Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Como imaginas, não fui pedir a declaração de rendimentos.

Da mesma forma que não peço a dos empresários XPTO que alegadamente declaram o salário mínimo mas depois se deslocam em carros de 100k. Todos sabemos como funciona a vida.

Nem eu disse para o fazeres. Só queria mostrar que uma coisa é o que aparenta e outra é o que realmente é.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 58 minutos:

"fomos enganados, é o que é"

“não vinha no programa que eu não li”

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 44 minutos:

Dia de greve. Dormi até mais tarde. 

Era dia de trabalho.

vamos!!!

passar o dia com o meu menino de 1 mês e meio, nem queria ❤️ 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz greve também. Mesmo que não quisesse a escola do miúdo fechou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 5 horas:

Ia meter isso agora mesmo.

Eu já nem sei mais...

O Chega e o que debitam efetivamente manda na forma de atuar do governo.

Citação de Pan, há 5 horas:

Esta ala do PSD sempre pensou assim, não te iludas.

De certeza que não são as mesmas pessoas/entidades por detrás de ambos. Só coincidências.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 1 hora:

Nem eu disse para o fazeres. Só queria mostrar que uma coisa é o que aparenta e outra é o que realmente é.

Nem mais. Essa conversa rapidamente se torna num "andam estes miúdos a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce, quando podiam ganhar muito melhor se fossem picheleiros ou eletricistas"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 40 minutos:

Nem mais. Essa conversa rapidamente se torna num "andam estes miúdos a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce, quando podiam ganhar muito melhor se fossem picheleiros ou eletricistas"

Não vou entrar na parte fiscal da coisa, porque todos estamos a par de como essas áreas funcionam.

Mas o que colocaste entre aspas é mentira? Não quero com isto dizer que não deviam ter tirado os cursos, de todo. Cada um deve estudar se quiser e o que quiser, digo até sem olhar à empregabilidade, até porque quem é bom safa-se sempre.

Agora, achar que, de facto, picheleiros ou electricistas não ganham mais do que muita gente com canudo, e muitos que até trabalham nas suas áreas, parece-me inocente. Uma pesquisa rápida pela Internet mostra-me que um preço médio será 40€/hora. Contando 20 dias, dá 6400€/mês. Há assim tantos empregos, até qualificados, a pagar isso? Tendo em conta o salário médio do país, não me parece.

E é uma tendência que só vai aumentar. Ainda ontem fui com o meu mecânico ao um estofador, segundo ele o único aqui na cidade. Portanto ele cobra o que lhe apetecer, porque literalmente não há mais ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Chama-se a isso a banalização dos cursos superiores e a incapacidade de Portugal de absorver essas pessoas no mercado de trabalho. Depois há toda uma outra componente tributária e fiscal que faz com que as pessoas boas rápidamente procurem algo noutro país (que foi o meu caso).

Na Holanda o modelo funciona de forma diferente muito diferente, além de que a profissionalização de áreas como electricistas e canalizadores são feitas com cursos superiores (MBO e HBO) com relevancia equivalente a licenciaturas, o que faz com que as pessoas também vão para essas profissões sem aquela questão de toda a gente tem de ter curso, ser engenheiro ou médico. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao consigo perceber como é que um pais pode ser funcional (nos moldes que existem hoje) se so' tiver Enfermeiros, engenheiros e juizes. 

Qual é a opiniao que têm sobre paises como a Suiça/Alemanha onde o ensino é "direcionado"? E como é obvio, salvaguardando a possibilidade de existirem "pontes", onde apos os 14 anos (p.ex) melhorares muito a tua capacidade intelectual, possas "saltar" para o ensino normal que te permite fazer grandes estudos. 

é que existir escolas privadas em todos os cursos possiveis e imaginarios, nao haver limites para certas profissoes (de que serve ter 50K engenheiros electroespifico de turbinas de onda curta se so existem 10 vagas por ano?) nao me parece ser a melhor opçao. 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Ghelthon, há 29 minutos:

Agora, achar que, de facto, picheleiros ou electricistas não ganham mais do que muita gente com canudo, e muitos que até trabalham nas suas áreas, parece-me inocente. Uma pesquisa rápida pela Internet mostra-me que um preço médio será 40€/hora. Contando 20 dias, dá 6400€/mês.

Tens de te transportar (n estás a cobrar ao cliente a hora do transporte), tens de pagar iva, tsu a mais do que pagas normalmente, tens de te pagar férias, tens de gastar em material e gasolina e o crl a4, tens q ter clientes

Editado por Plagio o Original
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 18 minutos:

Tens de te transportar (n estás a cobrar ao cliente a hora do transporte), tens de pagar iva, tsu a mais do que pagas normalmente, tens de te pagar férias, tens de gastar em material e gasolina e o crl a4, tens q ter clientes

e se tiver um empregado? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

e se tiver um empregado? 

Ai já é empresa, não é um trabalhador independente do país das maravilhas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 32 minutos:

Ok, e portanto no final disso tudo vai acabar a ganhar menos do que um "miúdo a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ok, e portanto no final disso tudo vai acabar a ganhar menos do que um "miúdo a ir para a universidade tirar cursos da treta e acabar em caixas do pingo doce"?

Não sei, só queria saber se o eletricista ainda ganha mais que tu

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Jimpo, há 37 minutos:

Eu nao consigo perceber como é que um pais pode ser funcional (nos moldes que existem hoje) se so' tiver Enfermeiros, engenheiros e juizes. 

Qual é a opiniao que têm sobre paises como a Suiça/Alemanha onde o ensino é "direcionado"? E como é obvio, salvaguardando a possibilidade de existirem "pontes", onde apos os 14 anos (p.ex) melhorares muito a tua capacidade intelectual, possas "saltar" para o ensino normal que te permite fazer grandes estudos. 

é que existir escolas privadas em todos os cursos possiveis e imaginarios, nao haver limites para certas profissoes (de que serve ter 50K engenheiros electroespifico de turbinas de onda curta se so existem 10 vagas por ano?) nao me parece ser a melhor opçao. 

Ninguém disse isso, obviamente precisamos de eletricistas e picheleiros, mas com essa conversa cria-se a ideia de que há excesso de trabalho qualificado, quando na verdade há é falta de mão de obra que se sujeite a precariedade. O problema é estrutural do país em nao criar condições para aproveitar o talento nem de criar riqueza, afetando a produtividade do país. O "ñao podemos ser todos doutores" é um convite a cair na esparrela da qual já deviamos ter saido para compensar o atraso crónico que levamos em relação aos nossos parceiros europeus. 

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Não sei, só queria saber se o eletricista ainda ganha mais que tu

Eu fiz contas médias, se pesquisares verás que o preço está entre "20€ e 80€ à hora". Normalmente, tanto quanto julgo saber, o material é pago pelo cliente, esse preço por hora restringe-se à mão de obra.

Portanto, e se a isso somares o que ganham sem declarar, ficaria pouco espantado se o electricista ainda ganhasse mais do que eu.

Citação de Solero, há 5 minutos:

Nionguém disse isso, obviamente que precisamos de eletricistas e picheleiros, mas com essa conversa cria-se a ideia de que há excesso de trabalho qualificado, quando na verdade há é falta de mão de obra que se sujeite a precariedade. O problema é estrutural do país em nao criar condições para aproveitar o talento nem de criar riqueza, afetando a produtividade do país. 

Mas uma coisa não impede a outra. Claro que os salários em Portugal tendem a ser baixos, até mesmo para posições qualificadas. Mas não é menos verdade que há pouca gente a enveredar por profissões blue collar, mais "mãos na massa", e que isso foi resultado de um foco crescente no ensino superior e uma certa desvalorização do ensino profissional.

Disse coisas que me parecem relativamente do senso comum. Há muita gente em trabalhos blue collar a ganhar mais do que gente qualificada, especialmente se essa gente qualificada trabalhar para outrem. Enfermeiros, arquitectos, professores, etc. Mas pronto, talvez seja eu com uma visão errada da realidade.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Ganha-se muito bem a ganhar por fora, sem descontos, sete dias por semana e sem qualquer rede de apoio. 

Tens um acidente de trabalho e no dia a seguir vais trabalhar.

Parece muito bom para quem nunca experimentou. 

As empresas preferem continuar a dizer que não há mao de obra a pagar a alguém experiente e qualificado. 

Editado por Mayday
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Por que não largas o teu emprego e tiras um curso profissional e começas a desentupir sanitas, então? Porque é que é tão fácil sugerir uma carreira que parece atrativa do ponto de vista financeira devido à escassez temporária de recursos do que propriamente a ter horizonte de progressão ou de escala a quem se está a formar? Eu respeito essas carreiras o suficiente para perceber que são fundamentais, exigentes e que é muito mais do que faturar. Se fosse bom e paga tão bem, não faltava quem lá quisesse trabalhar. Quem está na universidade procura o melhor para si e para o seu futuro, tentando encontrar um curso que vá de encontro aos seus interesses e que dê hipóteses de ter uma boa progressão e uma boa vida e eu não acho correto partir do princípio que as pessos são estúpidas por optarem por ir para a faculdade e arriscar não encontrar emprego na área em vez de ir logo para um trabalho exigente do ponto de vista físico e que não oferece grandes perspetivas de subir na carreira, a não ser se tiver o seu proprio negocio, que por si só traz um conjunto de responsabilidades e riscos que quem trabalha por conta de outrem não tem.

@Ghelthon isto soou mais agressivo do que o que parece, na verdade só me irrita ver gente com empregos mais qualificados (como acredito que é o caso) a sugerir que outros não tenham a mesma oportunidade que eles tiveram. 

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 50 minutos:

O sistema na Suíça funciona bastante bem por causa dos "apprentissages". Malta que não quer seguir estudos, não sabe bem o que fazer, entre outros, são empurrados para esses estudos aos 15/16, começam a ganhar o primeiro deles, chegam aos 19/20 já com algum dinheiro e um diploma e têm a possibilidade de seguir para estudos superiores.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 10 minutos:

Por que não largas o teu emprego e tiras um curso profissional e começas a desentupir sanitas, então? Porque é que é tão fácil sugerir uma carreira que parece atrativa do ponto de vista financeira devido à escassez temporária de recursos do que propriamente a ter horizonte de progressão ou de escala a quem se está a formar? Eu respeito essas carreiras o suficiente para perceber que são fundamentais, exigentes e que é muito mais do que faturar. Se fosse bom e paga tão bem, não faltava quem lá quisesse trabalhar. Quem está na universidade procura o melhor para si e para o seu futuro, tentando encontrar um curso que vá de encontro aos seus interesses e que dê hipóteses de ter uma boa progressão e uma boa vida e eu não acho correto partir do princípio que as pessos são estúpidas por optarem por ir para a faculdade e arriscar não encontrar emprego na área em vez de ir logo para um trabalho exigente do ponto de vista físico e que não oferece grandes perspetivas de subir na carreira, a não ser se tiver o seu proprio negocio, que por si só traz um conjunto de responsabilidades e riscos que quem trabalha por conta de outrem não tem.

@Ghelthon isto soou mais agressivo do que o que parece, na verdade só me irrita ver gente com empregos mais qualificados (como acredito que é o caso) a sugerir que outros não tenham a mesma oportunidade que eles tiveram. 

De facto soou demasiado agressivo, e de forma alguma o meu ponto é o que achas que é.

Em primeiro lugar, eu não troco porque ganho bem. E não acho que, mesmo que ganhasse mais numa profissão dessas, valesse a pena o esforço físico, que não tenho aqui (tirando esforço cerebral, dos 2 neurónios, eheh). Curiosamente, não tenho formação superior na área em que trabalho agora.

Depois, jamais eu desvalorizei o ensino superior, ou disse que alguém devia era ir para trolha em vez de ir estudar, e muito menos disse que quem vai estudar é estúpido. Longe disso, mesmo. O ponto inicial da discussão era que havia malta blue collar a ganhar mais do que gente com canudos, e isso parece-me demasiadamente claro. Depois apenas continuei a explicar o que leva a que isso aconteça.

Reforço: acho que toda a gente devia estudar o máximo possível. Eu próprio defendo isto e sou um gajo que fez uma licenciatura mal feita e que me serve e servirá de zero na vida (no sentido em que nunca irei trabalhar na área). Portanto acho que fica claro que realmente o defendo e não o digo da boca para fora.

Ainda assim, acho que as profissões blue collar são bem pagas, e tendem a ser ainda mais. Isto claro, para gente que trabalhe por conta própria. Ser empregado nessas áreas é complicado.

Citação de Mayday, há 19 minutos:

Ganha-se muito bem a ganhar por fora, sem descontos, sete dias por semana e sem qualquer rede de apoio. 

Tens um acidente de trabalho e no dia a seguir vais trabalhar.

Parece muito bom para quem nunca experimentou. 

As empresas preferem continuar a dizer que não há mao de obra a pagar a alguém experiente e qualificado. 

Sorry, não vi o teu post. Eu sou trabalhador independente por opção. Não tenho férias (tenho dias em que não ganho), e se ficar doente, fico sem apoios também. Ou melhor, provavelmente terei direito a algo da Segurança Social, mas que jamais será ao nível do que facturo.

São escolhas, e é uma questão de gestão de risco. Abrir uma empresa, seja ela de pichelaria ou de AI, também o é.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 36 minutos:

De facto soou demasiado agressivo, e de forma alguma o meu ponto é o que achas que é.

Em primeiro lugar, eu não troco porque ganho bem. E não acho que, mesmo que ganhasse mais numa profissão dessas, valesse a pena o esforço físico, que não tenho aqui (tirando esforço cerebral, dos 2 neurónios, eheh). Curiosamente, não tenho formação superior na área em que trabalho agora.

Depois, jamais eu desvalorizei o ensino superior, ou disse que alguém devia era ir para trolha em vez de ir estudar, e muito menos disse que quem vai estudar é estúpido. Longe disso, mesmo. O ponto inicial da discussão era que havia malta blue collar a ganhar mais do que gente com canudos, e isso parece-me demasiadamente claro. Depois apenas continuei a explicar o que leva a que isso aconteça.

Reforço: acho que toda a gente devia estudar o máximo possível. Eu próprio defendo isto e sou um gajo que fez uma licenciatura mal feita e que me serve e servirá de zero na vida (no sentido em que nunca irei trabalhar na área). Portanto acho que fica claro que realmente o defendo e não o digo da boca para fora.

Ainda assim, acho que as profissões blue collar são bem pagas, e tendem a ser ainda mais. Isto claro, para gente que trabalhe por conta própria. Ser empregado nessas áreas é complicado.

Sorry, não vi o teu post. Eu sou trabalhador independente por opção. Não tenho férias (tenho dias em que não ganho), e se ficar doente, fico sem apoios também. Ou melhor, provavelmente terei direito a algo da Segurança Social, mas que jamais será ao nível do que facturo.

São escolhas, e é uma questão de gestão de risco. Abrir uma empresa, seja ela de pichelaria ou de AI, também o é.

Mas tu podes ficar sem um dedo a trabalhar, ou f*der uma vértebra ou ficar com o pé esmagado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 7 minutos:

Mas tu podes ficar sem um dedo a trabalhar, ou f*der uma vértebra ou ficar com o pé esmagado?

Se lhe cair o teclado em cima do pé, aquela m*rda dói 

• Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 21 minutos:

Posso ficar doente, posso ir parar a um hospital, etc.

O risco é diferente, claro. Mas o efeito prático em termos de segurança laboral é o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

image.thumb.png.538467657ad8ee4e0ee1227cf503ec1b.png

#LinkedInLunatics

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caokrodilo, há 1 hora:

O sistema na Suíça funciona bastante bem por causa dos "apprentissages". Malta que não quer seguir estudos, não sabe bem o que fazer, entre outros, são empurrados para esses estudos aos 15/16, começam a ganhar o primeiro deles, chegam aos 19/20 já com algum dinheiro e um diploma e têm a possibilidade de seguir para estudos superiores.

O chamado ensino profissional?

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

E como tu bem sabes, em qualquer área profissional é possível trabalhar por conta própria. E ganhar bom dinheiro com isso. E quanto mais qualificado fores, mais ganhas. E sem ter que colocar o teu físico e os teus anos de velhice em risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...