Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A medida parece-me boa, honestamente.

De facto, critérios tão objetivos como a idade dão sempre azo a alguma injustiça, mas não é fácil contornar esse problema. 

Compartilhar este post


Link para o post

A minha dúvida com o IRS jovem é se os 35 anos são contabilizados a 1 de janeiro ou 31 de dezembro. É que se for 1 de janeiro ainda terei alguma sorte ao fazer o IRS de 2024.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 horas:

20240410-232719.jpg

Começo a perceber o porquê desta figura ser tão relevante. Desafiar a lei humana não é para qualquer um. 

Eu nasci um ano antes...(eu no 25 de abril estava atrás das grades ... do berço) e a minha memória só vai até à queda do avião do Sá Carneiro em Camarate... Tenho que comer menos queijo... 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 9 minutos:

alto lá, o que faz ali o gajo do CDS que foi presidente do Belenenses na bancada parlamentar?

o melo foi para o governo 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu tenho sérias dúvidas de que estas medidas do IMT e do IRS funcionem exatamente como foram aprovadas hoje, muito menos já a partir do próximo ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 48 minutos:

Portanto, só temos dois cenários possíveis é isso? Ou há aquela medida ou não há nada. Preto ou branco. O cinzento, com outras medidas ou com a mesma medida com outros critérios, não é possível. Correto. 

Há muitos cenários possíveis e, um deles, é esta medida. Se é a melhor?

Provavelmente não. Quem recebe o SMN vai continuar sem conseguir comprar casa.

Mas, pelo menos, o problema de muitas pessoas que não conseguem poupar 30k num espaço de tempo razoável, fica resolvido com esta lei .

 

Compartilhar este post


Link para o post

Medidas aplicáveis apenas às pessoas que cumprem determinados critérios têm sempre associadas potenciais injustiças. É a vida.

Medidas aplicáveis consoante critérios de rendimento que visem uma distribuição mais equitativa da riqueza gerada são geralmente associadas a políticas de esquerda. Medidas com outro tipo de critérios que não tomem em consideração os rendimentos são associadas a políticas de direita. E daí não vem mal ao mundo. A democracia funciona e os eleitores escolhem, em processos eleitorais democráticos, se pretendem ser governados por políticas de direita ou de esquerda. E cada um toma posição conforme as suas convicções.

Sim, bem sei que são "La Palissadas" mas é assim que funciona. Não é uma questão de uns terem razão e de outros não a terem. Ambos os lados têm as suas razões e depende do peso que cada um de nós dá a cada questão em particular. Sim, é verdade que esta medida apresentada concede benefícios ao João Maria a que o Zé Manel não poderá aceder, o que é injusto na perspetiva do Zé Manel. Mas há quem acredite que medidas desta natureza possam contribuir para que o João Maria continue a viver e a contribuir para a riqueza e desenvolvimento de Portugal em vez de optar por emigrar. Teoricamente é defensável. No fim de contas dependerá sempre daquilo em que mais se acredita.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Só para dizer que o argumento dos 36 vs 35 anos é ridículo. Todas as medidas têm de ter uns cortes. Quando se acabou com o Serviço Militar Obrigatório, também houve uns coitados que ainda tiveram de ir só porque nasceram 1 ano antes. No IRS há pessoas que por uma quantidade de dinheiro reduzida também pagam mais ou menos.

É sempre assim. As linhas têm de ser traçadas nalgum lado.

  • Like 6
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

Há muitos cenários possíveis e, um deles, é esta medida. Se é a melhor?

Provavelmente não. Quem recebe o SMN vai continuar sem conseguir comprar casa.

Mas, pelo menos, o problema de muitas pessoas que não conseguem poupar 30k num espaço de tempo razoável, fica resolvido com esta lei .

 

Por um lado até pode ficar resolvido esse problema mas não vamos acabar por pagar esses 30k mais juros do empréstimo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Revolution_07, há 1 minuto:

Por um lado até pode ficar resolvido esse problema mas não vamos acabar por pagar esses 30k mais juros do empréstimo? 

Claro, mas o problema de muita gente é não ter os 10-20% à cabeça, mesmo que até ganhem bem e tenham capacidade para ir pagando um empréstimo ao longo da vida.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 4 horas:

https://eco.sapo.pt/2024/04/10/compra-de-casa-sem-impostos-e-financiamento-a-100-as-medidas-do-governo-para-os-jovens/
 

Espero que isto avance para finalmente conseguir comprar casa. Até viro laranjinha! Mas apenas durante a vigência do Governo e até ter as chaves de casa na mão

 

Citação de HappyKing, há 3 horas:

Uma medida sem qualquer sentido. 

 

Citação de Almeno, há 3 horas:

Depende.

No meu caso, vai ser a única forma de conseguir comprar casa e deixar o arrendamento. Não tenho dinheiro para a entrada de uma casa e se for para esperar por uma herança, compro a minha primeira casa com 60 anos.

Enquanto casal, estamos ambos efetivos e com ordenados acima da média, falta apenas o valor da entrada para conseguir entrar num CH. Esta medida para mim, é uma tábua de salvação e espero bem que sai em decreto-lei.

É uma boa medida, que devia ser para toda a gente. Se pagar os IMT e imposto selo ainda considero que pode ser facultativo, os 100% de crédito devia ser sempre, e para toda a gente.

Uma casa que custe 200k, tens de gastar, com impostos, escritura etc, cerca de 30k.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 20 minutos:

Todas as medidas têm de ter uns cortes

Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. 

Tu identificas o problema mas nunca referes a solução.

Se a idade não é critério, qual seria? E esse teu critério seria totalmente justo para todos?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. 

todos os cortes nas medidas, no que o Ghelton está a falar é nos limites da franja população abrangida, provêm de escolhas quer sejam de idade, quer sejam de rendimentos, quer sejam de género. O facto de não considerares socialmente justa, não quer dizer que não o seja. A questão das idades no irs jovem, que não sei se és contra ou favor, e nesta tem que ver com o facto de procurar uma faixa etária específica que está no início da sua vida profissional. Socialmente injusto, nessa perspetiva, também seria o cartão jovem ou a modalidade sub23 do navegante.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

A minha dúvida com o IRS jovem é se os 35 anos são contabilizados a 1 de janeiro ou 31 de dezembro. É que se for 1 de janeiro ainda terei alguma sorte ao fazer o IRS de 2024.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 11 minutos:

também seria o cartão jovem ou a modalidade sub23 do navegante.

Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? 

fazes uma boa pergunta, mas antes perguntei-te sobre o que pensas do irs jovem. tal como falei do cartão jovem, que escolheste passar ao lado. Tal como também não disseste se achas socialmente injusto a medida do passes.

O que defendes é que a ajuda nos passes seja mediante a apresentação do irs, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? 

Coisas completamente distintas. 

Uma ajuda para os transportes é uma coisa. Estabelecer um limite de idade para o crédito à habitação é outra coisa. Faz sentido ajudar uma pessoa de 50 anos que não consegue comprar o passe, não faz sentido emprestar 300K a uma pessoa de 50 anos para comprar casa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Critérios que avaliem a efetiva necessidade das pessoas precisarem daquela ajuda e não um critério obtuso como a idade. 

A idade é um dos critérios mais importantes quando toca a créditos. Quanto mais novo fores, menos provável é entrares em incumprimento, pois tens mais tempo de vida para o pagares caso surjam dificuldades e seja necessário reestruturar o crédito.

Faz mais sentido dar benesses a uma pessoa de 25 anos a poder financiar a 100% do que uma com 40 anos, mesmo que ambas estejam a pedir exatamente o mesmo crédito com a mesma duração e mesma taxa de esforço.

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda não percebi o stress com a idade. Eles precisam é de explicar como acontece em casos em que um tenha 36 e o outro tenha 30 por exemplo, pagam metade desses valores ? Não pagam na mesma ? Em que ponto ficam esses casais. 

Hoje em dia isso da idade já existe nos bancos e até é bem mais apertada porque interfere com os valores que são emprestados e os custos mensais dos mesmos.

É o tal acontecimento do bate-se no governo por tirar ajudas e por ajudar as pessoas, nunca saem a ganhar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 25 minutos:

fazes uma boa pergunta, mas antes perguntei-te sobre o que pensas do irs jovem. tal como falei do cartão jovem, que escolheste passar ao lado. Tal como também não disseste se achas socialmente injusto a medida do passes.

O que defendes é que a ajuda nos passes seja mediante a apresentação do irs, é isso?

A pergunta que fiz pretendia responder a essas questões. Eu sou na grandíssima maioria dos casos a favor que não se use o fator idade como critério de atribuição único de uma ajuda. 

Citação de noikeee, há 19 minutos:

 

Percebo o argumento na perspetiva do crédito. O mesmo não se aplica relativamente aos impostos que estão no mesmo bolo correto? 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 26 minutos:

Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? 

Essa questão da ajuda para o passe sub23 é mais uma questão de educação na minha ótica. Se ensinares os jovens a utilizar os transportes e forem de qualidade pode ser que no futuro não utilizem o carro próprio para ir para o trabalho. No dia de hoje não deve ser por uma questão de € que não se usam os transportes. Ou serão muito poucas pessoas que trabalham a ter esse problema. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

o melo foi para o governo 

E o seguinte da lista também 🙂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

A pergunta que fiz pretendia responder a essas questões. Eu sou na grandíssima maioria dos casos a favor que não se use o fator idade como critério de atribuição único de uma ajuda. 

 

Então qual seria o critério seguinte? Rendimentos?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...