Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 40 minutos:

Privados a gerir bens essenciais. ❤️

Porque o publico nao gera desperdicio? (um exemplo de milhares - https://www.noticiasaominuto.com/pais/751655/marina-do-lugar-de-baixo-custou-mais-de-51-milhoes-mas-nunca-funcionou)

Eu nem sou a favor da gestao de bens publicos por privados, mas esse teu argumento é o mesmo que os liberais quando dizem que os funcionarios publicos sao todos uns caloes.

Como tudo na vida ha bons e maus exemplos. Esse em Pacos de Ferreiro é um mau exemplo e deveria ser investigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

É maioritariamente factual. Há, em Portugal, algum serviço que tenha melhorado e/ou ficado mais barato (para o consumidor) depois de ser liberalizado ou privatizado? Certamente que sim, mas não devem ser muitos.

Os serviços aeroportuários.

A TAP (apesar de continuar com um serviço mau)

Algumas PPP hospitalares.

entre muitas outras coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

É maioritariamente factual. Há, em Portugal, algum serviço que tenha melhorado e/ou ficado mais barato (para o consumidor) depois de ser liberalizado ou privatizado? Certamente que sim, mas não devem ser muitos.

Mesmo que a maioria dos serviços tenha piorado (e eu não sei se é verdade), não há necessidade de criar uma espécie de tribalismo entre público e privado consoante os maus exemplos que vem cá para fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Porque o publico nao gera desperdicio? (um exemplo de milhares - https://www.noticiasaominuto.com/pais/751655/marina-do-lugar-de-baixo-custou-mais-de-51-milhoes-mas-nunca-funcionou)

Eu nem sou a favor da gestao de bens publicos por privados, mas esse teu argumento é o mesmo que os liberais quando dizem que os funcionarios publicos sao todos uns caloes.

Como tudo na vida ha bons e maus exemplos. Esse em Pacos de Ferreiro é um mau exemplo e deveria ser investigado.

Ah... A famosa marina que ninguém assume culpa alguma e que o povo madeirense está pouco preocupado com isso. Se há sítio que merece ser estudado é esta terrinha. Parece que sofremos de síndrome de estocolmo. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 43 minutos:

"Antes de abandonar a governação, o ex-presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim declarou que a marina foi "o único azar" que teve em 4.839 inaugurações."

😂

Compartilhar este post

Link para o post

"Eu declaro esta coisa inaugurada"
Alberto João Jardim, munido com uma tesoura, um copo de poncha e um chapéu de palha a dizer "Madeira", circa 1978-2015

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 10/02/2022 at 15:55:

Privados a gerir bens essenciais. ❤️

não citem atrasados mentais que não sabem um cu do que estão a falar:

Acionistas%20AdDP.png

mas yah, a culpa é dos privados.

Tanto gostam de falar em fake news que fazem a mesma m*rda, parabéns.

Editado por Puto Perdiz
  • Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

é factual no quê?

Citação de Burkina2008, há 2 horas:

pois, mas o problema é que é uma empresa detida por uma empresa do estado e por municípios.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Há maus negócios em todo o lado. Mas nesse caso que referes, parece que os erros foram mais da empresa contratada para a execução do projecto.

Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Os serviços aeroportuários.

A TAP (apesar de continuar com um serviço mau)

Algumas PPP hospitalares.

entre muitas outras coisas.

Combustíveis, estradas, ... Coisas que até pesam mais directamente no bolso das pessoas.

Citação de Mica, há 3 horas:

Mesmo que a maioria dos serviços tenha piorado (e eu não sei se é verdade), não há necessidade de criar uma espécie de tribalismo entre público e privado consoante os maus exemplos que vem cá para fora.

Não é exactamente uma questão de tribalismo, quando muito é ideológico.

Citação de Puto Perdiz, há 55 minutos:

não citem atrasados mentais que não sabem um cu do que estão a falar:

Acionistas%20AdDP.png

mas yah, a culpa é dos privados.

Tanto gostam de falar em fake news que fazem a mesma m*rda, parabéns.

image.png

Parece-me que estás enganado. Existe uma concessão a uma empresa privada, a AGS.

Citação de Puto Perdiz, há 41 minutos:

é factual no quê?

No facto da maioria dos serviços privatizados ou liberalizados terem prejudicado o consumidor final.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

Há maus negócios em todo o lado. Mas nesse caso que referes, parece que os erros foram mais da empresa contratada para a execução do projecto.

E quem é que fez esse contrato? Quem é que decidiu pagar esse valor? Obvio que os erros em qualquer projecto de obras publicas sao das contrutoras, ja que o estado nem sequer tem esse tipo de servico

Combustíveis, estradas, ... Coisas que até pesam mais directamente no bolso das pessoas.

Quanto as estradas, basicamente se nao fossem concessionadas algumas nem existiam. Os combustiveis, a liberalizacao nao veio mudar nada, a gasolina é sobretudo impostos + custo internacional. Se o estado agora decidisse tabelar de novo os combustiveis, ou mantinham a margem que é mais ou menos a mesma hoje do que quando o mercado era liberalizado, ou desciam as margens (que ate sao curtas) e as gasolineiras deixavam de fornecer para Portugal ou o Estado (ou seja todos nos) cortava os impostos ou subsidiava a gasolina.

No facto da maioria dos serviços privatizados ou liberalizados terem prejudicado o consumidor final.

Que servicos é que fiaam mais caros?

E mesmo esses, podes fazer a comparacao disso com o que o Estado poupou com essa concessao e pode por esse meio gastar noutras coisas (por exemplo em obra publica ou subsidios agora do Covid)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 10/02/2022 at 20:00:

Parece-me que estás enganado. Existe uma concessão a uma empresa privada, a AGS.

não, não estou.

e já que queres ir para a Ags

espetáculo, têm a mesma morada e número de telefone

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

É "maioritariamente factual". Vi duas threads no Twitter uma vez.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

este gajo tem razão. Pode-se, ou não gostar do PCP, mas o tempo de antena que eles têm na CS é muito pequeno para o tamanho do partido.

Editado por Puto Perdiz
  • Like 6
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

A marina do lugar de baixo como exemplo para isto não faz qualquer sentido. Aliás, como qualquer coisa na madeira. Toda a gente sabia qu não daria para ser ali, teimaram, o mar mostrou que não dava, teimaram e isto mais umas vezes. Quanto muito usem isto como um exemplo extremo do enriquecimento de privados à custa do estado na RAM. Algo tão simples como isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

A marina do lugar de baixo como exemplo para isto não faz qualquer sentido. Aliás, como qualquer coisa na madeira. Toda a gente sabia qu não daria para ser ali, teimaram, o mar mostrou que não dava, teimaram e isto mais umas vezes. Quanto muito usem isto como um exemplo extremo do enriquecimento de privados à custa do estado na RAM. Algo tão simples como isto.

isso faz lembrar as barras que fazem na ria formosa. Vêm os engenheiros todos xpto, começam as obras, aparecem os cotas da pesca a dizer que ali não dá porque as marés e o vento vem de não sei da onde, fazem a barra, dá m*rda porque os velhos é que tinham razão e não os engenheiros. Depois têm que andar a dragar de dois em dois anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 14 minutos:

Mas aqui o ponto é simples, foram os privados que obrigaram o RAM ou noutros exemplos do Continente a eles os contratarem ou foi a "incompetencia" de uma instituicao publica que ou contratou quem nao tinha capacidade para fazer a obra ou insistiu em fazer um projecto que nao é viavel?

Por alguma razao estes buracos acontecem sempre em obras publicas. A gestao publica tem um grande problema, quem la esta nao esta a gastar o seu dinheiro/dinheiro da empresa, mas sim do "estado" e raramente essas pessoas sofrem consequencias em relacao a mas decisoes seja por incompetencia seja por actividades ilicitas.

Eu nao sou para nada defensor de privados entrarem na gestao de empresas/actividades que para mim devem ser mantidas no publico, mas isso nao quer dizer que as coisas bem controladas e contractualizadas, nao possam existir situacoes em que o delta é positivo para o "publico" em geral.

Mais uma vez digo, seja este exemplo ou nao de um privado, que dizer que tudo o que é privado vai ser mau é o mesmo que dizer que todos os funcionarios publicos nao fazem boi. Sera verdade em alguns casos, mas nao é algo a generalizar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 23 minutos:

Mas aqui o ponto é simples, foram os privados que obrigaram o RAM ou noutros exemplos do Continente a eles os contratarem ou foi a "incompetencia" de uma instituicao publica que ou contratou quem nao tinha capacidade para fazer a obra ou insistiu em fazer um projecto que nao é viavel?

Por alguma razao estes buracos acontecem sempre em obras publicas. A gestao publica tem um grande problema, quem la esta nao esta a gastar o seu dinheiro/dinheiro da empresa, mas sim do "estado" e raramente essas pessoas sofrem consequencias em relacao a mas decisoes seja por incompetencia seja por actividades ilicitas.

Eu nao sou para nada defensor de privados entrarem na gestao de empresas/actividades que para mim devem ser mantidas no publico, mas isso nao quer dizer que as coisas bem controladas e contractualizadas, nao possam existir situacoes em que o delta é positivo para o "publico" em geral.

Mais uma vez digo, seja este exemplo ou nao de um privado, que dizer que tudo o que é privado vai ser mau é o mesmo que dizer que todos os funcionarios publicos nao fazem boi. Sera verdade em alguns casos, mas nao é algo a generalizar. 

Eu digo que não dá para exemplo porque este caso sempre foi estranho, assim como as recuperações do local. Foi enterrar dinheiro e à grande. E a promiscuidade entre o governo madeirense e algumas construtoras sempre foi algo muito discutido. Por isso isto vai muito além de incompetência de um lado ou de outro,é mais a puxar para atos ilícitos do que para isso.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 45 minutos:

Eu digo que não dá para exemplo porque este caso sempre foi estranho, assim como as recuperações do local. Foi enterrar dinheiro e à grande. E a promiscuidade entre o governo madeirense e algumas construtoras sempre foi algo muito discutido. Por isso isto vai muito além de incompetência de um lado ou de outro,é mais a puxar para atos ilícitos do que para isso.

A promiscuidade entre autarquias e construtoras existe em grande parte dos municípios. Em Barcelos há uma dívida enorme da câmara à empresa distribuidora de água por algo semelhante, e o erro maior foi o contrato ruinoso que o autarca da altura fez. 
Acho que o acordo previa um gasto de água por pessoa que equivalia a cada um tomar 5 banhos diários e beber 5L por dia de água. Se não se cumprisse, a câmara tinha que pagar a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 horas:

Não é exactamente uma questão de tribalismo, quando muito é ideológico.

Estradas? Vamos lá, o que está em melhor estado, as AE geridas por privados ou as estradas nacionais e afins geridas pela IP?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 horas:

não, não estou.

image.png

e já que queres ir para a Ags

espetáculo, têm a mesma morada e número de telefone

image.png

image.png

Nada mais claro do que ir ao R&C de 2020 da Águas de Paços de Ferreira e ver a sua estrutura accionista.

image.png.8bad4e3893ceceec02f400ed387f4e10.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 horas:

image.png.5106f6a3861f7c87329af078880207d4.png

este gajo tem razão. Pode-se, ou não gostar do PCP, mas o tempo de antena que eles têm na CS é muito pequeno para o tamanho do partido.

O PCP está mais que apresentado, existe há um século. É a antítese de um fenómeno, que deve ser o parâmetro mais importante para as audiências.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

O PCP está mais que apresentado, existe há um século. É a antítese de um fenómeno, que deve ser o parâmetro mais importante para as audiências.

é isso, mas não só. O PCP quase não tem comentadores políticos nos canais de TV/rádio ou colunistas nos jornais.

Citação de Peplin, há 22 minutos:

Nada mais claro do que ir ao R&C de 2020 da Águas de Paços de Ferreira e ver a sua estrutura accionista.

image.png.8bad4e3893ceceec02f400ed387f4e10.png

berbicachos entre as águas do douro e a somague

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...