Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mayday, há 5 horas:

Estava aqui a refletir e já não deve haver muita gente que saiba tocar adufe.. ou há? 

No Festival agora há...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Exacto, é mais nojento o zé antónio que é a personagem do quimanel sexualizar num forum de FM a Rita Matias do que o líder de um dos maiores partidos do país remeter a mulher novamente para o seu papel como mães e como geradora e cuidadora da família. Se não te incomoda e não achas que diminui pelo menos a tua filha, é porque se passa, pelo menos, uma de duas coisas: ou não entendes o caminho percorrido pelas mulheres até o dia de hoje, ou então achas que o seu lugar no mundo deveria sofrer um retrocesso.

Tem piada que essa do "Fórum de FM" já não serve de atenuante para apelidarem os outros de fascistas.

Portanto, a ti incomoda-te que as mulheres sejam associadas a dois conceitos malignos como familia e maternidade. A mim incomoda-me que sejam sexualizadas e alvos de comentários estúpidos. 

A hipocrisia reside aí mesmo. Tens um user que concorda com o teu post, é um esquerdista cool que adora anglicismos e depois adora tecer comentários porcos sobre as mulheres. Que seja. O importante é ser Anti-Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 hora:

E sobre a Rita? Que achas?

mas tu achas que vai aparecer aqui alguém a dizer "epá, ya, adoro que se trate a Rita Matias como um mero pedaço de carne"? Não sei porque insistes. Acima de tudo, não sei pq insistes, como modo de desviar sobre as declarações retrógradas - duplamente, e já te explico - do Montenegro sobre o dia da mulher. Mas deixa-me desenvolver um pouco, não se diga que não há debate neste fórum.

I - Defender o papel da mulher enquanto meramente ser reprodutor é retrógrado. Mas hey, é uma opinião debatível, eu criticá-la-ei sempre, mas enfim, compreendo que haja quem aches isso, e não me admira que, genericamente, a direita, possa perfilar essa visão, aquele discurso muito de "a família, a família" é muito caro à direita, nada contra, estamos no campo da opinião. Porém...

II - Associar directamente o dia da mulher a esse papel reprodutor da mulher é terminantemente reprovável pois que, é uma mentira, é um abuso, é o perfeito oposto do que o dia da mulher é, das suas origens. O dia da mulher radica na luta das mulheres, a partir do século XIX para a sua emancipação e, grande parte dessa emancipação, passa precisamente, por quebrar o arquétipo de que o seu único papel é o de parir. Seria o mesmo que evocar o 25 de Abril como o "dia da liberdade de fazer a saudação romana" ou o 5 de Outubro como o "dia de saudar a coroa de Portugal". É o perfeito oposto- Hey, é admissível, cada um apoia e opôe-se ao que quiser, mas não venha quem associa o dia da mulher à procriação, dizer que apoia a causa das mulheres.

PS: E quanto ao tema da sexualização da Rita Matias, não sei bem a que te referes em concreto, mas quer dizer, se for por alguém ter dito, placidamente que a pessoa A ou B é bonita, caramba, está a léguas de ser sexualizar uma pessoa, não sejamos também púdicos que nem um cónego. 

Compartilhar este post

Link para o post

Observação erudita da noite: seja PNS ou Luís Montenegro, amanhã Portugal vai ter um Primeiro-Ministro portista.

Quando foi a última vez que isso aconteceu mesmo? Não me consigo lembrar de um único...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 7 minutos:

Observação erudita da noite: seja PNS ou Luís Montenegro, amanhã Portugal vai ter um Primeiro-Ministro portista.

Quando foi a última vez que isso aconteceu mesmo? Não me consigo lembrar de um único...

Vai?
O Montenegro do vídeo dele disse que era de Portugal, até o clube renega para mentir aos outros lol.

Citação de smashing_pumpkin, há 1 hora:

Exacto, é mais nojento o zé antónio que é a personagem do quimanel sexualizar num forum de FM a Rita Matias do que o líder de um dos maiores partidos do país remeter a mulher novamente para o seu papel como mães e como geradora e cuidadora da família. Se não te incomoda e não achas que diminui pelo menos a tua filha, é porque se passa, pelo menos, uma de duas coisas: ou não entendes o caminho percorrido pelas mulheres até o dia de hoje, ou então achas que o seu lugar no mundo deveria sofrer um retrocesso.

E ainda teve a lata de homenagear no dia da Mulher...um homem.

Mas vamos sexualizar! Quem é que fazia a Manuela Ferreira Leite?
Acredito que muita gente que perdeu familiares com o Covid ontem a mandou f@der! 

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 horas:

Mas onde raio é que essa frase retira direitos ou liberdades às mulheres?

Eu leio isso e não me sinto minimamente incomodado. Não sinto que nada dessa frase, ou do significado subjacente, diminua a minha filha, a minha mãe ou a minha mulher.

Acho mil vezes mais nojento a forma como sexualizaram a Rita Matias. Esse tipo de comportamento é que deveriam estar completamente erradicados da nossa sociedade.

Um post coerente. Parabéns.

De facto, quem considera a sua mãe, mulher e filha meras parideiras é absolutamente coerente que se sinta enojado quando se apelida uma mulher como "podre de boa". As mulheres não devem ser sexualizadas porque não passam de reprodutoras e cuidadoras da família.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 17 minutos:

mas tu achas que vai aparecer aqui alguém a dizer "epá, ya, adoro que se trate a Rita Matias como um mero pedaço de carne"? Não sei porque insistes. Acima de tudo, não sei pq insistes, como modo de desviar sobre as declarações retrógradas - duplamente, e já te explico - do Montenegro sobre o dia da mulher. Mas deixa-me desenvolver um pouco, não se diga que não há debate neste fórum.

I - Defender o papel da mulher enquanto meramente ser reprodutor é retrógrado. Mas hey, é uma opinião debatível, eu criticá-la-ei sempre, mas enfim, compreendo que haja quem aches isso, e não me admira que, genericamente, a direita, possa perfilar essa visão, aquele discurso muito de "a família, a família" é muito caro à direita, nada contra, estamos no campo da opinião. Porém...

II - Associar directamente o dia da mulher a esse papel reprodutor da mulher é terminantemente reprovável pois que, é uma mentira, é um abuso, é o perfeito oposto do que o dia da mulher é, das suas origens. O dia da mulher radica na luta das mulheres, a partir do século XIX para a sua emancipação e, grande parte dessa emancipação, passa precisamente, por quebrar o arquétipo de que o seu único papel é o de parir. Seria o mesmo que evocar o 25 de Abril como o "dia da liberdade de fazer a saudação romana" ou o 5 de Outubro como o "dia de saudar a coroa de Portugal". É o perfeito oposto- Hey, é admissível, cada um apoia e opôe-se ao que quiser, mas não venha quem associa o dia da mulher à procriação, dizer que apoia a causa das mulheres.

PS: E quanto ao tema da sexualização da Rita Matias, não sei bem a que te referes em concreto, mas quer dizer, se for por alguém ter dito, placidamente que a pessoa A ou B é bonita, caramba, está a léguas de ser sexualizar uma pessoa, não sejamos também púdicos que nem um cónego. 

O Montenegro associou as mulheres aos conceitos de familia e maternidade. Concedo que isso seja demasiado redutor e possa ser considerado retrógado. Eu próprio não me revejo na frase. O que digo é que essa mesma frase não rebaixa as mulheres, não lhe retira direitos, não as coloca em perigo.

É pena a politica estar a transformar-se num Esquerda vs Direita, onde o árbitro rouba o nosso clube e ajuda sempre os outros. Este user HappyKing anda numa cruzada a tentar encontrar significados ocultos em tudo o que são declarações do pessoal de Direita. Tentou colar essas declarações do Montenegro, infelizes posso conceder, a um ataque aos direitos das mulheres. Isso não é fazer propaganda?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

O Montenegro associou as mulheres aos conceitos de familia e maternidade. Concedo que isso seja demasiado redutor e possa ser considerado retrógado. Eu próprio não me revejo na frase. O que digo é que essa mesma frase não rebaixa as mulheres, não lhe retira direitos, não as coloca em perigo.

É pena a politica estar a transformar-se num Esquerda vs Direita, onde o árbitro rouba o nosso clube e ajuda sempre os outros. Este user HappyKing anda numa cruzada a tentar encontrar significados ocultos em tudo o que são declarações do pessoal de Direita. Tentou colar essas declarações do Montenegro, infelizes posso conceder, a um ataque aos direitos das mulheres. Isso não é fazer propaganda?

Logo agora que eu tinha acabado de te elogiar a coerência...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 horas:

Talho do Continente.

Velha aleatória "Está tudo tão caro. Por isso é que amanhã é não vou votar"

Eu, feito burro, "Oh minha senhora, por isso mesmo é que devia ir votar, se acha que as coisas estão mal, vote noutra coisa diferente" 

Velha começa a disparatar que não vale a pena, o abono dela é pequeno, porque os ciganos recebem 180 euros e o vizinho dela já vai em 15 filhos

Eu já só ia acenando com a cabeça, arrependido. Peguei na minha carninha, "boa tarde minha senhora."

O gajo do talho ficou a atura-la 😂

Diz uma velha aleatória que recebe uma reforma do regime não contributivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 31 minutos:

Mas vamos sexualizar! Quem é que fazia a Manuela Ferreira Leite?

Não faz muito o meu género.
Sou Eurocorno assumido e voto livre, por isso Rui Tavares é sexy.

Editado por rcoelho14

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 4 minutos:

Já me tinha assumido há muito 😌

Rui Tavares, sexiest man alive.

Citação de IlidioMA, há 9 minutos:

Citação de rcoelho14, há 13 minutos:

Não faz muito o meu género.
Sou Eurocorno assumido e voto livre, por isso Rui Tavares é sexy.

Para o Marx, o partido comunista era a soma das relações sociais entre as pessoas em que determinado momento histórico lutam pela abolição do capitalismo. Para o PCP, o partido é um estado dentro do estado. Para o BE, o partido é uma agência de comunicação.  Para o Livre, o partido é uma start up

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Montenegro disse tanta coisa no dia das mulheres, sobre as mulheres, e vão-se focar numa frasesita sem qualquer significado e ainda por cima num quote mal feito, dado que ele disse "Hoje, dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, que é TAMBÉM uma evocação à família, à maternidade".

Muito bem feito Happyking, mas não me parece que vás fazer alguém mudar a sua intenção de voto lol.

De resto, deixo outras coisas que ele disse:

"Às mulheres de Barcelos, às mulheres de Braga, às mulheres de Portugal eu quero assegurar-lhes: nós vamos mesmo dar passos seguros importantes para garantir uma verdadeira igualdade de oportunidades", acrescentou.

Luís Montenegro enquadrou "a igualdade de género" como "um pilar fundamental da igualdade de oportunidades" e salientou que em Portugal ainda há "discriminação negativa sobre a retribuição do trabalho e do esforço das mulheres face aos homens" e "há poucas mulheres a assumir cargos de direção".

"É preciso fazer alguma coisa por isso", declarou.

O presidente do PSD mencionou que "só 24% dos inúmeros comentadores que há hoje nas televisões são mulheres, portanto, até no comentário político há uma desvantagem das mulheres face aos homens".

Luís Montenegro apontou "o acesso geral, universal e gratuito à educação dos zero aos seis anos" como outra medida que beneficia em particular as mulheres, para que possam "conciliar a vida pessoal, familiar, e a vida profissional".

Por outro lado, o presidente do PSD defendeu que é preciso "travar os fenómenos de violência sobre as mulheres, de violência doméstica, de violência no namoro e outras manifestações de violência sobre as mulheres", bem como "combater o assédio no trabalho, outro fenómeno de violência sobre a condição feminina".

"Nos últimos 15 anos morreram 500 mulheres vítimas de violência doméstica. Uma sociedade livre, uma sociedade que quer ser próspera, uma sociedade que quer ser justa não pode de nenhuma maneira ignorar este fenómeno, tem de o combater e tem de o erradicar", afirmou, recebendo palmas.

• Like 4
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já acabou o dia de reflexão?! Não refleti nada ainda...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 31 minutos:

"há poucas mulheres a assumir cargos de direção".

Vai daí e num país onde as mulheres estão em maioria e são mais qualificadas que os homens:

- colocou 5 mulheres como cabeça de lista num total de 22 cabeças de lista - 23%.

- colocou 6 mulheres na sua direção num total de 23 pessoas - 26%.

Vai daí e enquanto líder do grupo parlamentar, ou décimo segundo ministro como se intitulou, do último governo do PSD/CDS aprovou no último plenário dessa legislatura a criação de taxas moderadoras para as mulheres que faziam interrupção voluntária da gravidez e abriu a possibilidade de presença nas consultas de médicos objectores de consciência (que antes disso estavam afastados).

E podia continuar a noite toda, se a tivesse, com exemplos.

O passado e presente do Montenegro e da própria AD, através do PSD e CDS, no que aos direitos das mulheres diz respeito fala por si. 

Interpretares isso como intenção de mudar o voto de quem quer que seja (como se o que digo por aqui fosse minimamente influente para isso) é elucidativo. 

Editado por HappyKing
  • Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

O passado e presente do Montenegro e da própria AD, através do PSD e CDS, no que aos direitos das mulheres diz respeito fala por si. 

Não acredito que vão tocar no que quer que seja nisso, caso sejam governo. São opiniões que não são maioritárias dentro do próprio partido, e que postas em prática seriam extremamente impopulares.

Compartilhar este post

Link para o post

Já refleti, pessoal. Venha daí a brincadeira. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 19 minutos:

Não acredito que vão tocar no que quer que seja nisso, caso sejam governo. São opiniões que não são maioritárias dentro do próprio partido, e que postas em prática seriam extremamente impopulares.

Respeito não concordo por dois motivos:

Dizer que não são opiniões maioritárias dentro do partido é desconhecer os sentidos de votos dessa maioria em muitos desses tópicos. Ainda há uns anos, no tempo da geringonça, existiu um voto de celebração dos 10 anos da lei do aborto. 13, treze, deputados do PSD votaram a favor.

Dizer que não o fariam porque seriam impopulares cai como argumento logo no exemplo que dei das taxas moderadoras. Foi extremamente impopular na altura e não o deixaram de o fazer por causa disso. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 59 minutos:

O Montenegro disse tanta coisa no dia das mulheres, sobre as mulheres, e vão-se focar numa frasesita sem qualquer significado e ainda por cima num quote mal feito, dado que ele disse "Hoje, dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, que é TAMBÉM uma evocação à família, à maternidade".

Muito bem feito Happyking, mas não me parece que vás fazer alguém mudar a sua intenção de voto lol.

"Às mulheres de Barcelos, às mulheres de Braga, às mulheres de Portugal eu quero assegurar-lhes: nós vamos mesmo dar passos seguros importantes para garantir uma verdadeira igualdade de oportunidades", acrescentou.

Luís Montenegro enquadrou "a igualdade de género" como "um pilar fundamental da igualdade de oportunidades" e salientou que em Portugal ainda há "discriminação negativa sobre a retribuição do trabalho e do esforço das mulheres face aos homens" e "há poucas mulheres a assumir cargos de direção".

O presidente do PSD mencionou que "só 24% dos inúmeros comentadores que há hoje nas televisões são mulheres, portanto, até no comentário político há uma desvantagem das mulheres face aos homens".

Luís Montenegro apontou "o acesso geral, universal e gratuito à educação dos zero aos seis anos" como outra medida que beneficia em particular as mulheres, para que possam "conciliar a vida pessoal, familiar, e a vida profissional".

Por outro lado, o presidente do PSD defendeu que é preciso "travar os fenómenos de violência sobre as mulheres, de violência doméstica, de violência no namoro e outras manifestações de violência sobre as mulheres", bem como "combater o assédio no trabalho, outro fenómeno de violência sobre a condição feminina".

"Nos últimos 15 anos morreram 500 mulheres vítimas de violência doméstica. Uma sociedade livre, uma sociedade que quer ser próspera, uma sociedade que quer ser justa não pode de nenhuma maneira ignorar este fenómeno, tem de o combater e tem de o erradicar", afirmou, recebendo palmas.

Os discursos políticos de comícios são preparados e aquela frase não foi dita por acaso. Podia não ter sido dita, mas foi preparada e, pelos vistos, ninguém pensou duas vezes e se apercebeu da bela m*rda de frase que era. 

E mesmo que não tivesse sido dita, as pessoas sabem o que é que foi feito em 2015, sobre o aborto, mesmo sem terem referências sobre isso no programa. E já nem falo das outras frases do Paulo Núncio. Independentemente dos contorcionismos que fizeram depois, a frase também foi dita e a intenção e a opinião foram bastante claras.

E, dito isto, o PSD é só mesmo burro, porque as mulheres e os jovens são os mais indecisos, sendo que são, precisamente, estas coisas que afastam mulheres jovens do PSD (e da direita). 

Ah, e nem entrei em questões como marchas e movimentos feministas, onde o PSD nunca está nem tem interesse em estar. Mas pode ser que chegue o dia em que a direita quer realmente saber das causas sociais...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Andas a estragar o quintal deles com factos.

Citação de Jpa, há 24 minutos:

Os discursos políticos de comícios são preparados e aquela frase não foi dita por acaso. Podia não ter sido dita, mas foi preparada e, pelos vistos, ninguém pensou duas vezes e se apercebeu da bela m*rda de frase que era. 

E mesmo que não tivesse sido dita, as pessoas sabem o que é que foi feito em 2015, sobre o aborto, mesmo sem terem referências sobre isso no programa. E já nem falo das outras frases do Paulo Núncio. Independentemente dos contorcionismos que fizeram depois, a frase também foi dita e a intenção e a opinião foram bastante claras.

E, dito isto, o PSD é só mesmo burro, porque as mulheres e os jovens são os mais indecisos, sendo que são, precisamente, estas coisas que afastam mulheres jovens do PSD (e da direita). 

Ah, e nem entrei em questões como marchas e movimentos feministas, onde o PSD nunca está nem tem interesse em estar. Mas pode ser que chegue o dia em que a direita quer realmente saber das causas sociais...

Quais causas sociais?

As lutas woke ou a luta contra a pobreza?

Na primeira de facto a direita afasta-se... na segunda boa parte das associações de voluntários são ligadas à igreja e por isso tradicionalmente de direita.

A única causa que vale apena, e que a direita não sei bem porquê deixou isso nas mãos da esquerda, foi a ambiental e espero que em breve seja uma das prioridades da direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em quintal, se querem estragar o quintal, que façam no vosso próprio quintal (casa) e deixem os outros decidir o que querem fazer nos deles.

Andaram as vossas avós a lutar pelos direitos das mulheres para agora quererem as vossas filhas regredirem para o tempo das vossas tetravós?

Editado por Genzo
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem tiver curiosidade em saber porque será que a direita tem urticárias no que respeita a causa ambiental, recomendo a leitura do livro: "This Changes Everything: Capitalism vs. The Climate", da Naomi Klein.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de hugoooo_17, há 46 minutos:

Quais causas sociais?

As lutas woke ou a luta contra a pobreza?

Na primeira de facto a direita afasta-se... na segunda boa parte das associações de voluntários são ligadas à igreja e por isso tradicionalmente de direita.

A única causa que vale apena, e que a direita não sei bem porquê deixou isso nas mãos da esquerda, foi a ambiental e espero que em breve seja uma das prioridades da direita.

Quais são as lutas wokes?
A igualdade de direitos universal? A luta contra a discriminação? O reconhecimento da autodeterminação de género? O reconhecimento dos direitos da mulher sobre o próprio corpo?

Ou é só sobre como fazer cenas como um Wok de Legumes e Camarões?

É que sempre que vejo falar em lutas woke, só vejo dogwhistles de certas coisas que quase nunca envolvem o avanço societal, mas sempre o recuo de direitos de minorias e de mulheres.

E olha que eu estive no subreddit do GamerGate desde o início e vi bem a transição que aquilo levou quando os maluquinhos dos Woks ficaram e as pessoas só interessadas no drama associado ao gaming foram embora.
A partir de 2015-2016 era coisa de deixar os canis em alvoroço.

Editado por rcoelho14
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 2 horas:

"Hoje, dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, que é TAMBÉM uma evocação à família, à maternidade".

Falso. Não é evocação nenhuma à família e maternidade. É evocação à emancipação da mulher. Emancipação TAMBÉM em relação à família e à maternidade.

As mulheres de Barcelos e de Braga não são de Portugal? Discriminatório.

A começar no próprio PSD. E culminando nas empresas adoradas pelo PSD.

Com esta medida concordo. Se o PSD avançar com Leis que determinem a existência do Pré-Escolar público e gratuito dos 3 aos 6 anos e de creches gratuitas, acho excelente.

Só é pena que os Governos do PS, com e sem Geringonça, já tenham feito isso.

E nota-se particularmente a tónica em que essas medidas beneficiam particularmente as mulheres. Porque, bem vistas as coisas, é delas a obrigação de tomar conta dos catraios, não é assim?

Que é preciso toda a gente sabe. Todos os partidos o defendem. Da extrema esquerda à extrema direita. O que se quer saber é o que ele pretende fazer para o atingir. Dizer em voz alta generalidades com que toda a gente concorda não é propriamente sinal de atribuição de prioridade à resolução do problema.

Mas pelo menos recebeu palmas. Vá lá, vá lá... Bem bom. Quem diria? Receber palmas num comício. Coisa nunca antes vista.

Editado por Descartes
  • Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...