Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Moro há 31 anos num bairro de Guimarães e sempre moraram ciganos aqui.

Em 31 anos sabem quantos problemas tive com ciganos ? Zero.

Em 31 anos sabem quantos problemas os vizinhos tiveram com ciganos ? Zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele disse que todos os ciganos comportavam-se dessa forma?

Porque o ponto é esse. Não se deve generalizar, deve-se dar o beneficio da duvida, mas também não se deve ignorar que objetivamente existe um problema com a comunidade cigana.

Eu defendo a integração em contraponto com a ostracização. Vivo num municipio  (Peniche), que é um bom exemplo de que essa integração é possível se houver medidas acertadas. A questão é que para resolver esse problema, primeiro temos de aceitar que temos um problema. Não ajudas em nada a causa dos ciganos ao dizer "epá, os outros também se portam mal".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 7 minutos:

Começou-se nos 'indianos', já vai nos ciganos. 

Não deixa de estar certo :mrgreen:

Os ciganos são originários do norte da Índia 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os seres humanos perante determinadas conjunturas sociais, ambientais, económicas, materiais, educativas e psicológias agem das mais variadas formas.

Isto é independente da etnia, cor da pele ou nacionalidade. Só isto.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

Porque o ponto é esse. Não se deve generalizar, deve-se dar o beneficio da duvida, mas também não se deve ignorar que objetivamente existe um problema com a comunidade cigana.

Eu defendo a integração em contraponto com a ostracização. Vivo num municipio  (Peniche), que é um bom exemplo de que essa integração é possível se houver medidas acertadas. A questão é que para resolver esse problema, primeiro temos de aceitar que temos um problema. Não ajudas em nada a causa dos ciganos ao dizer "epá, os outros também se portam mal".

Se outros se portam mal, o problema não é étnico, é socioeconómico. 

Mas quando partimos do pressuposto que ouvir música é um problema social, então vemos que a portucalidade vai já num estado anémico. 

É bom mesmo que baixem os impostos e consequentemente o salário bruto, pode ser que haja maior poder de compra e saiam de casa e pisem relva. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Eu acho é que vocês vivem todos numa micro-sociedade. Há vida real além da internet.

Posso recomendar umas zonas bacanas para viverem se gostam tanto de uma comunidade cigana vasta.

Ainda assim acho que se tem evoluído imenso nesse aspeto comparativamente com ha 20 anos atrás, e acredito que quem não viva junto a comunidades muito grandes não entenda do que os outros se queixam. Ou em localidades que a policia faça alguma coisa quando se reporta que foram ciganos a cometer a infração, em vez de tentarem evitar de os encontrar. Também é capaz de ajudar. Isto depois gera uma bola de neve.

Até em lisboa se sairem um bocadinho do centro das zonas dos turistas e dos rooftops sunsets, ainda descobrem que os vossos impostos também são usados para limpar lixo (às vezes em sacos até) que eles atiram pela janela do apartamento. Há zonas em que isto é uma situação recorrente. Depois vai la a junta limpar e não se passa nada. Passado uma semana está igual outra vez. Já para não falar das vezes que os vizinhos têm que chamar a policia porque andam lá aos tiros ou porrada.

Isto são coisas que afetam as pessoas no seu dia a dia, é normal que consigam votos por falar em problemas que as pessoas sentem na pele, mais que os flat taxes, cheques ensino, eat the rich, e o crl. São problemas que são muito reais para algumas pessoas, e não apenas números nem palavras. Mesmo que não apresentem soluções (que sejamos realistas, qual seria a solução a curto prazo? lol), as pessoas ouvem alguém que dá voz às suas dores e vão atrás. Dores que sentem diariamente.

Depois vejo malta que ainda vive na minha terra a queixarem-se que com a entrada de estrangeiros podem vir problemas de segurança. Problemas de segurança têm eles há mais de 30 anos, ainda nem 10 estrangeiros lá estavam a viver. 

Agora que vivo na margem sul, e o único contacto que tenho tido com ciganos tem sido quando sao motoristas do uber, tenho 0 problemas com ciganos aqui, percebo que quem viva nestas condições não consiga entender do que falas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 14 minutos:

Aí, mais que os ciganos, africanos, brancos, europa de leste, asiáticos, esquimós, o problema são as p*tas das gaivotas!!!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive problemas com ciganos. Excepto quando coloco alguma coisa a vender no OLX. Mas tirando as primeiras 30 e tal chamadas depois fica tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

“O problema de Portugal não está no Ventura, mas sim na intolerância (…)”. Does not compute 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 23 minutos:

Isto é generalizar. O que o Bug fez também.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 15 minutos:

Posso recomendar umas zonas bacanas para viverem se gostam tanto de uma comunidade cigana vasta.

Ainda assim acho que se tem evoluído imenso nesse aspeto comparativamente com ha 20 anos atrás, e acredito que quem não viva junto a comunidades muito grandes não entenda do que os outros se queixam. Ou em localidades que a policia faça alguma coisa quando se reporta que foram ciganos a cometer a infração, em vez de tentarem evitar de os encontrar. Também é capaz de ajudar. Isto depois gera uma bola de neve.

Até em lisboa se sairem um bocadinho do centro das zonas dos turistas e dos rooftops sunsets, ainda descobrem que os vossos impostos também são usados para limpar lixo (às vezes em sacos até) que eles atiram pela janela do apartamento. Há zonas em que isto é uma situação recorrente. Depois vai la a junta limpar e não se passa nada. Passado uma semana está igual outra vez. Já para não falar das vezes que os vizinhos têm que chamar a policia porque andam lá aos tiros ou porrada.

Isto são coisas que afetam as pessoas no seu dia a dia, é normal que consigam votos por falar em problemas que as pessoas sentem na pele, mais que os flat taxes, cheques ensino, eat the rich, e o crl. São problemas que são muito reais para algumas pessoas, e não apenas números nem palavras. Mesmo que não apresentem soluções (que sejamos realistas, qual seria a solução a curto prazo? lol), as pessoas ouvem alguém que dá voz às suas dores e vão atrás. Dores que sentem diariamente.

Depois vejo malta que ainda vive na minha terra a queixarem-se que com a entrada de estrangeiros podem vir problemas de segurança. Problemas de segurança têm eles há mais de 30 anos, ainda nem 10 estrangeiros lá estavam a viver. 

Agora que vivo na margem sul, e o único contacto que tenho tido com ciganos tem sido quando sao motoristas do uber, tenho 0 problemas com ciganos aqui, percebo que quem viva nestas condições não consiga entender do que falas.

Podíamos começar por converter o valor do RSI em serviço comunitário. 

Converter as penas efectivas dos ciganos em serviço comunitário. 

Em vez de aplicar multas de transito e etc, converter em serviço comunitário. 

Instalar uma PPP de segurança privada+PSP em todos os bairros sociais, com principal foco nos bairros onde existam uma grande concentração de ciganos. Na próxima legislatura já partimos para os pretos. 

Ilegalizar a musica cigana depois das 21h até 2028, num projeto piloto de cidadania. Na segunda legislatura começar a visar os pretos. 

Creio que até 2030 conseguimos incutir nas minorias a realidade portuguesa que leva os jovens moçárabes a fugir para Suiça, Luxemburgo, França e etc. estará concluída a integração portuguesa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, é não dar trela. O Ventura foi condenado - sim, judicialmente - por ter apelidado um grupo de indivíduos negros de "bandidos". Referência que ele fez a uns indivíduos que apareciam numa fotografia com o Marcelo, num debate presidencial. Veio a verificar-se que eram gente efetivamente "de bem", que trabalhavam e descontavam para a segurança social. A condenação: pedir desculpa. O cumprimento da condenação: "peço desculpa porque me obrigaram".

Quem vota num personagem assim, não merece o meu tempo. E podem não gostar (a mim pouco me importa), mas é tão fascista quanto ele. Desassociar (até opôr) a intolerância ao Ventura ou é estar de má fé ou é ser mesmo burro.

Editado por Duda34
  • Like 21
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Vou só referir que os últimos dados relativos a ciganos mostram que 96% da população cigana vive abaixo do limiar da pobreza, uma percentagem que para a restante população portuguesa estava à mesma data nos 16%. Se é para falar da "questão cigana" acho melhor começar-se por aqui, porque querer fazer de pouco mais de 50 mil pessoas, o equivalente a uma má casa do Estádio da Luz, um dos problemas do país, é só mesmo agitar um espantalho que não é real.

Aliás, quase tudo em relação aos ciganos é tal como em relação aos imigrantes, uma questão de percepção. Pessoas que têm um aspecto diferente, hábitos diferentes e que, sobretudo, ocupam o espaço publico de uma forma diferente, causam apreensão quando não se compreende o que significa essa diferença. Isso obviamente leva ao empolamento de quando acontecem certas situações, comportamentos e crimes, já que vêm aparentemente confirmar o estereótipo que já existe.

Editado por antifa
  • Like 11
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 30 minutos:

Alguém que perceba que existem estas situações no quotidiano e que não são invenções.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há motivo algum para votar no Chega. Não há. Não há nada de jeito ali. Não há boas ideias, não há boas políticas, nem sequer há recursos humanos vá, razoáveis.

• Concordo! 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Vou só referir que os últimos dados relativos a ciganos mostram que 96% da população cigana vive abaixo do limiar da pobreza, uma percentagem que para a restante população portuguesa estava à mesma data nos 16%. Se é para falar da "questão cigana" acho melhor começar-se por aqui, porque querer fazer de pouco mais de 60 mil pessoas, o equivalente a uma má casa do Estádio da Luz, um dos problemas do país, é só mesmo agitar um espantalho que não é real.

Aliás, quase tudo em relação aos ciganos é tal como em relação aos imigrantes, uma questão de percepção. Pessoas que têm um aspecto diferente, hábitos diferentes e que, sobretudo, ocupam o espaço publico de uma forma diferente, causam apreensão quando não se compreende o que significa essa diferença. Isso obviamente leva ao empolamento de quando acontecem certas situações, comportamentos e crimes, já que vêm aparentemente confirmar o estereótipo que já existe.

Quando te referes ao limiar da pobreza tens em conta os bens materiais provenientes de ilícitos?

É que existem N ciganos a ostentar, seja com carros, seja com maços de notas.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 horas:

O bug não foi cancelado por votar no Chega. Foi cancelado porque foi racista e xenófobo e a justificação dele para isso é ignorância.

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Mais um que vive nas micro-sociedades.

Btw, a história do Bug que o cigano foi preso e sai e tem alta casa e carros é literalmente a história de Madureiras e outros tantos, que nem são pretos, nem ciganos, nem imigrantes.

• Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 minutos:

Btw, a história do Bug que o cigano foi preso e sai e tem alta casa e carros é literalmente a história de Madureiras e outros tantos, que nem são pretos, nem ciganos, nem imigrantes.

"Outros tantos" que, leia-se, são mais que os ciganos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu assumo logo que alguém que vota no chega ou é conscientemente de extrema-direita ou é só burro/ignorante máximo. Não há ali nada que justifique o voto de alguém com 2 dedos de testa.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 38 minutos:

Cresci com ciganos nas minhas turmas, com ciganos a jogar a bola comigo nos campos entre prédios, cresci com ciganos a irem aos mesmos cafés que eu, cresci com um prédio a minha frente habitado só por ciganos, cresci a ver o meu pai a fazer negócios com ciganos.

Vi de tudo, para o bem e para o mal. Desde tráfico de drogas, agressões a enganarem o meu pai nos negócios.

Vi também ciganos a fazerem vidas completamente normais, a fazerem, a incentivarem os filhos e filhas a estudar, a fazer voluntariado e várias coisas positivas.

Vi também brancos e negros fazerem o mesmo.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 47 minutos:

Atribuir a uma etnia em especifico um conjunto de situações, eventos e atos criminais é abjeto. Acho que não é preciso mais grandes explicações.

Ou só ciganos é que praticam atos daqueles?

É que eu conheço muitas situações daquelas feitas por gente das mais variadas étnias e grupos sociais, muitas delas até pertencentes ao grupo do que alguns gostam de chamar de "portugueses de bem".

Alias, os maiores atos criminais que assisti e senti na pele foram realizados por homens e mulheres brancas. Se calhar posso fazer um texto semelhante a falar dos "brancos"

Há mais criminosos "portugueses de bem" do que criminosos ciganos.

Mas em termos de rácios, de 10 milhões de habitantes quantos são criminosos?

Dos 60k de ciganos, quantos são pessoas honestas, trabalhadoras e que só procuram ter uma vida digna e sem se meterem em ilícitos?

Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Cresci com ciganos nas minhas turmas, com ciganos a jogar a bola comigo nos campos entre prédios, cresci com ciganos a irem aos mesmos cafés que eu, cresci com um prédio a minha frente habitado só por ciganos, cresci a ver o meu pai a fazer negócios com ciganos.

Vi de tudo, para o bem e para o mal. Desde tráfico de drogas a enganarem o meu pai nos negócios.

Vi também brancos e negros fazerem o mesmo.

Mas alguém disse que os brancos ou negros são santos?

Citação de BrunoCardoso, há 54 minutos:

Começou-se nos 'indianos', já vai nos ciganos. 

Alguns ciganos também parecem indianos.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

Dos 60k de ciganos, quantos são pessoas honestas, trabalhadoras e que só procuram ter uma vida digna e sem se meterem em ilícitos?

Mas alguém disse que os brancos ou negros são santos?

É como se a "santidade" das pessoas fosse independente da etnia 

Curioso 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 horas:

Não o calaram, claro que não. Mas foram, como são sempre, intolerantes com quem concorda com alguns pontos levantados pelo Chega.

E sim, o tópico parece uma ditatura no sentido onde não existe espaço para expressar uma opinião contrária sem ser apelidado de facho. Para mim a Democracia não é isto. 

para mim a democracia implica não levar a sério pequenos fascistinhas como tu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Estás a assumir que todos temos o mesmo ponto de partida. Eu não sei se é assim como estou a pensar, mas eu percebo que num meio em que a maioria da comunidade vive no limiar da misérias haja maior prevalência de criminalidade, acaba por ser normal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...