso, pelo menos a direita mais extremada ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições. Editado 18 Abril 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Abril 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas. Para além disso, pelo menos a direita mais extremada, ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições. Ent e pq q eu tenho q tar preocupado com isso Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2023 (editado) Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: Ent e pq q eu tenho q tar preocupado com isso É só mais um fait diver. Mas prepara-te que entre sábado e terça, quando ele estiver cá, será pior. Editado 18 Abril 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Abril 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 49 minutos: É só mais um fait diver. Mas prepara-te que entre sábado e terça, quando ele estiver cá, será pior. Estou preparado para a chincalheira e poluição sonora que vai ser a bancada do Chega no momento em que o lula discursar. Editado 18 Abril 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 18 Abril 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas. São todos muito contra a cultura do cancelamento até um senhor que eles não concordam vir cá discursar. Tenho a certeza que vão manifestar o mesmo desagrado quando os presidentes de Angola, Guiné Equatorial e Moçambique cá vierem. Para além disso, pelo menos a direita mais extremada ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições. Afinal já não tem, é conforme lhe convém... https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lula-da-silva-condena-invasao-da-ucrania-apos-criticas-dos-eua-e-da-ue Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 18 Abril 2023 (editado) Se o Pingo Doce e o Continente começam a lucrar com margens estratosféricas não se arriscam a que apareça um competidor que apresente produtos a menor preço que lhes roube a clientela? P.ex já vi algum pessoal dizer que no comércio tradicional certos produtos estão muito mais baratos - eventualmente as pessoas revertem a comprar lá e abandonam os supermercados caros. Claro que isto tem uma enorme inércia , as pessoas não se apercebem imediatamente, há localidades onde não existe concorrência e não vai abrir outros supermercados assim tão cedo etc. Mas em teoria isto seria o mercado a funcionar mesmo assim apesar disto tudo Editado 18 Abril 2023 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 4 horas: O estado caso assim o entenda pode regular mercados. Tem é de compensar financeiramente entidades privadas que sofram com isso. O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos? Pegando no exemplo da habitação. Imaginamos que tens uma casa para arrendar. Vais arrendar pelo valor que te apetecer, certo? Foste tu que a compraste, foste tu que fizeste os investimentos na casa, pagas IMI, pagas condomínio, etc. Tem o estado direito de te vir dizer que tens de alugar a tua casa por um valor mensal máximo? Se o estado quiser casas a esse preço que compre e as arrendar. Com o caso dos supermercados igual. Se o estado não pagou os produtos pelo supermercado vai dizer que tem de vender a X? Era o que faltava! Se quiserem taxem produtos que estejam acima de um valor Y ou outra maneira qualquer agora dizer que temos de vender a um preço qualquer? Era o que faltava! A medida do IVA estava destinada a falhar. Já em Espanha aconteceu o mesmo, porque ia ser diferente aqui? Eu também acho que o estado tem de ter serviços sociais e apoiar quem necessite, regulando certas coisas. Não o pode é fazer com entidades privadas cuja função é dar lucro aos acionistas e não andar a fazer de Santa Casa da Misericórdia O Estado pode ir ao OLX, identificar todas as casas para arrendamento e dar ordem de expropriação. Investe zero euros e arrecada milhões em rendas e resolve a crise de habitação do país. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2023 (editado) Citação de PRFA47, há 50 minutos: Afinal já não tem, é conforme lhe convém... Preferia que mantivesse uma só palavra, mesmo que eu estivesse em total desacordo com a mesma como estava, do que andasse ao sabor do vento a querer agradar a gregos e troianos. Parece-me que a posição dele (a anterior), mais do que outra coisa, é económica no sentido de precisar daqueles países para o futuro económico do país (ainda nos últimos dias saiu uma notícia de empréstimos significativos do banco de desenvolvimento chinês, por exemplo). Editado 18 Abril 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 18 Abril 2023 Citação de JohnyM, há 6 horas: O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um. Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? Imagina os estado não ajudar empresas perto da falência. AInda bem que isso nunca aconteceu 1 Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 19 Abril 2023 Os primeiros sinais de que soube são de que o Pingo Doce reverteu a totalidade da descida da IVA no preço ao consumidor. Veremos os próximos desenvolvimentos. Compartilhar este post Link para o post