Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de xicantonio, há 11 minutos:

Também estou curioso para ver o que vão fazer quando "limparem" o Martim Moniz, deve ser para mudarem o festival Alive para lá. Devem achar que a malta tem dinheiro para viver ali em condições ou abrir comércio, ou então já não há problema viverem 30 pessoas num alçapão desde que sejam portugueses de raiz

Ou então como não vai haver donos de lojas de conveniência a pagar 15 ou 20k de renda sem qualquer negócio, vão ter de baixar os preços.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

O SSP é um tipo que gosta de ser livre para dizer o que quer e bem lhe apetece. Duvido imenso que se candidate a secretário-geral.

E ter que trabalhar? Ele gosta é de bitaite e coçar o esquerdo. Admiro muito a sua teoria e partilho quase tudo o que defende em termos de ideias (ou não fosse o que resta do PS do Mário Soares), mas calma. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 minuto:

Tens outra coisa.

O pessoal vai do BE/LIVRE para o PS.
DA CDU para LIVRE/PS/CHEGA (sim para o chega).
Do PS para o BE/PSD/Chega.

Da AD para o PS/Chega.

Do Chega não vai quase ninguém para lado nenhum. É sempre a somar.

O Chega é um brinquedo novo, é normal. Tem de passar o teste do tempo, e quando o passar (assumindo que as eleições ainda serão livres), talvez vejas essa flutuação do seu lado.

Para voltar ao exemplo do BE-Chega, não é assim tão dificil imaginar alguém que votou BE porque prometia salários melhores para os pobres, e depois virou para o Chega porque entretanto 4 brasileiros chegaram à sua empresa e foram promovidos antes dessa pessoa. É a mesmíssima pessoa que sempre se focou no conteúdo e não na forma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 1 minuto:

E ter que trabalhar? Ele gosta é de bitaite e coçar o esquerdo. Admiro muito a sua teoria e partilho quase tudo o que defende em termos de ideias (ou não fosse o que resta do PS do Mário Soares), mas calma. 

Certo, isso também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Para voltar ao exemplo do BE-Chega, não é assim tão dificil imaginar alguém que votou BE porque prometia salários melhores para os pobres, e depois virou para o Chega porque entretanto 4 brasileiros chegaram à sua empresa e foram promovidos antes dessa pessoa. É a mesmíssima pessoa que sempre se focou no conteúdo e não na forma.

Um pouco assustador se a inteligência de um cidadão está nesse nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

O Chega é um brinquedo novo, é normal. Tem de passar o teste do tempo, e quando o passar (assumindo que as eleições ainda serão livres), talvez vejas essa flutuação do seu lado.

Acho que não entendes de todo o eleitorado do Chega e isso são só fantasias da tua cabeça para justificar algo absolutamente expectável.
E o que não faltam são pessoas que votam BE quando são jovens, depois começam a trabalhar e percebem que o voto deve ir para outro sítio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 18 minutos:

Só vejo uma pessoa no PS capaz de centrar o discurso e roubar eleitorado a todos, que é Sérgio Sousa Pinto. Mas aí trazemos o PS para o centro-esquerda a sério, de onde nunca devia ter saído.

RNKN6na.gif

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 minuto:

Acho que não entendes de todo o eleitorado do Chega e isso são só fantasias da tua cabeça para justificar algo absolutamente expectável.
E o que não faltam são pessoas que votam BE quando são jovens, depois começam a trabalhar e percebem que o voto deve ir para outro sítio.

Obviamente que existem, mas entretanto novos jovens se tornaram eleitores. Se fosse por aí o BE devia ser um partido muito mais estável 

Citação de kareca, há 3 minutos:

É um exemplo extremo e se calhar não é preciso ir tão longe, basta o simples facto do Chega ser o partido que melhores condições tem para acabar com o bipartidarismo para as pessoas votarem nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Voto do Chega nas regiões suburbanas e no Alentejo deve-se mais ao efeito do abandono das populações e dos derrotados da globalização e em ambos os casos não se comprovou transferência direta CDU/BE -> Chega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

O Chega só vai deixar de crescer quando (1) quem governa meter este país a andar para a frente, (2) quando o Chega chegar ao poder e as pessoas levaram com o choque de realidade e começarem a ver o Chega como um partido do sistema ou (3) quando o Ventura se fartar disto e for substituído por um Pedro Pinto ou um Frazão da vida. Diria que (2) é a mais provável, infelizmente.

Eu não quero parecer que ando a bater só por bater. Mas Portugal está numa situação de quase pleno emprego e a economia está a crescer. Dirás, e com toda a razão, que fora da nossa bolha privilegiada isto não interessada nada porque as pessoas compram comida a crédito e têm de viver com os pais até aos 40 anos.

A questão aqui é que a Economia portuguesa precisa destes imigrantes para manter-se à tona. Não só temos absorvido todo este milhão e meio de imigrantes como os imigrantes desempenham um papel essencial nas áreas mais críticas do nosso tecido económico. Para além disso, os portugueses, tal como grande parte do mundo ocidental, está a deixar de ter filhos. É uma tendência que não se espera que possa ser invertida, a solução, mais uma vez, passa pelos imigrantes.

O país não anda para a frente sem imigrantes. Mais do que isso, Portugal não é um país viável sem imigrantes. E este facto é impossível de conciliar com a prioridade de 25% dos eleitores que querem ver as pessoas castanhas daqui para fora. Não consegues colocar Portugal a crescer e governar contra um milhão e meio de portugueses, ou tens uma coisa ou outra. Dizer o contrário é só estar a fazer um discurso de boas intenções sem aderência à realidade.

• Concordo! 14

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 minuto:

O país não anda para a frente sem imigrantes. Mais do que isso, Portugal não é um país viável sem imigrantes. E este facto é impossível de conciliar com a prioridade de 25% dos eleitores que querem ver as pessoas castanhas daqui para fora. Não consegues colocar Portugal a crescer e governar contra um milhão e meio de portugueses, ou tens uma coisa ou outra. Dizer o contrário é só estar a fazer um discurso de boas intenções sem aderência à realidade.

Os votantes do chega preferem um país parado do que com tanto imigrante. Não tenho qualquer dúvida.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

Eu não quero parecer que ando a bater só por bater. Mas Portugal está numa situação de quase pleno emprego e a economia está a crescer. Dirás, e com toda a razão, que fora da nossa bolha privilegiada isto não interessada nada porque as pessoas compram comida a crédito e têm de viver com os pais até aos 40 anos.

A questão aqui é que a Economia portuguesa precisa destes imigrantes para manter-se à tona. Não só temos absorvido todo este milhão e meio de imigrantes como os imigrantes desempenham um papel essencial nas áreas mais críticas do nosso tecido económico. Para além disso, os portugueses, tal como grande parte do mundo ocidental, está a deixar de ter filhos. É uma tendência que não se espera que possa ser invertida, a solução, mais uma vez, passa pelos imigrantes.

sei que roma não seria possível sem trabalho escravo, mas como assim a economia está crescer com trabalho escravo, no século xxi?

a nossa economia está nos ombros da apanha do mirtilo, dos condutores de uber e dos restaurantes indianos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Os votantes do chega preferem um país parado do que com tanto imigrante. Não tenho qualquer dúvida.

"Orgulhosamente sós"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

sei que roma não seria possível sem trabalho escravo, mas como assim a economia está crescer com trabalho escravo, no século xxi?

a nossa economia está nos ombros da apanha do mirtilo, dos condutores de uber e dos restaurantes indianos?

Surpresa. Não, não é só o que tu pagas de IRS a trabalhar em IT que sustenta isto tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, Agora:

Surpresa. Não, não é só o que tu pagas de IRS a trabalhar em IT que sustenta isto tudo.

se me dissessem que a economia estava nos ombros dos engenheiros eu ia-me rir

mas não acredito que dependemos deste trabalho escravo. Onde está o @HappyKing a mostrar-me errado com os estudos?

estou genuinamente curioso sobre o que sobrevivemos, eu achava que era turismo, exploração imobiliária e construção

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 21 minutos:

Always has been

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

se me dissessem que a economia estava nos ombros dos engenheiros eu ia-me rir

mas não acredito que dependemos deste trabalho escravo. Onde está o @HappyKing a mostrar-me errado com os estudos?

estou genuinamente curioso sobre o que sobrevivemos, eu achava que era turismo, exploração imobiliária e construção

E quem é que sustenta o turismo? Diz-me um hotel ou restaurante que não seja um tasco deste país sem um asiático a trabalhar lá.

Quantas empresas é que só são viáveis a explorar esta mão-de-obra? Só para começar, quase um quarto das empresas portuguesas recorre a mão de obra estrangeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 minutos:

Always has been

Ontem no meu local de voto havia malta que nem sequer sabia a ordem das letras no abecedário para deduzir a secção onde votava, e não estou a falar de velhotes de 60/70 anos mas malta na casa dos 40/50

Compartilhar este post

Link para o post

Btw é apostar mesmo no rearmamento que ele vai ficar em boas mãos 

• Like 1
  • Triste 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Btw é apostar mesmo no rearmamento que ele vai ficar em boas mãos 

meter pace no ciclo. assim pode ser que acabe mais rápido

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Ontem no meu local de voto havia malta que nem sequer sabia a ordem das letras no abecedário para deduzir a secção onde votava, e não estou a falar de velhotes de 60/70 anos mas malta na casa dos 40/50

essas pessoas não trabalham em empresas em que há gente a ser promovida em vez deles

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Outra razão pela qual a extrema-direita ainda tem muito por onde crescer: Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica.

Mas há sempre uma desculpa qualquer para Portugal estar cheio de gente burra e racista.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

O problema deste crescimento do Chega é do PS e do PSD. O Costa no inicio até gozava e fazia as suas piadas e foi alimentado o monstro porque lhe convinha e era uma maneira de fragmentar a direita. E resultou, resultou tão bem que conseguiu uma maioria absoluta com pouco mais de 40% dos votos. Só que o que ele não contava era que esse monstro também se iria alimentar de votos à esquerda e agora o monstro está descontrolado. Só uma governação forte e positiva da AD aliado a um líder forte do PS poderão acabar com o Chega antes que o Chega acabe connosco.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 hora:

Se esse é o teu principal (não estou a dizer que o é) problema e não votas no único partido que diz que o quer resolver, é um problema teu.
E não vem aí nada de especial. O Chega vai andar nisto durante anos, tem um programa económico absolutamente idiota.

O Chega é só imigração. A AD só tem de resolver esse problema e o Chega não cresce mais.

O chega é só imigração? Tens a certeza disso?

Além de que, no cenário hipotético que a ad reduz a imigração a zero, achas que o chega não faz bandeira os "indostanicos", os ciganos, os brasileiros etc? FDS eles estão sempre a bater na m*rda do clichê dos subsídiodependentes, estamos a brincar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 3 minutos:

Outra razão pela qual a extrema-direita ainda tem muito por onde crescer: Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica.

Mas há sempre uma desculpa qualquer para Portugal estar cheio de gente burra e racista.

Acrescenta aí a faixa etária mais jovem dos 18-25 que foi completamente capturada pelo discurso de ódio no Chega nas redes sociais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...