Descartes Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Sandes., há 8 minutos: É isso descartes. O que é bom para a democracia até deviam ser uns debates de 10 minutos seguidos de 4 horas de comentários a dar pontuações. Tipo um festival da canção mas com políticos Não meu caro. O que é bom para a democracia é dar a oportunidade a cada um dos candidatos de apresentar as suas propostas e mostrar o seu perfil à maior parte de eleitores possível. E este modelo de debates cumpre perfeitamente esse objetivo. No meio de comunicação mais consumido pelos portugueses cada um tem 2 horas no total para se mostrar em confronto direto com os seus adversários. Dando ainda a oportunidade a cada português de aprofundar o que foi dito através das opiniões e comentários de pessoas mais ou menos habilitadas, mais ou menos independentes, sobre o que aconteceu nos debates. Na minha opinião é o modelo que mais facilmente concorre para que cada pessoa, consoante os seus interesses particulares, consiga formar a sua opinião. E isso é um serviço inestimável à democracia. Além disso é um produto ganhador para as televisões como as audiências facilmente comprovam. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 18 Fevereiro 2024 Eu acho que este modelo tá longe de ser o ideal mas também não tenho bem a certeza do que é que devia ser feito em vez disto. Tirando substituir alguns moderadores Também quase que me surpreende que "só" 20% mete o Ventura em 1º. E cheira-me que a percentagem do pessoal que não gostou do Ventura nos debates anda ali perto dos 80%.... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Citação de HappyKing, há 14 minutos: Fazer uma inferência de que se eu afirmo que o modelo atual de debates serve pouco a democracia então afirmo que não quero eleições a partir do momento em que uma sondagem é menos positiva não é um passo à Pichardo, @Descartes? Obrigaste-me a ir atrás e ler tudo o que escreveste para ter a certeza se eu estava a ler bem essa tua frase. Fiquei confuso porque tu apenas te pronunciaste sobre a questão dos critérios de análise dos comentadores e sobre a necessidade que deveriam ter de aplicar valores democráticos. E eu concordo contigo a 100%. Depois pensei que talvez estejas a falar em termos abstratos no papel de advogado do Diabo (ou do Sandes e do Ticampos que foram os únicos que falaram em acabar com os debates na sequência daquela sondagem). Se assim é respondo que não é nenhum exagero. A não ser que se defenda que este modelo de debates é anti-democrático (e o Sandes tentou fazê-lo), coisa com a qual eu não podia estar mais em desacordo. Editado 18 Fevereiro 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Descartes, há 5 minutos: Depois pensei que talvez estejas a falar em termos abstratos no papel de advogado do Diabo (ou do Sandes e do Ticampos que foram os únicos que falaram em acabar com os debates na sequência daquela sondagem). Se assim é respondo que não é nenhum exagero. A não ser que se defenda que este modelo de debates é anti-democrático (e o Sandes tentou fazê-lo), coisa com a qual eu não podia estar mais em desacordo. Sim, eu referia-me à conversa entre tu e o Sandes e a inferência que fizeste a partir do raciocínio dele. 1 Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Das cercas de 800 pessoas inquiridas, só cerca de 520 viram os debates? Destas, 100-105 acharam o Ventura melhor? É isso que diz o estudo? Acho que primeiro que tudo, há procurar entender o motivo para aqueles 35% nem sequer se preocuparem com os debates. E o "não estava em casa no momento" não seria uma grande desculpa, pois a pessoa pode voltar atrás na box ou rever na íntegra na NET. Editado 18 Fevereiro 2024 por Genzo Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Descartes, há 22 minutos: Não meu caro. O que é bom para a democracia é dar a oportunidade a cada um dos candidatos de apresentar as suas propostas e mostrar o seu perfil à maior parte de eleitores possível. E este modelo de debates cumpre perfeitamente esse objetivo. No meio de comunicação mais consumido pelos portugueses cada um tem 2 horas no total para se mostrar em confronto direto com os seus adversários. Dando ainda a oportunidade a cada português de aprofundar o que foi dito através das opiniões e comentários de pessoas mais ou menos habilitadas, mais ou menos independentes, sobre o que aconteceu nos debates. Na minha opinião é o modelo que mais facilmente concorre para que cada pessoa, consoante os seus interesses particulares, consiga formar a sua opinião. E isso é um serviço inestimável à democracia. Além disso é um produto ganhador para as televisões como as audiências facilmente comprovam. Até fui ver outra vez o que tinha escrito. Eu não disse para acabar com os debates, disse para acabar com os debates no modelo em que estão ser feitos. Isto de ter debates de 30 minutos é só show, com moderadores fracos e depois seguidos de horas intermináveis de comentários a dar pontuações para definir quem ganhou e quem perdeu... Isso para mim é mais futebol do que política. Ou big brother como disseram atrás. Dou mais valor ao debate de 1 h ou ao debate com os partidos todos do que a isto, especialmente onde candidatos que vão ao debate fazer tudo menos debater ainda podem ser considerados "vencedores". Isso só verifica que isto serve pouco a democracia, até beneficia o contrário porque o discurso autoritário vai sair sempre por cima neste modelo Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de IlidioMA, há 6 minutos: nunca mais é dia 10. Estou contigo. Não estou nada confiante, só quero que isto acabe e pronto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Sandes., há 19 minutos: Até fui ver outra vez o que tinha escrito. Eu não disse para acabar com os debates, disse para acabar com os debates no modelo em que estão ser feitos. Isto de ter debates de 30 minutos é só show, com moderadores fracos e depois seguidos de horas intermináveis de comentários a dar pontuações para definir quem ganhou e quem perdeu... Isso para mim é mais futebol do que política. Ou big brother como disseram atrás. Dou mais valor ao debate de 1 h ou ao debate com os partidos todos do que a isto, especialmente onde candidatos que vão ao debate fazer tudo menos debater ainda podem ser considerados "vencedores". Isso só verifica que isto serve pouco a democracia, até beneficia o contrário porque o discurso autoritário vai sair sempre por cima neste modelo Estás a misturar duas coisas. Os debates e os comentários. Vamos primeiro aos debates. Percebo o argumento mas é o tempo em que vivemos. Em que tudo se quer rápido e compacto para não aborrecer os destinatários. O modelo twitter ou, como prefiro, o modelo @kareca. Estas questões estarão estudadas e imagino que exista a perceção de que, com formatos mais alargados chegariam a menos pessoas. Serve, assim, a democracia. Porque é relevante chegar ao maior número de pessoas possível. Há questões que ficaram por explicar devido às limitações de tempo? Têm oportunidade de o fazer no debate seguinte. São 7 debates com cerca de 15 minutos cada mais o debate final com todos. Dá cerca de 2 horas. Só não passa as mensagens relevantes quem não está preparado para o fazer. Quanto ao espaço para comentários trata-se de opção editorial. Cada televisão, rádio ou jornal dedica-lhe o tempo e espaço que entende tendo em consideração as suas opções. Vê quem quer. Cada espetador ou leitor aceita os comentários, as opiniões ou as pontuações como muito bem entende, dando-lhe a importância que quiser. É a liberdade de imprensa e liberdade de expressão a funcionar. Para ti é mais futebol? Mais big brother? Seja. Mas é democrático e constitucional. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Citação de noikeee, há 1 hora: Eu acho que este modelo tá longe de ser o ideal mas também não tenho bem a certeza do que é que devia ser feito em vez disto. Tirando substituir alguns moderadores Também quase que me surpreende que "só" 20% mete o Ventura em 1º. E cheira-me que a percentagem do pessoal que não gostou do Ventura nos debates anda ali perto dos 80%.... Não, não tem 80% a dizer que foi o pior nos debates, só cerca de 45% das pessoas colocam o Ventura como o pior nos debates (já ajustado pela força de cada partido e fatores sociodemográficos). Segue-se o PNS e o Paulo Raimundo completa o pódio. Editado 18 Fevereiro 2024 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Ticampos, há 28 minutos: Não, não tem 80% a dizer que foi o pior nos debates, só cerca de 45% das pessoas colocam o Ventura como o pior nos debates (já ajustado pela força de cada partido e fatores sociodemográficos). Segue-se o PNS e o Paulo Raimundo completa o pódio. Daí só tirava a palavra "só". O André Ventura sozinho reúne quase metade dos votos para pior nos debates (isto segundo os teus 45%). 45% num universo de 8 candidatos. Estas duas últimas páginas mostraram bem como a perspetiva com que olhas para as coisas mudam todo o cenário. Editado 18 Fevereiro 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 18 Fevereiro 2024 https://www.instagram.com/p/C3YbCgKLZOQ/ Já agora, sobre a acusação do Rui Tavares, aqui direto do Instagram do Carlos Medeiros, militante do CHEGA, há 2 dias. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-rui-tavares-foi-deputado-do-chega-quem-comecou-a-utilizar-os-meus-filhos-como-arma-de-arremesso-politico E aqui o artigo do Polígrafo. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Jamarcus, há 2 horas: Estou contigo. Não estou nada confiante, só quero que isto acabe e pronto. eu já me estou cagando para quem ganha, quem governa, quem o caraIho que os f0da, eu só quero voltar ao normal e que a política deixe de ser esta Liga Bwin em que se transformou, com análise pós match, pontos, classificação, Trio de Ataque a comentar, todo este circo que me tresanda a pobreza intelectual, peço desculpa a quem goste do novo formato e se sinta ofendido. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Genzo, há 3 horas: Acho que primeiro que tudo, há procurar entender o motivo para aqueles 35% nem sequer se preocuparem com os debates. Porque é que me haveria de preocupar com os debates? Compartilhar este post Link para o post
AndrePereiraReis Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de IlidioMA, há 14 minutos: eu já me estou cagando para quem ganha, quem governa, quem o caraIho que os f0da, eu só quero voltar ao normal e que a política deixe de ser esta Liga Bwin em que se transformou, com análise pós match, pontos, classificação, Trio de Ataque a comentar, todo este circo que me tresanda a pobreza intelectual, peço desculpa a quem goste do novo formato e se sinta ofendido. Se votares Chega acaba-se eleições, que te parece? CHEGA!!! Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 18 Fevereiro 2024 não era suposto ter havido um debate do be e do pan? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Apocalypse Now, Agora: não era suposto ter havido um debate do be e do pan? Às 22 na CNN. Às nove menos um quarto há Montenegro e Rui Rocha na SIC. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de Apocalypse Now, há 1 minuto: não era suposto ter havido um debate do be e do pan? É às 22h na CNN 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Fevereiro 2024 Concordo com o @IlidioMA. Estas eleições estão a um circo ao nível das melhores ligas europeias Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de rcoelho14, há 1 hora: https://www.instagram.com/p/C3YbCgKLZOQ/ Já agora, sobre a acusação do Rui Tavares, aqui direto do Instagram do Carlos Medeiros, militante do CHEGA, há 2 dias. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/debates-2024-rui-tavares-foi-deputado-do-chega-quem-comecou-a-utilizar-os-meus-filhos-como-arma-de-arremesso-politico E aqui o artigo do Polígrafo. É deputado esse Carlos Medeiros? Não há suspensão prevista da assembleia por isto? Estar a meter fotos das crianças de outro deputado sem consentimento na altura que foram tiradas e depois colocadas a circular? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Jimpo, há 12 minutos: É deputado esse Carlos Medeiros? Não há suspensão prevista da assembleia por isto? Estar a meter fotos das crianças de outro deputado sem consentimento na altura que foram tiradas e depois colocadas a circular? Ele não é deputado. Foi candidato pelo Chega a Junta de Freguesia da Misericórdia em Lisboa. E o tipo foi é presidente do Conselho Municipal de Genebra quando era imigrante na Suiça. Já o conhecia por causa de um podcast que o gajo negacionista dos "Jornalistas pela Verdade" fez com ele e a Maria Vieira É este gajo https://visao.pt/atualidade/mundo/2016-05-22-carlos-medeiros-o-politico-mais-alfacinha-da-suica/ Editado 18 Fevereiro 2024 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 18 Fevereiro 2024 (editado) Eu as vezes penso o que seria um governo do Chega. Maria Vieira ministra das finanças? Tipo, possivelmente seria algo como o Fidesz na Hungria ou os malucos que estavam à frente da Polónia antes, só que estes nem sequer quadros se têm que não sejam completamente chanfrados dos cornos. Iam a correr ocupar os lugares, uma série de oportunistas de segundas linhas de PSD e CDS? É um cenário assim um pouco horrorizante de imaginar mas sinceramente nem sei o que eles iriam tentar fazer com esse poder. Acredito que o sacana do Pacheco de Amorim tenha um monte de ideias saudosistas de tentar reestabelecer o salazarismo (?), de tentar subverter as instituições democráticas, mas duvido que o Ventura sequer saiba o que raio fazer com um governo. O Ventura é evidentemente talentoso a representar aquela personagem de TV, e conseguiu consolidar poder no seu nicho, mas quer ser mesmo ditador? Para quê, e com que fins exatamente? E acha-se com capacidades para isso? Eu continuo a achar que ele não acredita lá muito bem a 100% na personagem que encarna. Só ainda não percebi se isso é ainda mais perigoso do que um ideólogo convicto, ou não. Editado 18 Fevereiro 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 18 Fevereiro 2024 Citação de noikeee, há 5 minutos: Só ainda não percebi se isso é ainda mais perigoso do que um ideólogo convicto, ou não. Alguém que não acredita e ainda assim vende as suas convicções para chegar ao poder? Sou capaz de dizer que é mais perigoso, porque é imprevisível, enquanto o ideólogo já sabes ao que vem. Mas diria que mais que isso, depende da competência de cada um e de quem os rodeia. Olhem o Trump, é um idiota de todo o tamanho, mas a máquina Republicana trabalhou o suficiente para que isso tenha menos impacto. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Fevereiro 2024 O Rui Rocha abusou no botox de um dos lados da testa 2 Compartilhar este post Link para o post