Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Porque recebem muito dinheiro em ajudas de custo...

É isso que eles propõem? Tens a certeza?

Se querem "aliviar a vida a quem ganha até cerca de 1300 líquidos", não é até 2000 brutos? Ou vão drasticamente baixar a taxa de quem ganha 2000 brutos ou vão aumentar a taxa de quem ganha 800 brutos, de forma a ter uma taxa única aí

Compartilhar este post

Link para o post

Considero a proposta da Iniciativa Liberal algo demagógica. Contudo, talvez funcione no mundo real com os devidos ajustamentos, provavelmente cortes na despesa pública, vulgo educação, saúde, cultura, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Se querem "aliviar a vida a quem ganha até cerca de 1300 líquidos", não é até 2000 brutos? Ou vão drasticamente baixar a taxa de quem ganha 2000 brutos ou vão aumentar a taxa de quem ganha 800 brutos, de forma a ter uma taxa única aí

Não é isso. Eu não conheço esta proposta, mas nas anteriores eles sempre garantiram que até determinado rendimento não haveria IRS. Ou seja, estaríamos a falar de uma taxa única para o rendimento acima de determinado valor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Não é isso. Eu não conheço esta proposta, mas nas anteriores eles sempre garantiram que até determinado rendimento não haveria IRS. Ou seja, estaríamos a falar de uma taxa única para o rendimento acima de determinado valor.

Mas a isenção de IRS que eles propõem já existe, não existe?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Mas a isenção de IRS que eles propõem já existe, não existe?

Sim, mas a minha questão era sobre o comentário do @smashing_pumpkin  em que ele dizia que a proposta da IL ia equivaler em termos de IRS todos os contribuintes que ganhem até 2000€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Porque recebem muito dinheiro em ajudas de custo...

Então afinal quanto é que ganha um deputado? É que pelos vistos metade não são 1300€ como a IL diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que eles referem metade do salário bruto de um deputado, que de acordo com os valores que o @Sumudica by Night partilhou, são 1913€ brutos que equivalem a aprox. 1300€ líquidos (assumindo uma pessoa não casada e sem filhos)

Não sei ao certo qual os valores da tabela a usar, mas a lógica mantém-se em relação ao bruto/líquido ahah

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas a minha questão era sobre o comentário do @smashing_pumpkin  em que ele dizia que a proposta da IL ia equivaler em termos de IRS todos os contribuintes que ganhem até 2000€.

Na prática é o que ele diz é que equivale a taxa mínima de IRS para todos os rendimentos entre o valor mais baixo que a paga e os tais 2000 brutos. Ou seja, é um benefício tremendo para quem recebe valores altos, e zerinho para quem recebe valores baixos. Enquanto se dá um duro golpe na receita fiscal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Na prática é o que ele diz é que equivale a taxa mínima de IRS para todos os rendimentos entre o valor mais baixo que a paga e os tais 2000 brutos. Ou seja, é um benefício tremendo para quem recebe valores altos, e zerinho para quem recebe valores baixos. Enquanto se dá um duro golpe na receita fiscal.

Depende de como for aplicada a taxa. E triste país este em que alguém que ganhe 2k brutos "recebe valores altos".

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 21 minutos:

Depende de como for aplicada a taxa. E triste país este em que alguém que ganhe 2k brutos "recebe valores altos".

É a realidade. Não podes fazer de conta que vives no país em que achas que mereces viver quando fazes estas contas.

Mas o que queres dizer com "como for aplicada a taxa"?

Compartilhar este post

Link para o post

Eles falam em taxa única de IRS para quem ganha menos do que x. Com isso só posso deduzir que toda a gente abaixo daquele valor vai pagar o mesmo.

Quanto a 2000 ser muito ou pouco acho que não interessa para a questão, continua a ser ser 2,83 vezes superior ao salário mínimo, logo estamos a falar da mesma taxa para pessoas com rendimentos bem dispares. Mas mesmo indo pelo muito e pouco, estariam a comparar o salário tabelado de uma empregada de andares com o tabelado para um diretor técnico de farmácia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

Eles falam em taxa única de IRS para quem ganha menos do que x. Com isso só posso deduzir que toda a gente abaixo daquele valor vai pagar o mesmo.

Quanto a 2000 ser muito ou pouco acho que não interessa para a questão, continua a ser ser 2,83 vezes superior ao salário mínimo, logo estamos a falar da mesma taxa para pessoas com rendimentos bem dispares. Mas mesmo indo pelo muito e pouco, estariam a comparar o salário tabelado de uma empregada de andares com o tabelado para um diretor técnico de farmácia.

A taxa é sempre a mesma.

Até, por exemplo, 700 euros não pagam irs. Se ganhares 750 pagas a tal taxa fixa sobre os 50 euros, se ganhares 800 pagas sobre 100 e por aí a fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 minutos:

É a realidade. Não podes fazer de conta que vives no país em que achas que mereces viver quando fazes estas contas.

Mas o que queres dizer com "como for aplicada a taxa"?

E não faço de conta de nada. O que não consigo tolerar de forma alguma é esta coisa de nivelar tudo por baixo. Alguém que ganhe 2000€ não é rico. Alguém que ganhe 2000€ não é um magnata. Alguém que ganhe 2000€ não faz uma vida de rei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

E não faço de conta de nada. O que não consigo tolerar de forma alguma é esta coisa de nivelar tudo por baixo. Alguém que ganhe 2000€ não é rico. Alguém que ganhe 2000€ não é um magnata. Alguém que ganhe 2000€ não faz uma vida de rei.

Mas alguém ta a dizer isso? Tás a atacar que espantalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos:

Quanto ao primeiro parágrafo, já te responderam. 🙂 

São díspares e são baixos para o nível de vida do país. Lá porque uns, infelizmente, ganham 700 ou 800€, não quer dizer que quem ganhe o dobro seja rico e que tenha que abdicar de uma fatia substancial do seu rendimento, que também não é significativo. No fundo, lá porque uns são pobres, os remediados não têm que ser pobres também.

Citação de Sandes., Agora:

Mas alguém ta a dizer isso? Tás a atacar que espantalho?

Não disseste que quem recebe 2000€ por mês recebe valores altos?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

Quanto ao primeiro parágrafo, já te responderam. 🙂 

São díspares e são baixos para o nível de vida do país. Lá porque uns, infelizmente, ganham 700 ou 800€, não quer dizer que quem ganhe o dobro seja rico e que tenha que abdicar de uma fatia substancial do seu rendimento, que também não é significativo. No fundo, lá porque uns são pobres, os remediados não têm que ser pobres também.

2000€ comparado ao salário médio/mediano em Portugal não são valores altos? Ninguém disse que é salário de magnata ou de rei, não percebo a tua atitude defensiva.

A verdade é que a mediana em Portugal são prai 1000€ e achar que o dobro é um valor alto não é dizer que está tudo bem assim. É a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem mas 2k é um salário alto. Muitos nem no agregado familiar arrecadam esses 2k.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

É impressionante como consegue ter sempre a pior opinião possível sobre todos os assuntos. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 minutos:

2000€ comparado ao salário médio/mediano em Portugal não são valores altos? Ninguém disse que é salário de magnata ou de rei, não percebo a tua atitude defensiva.

A verdade é que a mediana em Portugal são prai 1000€ e achar que o dobro é um valor alto não é dizer que está tudo bem assim. É a realidade.

Temos perspectivas diferentes, então. O que eu defendo é se temos um país onde muita gente ganha mal, não deve ser alguém que ganhe qualquer coisinha a mais que tenha que ser responsabilizado e penalizado em sede de impostos e contribuições. Custa-me aceitar aquela lógica do "se os outros são pobres, o que vive razoavelmente também tem que ser".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 16 minutos:

E provavelmente quem ganha o salário mínimo virá dizer que 1000€ é um salário alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu com 2000 euros mensais onde moro consigo pagar a prestação de uma moradia T6 nova, dum Porsche Panamera 3000 TDI e fazer a minha vida normal desafogado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 36 minutos:

Em Portugal, sim. Nem é uma questão ideológica, é uma métrica factual. Qual a média salarial em Portugal? E a mediana?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Temos perspectivas diferentes, então. O que eu defendo é se temos um país onde muita gente ganha mal, não deve ser alguém que ganhe qualquer coisinha a mais que tenha que ser responsabilizado e penalizado em sede de impostos e contribuições. Custa-me aceitar aquela lógica do "se os outros são pobres, o que vive razoavelmente também tem que ser".

Então a questão dos 2000 serem altos já nem é assunto. Foi só algo em que pegaste sem razão aparente, só para terminar a dizer que defendes uma flat tax.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...