Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 19 horas:

Catarina Bio, da Greve Climática Estudantil, disse à Lusa que o diretor da Faculdade avisou os estudantes de que não seriam permitidas conversas políticas, pelo que as duas estudantes que estavam a falar estavam cientes do que poderia acontecer. A terceira estudante foi detida por estar a filmar, disse.

Ainda bem que para o ano celebram 50 anos do 25 de Abril. Às vezes até se fica na dúvida.

Hoje foram para lá Rita Matias e amigos a distribuir panfletos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 40 minutos:

Hoje foram para lá Rita Matias e amigos a distribuir panfletos. 

Resultado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 50 minutos:

é suposto ler esses prints e perceber o q aconteceu?

A Bárbara Reis tem uma newsletter onde aborda o trabalho de outros jornalistas (onde o Gomes Ferreira se inclui). 

Fez uma crónica sobre o facto de ele ter lido em direto um tweet falso do primeiro ministro. Alegou, e depois no dia seguinte corrigiu, que ele nem sequer tinha pedido desculpas (pediu muito mais tarde na emissão). 

O Gomes Ferreira teve aquela reação a essa edição da newsletter por causa dessa questão do pedido de desculpas.

Citação de Lebohang, há 7 minutos:

mw-1280

Parece-me impossível a direita não ser poder nas próximas eleições. Dado que me parece inevitável que a direita como um todo tenha maioria, o PSD só terá de apresentar o orçamento e por o ónus na IL e no Chega (ou passam o orçamento ou o governo será de esquerda). 

Citação de Ticampos, há 13 minutos:

Livres.jpg

Não sei se onde é que isso vem mas tem aí coisas que não fazem, para mim claro, e no contexto atual, qualquer sentido. O PAN não passar dos 1.2, o Bloco ter menos percentagem que a CDU quando todas as sondagens ao dia de hoje apontam a que subam em relação às eleições passadas, o CDS num contexto em que não estará sequer nos debates entre os partidos, num contexto em que o voto útil à direita pode acontecer ter uma percentagem tão alta são os casos que me saltam mais à vista do quão errado isso me parece estar. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 minutos:

mw-1280

E o Marcelo haveria de travar um governo com o Chega porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu duvido imenso que o PSD faça governo com o Chega. O Montenegro já não tinha dito que não fazia acordos com o Chega?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Agora:

Eu duvido imenso que o PSD faça governo com o Chega. O Montenegro já não tinha dito que não fazia acordos com o Chega?

Não precisa. Só tem de deixar o ónus de rejeitar o orçamento neles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 minuto:

Sim. Mas se apertar, tenho a certeza que faz, ou pelo menos um acordozito.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo porque não se fala mais da possibilidade dum governo minoritário PSD com o PS a viabilizar orçamentos, ou o contrário, já agora.

Está longe de ser a solução mais estável mas já existiu no passado. A questão é se isso é a melhor estratégia para impedir um ainda maior crescimento do Chega no futuro ou não. E o PS não está interessado nisso porque assim ficaria numa situação semelhante à que o PSD está agora, de estar na oposição mas não ter nada de relevante com que discorde com o governo de forma a se destacar como alternativa. Mas isto é uma questão que se podia e devia estar a ser feita mais às pessoas do PS, se estão disponíveis para tal. Já que se fala tanto de se o PSD está disponível para entendimentos com o Chega, o mesmo critério de clarificar de antemão que coligações ou soluções de governo estão dispostos a viabilizar, deveria ser estendido a outros partidos, suponho.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 8 minutos:

Não entendo porque não se fala mais da possibilidade dum governo minoritário PSD com o PS a viabilizar orçamentos, ou o contrário, já agora.

Está longe de ser a solução mais estável mas já existiu no passado. A questão é se isso é a melhor estratégia para impedir um ainda maior crescimento do Chega no futuro ou não. E o PS não está interessado nisso porque assim ficaria numa situação semelhante à que o PSD está agora, de estar na oposição mas não ter nada de relevante com que discorde com o governo de forma a se destacar como alternativa. Mas isto é uma questão que se podia e devia estar a ser feita mais às pessoas do PS, se estão disponíveis para tal. Já que se fala tanto de se o PSD está disponível para entendimentos com o Chega, o mesmo critério de clarificar de antemão que coligações ou soluções de governo estão dispostos a viabilizar, deveria ser estendido a outros partidos, suponho.

O José Luís Carneiro disse que admitia ir por aí. Mas como só se fala do PNS, nem te deves ter apercebido.

Compartilhar este post

Link para o post

A Alexandra Leitão falou sobre isso na sua última entrevista:

"José Luís Carneiro admite que o PS viabilize um governo minoritário do PSD para evitar que ele caia nas mãos do Chega… Na realidade, uma reconstituição do bloco central, pelo menos como foi exercido por Guterres e Marcelo nos anos 90.

Eu sempre critiquei o Bloco Central. Quando duas alternativas se juntam deixa de haver, na realidade, uma alternativa. Por outro lado, tem por efeito um crescimento dos extremos dos dois lados. Mas, sobretudo agora, preocupar-me-ia muito o crescimento da extrema-direita se um bloco central funcionasse.

Se o PS viabilizasse um governo do PSD…

Eu não vejo muito bem o que será o PS a fazer oposição nesse caso. Gostava de perceber, caso a caso, e na prática, e no dia-a-dia, como é que depois se faria oposição. Tenho muita dificuldade nisso. Portanto, se o PSD precisar de se coligar com alguém para ir para o governo, vamos ver com quem é que se coliga. Não lhe vamos facilitar a vida para que ele não precise de dar esse passo."

https://www.publico.pt/2023/11/15/politica/entrevista/alexandra-leitao-acho-reflexao-possocratismo-2070251

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Não sei se onde é que isso vem mas tem aí coisas que não fazem, para mim claro, e no contexto atual, qualquer sentido. O PAN não passar dos 1.2, o Bloco ter menos percentagem que a CDU quando todas as sondagens ao dia de hoje apontam a que subam em relação às eleições passadas, o CDS num contexto em que não estará sequer nos debates entre os partidos, num contexto em que o voto útil à direita pode acontecer ter uma percentagem tão alta são os casos que me saltam mais à vista do quão errado isso me parece estar. 

O PAN teve 1.6% na última e precisa de ter uma boca campanha para crescer, não há nada que indicie que irão crescer. O Bloco perde votos pó livre, o CDS tem a vantagem de ainda não terem ocorrido os debates, estamos a falar do presente não do futuro, vai buscar votos à IL que tem um líder que é mais desconhecido que o Nuno Melo. Desconfiaria das sondagens nacionais atuais. Não têm sido muito precisas.

Opinion polling for the 2024 Portuguese legislative election - Wikipedia

Ainda assim repara que a última sondagem do ICS-ISCTE tem números relativamente parecidos. Foi feita antes da crise política.

Imagem

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Não precisa. Só tem de deixar o ónus de rejeitar o orçamento neles. 

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Sim. Mas se apertar, tenho a certeza que faz, ou pelo menos um acordozito.

Sinceramente não sei. Também quiseram colar esse rótulo ao Rui Rio e fomos a ver e o homem foi muito claro que não fazia acordos com o Chega e basta ver o debate que teve com o Ventura, e verificar o crítico que foi com o Chega.

Acredito que seja mais a esquerda a tentar colar de novo o PSD com o Chega. Como já fizeram anteriormente. Aliás o PNS já teve esse mesmo discurso quando anunciou a candidatura.

Acredito mais que dependendo dos resultados, teremos uma geringonça 2.0 com PS, Bloco e Livre. Não vejo o PCP a entrar nesse esquema de novo.

Espero sinceramente que o CDS consiga eleger alguém. Ser conservador não é ser lunático como o Chega. Era bom ter representatividade e que pudesse fazer frente.

Editado por Alonso.
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 29 minutos:

Tás-me a dar razão com esse link. 

O PAN anda acima dos 2 por cento nas sondagens desde Março se não se contar as sondagens da CESOP–UCP. 

O Bloco não anda perto dos 4 desde Dezembro de 2022.  Na maior parte das vezes tem estado bem acima disso. Aliás, nas últimas tem estado acima dos 7 sendo que nas duas últimas andou acima dos 9.

Se o teu modelo é um modelo baseado em sondagens como é que com base nisto (o caso do Bloco é mais gritante que o do PAN dado o número ser maior) o resultado é aquele? É algo que, não se conhecendo o método nem os pesos mas apenas e só o resultado final, é difícil de perceber.

Citação de Alonso., há 26 minutos:

Sinceramente não sei. Também quiseram colar esse rótulo ao Rui Rio e fomos a ver e o homem foi muito claro que não fazia acordos com o Chega

Foi claro quando as eleições chegaram. Antes disso, foi tudo menos claro. 

https://www.publico.pt/2020/11/10/politica/noticia/rui-rio-acordo-chega-decidido-regionalmente-nao-exclui-entendimento-nacional-1938569

Rui Rio repete que acordo com o Chega foi “decidido regionalmente”, mas não exclui entendimento nacional

https://www.dn.pt/poder/rui-rio-admite-dialogo-nacional-se-o-chega-se-moderar-e-explica-acordo-nos-acores-13017439.html

Rui Rio admite diálogo nacional se "o Chega se moderar" e explica acordo nos Açores

Foi precisamente esta incoerência dele que foi evidenciada. Como podes acreditar que não o iria fazer quando tinha há pouco tempo dito o oposto em toda a linha? Foi isso que foi defendido relativamente ao Rio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 horas:

Tás-me a dar razão com esse link. 

O PAN anda acima dos 2 por cento nas sondagens desde Março se não se contar as sondagens da CESOP–UCP. 

O Bloco não anda perto dos 4 desde Dezembro de 2022.  Na maior parte das vezes tem estado bem acima disso. Aliás, nas últimas tem estado acima dos 7 sendo que nas duas últimas andou acima dos 9.

Se o teu modelo é um modelo baseado em sondagens como é que com base nisto (o caso do Bloco é mais gritante que o do PAN dado o número ser maior) o resultado é aquele? É algo que, não se conhecendo o método nem os pesos mas apenas e só o resultado final, é difícil de perceber.

Foi claro quando as eleições chegaram. Antes disso, foi tudo menos claro.

Tenho 2 modelos neste momento, um baseado em survey (este) e um baseado em sondagens reais. Mas o survey teve muito bons resultados em 2019 (em 2022 não fiz), lembra que previ muito bem os pequenos partidos e só não previ a eleição do Livre que supostamente ficaria fora por uma unha negra(RIR foi anómalo mas foi o único), fui o primeiro a dar como possível a eleição da IL e a descartar a Aliança, também acertei no Chega, também fui o primeiro a detectar o crescimento do PSD. Tudo isto baseado no Survey.
Depois ainda com o Survey fui o primeiro a dar o Chega acima dos 5% (fui muito criticado por isso, mas era a realidade e passado 2/3 meses as empresas chegaram aos mesmos resultados), quando a maior parte das sondagens  ainda estavam a dar 2/3%.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 22 minutos:

Eu pensava que este era o de sondagens dado que estavas a usar outro grafismo para o dos inquéritos. Sendo assim, tudo bem. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 15 horas:

Resultado

FCSH ❤️ melhor faculdade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 horas:

foi o resultado que o Chega queria.

isto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 horas:

foi o resultado que o Chega queria.

Tanto assim foi que andaram ativamente a procurá-lo segundo um professor da faculdade:

20231117-093700.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

visto que qualquer resultado final daria em “é o que o chega queria”, é bem mais agradável vê-los a ser corridos e escorraçados do que qualquer outro desfecho 

• Like 13
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...