Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

o que é que impede que a vasta maioria da nova construção que tanto se apregoa seja toda dedicada ao mercado de "luxo" e estrangeiros ricos, dado a sua rentabilidade e alta procura? é rezar para que sobre ali algum anexo baratucho?

Editado por Apple

Compartilhar este post

Link para o post

O DNmadeira dá hoje uma sondagem com vitória estrondosa do PSD. É mesmo deprimente, ainda por cima depois da pouca vergonha que tem sido esta campanha, com todos os atropelos e mais alguns à CNE e uma quantidade absurda de inaugurações, ofertas, aumentos, pagamentos, até pagamentos para bombeiros comparecerem a visitas do governo existiu.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 20 horas:

gostava de saber qual o rácio de casas e apartamentos de luxo para as normais em Aveiro. Muita construção, sem dúvida, mas tudo fora dos bolsos do cidadão comum. E compensa porque pelo que ouvi dizer já há listas de espera para os apartamentos de 400k no cais de s. Roque antes da construção do novo empreendimento ter sequer começado. Os novos do cais da fonte nova e ao lado da estação também já voaram todos

Só para dizer que, hoje em dia, 400k não será propriamente "luxo".

Citação de Apple, há 10 horas:

o que é que impede que a vasta maioria da nova construção que tanto se apregoa seja toda dedicada ao mercado de "luxo" e estrangeiros ricos, dado a sua rentabilidade e alta procura? é rezar para que sobre ali algum anexo baratucho?

Legalmente, hoje em dia, nada. Temos é de pensar que tipo de país queremos construir.

Queremos um país barato para os estrangeiros virem para cá, mas tendo locais a ter de viver em tendas?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

400k custa um T3 com 25 anos na linha de sintra

Pois, lá está. Mas mesmo novo, até no interior do país, não deve ser propriamente "luxo".

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

Legalmente, hoje em dia, nada. Temos é de pensar que tipo de país queremos construir.

Queremos um país barato para os estrangeiros virem para cá, mas tendo locais a ter de viver em tendas?

Estamos de acordo. Mas não te esqueças que estando na UE, não podes beneficiar os portugueses e prejudicar espanhóis, suecos ou checos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

Estamos de acordo. Mas não te esqueças que estando na UE, não podes beneficiar os portugueses e prejudicar espanhóis, suecos ou checos.

Não podes proibir liminarmente, mas podes fazer outras coisas. Exemplos:

Ou seja, medidas que permitam aos locais acesso à habitação, e medidas que, ainda que de forma indirecta, desencorajem o investimento estrangeiro descontrolado.

Essas medidas de Amesterdão deviam ser aplicadas cá, para ontem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Não podes proibir liminarmente, mas podes fazer outras coisas. Exemplos:

Ou seja, medidas que permitam aos locais acesso à habitação, e medidas que, ainda que de forma indirecta, desencorajem o investimento estrangeiro descontrolado.

Essas medidas de Amesterdão deviam ser aplicadas cá, para ontem.

Mas repara, se limitares o preço das rendas, não achas que vais ter um problema maior? Se limitares o preço das rendas não achas que a procura de casas em Portugal por parte de estrangeiros vai aumentar? E se assim for, não achas que em vez de teres gente que não dinheiro para pagar uma casa (ou um quarto sem janelas, ou o que seja) tens gente que não tem casa porque não há casas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 37 minutos:

O DNmadeira dá hoje uma sondagem com vitória estrondosa do PSD. É mesmo deprimente, ainda por cima depois da pouca vergonha que tem sido esta campanha, com todos os atropelos e mais alguns à CNE e uma quantidade absurda de inaugurações, ofertas, aumentos, pagamentos, até pagamentos para bombeiros comparecerem a visitas do governo existiu.

Surpreso? Albuquerque é uma cópia barata do AJJ, sem metade do carisma deste, o discurso é igual (a culpa é do continente e afins), às estratégias (como referiste). A juntar a isto temos um líder da oposição tão conhecido como eu, e arrisco-me a dizer com menos carisma. 

Depois temos as novas forças partidárias a aparecer, Chega, IL, que vão roubar votos à esquerda. Eu já perdia a esperança que esta terra alguma vez se endireite.

Em cima falavam do preço da habitação aqui está igual ou pior, com a agravante que não podemos fugir para a outra margem do rio, ou para as periferias, porque somos um raio de uma ilha, mas ninguém percebe isso? Não, ontem, se não estou em erro, ocorreu a inauguração de um novo estabelecimento de AL, quem estava presente?, o presidente do governo em vésperas de eleições, criticando as medidas para a habitação do governo da República. O dono do AL, parafraseando, "a madeira é um paraíso para o AL".

PQP, este povo superior como gelados com a testa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 16 minutos:

Algo do tipo, tens de viver no país +10 anos não seria possível?

Claro, são só exemplos.

Citação de Tio Hans, há 14 minutos:

Mas repara, se limitares o preço das rendas, não achas que vais ter um problema maior? Se limitares o preço das rendas não achas que a procura de casas em Portugal por parte de estrangeiros vai aumentar? E se assim for, não achas que em vez de teres gente que não dinheiro para pagar uma casa (ou um quarto sem janelas, ou o que seja) tens gente que não tem casa porque não há casas?

Provavelmente, não sou economista nem nada que se pareça. Mas vejo que Amsterdão só congelou rendas abaixo de 750€, o que até pode parecer uma realidade paralela em relação a Portugal, mas o facto é que 750€ é, segundo vejo, para Lisboa uma renda bastante boa nos padrões actuais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 27 minutos:

Surpreso? Albuquerque é uma cópia barata do AJJ, sem metade do carisma deste, o discurso é igual (a culpa é do continente e afins), às estratégias (como referiste). A juntar a isto temos um líder da oposição tão conhecido como eu, e arrisco-me a dizer com menos carisma. 

Depois temos as novas forças partidárias a aparecer, Chega, IL, que vão roubar votos à esquerda. Eu já perdia a esperança que esta terra alguma vez se endireite.

Em cima falavam do preço da habitação aqui está igual ou pior, com a agravante que não podemos fugir para a outra margem do rio, ou para as periferias, porque somos um raio de uma ilha, mas ninguém percebe isso? Não, ontem, se não estou em erro, ocorreu a inauguração de um novo estabelecimento de AL, quem estava presente?, o presidente do governo em vésperas de eleições, criticando as medidas para a habitação do governo da República. O dono do AL, parafraseando, "a madeira é um paraíso para o AL".

PQP, este povo superior como gelados com a testa. 

Por aqui o sentimento é o mesmo.

O que interessa é haver espetada à borla, festas e migalhas, o facto da nova habitação para o madeirense ser só nas zonas altas ou fora das zonas melhores não parece interessar a ninguém. Os tempos do AJJ parecem um paraíso comparado com esta bandalheira, pouca vergonha e ganância desmedida desta gente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

Claro, são só exemplos.

Provavelmente, não sou economista nem nada que se pareça. Mas vejo que Amsterdão só congelou rendas abaixo de 750€, o que até pode parecer uma realidade paralela em relação a Portugal, mas o facto é que 750€ é, segundo vejo, para Lisboa uma renda bastante boa nos padrões actuais.

Eu não conheço a realidade de Amesterdão, mas conheço a do Porto. Vou dar-te um exemplo básico, mas que ajuda a perceber o que estou a dizer.

Imagina que em determinada localidade em Portugal há 2 indivíduos à procura de casa para arrendar, eu e tu e há uma casa disponível. Nós até temos os mesmos rendimentos, mas devido a circunstâncias da vida, tu és capaz de pagar um pouco mais pela casa e ficas com ela. Ficas apertado em termos de orçamento, mas ficas com a casa e eu fico sem casa. Se por acaso para além de nós 2, aparecer um estrangeiro a querer vir viver para cá, a ganhar o triplo de nós e a ter uma taxa de IRS menor, ficamos os 2 sem casa.

Agora imagina que o Estado impõe um tecto para a renda. Tu ficas melhor, porque és o inquilino. Eu fico pior porque fico sem casa, na mesma e a receita de IRS do Estado reduz-se (porque a renda diminui) e há menos dinheiro para apoios sociais, etc. E se calhar em vez de um estrangeiro aparecem 4 ou 5.

Mas se em vez de haver uma casa disponível houver 4 ou 5, somos nós, eu e tu, que vamos escolher a casa que queremos e vamos ter o poder negocial para fazer baixar as rendas, mesmo que o estrangeiro continue cá, há casas para todos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 43 minutos:

Albuquerque é uma cópia barata do AJJ

Mas ao menos o AJJ é mais estadista que o resto desta malta toda:

Entrevista a Alberto João Jardim. E o regresso de Passos? “Diga-me qual é o país onde tenho de me exilar” - Expresso

Além dessa:

Citação

Se não conseguir a maioria absoluta, o que deve fazer o PSD?

Nunca, nunca, nunca o Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 minutos:

Mas ao menos o AJJ é mais estadista que o resto desta malta toda:

Entrevista a Alberto João Jardim. E o regresso de Passos? “Diga-me qual é o país onde tenho de me exilar” - Expresso

Além dessa:

Daí o Albuquerque ser uma cópia barata. Os defeitos do AJJ parecem brincadeiras de criança comparando com o Albuquerque. Havendo depois a diferença de o AJJ ser realmente bom no que fazia e o Albuquerque ser apenas conversa.

Compartilhar este post

Link para o post

Limitar a venda/arrendamento a estrangeiros não conta como xenofobia? 🤔

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo as vossas preocupações em relação à questão da habitação. A resposta é simples: não há solução. 

Não se pode fazer nada, simplesmente temos de viver com este problema. 

O capitalismo tem disto mas é o melhor sistema ao nosso alcance.

Agora, isto não impede de arranjar casa. Não se deixem enganar, somos latinos de direito romano. A lei de usucapião é respeitada em Portugal. Achado não é roubado. 

Coloquem o pé a uma porta, ponham-se lá dentro e vejam quem vos consegue tirar. Ninguém. E se tentarem renovação de escritura, o reatamento do trato sucessivo, a casa é vossa. 

Agora é assim, é justo roubar a casa a alguém que trabalhou imenso para ter uma casa de segunda habitação? Absolutamente. 

Editado por Che
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 37 minutos:

Limitar a venda/arrendamento a estrangeiros não conta como xenofobia? 🤔

Ninguém quer limitar a venda a estrangeiros per si. As propostas dos partidos que tenho visto pretendem limitar essa venda a residentes não habituais. E sendo assim a regra está associada à residência fiscal do indivíduo, residência essa que pode ser livremente alterada. Fica claro que a regra não se aplica a uma característica intrínseca do indivíduo como é caso da sua nacionalidade. Desta forma, naturalmente que não conta como xenofobia que é um take, aliás, que a direita tem tido perante essa proposta (que existe em vários países europeus como é o caso da Dinamarca, por exemplo). 

Sobre o assunto deixo isto:

“O crescimento dos preços da habitação tem sido mais acentuado nas regiões onde o peso dos não residentes é mais elevado”;

Isto não foi dito por um esquerdalho qualquer. Foi dito pelo Banco de Portugal num dos seus últimos relatórios. 

De resto, estes residentes não habituais já têm um regime fiscal absolutamente injusto em benefício próprio face aos locais. Mas pelo que parece nem o PS nem a direita estão interessados em tocar nisso também.

Para terminar, esse take é curioso face ao que chegaste a defender por cá sobre o que se passou em França há uns tempos. Fico genuinamente contente que sejas um cidadão em alerta perante a xenofobia. O que sugiro é que nos foquemos na xenofobia real. 

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Eu não conheço a realidade de Amesterdão, mas conheço a do Porto. Vou dar-te um exemplo básico, mas que ajuda a perceber o que estou a dizer.

Imagina que em determinada localidade em Portugal há 2 indivíduos à procura de casa para arrendar, eu e tu e há uma casa disponível. Nós até temos os mesmos rendimentos, mas devido a circunstâncias da vida, tu és capaz de pagar um pouco mais pela casa e ficas com ela. Ficas apertado em termos de orçamento, mas ficas com a casa e eu fico sem casa. Se por acaso para além de nós 2, aparecer um estrangeiro a querer vir viver para cá, a ganhar o triplo de nós e a ter uma taxa de IRS menor, ficamos os 2 sem casa.

Agora imagina que o Estado impõe um tecto para a renda. Tu ficas melhor, porque és o inquilino. Eu fico pior porque fico sem casa, na mesma e a receita de IRS do Estado reduz-se (porque a renda diminui) e há menos dinheiro para apoios sociais, etc. E se calhar em vez de um estrangeiro aparecem 4 ou 5.

Mas se em vez de haver uma casa disponível houver 4 ou 5, somos nós, eu e tu, que vamos escolher a casa que queremos e vamos ter o poder negocial para fazer baixar as rendas, mesmo que o estrangeiro continue cá, há casas para todos.

Certo, a (falta de) construção é um problema.

Mas isto não é?

F6d5SugXAAAjHiR.jpg

Legalmente bem sei que não, mas alguém não ir preso por isto é surreal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Claro, são só exemplos.

No Idealista, de um universo de 2122 apartamentos, há neste momento quatro (4) apartamentos para arrendar até 750€ no concelho de Lisboa: https://www.idealista.pt/arrendar-casas/lisboa/com-preco-max_750/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 13 minutos:

Pá, um gajo olha para a cara do Albuquerque e vê logo que é vigarista, lol.

Por falar na personagem, tenho ideia que é monárquico convicto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...