Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lifehouse, há 5 horas:

Eu passo-me com pessoas que defendem isto e outro tipo de questões. Recentemente era uma lenga-lenga sobre roubar, ser detido e depois solto. Nada acontecia, esses é que viviam bem. Respondi: se é assim tão bom, nada acontece, porque é não roubas também? mais, se dizes que é assim tão bom…eu até ajudo. Nem mais uma palavra sobre o assunto

Agora sobre o trabalho social o achar muito bem e a lenga-lenga do café ao que eu questiono se ao trabalhar como é que tem tempo para andar a contar o tempo das pessoas no café. Digo: se é assim tão maravilhoso viver de subsídios, larga tudo, pede um subsídio e vive com esse valor, é assim tão incrível. Capacidade de resposta…como diria JJ, bola. 

Podes juntar aí todos aqueles que vociferam porque os ciganos, os imigrantes e os calões têm direito a casas de borla enquanto que eles, desgraçados, têm que pagar uma renda absurda pela casa onde vivem e ninguém os ajuda.

Quando lhes perguntamos porque é que eles não saem de casa para se mudarem para uma barraca e inscreverem-se nas listas das Câmaras para terem direito à tal casa de sonho de borla num bairro de habitação social, parece que não gostam muito da sugestão. Não conheço nenhum que o tenha feito.

Citação de Keyser, há 1 hora:

Entao simplesmente fica tudo como está?

Como dizia o outro: "Para pior já basta assim".

Primeiro: Há realmente um problema que tem que ser resolvido? Tenho dúvidas.

Segundo: Havendo um problema será que a solução passa por medidas populistas que promovem, no limite, uma escravatura moderna? Tenho a certeza que não.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 2 horas:

Entao simplesmente fica tudo como está?

Errmmm, sim?

Sabias q estamos em pleno emprego? E que fomos a melhor economia do mundo de 2025?

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 5 horas:

Explica-me como podes ser produtivo entao sem estares empregado ou a contribuir para a sociedade de alguma maneira.

Não preciso. Tu acabaste por reconhecer aqui que contribuir para a sociedade não é o mesmo que estar empregado. Tu já sabes.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

O doutor luis montenegro está mesmo a piorar abertamente a vida das pessoas e a única razão que dá é a mentalidade ronaldo a gente come mesmo gelados com a testa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 29/05/2026 at 19:31:

Eu revejo-me num sistema em que as pessoas que se afirmam liberais tivessem que passar por um período de formação mínimo de 5 anos apenas a receber um valor idêntico ao do RSI. Podendo, naturalmente, negociar condições melhores com o patrão da empresa onde for colocado, desde que este não seja o seu pai, outro familiar ou amigalhaço.

Bingo!

Citação de Lifehouse, há 20 horas:

As pessoas aos receberem menos de 300 euros por mês são umas acomodadas e gastam tudo no café, em raspadinhas e bitcoin. Isso é o que está mal. Agora um caixa do pingo doce receber 800 euros e o CEO da Jerónimo Martins levar para casa milhões, mais os benefícios a que tem direito, isso está ótimo. Batam punho, masé

Não há mais empregos? E mesmo que neste momento houvesse menos, a pessoa tem que estar refém a ele? 

Editado por aFilipe8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 7 horas:

Bingo!

Não há mais empregos? E mesmo que neste momento houvesse menos, a pessoa tem que estar refém a ele? 

Já me esquecia que as pessoas são exploradas por serem idiotas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 9 horas:

Bingo!

Claro, as pessoas recebem pouco porque querem. Não é por o salário médio neste país andar na casa dos 1000 euros. Não é por ouvirem "se não queres há quem queira". É que tudo tem de ser Dr. , trabalhar na avenida da liberdade ou em programação. Epá, culpar as pessoas pelas desigualdades é o truque mais velho da história. Existir gente que ainda cai nisso...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 17 minutos:

Claro, as pessoas recebem pouco porque querem. Não é por o salário médio neste país andar na casa dos 1000 euros. Não é por ouvirem "se não queres há quem queira". É que tudo tem de ser Dr. , trabalhar na avenida da liberdade ou em programação. Epá, culpar as pessoas pelas desigualdades é o truque mais velho da história. Existir gente que ainda cai nisso...

Agora o que está a dar é na obras @André Sousa

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 6 horas:

Já me esquecia que as pessoas são exploradas por serem idiotas.

Quantas não mudam por receio/medo? Conheço tantos casos. Queixam-se mas nunca tiveram a ousadia de mudar, nem para receber mais. 
Eu não digo que é fácil, mas está comprovado que quem muda de emprego, tende a ganhar cerca de 20% a mais. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 10 minutos:

Quantas não mudam por receio/medo? Conheço tantos casos. Queixam-se mas nunca tiveram a ousadia de mudar, nem para receber mais. 
Eu não digo que é fácil, mas está comprovado que quem muda de emprego, tende a ganhar cerca de 20% a mais. 

E o que envolve receber mais? É que, em muitos casos, para receberes um bocadinho mais tens de abdicar da tua vida por completo. 

Porque raio um CEO pode receber 5 milhões de euros, mas um empregado que recebe 900 euros pelo seu trabalho tem de ficar votado à pobreza se não muda para um local de trabalho a 50 quilómetros de casa para receber 1200?

Editado por Lifehouse
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 34 minutos:

Queixam-se mas nunca tiveram a ousadia de mudar

É preciso estar num nível de privilégio absurdo para afirmar uma coisa destas.

Já alguma vez estiveste numa posição de teres contas até ao pescoço para pagar, filhos para sustentar e uma almofada financeira inexistente e ficaste no desemprego para mudar para um emprego melhor? Só para perceber até onde é que a tua ousadia vai. 

O problema não é o mercado de trabalho, a precariedade, as responsabilidades familiares ou a ausência de uma rede de apoio. É a falta de ousadia.

A pobreza neste país persiste não por razões económicas ou sociais mas sim porque milhões de pessoas ao longo das últimas décadas decidiram coletivamente ser pouco ousados na segunda feira de manhã.

É uma explicação bastante conveniente. Ainda para mais para quem provavelmente nunca teve que escolher entre essa ousadia e pagar a conta da luz ou a renda ao fim do mês.

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Não mordam o isco

A reforma laboral não vem porque "as pessoas têm medo de mudar" ou que "ficam acomodadas". Vem porque o patronato já tem dificuldade em competir para manter pessoas pela miséria que querem pagar.

Eu felizmente trabalho para um empregador estrangeiro com contrato português mas fico com um medo do crl se decidirem me mandar embora e eu ter que vir ficar dependente da miséria do patronato português 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 36 minutos:

E o que impede a pessoas de 900€ de ser o CEO de 5 milhões?

Nao estamos propriamente na Índia onde já nasces com o teu destino traçado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 1 hora:

Isso é mesmo assim?

Então tenho que falar com o meu primo. No mês que vem mudo-me para a empresa dele e ele muda-se para a minha. Ficamos a ganhar cada um mais 20%. Se fizermos o mesmo todos os meses, lá para setembro já estamos a ganhar o dobro. Continuando o processo, daqui a 3 ou 4 anos já nos podemos reformar.

Obrigado.

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 1 hora:

Nao estamos propriamente na Índia onde já nasces com o teu destino traçado.

f*da-se, que cegueira

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 1 hora:

Os numerus clausus.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 2 horas:

isto é discurso de uma pessoa que nunca teve dificuldades na vida

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas são pobres porque querem. Ou porque gastam tudo no tabaco e no vinho. Ou porque não arriscam. Ou porque estão na zona de conforto. Ou porque não querem estar sujeitas às dificuldades de serem patrões.  Ou porque não querem vender pipocas à porta do cinema e chegarem a CEO da piç* mais a p*ta desta conversa. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Compra, liberal: https://www.wook.pt/livro/a-tirania-do-merito-michael-j-sandel/26744264?srsltid=AfmBOoobjZXb05ppkU3yNrWvWLo3Q-JPP8uaJDwUukyXk1uqfkz9vn0X

Para os que recebem o RSI, é só bater punho de borla para o Estado 13 horas e 22 minutos e conseguem comprar, usando os vossos cerca de 247,56 euros mensais.

@aFilipe8 espero que tenhas percebido o sub-texto deste comentário. 

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...