Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 32 minutos:

O que me choca mesmo é a desfaçatez das grandes cadeias, em particular (embora dificilmente sejam as únicas a fazê-lo), porque sabem que o povo e os media estão mais atentos aos preços do que nunca, e mesmo assim decidem aumentar preços e portanto absorver a descida do IVA sem sequer disfarçar. E mais me choca sabendo que isto é apenas ganância, porque esta descida do IVA não mexe nas margens deles de forma nenhuma.

Nojo autêntico.

Acho muito bem que o façam. Se o estado quer regular preços que abra as suas próprias superfícies comerciais e que pratique lá os preços que assim o entender. Enquanto estivermos a falar de empresas privadas era o que faltava o estado querer regular os preços por eles praticados.

Para a próxima o Costa não invente com esta medida meramente populista (e obviamente absurda).

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 13 minutos:

Acho muito bem que o façam. Se o estado quer regular preços que abra as suas próprias superfícies comerciais e que pratique lá os preços que assim o entender. Enquanto estivermos a falar de empresas privadas era o que faltava o estado querer regular os preços por eles praticados.

Para a próxima o Costa não invente com esta medida meramente populista (e obviamente absurda).

Pois, é o normal. Liberdade para operar e tal.

Mas já agora, numa comparação absurda, porque não aplicar o mesmo raciocínio aos direitos laborais? Por que razão há-de o Estado regular o trabalho em entidades privadas? Só para entender o raciocínio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 27 minutos:

Pois, é o normal. Liberdade para operar e tal.

Mas já agora, numa comparação absurda, porque não aplicar o mesmo raciocínio aos direitos laborais? Por que razão há-de o Estado regular o trabalho em entidades privadas? Só para entender o raciocínio.

O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um.

Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 6 minutos:

O estado está a regular direito de trabalhadores para os proteger. Porque motivo vai o estado regular os ganhos das empresas? Ou quando as empresas tiverem prejuizos o estado também vai salvar? Se o continente quiser meter um litro de leite a 50€ a não ser que haja alguma lei que o impeça pode perfeitamente fazê-lo depois os consumidores compram ou não é problema de cada um.

Para mim funciona como no mercado da habitação. Todos se queixam que está caro e tudo isso mas se tivesses um prédio no meio de Lisboa ias vender por tuta e meia a estudantes só porque és boa pessoa ou chulavas os estrangeiros ao máximo? 

Temos visões opostas da coisa. Necessidades básicas deviam ter os preços limitados, e isso aplica-se à alimentação e ao alojamento. Agora claro, isto é na teoria, porque bem sei que é difícil de aplicar na prática, porque os supermercados podem sempre alegar que as subidas de preços que houve antes do IVA a 0% se deveram a X, Y e Z.

Mas talvez coubesse ao Estado averiguar se realmente foi o caso, não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 10 minutos:

Na tua perspetiva, pelo que percebo, devemos então deixar o mercado funcionar. É isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, parece-me que está na altura de nos deixarmos daquela fantasia de que o Mercado funciona super bem e não sei mais o quê, porque todos sabemos que isso é fantochada. O Estado precisa de intervir, caso contrário ficamos entregues aos bichos.

Compartilhar este post

Link para o post

O maior erro do Estado foi ter salvo empresas durante a pandemia, especialmente restaurantes. 

Parece que vivemos num capitalismo zombie em que empresas que devem falir e pessoas que merecem ir à miséria simplesmente navegam sendo salvas pelos contribuintes. Bancos, restaurantes, empresas, etc. 

Da mesma forma, na habitação, quem não tiver capacidade para pagar a renda que pegue num livro do Charles Darwin e entenda que ou se adapta ou perece. É a evolução do capitalismo. As casas vão acabar. Finito. Durmam no carro ou numa tenda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Na tua perspetiva, pelo que percebo, devemos então deixar o mercado funcionar. É isto?

O estado caso assim o entenda pode regular mercados. Tem é de compensar financeiramente entidades privadas que sofram com isso. O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos? 

Pegando no exemplo da habitação. Imaginamos que tens uma casa para arrendar. Vais arrendar pelo valor que te apetecer, certo? Foste tu que a compraste, foste tu que fizeste os investimentos na casa, pagas IMI, pagas condomínio, etc. Tem o estado direito de te vir dizer que tens de alugar a tua casa por um valor mensal máximo? Se o estado quiser casas a esse preço que compre e as arrendar. Com o caso dos supermercados igual. Se o estado não pagou os produtos pelo supermercado vai dizer que tem de vender a X? Era o que faltava! Se quiserem taxem produtos que estejam acima de um valor Y ou outra maneira qualquer agora dizer que temos de vender a um preço qualquer? Era o que faltava!

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Temos visões opostas da coisa. Necessidades básicas deviam ter os preços limitados, e isso aplica-se à alimentação e ao alojamento. Agora claro, isto é na teoria, porque bem sei que é difícil de aplicar na prática, porque os supermercados podem sempre alegar que as subidas de preços que houve antes do IVA a 0% se deveram a X, Y e Z.

Mas talvez coubesse ao Estado averiguar se realmente foi o caso, não sei.

A medida do IVA estava destinada a falhar. Já em Espanha aconteceu o mesmo, porque ia ser diferente aqui? Eu também acho que o estado tem de ter serviços sociais e apoiar quem necessite, regulando certas coisas. Não o pode é fazer com entidades privadas cuja função é dar lucro aos acionistas e não andar a fazer de Santa Casa da Misericórdia 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 3 horas:

Bahahahhahahaha FDS parti-me a rir .

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos?

Quais custos?

Tabelar preços não é a mesma coisa que controlar margens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

A medida do IVA estava destinada a falhar. Já em Espanha aconteceu o mesmo, porque ia ser diferente aqui? Eu também acho que o estado tem de ter serviços sociais e apoiar quem necessite, regulando certas coisas. Não o pode é fazer com entidades privadas cuja função é dar lucro aos acionistas e não andar a fazer de Santa Casa da Misericórdia

Claro que estava destinada a falhar, mas este falhanço só ajuda a pôr a nu a falta de vergonha que acontecesse num mercado não regulado.

Noutro assunto, este mimimi com as Europeias é ridículo. Como se a data das eleições fosse a causa da abstenção... Parece que se está a lidar com crianças, daqui a nada levam as pessoas ao colo para votar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 16 minutos:

Eu ainda n entendi pq q tenho q me importar com o lula alguém me explique pfv

Não és liberal e não sabias

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 27 minutos:

Eu ainda n entendi pq q tenho q me importar com o lula alguém me explique pfv

Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas. São todos muito contra a cultura do cancelamento até um senhor que eles não concordam vir cá discursar. Tenho a certeza que vão manifestar o mesmo desagrado quando os presidentes de Angola, Guiné Equatorial e Moçambique cá vierem.

Para além disso, pelo menos a direita mais extremada ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas.

Para além disso, pelo menos a direita mais extremada, ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições.

Ent e pq q eu tenho q tar preocupado com isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Ent e pq q eu tenho q tar preocupado com isso

É só mais um fait diver. Mas prepara-te que entre sábado e terça, quando ele estiver cá, será pior. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 49 minutos:

É só mais um fait diver. Mas prepara-te que entre sábado e terça, quando ele estiver cá, será pior. 

Estou preparado para a chincalheira e poluição sonora que vai ser a bancada do Chega no momento em que o lula discursar.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Alguma direita, que tem deputados que chegaram a afirmar que o 25 de Abril é um não-acontecimento histórico, que daqui a 300 anos ninguém se lembrará e que o país evoluiu apesar desse acontecimento e não devido ao mesmo, está muito preocupada com o facto de o líder de um país irmão vir cá discursar por ter posições em termos de politica externa diferentes das nossas. São todos muito contra a cultura do cancelamento até um senhor que eles não concordam vir cá discursar. Tenho a certeza que vão manifestar o mesmo desagrado quando os presidentes de Angola, Guiné Equatorial e Moçambique cá vierem.

Para além disso, pelo menos a direita mais extremada ainda não digeriu bem o facto de mesmo após a tentativa de fraude eleitoral o senhor Bolsonaro ter perdido as eleições.

Afinal já não tem, é conforme lhe convém...

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lula-da-silva-condena-invasao-da-ucrania-apos-criticas-dos-eua-e-da-ue

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Pingo Doce e o Continente começam a lucrar com margens estratosféricas não se arriscam a que apareça um competidor que apresente produtos a menor preço que lhes roube a clientela? P.ex já vi algum pessoal dizer que no comércio tradicional certos produtos estão muito mais baratos - eventualmente as pessoas revertem a comprar lá e abandonam os supermercados caros.

Claro que isto tem uma enorme inércia , as pessoas não se apercebem imediatamente, há localidades onde não existe concorrência e não vai abrir outros supermercados assim tão cedo etc. Mas em teoria isto seria o mercado a funcionar mesmo assim apesar disto tudo

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 4 horas:

O estado caso assim o entenda pode regular mercados. Tem é de compensar financeiramente entidades privadas que sofram com isso. O estado pode dizer que um litro de leite custa 0,1€. E depois quem paga o resto dos custos? 

Pegando no exemplo da habitação. Imaginamos que tens uma casa para arrendar. Vais arrendar pelo valor que te apetecer, certo? Foste tu que a compraste, foste tu que fizeste os investimentos na casa, pagas IMI, pagas condomínio, etc. Tem o estado direito de te vir dizer que tens de alugar a tua casa por um valor mensal máximo? Se o estado quiser casas a esse preço que compre e as arrendar. Com o caso dos supermercados igual. Se o estado não pagou os produtos pelo supermercado vai dizer que tem de vender a X? Era o que faltava! Se quiserem taxem produtos que estejam acima de um valor Y ou outra maneira qualquer agora dizer que temos de vender a um preço qualquer? Era o que faltava!

O Estado pode ir ao OLX, identificar todas as casas para arrendamento e dar ordem de expropriação. Investe zero euros e arrecada milhões em rendas e resolve a crise de habitação do país. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 50 minutos:

Afinal já não tem, é conforme lhe convém...

Preferia que mantivesse uma só palavra, mesmo que eu estivesse em total desacordo com a mesma como estava, do que andasse ao sabor do vento a querer agradar a gregos e troianos.

Parece-me que a posição dele (a anterior), mais do que outra coisa, é económica no sentido de precisar daqueles países para o futuro económico do país (ainda nos últimos dias saiu uma notícia de empréstimos significativos do banco de desenvolvimento chinês, por exemplo). 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 6 horas:

Imagina os estado não ajudar empresas perto da falência. AInda bem que isso nunca aconteceu

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os primeiros sinais de que soube são de que o Pingo Doce reverteu a totalidade da descida da IVA no preço ao consumidor. Veremos os próximos desenvolvimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...