Simeone Publicado 11 Abril 2024 A medida parece-me boa, honestamente. De facto, critérios tão objetivos como a idade dão sempre azo a alguma injustiça, mas não é fácil contornar esse problema. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Abril 2024 (editado) A minha dúvida com o IRS jovem é se os 35 anos são contabilizados a 1 de janeiro ou 31 de dezembro. É que se for 1 de janeiro ainda terei alguma sorte ao fazer o IRS de 2024. Editado 11 Abril 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 13 horas: Começo a perceber o porquê desta figura ser tão relevante. Desafiar a lei humana não é para qualquer um. Eu nasci um ano antes...(eu no 25 de abril estava atrás das grades ... do berço) e a minha memória só vai até à queda do avião do Sá Carneiro em Camarate... Tenho que comer menos queijo... Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 11 Abril 2024 Citação de Puto Perdiz, há 9 minutos: alto lá, o que faz ali o gajo do CDS que foi presidente do Belenenses na bancada parlamentar? o melo foi para o governo 1 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 11 Abril 2024 Eu tenho sérias dúvidas de que estas medidas do IMT e do IRS funcionem exatamente como foram aprovadas hoje, muito menos já a partir do próximo ano. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 48 minutos: Portanto, só temos dois cenários possíveis é isso? Ou há aquela medida ou não há nada. Preto ou branco. O cinzento, com outras medidas ou com a mesma medida com outros critérios, não é possível. Correto. Há muitos cenários possíveis e, um deles, é esta medida. Se é a melhor? Provavelmente não. Quem recebe o SMN vai continuar sem conseguir comprar casa. Mas, pelo menos, o problema de muitas pessoas que não conseguem poupar 30k num espaço de tempo razoável, fica resolvido com esta lei . Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Abril 2024 Medidas aplicáveis apenas às pessoas que cumprem determinados critérios têm sempre associadas potenciais injustiças. É a vida. Medidas aplicáveis consoante critérios de rendimento que visem uma distribuição mais equitativa da riqueza gerada são geralmente associadas a políticas de esquerda. Medidas com outro tipo de critérios que não tomem em consideração os rendimentos são associadas a políticas de direita. E daí não vem mal ao mundo. A democracia funciona e os eleitores escolhem, em processos eleitorais democráticos, se pretendem ser governados por políticas de direita ou de esquerda. E cada um toma posição conforme as suas convicções. Sim, bem sei que são "La Palissadas" mas é assim que funciona. Não é uma questão de uns terem razão e de outros não a terem. Ambos os lados têm as suas razões e depende do peso que cada um de nós dá a cada questão em particular. Sim, é verdade que esta medida apresentada concede benefícios ao João Maria a que o Zé Manel não poderá aceder, o que é injusto na perspetiva do Zé Manel. Mas há quem acredite que medidas desta natureza possam contribuir para que o João Maria continue a viver e a contribuir para a riqueza e desenvolvimento de Portugal em vez de optar por emigrar. Teoricamente é defensável. No fim de contas dependerá sempre daquilo em que mais se acredita. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Abril 2024 Só para dizer que o argumento dos 36 vs 35 anos é ridículo. Todas as medidas têm de ter uns cortes. Quando se acabou com o Serviço Militar Obrigatório, também houve uns coitados que ainda tiveram de ir só porque nasceram 1 ano antes. No IRS há pessoas que por uma quantidade de dinheiro reduzida também pagam mais ou menos. É sempre assim. As linhas têm de ser traçadas nalgum lado. 6 1 Compartilhar este post Link para o post
Revolution_07 Publicado 11 Abril 2024 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Há muitos cenários possíveis e, um deles, é esta medida. Se é a melhor? Provavelmente não. Quem recebe o SMN vai continuar sem conseguir comprar casa. Mas, pelo menos, o problema de muitas pessoas que não conseguem poupar 30k num espaço de tempo razoável, fica resolvido com esta lei . Por um lado até pode ficar resolvido esse problema mas não vamos acabar por pagar esses 30k mais juros do empréstimo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Abril 2024 (editado) Citação de Revolution_07, há 1 minuto: Por um lado até pode ficar resolvido esse problema mas não vamos acabar por pagar esses 30k mais juros do empréstimo? Claro, mas o problema de muita gente é não ter os 10-20% à cabeça, mesmo que até ganhem bem e tenham capacidade para ir pagando um empréstimo ao longo da vida. Editado 11 Abril 2024 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 11 Abril 2024 Citação de Almeno, há 4 horas: https://eco.sapo.pt/2024/04/10/compra-de-casa-sem-impostos-e-financiamento-a-100-as-medidas-do-governo-para-os-jovens/ Espero que isto avance para finalmente conseguir comprar casa. Até viro laranjinha! Mas apenas durante a vigência do Governo e até ter as chaves de casa na mão Citação de HappyKing, há 3 horas: Uma medida sem qualquer sentido. Citação de Almeno, há 3 horas: Depende. No meu caso, vai ser a única forma de conseguir comprar casa e deixar o arrendamento. Não tenho dinheiro para a entrada de uma casa e se for para esperar por uma herança, compro a minha primeira casa com 60 anos. Enquanto casal, estamos ambos efetivos e com ordenados acima da média, falta apenas o valor da entrada para conseguir entrar num CH. Esta medida para mim, é uma tábua de salvação e espero bem que sai em decreto-lei. É uma boa medida, que devia ser para toda a gente. Se pagar os IMT e imposto selo ainda considero que pode ser facultativo, os 100% de crédito devia ser sempre, e para toda a gente. Uma casa que custe 200k, tens de gastar, com impostos, escritura etc, cerca de 30k. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2024 Citação de Pavel, há 36 minutos: o melo foi para o governo grande lapa Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Abril 2024 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: Todas as medidas têm de ter uns cortes Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 7 minutos: Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. Tu identificas o problema mas nunca referes a solução. Se a idade não é critério, qual seria? E esse teu critério seria totalmente justo para todos? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 5 minutos: Mentira. Nenhuma medida tem de ter um corte por idade. Não há nenhuma obrigatoriedade aí. É uma escolha. Não há uma razão socialmente justa que me diga que de duas pessoas: uma com 35 anos e 11 meses e outra com 36 anos e 1 mês, as duas com exatamente o mesmo nível de rendimento ou até rendimentos inferiores da segunda, só a segunda tenha acesso a uma medida deste estilo. todos os cortes nas medidas, no que o Ghelton está a falar é nos limites da franja população abrangida, provêm de escolhas quer sejam de idade, quer sejam de rendimentos, quer sejam de género. O facto de não considerares socialmente justa, não quer dizer que não o seja. A questão das idades no irs jovem, que não sei se és contra ou favor, e nesta tem que ver com o facto de procurar uma faixa etária específica que está no início da sua vida profissional. Socialmente injusto, nessa perspetiva, também seria o cartão jovem ou a modalidade sub23 do navegante. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 11 Abril 2024 Citação de Mica, há 1 hora: A minha dúvida com o IRS jovem é se os 35 anos são contabilizados a 1 de janeiro ou 31 de dezembro. É que se for 1 de janeiro ainda terei alguma sorte ao fazer o IRS de 2024. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Abril 2024 Citação de Puto Perdiz, há 11 minutos: também seria o cartão jovem ou a modalidade sub23 do navegante. Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, Agora: Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? fazes uma boa pergunta, mas antes perguntei-te sobre o que pensas do irs jovem. tal como falei do cartão jovem, que escolheste passar ao lado. Tal como também não disseste se achas socialmente injusto a medida do passes. O que defendes é que a ajuda nos passes seja mediante a apresentação do irs, é isso? Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? Coisas completamente distintas. Uma ajuda para os transportes é uma coisa. Estabelecer um limite de idade para o crédito à habitação é outra coisa. Faz sentido ajudar uma pessoa de 50 anos que não consegue comprar o passe, não faz sentido emprestar 300K a uma pessoa de 50 anos para comprar casa. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 1 hora: Critérios que avaliem a efetiva necessidade das pessoas precisarem daquela ajuda e não um critério obtuso como a idade. A idade é um dos critérios mais importantes quando toca a créditos. Quanto mais novo fores, menos provável é entrares em incumprimento, pois tens mais tempo de vida para o pagares caso surjam dificuldades e seja necessário reestruturar o crédito. Faz mais sentido dar benesses a uma pessoa de 25 anos a poder financiar a 100% do que uma com 40 anos, mesmo que ambas estejam a pedir exatamente o mesmo crédito com a mesma duração e mesma taxa de esforço. 3 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 11 Abril 2024 Ainda não percebi o stress com a idade. Eles precisam é de explicar como acontece em casos em que um tenha 36 e o outro tenha 30 por exemplo, pagam metade desses valores ? Não pagam na mesma ? Em que ponto ficam esses casais. Hoje em dia isso da idade já existe nos bancos e até é bem mais apertada porque interfere com os valores que são emprestados e os custos mensais dos mesmos. É o tal acontecimento do bate-se no governo por tirar ajudas e por ajudar as pessoas, nunca saem a ganhar. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Abril 2024 (editado) Citação de Puto Perdiz, há 25 minutos: fazes uma boa pergunta, mas antes perguntei-te sobre o que pensas do irs jovem. tal como falei do cartão jovem, que escolheste passar ao lado. Tal como também não disseste se achas socialmente injusto a medida do passes. O que defendes é que a ajuda nos passes seja mediante a apresentação do irs, é isso? A pergunta que fiz pretendia responder a essas questões. Eu sou na grandíssima maioria dos casos a favor que não se use o fator idade como critério de atribuição único de uma ajuda. Citação de noikeee, há 19 minutos: Percebo o argumento na perspetiva do crédito. O mesmo não se aplica relativamente aos impostos que estão no mesmo bolo correto? Editado 11 Abril 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 26 minutos: Quem necessita de ajuda para os transportes públicos deve receber essa ajuda independentemente da sua idade. Sim ou não? Essa questão da ajuda para o passe sub23 é mais uma questão de educação na minha ótica. Se ensinares os jovens a utilizar os transportes e forem de qualidade pode ser que no futuro não utilizem o carro próprio para ir para o trabalho. No dia de hoje não deve ser por uma questão de € que não se usam os transportes. Ou serão muito poucas pessoas que trabalham a ter esse problema. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 11 Abril 2024 Citação de Pavel, há 1 hora: o melo foi para o governo E o seguinte da lista também 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 4 minutos: A pergunta que fiz pretendia responder a essas questões. Eu sou na grandíssima maioria dos casos a favor que não se use o fator idade como critério de atribuição único de uma ajuda. Então qual seria o critério seguinte? Rendimentos? Compartilhar este post Link para o post