Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 27 minutos:

Neste momento no SNS tens acupuntura, hipnose e Reiki, tudo isto terapias alternativas bastante contestadas pelos médicos como ciência de cura. Obviamente que quando abres esta porta fica difícil fechar as janelas que são ações nas escolas. 

Obrigado, Bloco de Esquerda e PAN. 

O progressismo não tem ré. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

p*ta que pariu, é sempre a mesma m*rda. Começam com os yogas, mindfulness, depois passam para o reiki e as energias e depois é o que é.

Tive uma discussão com a directora do agrupamento do meu puto por causa dessas m*rda. Começaram com o mindfulness nas aulas e quando dei por ela chega-me o puto com um cristal do reiki a casa. Ou seja, já andavam a fazer sessões de reiki nas aulas e a falar de energias e de curas.

Só faltou fumar umas ganzas para relaxar 

Edit: apagou texto a mais 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Só faltou fumar umas ganzas para relaxar 

Edit: apagou texto a mais 

O problema é que a ganza funciona

O reiki não

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que é possível se ir para um dos debates mais importantes dos últimos tempos em termos de assembleia, um debate de estado da Nação com o PM para fecho da sessão legislativa, se levar papéis prontos a mostrar com os números todos bonitos e depois levar esta resposta acenando com a cabeça ao PM na resposta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 minutos:

Como é que é possível se ir para um dos debates mais importantes dos últimos tempos em termos de assembleia, um debate de estado da Nação com o PM para fecho da sessão legislativa, se levar papéis prontos a mostrar com os números todos bonitos e depois levar esta resposta acenando com a cabeça ao PM na resposta?

Se quem votou na IL souber no que está a votar, vai levar um tombo do crl nas próximas legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem se dedicar a ler um pouco sobre os fundadores e os financiadores da IL percebe que não são um partido político, são um lobby empresarial levado ao extremo.

Para mal da política nacional, têm de longe a maior e melhor máquina de marketing a trabalhar por trás e conseguem simultaneamente:

1) passar uma mensagem de oposição simplificada e clara (e desinformada e populista mas isso são outros 500s) para aquela camada de eleitores com menores habilitações/menor involvimento politico;

2) criar quase um fenómeno de culto junto de uma camada jovens com formação superior e algum mindset empreendedor.

É até um bocado fascinante.

Para mim são um caso de estudo porque os vejo como o único partido com assento parlamentar que não tem interesse em governar. Estão confortáveis em manter apenas a capacidade de influencia sobre discurso político.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora:

Se quem votou na IL souber no que está a votar, vai levar um tombo do crl nas próximas legislativas.

Pelos vistos as contas do PM também não estão bem (não considerou do ponto de vista do empregador que era o raciocínio do Rio Rocha). Mas não percebi se assim é porque acenou a cabeça na resposta. De qualquer das formas, fica a correção. 

Ainda assim, eu acho que o Cotrim tem uma maior capacidade oratória e de puxar o seu eleitorado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Pelos vistos as contas do PM também não estão bem (não considerou do ponto de vista do empregador que era o raciocínio do Rio Rocha). Mas não percebi se assim é porque acenou a cabeça na resposta. De qualquer das formas, fica a correção. 

Ainda assim, eu acho que o Cotrim tem uma maior capacidade oratória e de puxar o seu eleitorado. 

O Rui Rocha é o Twitter como presidente do partido. É um Ventura que usa talheres.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 1 hora:

1) passar uma mensagem de oposição simplificada e clara (e desinformada e populista mas isso são outros 500s) para aquela camada de eleitores com menores habilitações/menor involvimento politico;

2) criar quase um fenómeno de culto junto de uma camada jovens com formação superior e algum mindset empreendedor.

É até um bocado fascinante.

Para mim são um caso de estudo porque os vejo como o único partido com assento parlamentar que não tem interesse em governar. Estão confortáveis em manter apenas a capacidade de influencia sobre discurso político.

Algumas notas soltas (não necessariamente de discórdia, mais para acrescentar à discussão):

Da sondagem à boca das urnas nas últimas legislativas:

A IL voltou a destacar-se no critério da escolaridade: 9% dos votantes com ensino superior votaram neste partido, contra 1% dos que têm menos que o secundário. Quanto aos níveis de instrução, três em cada cinco votantes na IL, bem como no Livre, têm o ensino superior.

É portanto um partido que tem uma base forte nas pessoas mais instruídas. O que bate certo com a ideia meritocrática que defendem no seu discurso (não estou a fazer juízos sobre a ideia). 

Discordo é do último ponto. Acho que a IL tem intenções de governar. Governar não no sentido literal de acharem que o Rui Rocha vai ser o próximo PM. Mas terem influência na próxima solução governativa. E acho que o vão conseguir. Passam muito bem a sua mensagem. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 41 minutos:

Algumas notas soltas (não necessariamente de discórdia, mais para acrescentar à discussão):

Da sondagem à boca das urnas nas últimas legislativas:

A IL voltou a destacar-se no critério da escolaridade: 9% dos votantes com ensino superior votaram neste partido, contra 1% dos que têm menos que o secundário. Quanto aos níveis de instrução, três em cada cinco votantes na IL, bem como no Livre, têm o ensino superior.

O mérito da parte populista da comunicação da IL é que não é feita para ganhar votos, é feita para retirar votos da esquerda. Por isso é que na comunicação para o "mass market" nunca apresentam qualquer proposta. O Chega agradece e a IL mantém a sua identidade ao não ficar colada ao voto popular. É win-win. A IL é um parceiro muito mais importante para o Chega do que muita gente se apercebe, imo. 

Citação de HappyKing, há 41 minutos:

Discordo é do último ponto. Acho que a IL tem intenções de governar. Governar não no sentido literal de acharem que o Rui Rocha vai ser o próximo PM. Mas terem influência na próxima solução governativa. E acho que o vão conseguir. Passam muito bem a sua mensagem. 

Posso não me ter expressado bem mas é precisamente essa a minha opinião. Uma solução à la Açores é o sweet spot para a IL.

Editado por Lurker
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A IL está a ter o mesmo papel à direita que o Bloco teve há 15 ou 20 anos. Um partido urbano focado em causas específicas que estão removidas das preocupações da maioria da população, mas que não estão representadas por mais nenhum partido, e cuja minoria da população na qual incidem a mensagem tem uma posição sócio-económica superior à média.

A diferença, para mal de todos nós, é que não se vê ali ninguém remotamente perto de um Louçã, Miguel Portas ou Fernando Rosas. Mas também isso tem mais a ver com o estado da política actual em que pura e simplesmente não existe gente burra que nem um calhau, como o indivíduo do vídeo aí de cima, que se queira meter nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

A contradição do partido que tem forte adesão do pessoal formado querer vedar o acesso ao ensino superior através da implementação do sistema de ensino anglosaxonico em que tens que te endividar até aos cabelos é absolutamente cheffskiss 🤌

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

A diferença, para mal de todos nós, é que não se vê ali ninguém remotamente perto de um Louçã, Miguel Portas ou Fernando Rosas.

Não ando a ver o Canal Parlamento nem ando na "bolha do Twitter" mas a vaga percepção que tenho é que o Carlos Guimarães Pinto é um gajo algo semelhante no sentido de ser alguém competente e ideologicamente bem definido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 minutos:

Não ando a ver o Canal Parlamento nem ando na "bolha do Twitter" mas a vaga percepção que tenho é que o Carlos Guimarães Pinto é um gajo algo semelhante no sentido de ser alguém competente e ideologicamente bem definido.

Verdade. Independentemente de questões ideológicas, ele tem um discurso interessante, eloquente e fundamentado sem recorrer a constantes hiperbolizações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 30 minutos:

Gosto mais da versão do Cotrim. Também aparenta ter os mesmos conhecimentos técnicos do CGP, mas sabe falar para o público.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 20 minutos:

Verdade. Independentemente de questões ideológicas, ele tem um discurso interessante, eloquente e fundamentado sem recorrer a constantes hiperbolizações.

Fu6bCq3WwAAiOMd?format=jpg&name=small

Fu9ZfXWX0AYQvlb?format=jpg&name=small

Independentemente de ser um porco que podia ir dar umas voltas ao campo pequeno, há que reconhecer que quando discursa apesar da sua enorme dificuldade em falar consegue vender a banha da cobra dele muito bem a tansos que acham que vão ser ricos. Como tens que reconhecer o CR7 no trabalho dele mesmo que não gostes, também tens que reconhecer o porco fascista liberal que quer fazer arte a destruir o estado social.

EzkXVGTXMAA4r6b?format=png&name=900x900

No ponto 5 "algumas coisas fui apagando" antes que digam que não está lá.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse gráfico só prova que se tivéssemos ficado a ser governados pelo padrinho do Marcelo neste momento a nossa evolução do PIB por habitante já era uns 600% "em relação aos 9 países mais desenvolvidos da Europa".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

"Talvez um dia se venha a concluir que o país evoluiu 'apesar da' e não 'devido à' vitória dos aliados."

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 horas:

Esse gráfico só prova que se tivéssemos ficado a ser governados pelo padrinho do Marcelo neste momento a nossa evolução do PIB por habitante já era uns 600% "em relação aos 9 países mais desenvolvidos da Europa".

Normal, o Zé da Cadeira não gastava nada com os cidadãos, logo é normal que o PIB fosse alto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Normal, o Zé da Cadeira não gastava nada com os cidadãos, logo é normal que o PIB fosse alto.

É mais. No tempo do To não se gastava nada com os cidadãos e o PIB era baixo. Depois do To da Cadeira cair o sucessor começou a gastar anemicamente algum dinheiro com a população numa espécie de Perestroika Marcelista que deu para o torto e que depois foi totalmente revertida, nesse espaço de tempo quando tens 0 contos e passas a ter 1  escudo para gastar (estou a falar valores à toa, porque são tempos idos e não sei quanto se ganhava) é normal que as pessoas gastem mais e a economia cresça. E crescendo, crescer 10% em África, em economias subdesenvolvidas, também não é complicado. Parece-me algo básico e sem grande margem de discussão. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Esse grafico tem um problema grave que nao incluiu as crises ciclicas economicas.

O 25 de Abril teve o azar de calhar em cima de uma crise economica mundial, enquanto a entrada na CEE aconteceu num momento de recuperacao economica mundial. Mesmo assim os primeiros 3 a 4 anos apos o 25 de Abril foram economicamente muito piores em Portugal do que noutros paises da Europa, o que se deve sobretudo a um clima de incerteza politica e reformas ridiculas que fizeram com que o capital fugisse e Portugal tivesse entrado num ciclo hiperinflacionario e onde o desemprego subiu a pique. Dito isto a coisa foi semelhante no leste da Europa com a caida do comunismo. Foi necessario cair um regime podre, alguns anos de caos e finalmente uma democracia que ajudou ao crescimento economico. Sem a CEE estariamos bastante pior isso tambem nao se deve sequer debater, `e algo factual.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Esse grafico tem um problema grave que nao incluiu as crises ciclicas economicas.

O 25 de Abril teve o azar de calhar em cima de uma crise economica mundial, enquanto a entrada na CEE aconteceu num momento de recuperacao economica mundial. Mesmo assim os primeiros 3 a 4 anos apos o 25 de Abril foram economicamente muito piores em Portugal do que noutros paises da Europa, o que se deve sobretudo a um clima de incerteza politica e reformas ridiculas que fizeram com que o capital fugisse e Portugal tivesse entrado num ciclo hiperinflacionario e onde o desemprego subiu a pique. Dito isto a coisa foi semelhante no leste da Europa com a caida do comunismo. Foi necessario cair um regime podre, alguns anos de caos e finalmente uma democracia que ajudou ao crescimento economico. Sem a CEE estariamos bastante pior isso tambem nao se deve sequer debater, `e algo factual.

Estariamos hoje ao nível do ano 2000 em PIB sem CEE desde 1986?

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Quanto a essa última frase, apesar de concordar que a entrada na CEE foi crucial para uma melhor economia em Portugal (sem ter estudado grande coisa sobre isso, atenção), não percebo como a consequência do cenário hipotético de não termos entrado na CEE resulta num facto que não se deve sequer debater 🤔 tem a ver com os períodos anteriores?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...